1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

É preciso + pixels ou não nas máquinas fotográficas digitais?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por tubaraomartelo, 20 de Outubro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 2070)

  1. tubaraomartelo

    tubaraomartelo Suspenso

    Algumas marcas lançaram maquinas fotograficas digitais com 14Mp, 15Mp, 24Mp etc. No entanto tenho notado que algumas revistas e foruns de fotgrafia fizeram comparações e afinal não à diferenças entre uma máquina que tenha 10Mp e uma com 24Mp. Bem em que é que ficamos? À um ano atras as revistas, foruns diziam que quanto mais pixels melhor e que as máquinas no futuro vão ter 35Mp ou mais, etc.

    Afinal é preciso mais MegaPixls ou não? O que voces acham?
     
  2. speedofthesea

    speedofthesea Power Member

    Se quiseres Imprimir em grande escala os MP importam mas se não o que faz uma maquina boa n é se tem 3 ou 24 mp é a lente que importa.
    Pk por exemplo se tiveres uma maquina de 24mp c/ uma lente de porcaria te garanto que é mt melhor uma maquina de 3Mp c/ uma boa lente.

    Cumps
     
  3. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    6mp são o suficiente para qq amador
    10mp para quem quer mais algum controlo para crops e grandes impressões

    fora isso médio formato ou filme

    mais MP = imagem maior, o que é diferente de mais qualidade
     
  4. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Tudo isso depende das lentes e objectivos.

    Como disse o adolfo, 6Mp seria o ideal para compactas, bridges, etc. Numa SLR, onde já se quer outro nível de controlo e qualidade, 10Mp dão jeito. Mas há sempre trabalhos onde mais MP são sempre bem-vindos, como por exemplo em estúdio, onde dá jeito ter sempre ficheiros de alta resolução, seja para mais tarde fazer um crop ou para o caso de vir a ser necessário impressões em grandes formatos.

    Isto apenas em relação ao tamanho da foto.

    Em relação à qualidade, se não houver uma boa lente de nada adianta muita resolução. E mesmo com uma boa lente, atinge-se um ponto em que é escusado, dado que mais de 90% das fotos (excepto trabalhos de profissionais ou utilizadores mais exigentes) nunca serão vistas em suportes com mais de 2Mp (Monitores).
     
    Última edição: 20 de Outubro de 2008
  5. rodas fafe

    rodas fafe Power Member

    Sempre achei que os pixeis não eram o mais importante,com 5mg pixel já se tiram boas fotografias talvez quanto mais pixeis melhores para condições adversas de fotografar,acho que devemos escolher uma maquina de fotografar vendo também o zoom óptico e digital.
     
  6. speedofthesea

    speedofthesea Power Member

    Mais o zoom optico pk o digital é pa esquesser...

    :P
    Cumps
     
  7. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Se há coisa completamente inútil é o zoom digital. :)

    E muito ao contrário do que dizes, mais megapixeis não ajudam em nada para condições adversas. Condições adversas, por norma, são ambientes escuros e aí é preferível ter menos megapixeis (para sensores semelhantes).
     
  8. rodas fafe

    rodas fafe Power Member


    Sim o digital aumenta o zoom e não perde qualidade.
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Perdes qualidade e não é pouca.
     
  10. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    depende da tua definição de qualidade...
    o zoom digital n é mais do que aquilo que fazes no PC com uma programa de edição
     
  11. speedofthesea

    speedofthesea Power Member

    È como um crop.
    Por ex. garanto que zoom digital 4x com 5 mp n da mm.

    Cumps
     
  12. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    se eu uso ZD de 2x na minolta a 6mp parece uma pintura a oleo...
     
  13. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Para o zoom digital ser como um crop têm que reduzir a resolução. Se pedirem à máquina para fazer zoom digital, mantendo a mesma resolução ela faz interpolação como aquelas máquinas de 12Mp que se compram na feira a 20€.
     
  14. v0ltair3

    v0ltair3 Power Member

    Vou tentar contribuir com os meus 2 cents..

    Quanto à pergunta original eu diria que estamos a chegar ao ponto onde já n justifica passar mto dos 10 mp para a maior parte do utilizadores que apenas pretendem um uso doméstico

    Qualidade da lente à parte, vamos imaginar que queremos no máximo imprimir numa folha A4, ora um A4 tem 210*297mm, passando para polegadas ficamos com qq tipo 8.27'' x 11.70''

    Vamos imaginar que queremos usar papel fotográfico com uma resolução de saida de 300dpi (há quem defenda que a partir daqui o nosso olho já não nota grande diferença)

    Ora com umas continhas podemos ver que para imprimir um A4 com uma qualidade de 300dpi precisamos, para não perder qualidade na impressão, de um ficheiro de 2481x3510 pixeis, o que nos leva a um sensor de aproximadamente 8.7 Mega.

    Se a ideia for imprimir fotos mais pequenas então nem é necessário tanto como podem confirmar fazendo mais umas continhas.

    Obviamente que a resolução do sensor depende do que pretendemos fazer, se formos imprimir um out door de 4 por 3 então convem ter uma resolução no ficheiro melhor, mas tb é verdade que ninguem imprime um out-door a 300dpi's

    Espero que ajude a desmistificar um pouco o problema.
     
  15. DoubleM

    DoubleM Power Member

    Só vejo uma vantagem notória no aumento de MP. Ir buscar detalhes na foto. Um exemplo em que dá jeito é em fotos a paisagens onde por vezes é engraçado perder um pouco de tempo a analisar detalhes da imagem. Garantidamente que se vai notar a diferença entre uma foto de 5MP e uma de 20MP num objecto que esteja a grande distancia. Neste caso a qualidade irá ser o dobro, considerando que a qualidade da lente, máquina, etc é igual

    De resto, em objectos relativamente grandes, para ver em full screen ou imprimir em tamanho dito normal, não se justifica muito
     
  16. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Isso tudo vai depender da lente que tens. Só vais buscar mais detalhes se a lente te permitir isso.

    De resto isso é um ponto de vista de utilizador amador/casual, fotos para monitor (2mp) ou no máximo impresso em 20x30 (+-8mp).
    Se no entanto quiseres imprimir um poster de 1,5x2,5m já não consegues. Mesmo baixando para 75dpis, que já é 1/4 do ideal para uma foto, precisas de 32Mp. Claro que há técnicas para aumentar a resolução e conseguem-se bons aumentos sem perdas significativas na qualidade, mas é de longe preferível uma foto que tenha sido tirada com uma máquina de 32Mp (e uma lente à altura, claro).

    Por isso, para profissionais, máquinas com mais resolução são sempre bem-vindas. Não é por acaso que muitos fotógrafos, especialmente de estúdio e paisagística, recorrem a máquinas de médio e grande formato.

    Isso até é muito pouco para a máquina que é. De uma máquina dessas esperava pelo menos qualquer coisa entre 40 a 50Mp.
     

Partilhar esta Página