1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

!E.S.T, 10ºA boys WaterChiller!, NEWS 20-05-08, estrutura 80% feita![fotos]

Discussão em 'Cooling' iniciada por KingjacK, 12 de Abril de 2008. (Respostas: 79; Visualizações: 6086)

1. KingjacK

KingjacK What is folding?

Boas, eu e um colega temos que levantar a nota de física e uma coisa que nós gostamos de falar até com o professor é sobre o FRIO, pois mesmo agora ando a dar os sistemas de frio, frigorificos, ar's condicionados etc etc e gostava de saber uma coisa, uma espécie de teoria que eu idealizei...

O meu objectivo era pegar num frigorifico em perfeito funcionamento e desdobrar todas as curvas do evaporador, e soldar um bloco de cobre com as medidas do CPU, isto será possível? Quais são as medidas do tubo do evap do frigorífico?

Caso forem ainda "gordas" estou a pensar soldar o tal bloco em baixo do tubo de modo a transferir calor para o bloco, se forem fininhas(as medidas) tou a pensar abrir um "túnel" com a largura do tubo do evap e passar o evap por dentro do bloco de cobre, será possível?

Desde já orbigado a quem ler este testamente e ah, não me mandem bocas do tipo "Issso é impossivel, nunca na vida" dispenso esses post's, afinal estou aqui para aprender :001:

Última edição: 20 de Maio de 2008
  2. DenervalJr

DenervalJr Power Member

O que eu entendi e que você quer refrigerar ativamente o seu "cpu cooler", se for isso, é melhor e mais fácil usar um bloco evaporador directo, olhe os post´s dos nossos amigos aqui no forum que tem vários projectos muito bem feitos, e exemplos de evaporadores directos como o que voce esta querendo.
    Cumps.

3. KingjacK

Sim mas como não tenho t€mpo nem conhecimentos para fazer uma prommy vou ter de optar por um chiller, que é uma coisa muito basica, consiste em substituir o radiador de um sistema de WC por um balde com uma serpentina em cobre e gelo mais água lá para dentro, penso que funcionará, que dizes homem bomba?

Cumps

4. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

A ideia do chiller parece melhor. No entanto, vais ter na mesma que arranjar um condensador. De um frigorífico só se aproveita mesmo o motor, o resto tem que ser arranjado à parte... O condensador do frigorífico (a grelha preta de trás) é muito volumoso e não dá jeito nenhum de aproveitar, acho eu!! A serpentina será o teu evaporador, que arrefecerá o fluido do Watercooling. Depois é só meter filtro e capilar, e encher isso com o refrigerante ao gosto do fregues!! Recomendo R404A ou R22 :D

5. KingjacK

Humm já se está a formar... então não envolve só a serpentina...o tubo de cobre sai muito caro?

Cumps

6. tonebiclas

tonebiclas Power Member

passa no www.frio.pt.vu o site ajuda muito po que queres, vale a pena ver o site todo ;)
    força com isso

7. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Não, isso é barato. Recomendo-te que imprimas os pdf's do meu site (www.frio.pt.vu) e os estudes bem. Tenho lá muita informação que recolhi durante o tempo em que trabalhei no frio mais a sério, principalmente info deste tipo... preços e dicas práticas.

8. KingjacK

Humm não sei se arranjo tubo de cobre por aqui, mas ok...

Epa, homem bomba...podes fazer um "esquema" em paint do chiller de que me estás a aconselhar, não consigo ter outra visão do projecto, só mesmo em 2D :)

Se puderes, muitissimo obrigado...

9. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Acho que isto responde à tua pergunta: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=269039 . Deu trabalho fazer isso mas quem gosta gosta sempre!!

10. KingjacK

Brigadão, agora não tou em casa mas já imprimi o esquema, agora é só analisar isto bem, depois dou novidades!

Cumps e obrigado pela ajuda

EDIT: Alguem me consegue dar as medidas para o tubo de cobre, incluindo o capilar?

Cumps

Última edição: 16 de Abril de 2008
  11. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Isso está no meu site. Secção Peças...

12. KingjacK

Brigadão, as coisas estão a avançar, com sorte no F-D-S já devo ir ver de compressores...Na escola estão lá 2 arcas velhas a funcar a 100%, tenho que pesquisar melhor....

Brigadão + uma vez...

Edit: Compressor já há, um amigo meu tem um que utilizava para encher bolas de futebol, com sortejá tenho um filtro e depois preciso de pesquisar melhor sobre as valvulas de Schraeder e é só arranjar o tubo, que penso que com sorte consiga arranjar =). condensador provavel que seja um de um frigorifico só com cortado de modo a ser pequeno...

Última edição: 17 de Abril de 2008
  13. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Última edição: 18 de Abril de 2008
  14. PP

PP Power Member

Se o cortares vais ter de soldar em vários sitios, os condensadores até nem são assim tao caros, com 30 ou 40€ ja arranjas um ;)

15. KingjacK

Obrigadaão, andava á procura de projectos com chillers só que as projectos aqui na TECHZONE já têm as imagens desactualizadas :S

Brigadão!

Amigos, já há compressor e ronca que nem um bébé a dormir, era de uma arca e é SUPER silencioso não sei a cavalagem, não está lá escrito, está a funcionar perfeitamente, pelo que está lá utiliza R12...

Condensador provavelmente também há, falta filtros(e aí pergunto, posso utilizar um velho?), valvulas lá do homem (:p) e tubo, agora digam-me, aqui onde vivo dizem que a solda de prata é mesmo cara, com solda de cobre dá? se não houver solda de prata que alternativas tenho?

Cumps

16. DenervalJr

DenervalJr Power Member

O " Chiller " do Homem Bomba realmente foi muito bem feito, assim como o os outros projectos dele. Quanto a solda para a tubulação de cobre, use solda comum, comprada em casas de frio, aqui no Brasil são baratas algo de R$ 0,50 ( 1 Real = 1,45 U$). Filtro secador só novo, não use usados, ele estraga quando aberto, também custa pouco, o condesador, voce pode reaproveitar, se tirar de um sistema que estava funcionando, logo após o corte da tubulação, improvise tampões para que não entre humidade ou sujeira.

Força nisso...

Última edição: 18 de Abril de 2008
  17. KingjacK

Então e se eu depois de cortar um filtro usado o tapar para não entrar humidade?

Homem bomba, esse teu chiller é esquisito, tem 5 saidas(?) ou entradas(?) no bloco :S

Quanto custa gás R12?

Já contei do projecto ao stor de fisica, ele disse que contava pouco, mas que apresentar uma coisa destas á frente de uma escola já deve contar mais alguma coisita :D

Uma questão que me está a lixar a cabeça, se eu conseguir os 30 graus negativos(por exemplo) a água vai congelar, que eu saiba não conheço nenhum anti congelante até essas temps :S

O que tenho aqui em casa é para carros(usado no meu sistema de WC, ver avatar :D ) só aguenta -5ºC...

Cumps e obrigado pelas ajudas fudnamentais...

18. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Não ligues ao bloco, na altura devia ter metido um bloco normal de watercooling. Quis experimentar fazer o bloco também, e acabou por não fica grande espingarda.

Gas R12 ja nao se fabrica, é um CFC... tens que mudar o oleo ao compressor e meter R-134a (ver no site como).

Quanto ao fluido, o anticongelante que usei dava para -27 salvo erro. Ha quem use metanol (congela a -90ºC) misturado com água, mas é altamente inflamavel. Eu pessoalmente sou contra.

Não reuses o filtro porque quando se enche um sistema entra àgua, que é retida no filtro e não continua a circular no sistema. É para isso que ele serve, e fica estragado logo aquando do primeiro funcionamento. A regra é: Sempre que se abre um sistema, muda-se o filtro. Senão corres o risco de ter performance degradada e em último caso, capilares entupidos. Filtro é 2.5€....nao é por aí!

19. KingjacK

ah ok, é que como é de COBRE fico com a ideia de ser CARO...

Tenho duas lojas á minha disposição de frio por aqui, o compressor que arranjei afinal não vai poder servir o pai do meu colega quere-o para outra coisa, mas ele garantiu que nos ia arranjar outro...

Bem, tou entusiasmado condensador é certo que arranjo, se puder um mais piqueno =D, solda tenho que pesquisar, solda de cobre serve? um colega meu tem daquelas máquinas de soldar em que se carrega num botão e o fio sai de uma especie de pistola, será que serve?

E o tubo de cobre, como é em termos de preços? um colega meu ía ver se arranjava uma manada das canalizações...

E quanto ao capilar, podem me dar uma opinião verdadeira? É muito dificil soldar o capilar ao filtro e ao evaporador(aka serpentina)?

Cumps e mais uma vez obrigado...

Partilhar esta Página