É preciso reservar tanta RAM para o Hardware?

Mr.Versus

Membro
Boas tardes, eu recentemente instalei o win10, e por curiosidade (e para verificar) se estava tudo OK, fui ver as informações básicas do PC.

E o que eu notei foi o seguinte:


P8YKlu9.png


Então, fui logo ver onde a RAM estava a ser utilizada e onde não estava. Abri o "Resource Monitor" ( em bom Português: Monitor de Recursos ) e fui deparar-me com isto:

5KE37sH.png


Tenho metade da RAM que tenho instalada reservada ao hardware. E a minha pergunta será a que está no título " É preciso reservar tanta RAM para o Hardware? " , quais são as vossas opiniões e conselhos ? :) Hei-de de desbloquear alguma RAM para ser usada? Deixo simplesmente estar como está?


<< +INFO: SOBRE O MEU PC >>
GPU: Nvidia GeForce GTX 670
CPU: AMD FX-8350 8CORE
RAM: 16GB
SSD: 120GB
HDD: 2TB

MOTHERBOARD: M5A99FX PRO R2.0
Se quiserem mais informações relevantes sobre o PC é só pedirem!
 
A mim também me acontece o mesmo tenho 16 de ram e aparece-me isso, mas outras vezes só detecta 12gb nunca está na mesma. Será que essa resolução também se aplica ao meu caso?
 
Poderá aplicar. Alternativamente, é verificar se os gráficos integrados não estão ligados e a "roubar" RAM. É desligar, se possível, ou colocar em 32 MB na BIOS.
 
Depende de BIOS para BIOS. Acede ao BIOS e tenta encontrar uma opção do tipo Graphics Allocated Memory ou algo do género.

É que acabei de descobrir outro problema. Eu fiz a actualização do win8.1 para o win10 ( já estava a trocer o nariz , mas decidi ver no que dava ) , agora o win10 fez um update em que tem uma feature chamada " System and Compress Memory " que me come a RAM toda, quando estou por exemplo a jogar, tira-me equivalente ou mais RAM que o próprio jogo, fazendo com que os FPS baixem imenso e quando digo imenso são uns 20/30fps que faz a diferença.

Vou tentar isso, obrigado!
 
Boa noite

Para não estar a criar um novo tópico e como a minha questão/dúvida é semelhante...

Possuo um portátil HP Envy 15 J170NP que trazia 4GB de RAM
Acrescentei-lhe mais 4GB que dá um total de 8GB
Isto não acontece sempre mas quando vou as propriedades do computador as vezes aparece 8GB de RAM e outras vezes 7,94GB

O meu caso poderá ser o mesmo como aconteceu a este user?

O que poderei para resolver o problema?
Ou... não tem como resolver?

Obrigado! :)

Abraços
 
Boa noite

Para não estar a criar um novo tópico e como a minha questão/dúvida é semelhante...

Possuo um portátil HP Envy 15 J170NP que trazia 4GB de RAM
Acrescentei-lhe mais 4GB que dá um total de 8GB
Isto não acontece sempre mas quando vou as propriedades do computador as vezes aparece 8GB de RAM e outras vezes 7,94GB

O meu caso poderá ser o mesmo como aconteceu a este user?

O que poderei para resolver o problema?
Ou... não tem como resolver?

Obrigado! :)

Abraços


Eu acho que isso é normal , o computador vai sempre buscar um pouco de RAM para reservar, para o hardware. No meu caso vim a descobrir que tinha um stick de RAM instalado , mas não estava bem montado.
 
Eu acho que isso é normal , o computador vai sempre buscar um pouco de RAM para reservar, para o hardware. No meu caso vim a descobrir que tinha um stick de RAM instalado , mas não estava bem montado.

Pois...
Não sei o que te diga...
Verificado agora mesmo. Fui as propriedades do computador e agora aparece 8 GB de RAM e não os 7,94 GB ...
 
Pois...
Não sei o que te diga...
Verificado agora mesmo. Fui as propriedades do computador e agora aparece 8 GB de RAM e não os 7,94 GB ...

Mas verifica o seguinte: vai ao "msconfig" > Boot > Advanced Options > e faz Uncheck na caixa que diz Maximum Memory.
Se já estiver uncheck deixa estar. Isso é normal. :)
 
Mas verifica o seguinte: vai ao "msconfig" > Boot > Advanced Options > e faz Uncheck na caixa que diz Maximum Memory.
Se já estiver uncheck deixa estar. Isso é normal. :)

Obrigado pela ajuda ;)
Fui verificar seguindo os passos todos referidos e na caixa de "Memória Máxima" não tenho nenhum "visto" ou "V" nessa opção.
Sendo assim e pelo que dizes... Parece ser normal.
 
Obrigado pela ajuda ;)
Fui verificar seguindo os passos todos referidos e na caixa de "Memória Máxima" não tenho nenhum "visto" ou "V" nessa opção.
Sendo assim e pelo que dizes... Parece ser normal.

De nada :)

Ou faz o que este user me aconselhou >
Na BIOS, Advanced -> North Bridge -> Memory Configuration -> Memory Hole Remapping

O "Memory Hole Remapping" tem de estar na opção "Enable" .
 
Bom dia

Aproveito este tópico para dizer que estou com o mesmo problema. Tenho 2+2+2+2 GB e só deteta 7,0 GB.

Já fui à opção "msconfig" > Boot > Advanced Options > e a opção que diz Maximum Memory está desativada. Também não tenho placa gráfica integrada.

Já meti e tirei as memórias n vezes. Com 2 GB tudo bem mas com 4GB ou mais mais fico sempre com menos 1 GB.
Tenho uma motherboard Asus P5B.
 
Back
Topo