E-readers: Kindle, Sony E-Reader, Bookeen et allii

rantamplan

Power Member
Olá caros camaradas cibernéticos!

No meu dia a dia tenho que trabalhar com centenas de ficheiros em PDF e fotocópias. Recentemente a minha faculdade gratificou-nos com a possibilidade de scanear livros e artigos nas fotocopiadoras para formato PDF - o que aumentou consideravelmente o tamanho da minha biblioteca científica pessoal :joker:

Andava a pesquisar na internet e deparei-me com um aparelho curioso: o e-reader. Este consiste num aparelho electrónico grosso modo similar a um Iphone que nos permite ler e em alguns casos tomar notas de livros e artigos de uma forma muito fácil. Para mim este aparelho seria a forma ideal de manusear os largos volumes de informação com que lido no dia-a-dia e seria dinheiro bem gasto.

A oferta no mercado é já de si volumosa: temos o Kindle (pioneiro), o Sony E-Reader, o Bookeen, IRex entre outros, cada um oferecendo funcionalidades mais fabulosas do que as outras. Como nao tenho qualquer experiência com estes aparelhos gostaria de tomar proveito da vossa inesgotável sapiência em assuntos electrónicos e colocar as seguintes questões:

(a) tenho que manusear imensos ficheiros PDF no meu dia a dia, muitos deles scans de artigos em folhas de tamanho A4 (ou seja duas folhas por página). Alguém sabe se algum destes aparelhos é capaz de ler ficheiros PDF e, em particular, duas folhas por página (ou seja, posso fazer zoom e afins)?

(b) algum destes aparelhos permite lavrar notas de leitura a par do artigo que estamos a ler ou são meramente aparelhos de armazenagem e visualização de informação?

(c) temos que pagar para colocar os ficheiros doc/PDF e afins no leitor ou eles são capazes de ler uma diversidade de formatos?

(d) é possível liga-los a um computador (em particular a um Mac Tiger) para inserir e fazer cópias de segurança da informação contida naqueles ficheiros?

(e) alguém tem um aparelho daqueles? recomenda a sua compra ou é apenas um gadget que pode servir para entreter durante alguns dias e depois ficar arrumado na gaveta?

(e.1) se alguém tiver um aparelho daqueles, qual é que recomenda?

Obrigado pela atenção
 
Eu aconselho o bebook. Tem suporte para openinkpot que é o único firmware open source. Isso quer dizer que este aparelho basicamente lê tudo, e tem o maior suporte da comunidade. No entanto, para ler pdf, o melhor é o iliad porque tem um ecrã A4. Mas custa o dobro de todos os outros. Além disso, A4 é muito grande para uma leitura confortável. Depende do uso que lhe pensares dar.
 
Back
Topo