É possível...?

José Alberto

Power Member
Boas, como sabem estamos em noite de temporal. A minha questão é, a minha ATI 2900XT pode ter ficado estragada com uma súbita mudança de tensão na electricidade?

Estava eu a ver o Prós e Contras numa janelinha do Media Center ao mesmo tempo que navegava pela net (uma noite de inverno igual a tantas outras) e de um momento para o outro o Windows ficou paralizado. A imagem no ecrã ficou estática, o ponteiro do rato não se mexia e a janelinha do Media Center ficou estática. A solução foi carregar no botão de Reset.

Ao voltar a ligar o BIOS faz vários bips, acho que foi um longo e dois curtos, tudo muito seguido e sem pausas entre os bips. Pelo que estive a ver na net o erro é da gráfica. Abri a caixa e procurei algum sinal de problemas mas tudo estava OK; ligo o computador (com a caixa aberta) e ele liga normalmente, mas a certa altura (que não sei precisar mas deve ter sido mesmo antes de entrar no Windows) aparece um BSOD e o PC reiniciou; depois outros bips semelhantes aos anteriores e depois de novo RESET finalmente consigo entrar no Windows. O Vista diz que o erro foi provocado pela placa gráfica e que procure solução no site da ATI Technologies.

Desligo o computador normalmente e volto a ligar, ele entra no Windows como sempre. Volto a desligar e desta vez fecho a caixa. Ao voltar a ligar outra vez os bips mas após novo RESET ele entra no Windows. Não notei nada especial mas visto que a minha sessão de Prós e Contras já estava estragada abri um jogo para queimar tempo: Race07.

Race07 tinha um desempenho muito pobre! não sei dar números exactos mas eram poucas frames, não havia fluidez e era bastante penoso fazer uma corrida assim. Fechei o programa e abri o Unreal Tournament 99 (jogo bem levezinho mesmo com tudo ao máximo) e a placa respondeu bem. Pensei que o problema tivesse a ver com o Race07 mas depois abri o Trackmania Nations e o desempenho andava nos 15-25 FPS (quando normalmente anda nos 50-60). Hum.... comecei a suspeitar coisas. Flight Simulator X idem, entre as 7 e as 15 FPS (quando normalmente anda nos 25-40).

Desinstalei os drivers Catalyst 8.3 e voltei a instalar. Nada, tudo na mesma.

Após acabar este post vou fazer um 3DMark para ver as diferenças. Há dias fiz 12574.

Será que a minha 2900XT está doente?

Um pormenor: logo que acabei o post anterior iniciei o 3DMark junto do CPU-Z e o ATIGPUClockTool e reparei que a velocidade do processador estava muito baixa. No BIOS, aparentemente, o CPU Host Clock Control mudou sozinho para Disabled e assim a velocidade do meu Quad em vez de estar nos 3400 (8x425) estava nos 2550 (digo isto porque as opções estavam bloqueadas). Fiquei contente (embora pensativo) porque o problema se calhar tinha a ver com isso mas estava errado: mesmo colocando o valor em 3400 o desempenho continuava a ser fraco. Aliás, reparem nos dois resultados de 3DMark, o primeiro feito acho que no Sábado, o segundo feito agora há pouco... muita diferença!

57515383bo8.jpg


89597988ro0.jpg


Tudo mais baixo!

O que será :confused:

Update: mesmo colocando uma versão de BIOS mais antiga (e que sempre funcionou sem problemas) o problema persiste.

Isto está normal?

57454196jy6.jpg
13974007qk5.jpg


PCI-Ex1? não devia ser 16??

Se ligar o computador ele reproduz os 3 bips (um longo e dois curtos) e não arranca, mas se logo de seguida carregar no RESET ele arranca normalmente.
 
Última edição pelo moderador:
Bem se calhar já fizeste, mas desliga completamente o pc da ficha durante um bocado aproveita e tira a gráfica cá para fora, verifica se não tem nada queimado, se achares que é da BIOS faz-lhe reset
 
Vou fazer isso mais logo, mas esses valores mudam sozinhos :rolleyes: ?

Estou com um medo do caraças.

PS1: Muito obrigado Cunha Esteves, problema resolvido:

94247768dp3.jpg


Mas fica a questão, porque aconteceu isto? eu não mexi em nada!

Grande abraço e obrigado pela ajuda!

PS2: Nop, continua a mesma situação.

Se ligar o computador a partir de zero aparecem os bips do BIOS. Após os bips, carregando no RESET, ele arranca mas em modo PCIex1 e não de 16. Uma vez que outra entra normalmente mas a maioria das vezes é com o problema.

PS3: tudo bem que a moderação tenha poder para editar posts, mas editar e fazer com que as mensagens percam (algum) sentido não é agradável.

PS4: após vários ensaios de tentativa e erro o sistema voltou a funcionar normalmente. O problema (aparentemente) foi devido ao cabo de alimentação estar numa posição e de uma maneira tal (apertado contra a madeira da mesa do computador) que o contacto estava a ser mal feito. Assim, a fonte não estava a receber energia suficiente e, claro, a devoradora de energia 2900XT sofreu as consequências. Neste momento a caixa está 1 ou 2 cm mais para a frente. Ainda bem que foi esta tontaria.

http://service.futuremark.com/home.action;jsessionid=DC9F1AFEFE4045537052B21B3F1DC99C
 
Última edição:
Back
Topo