É que até nos trabalhos de Português...

shello

%erador
Staff
Boas!

Cá estou eu de novo... Ah pois é... Ando muito atarefado (que palavra tão piegas... olha outra... lol :P) a passar os meus trabalhos que fiz durante o ano a Português e... Olha um sobre o folding... Tá fresquinho, tem à volta de um mês... foi feito nos dias logo a seguir a ter aderido. Ainda pensei fazer sobre uma outra noticia que vi sobre.... bem, não vamos por aí... :P
Então como passei para o PC para imprimir, passo-vos para aqui a crónica que fiz:

Caderno de portugês esfarrapado do shello disse:


Altruísmo tecnológico


O Altruísmo já chegou às tecnologias. Agora é possível ajudar a saúde de todos, apenas possuindo um computador e uma ligação à Internet; podemos interligar-nos de modo a ajudar, em cálculos extremamente complexos, que não podem ser resolvidos nem por um “super-computador”. Os cálculos são assim divididos pelos utilizadores e efectuados em partes. A este processo chamou-se “folding”, um projecto de computação distribuída da universidade de Stanford. Usando um pequeno programa, utilizadores de todo o mundo “juntam-se todos” num acto de altruísmo e preparam o seu computador para efectuar cálculos, enquanto este não está a fazer (quase) nada: são casos como quando navegamos na internet ou escrevemos texto. Assim, “doamos” o nosso computador para uma causa importante.

O objectivo deste projecto tão bondoso é a simulação das proteínas, de modo a poder ajudar na pesquisa de cura de doenças relacionadas com as deformações destas, como o Alzheimer, Parkinson, a maioria dos cancros, entre outras.

Querendo aprofundar ainda o que acontece, o computador usa a ligação à Internet para pedir dados sobre a proteína a ser “foldada” aos servidores da universidade; depois, por si, faz os cálculos. Quando finalmente os acabar, envia os resultados novamente para o servidor e recebe novo trabalho.

Além disso, existe a parte lúdica do projecto: criam-se equipas e então, os utilizadores dessa equipa, que ganham pontos ao completarem as Work Units (unidades de trabalho), levam a equipa a tentar entrar nos TOPS.

A mais representativa equipa portuguesa é a Portugal@Folding.

Como conclusão pode-se dizer que este é um projecto que, com alguns anos, tem vindo a aumentar a sua “população”, felizmente, pois, com o elevado numero de doenças existentes e com as suas “variações”, é necessário o cidadão comum fazer algo pela sociedade em geral. Estamos a falar de um projecto que visa a pesquisa da cura para doenças a que todos nós estamos vulneráveis. Além do mais, que participa neste projecto, não têm nenhuma recompensa material, facto pelo qual é de espantar o elevado número de participantes têm vindo a juntar-se ultimamente à equipa portuguesa.

É só isto... xD

Fikem bem e keeeep folding!
 
Última edição:
Já agora..aproveito para frizar que já temos contactos com alguém que pretende fazer um doutoramento com uma tese sobre o Folding ;)

[[[[[[[[ ]]]]]]]
 
Back
Topo