E se eu perder o meu Android??

Spiderman

I folded Myself
Não devo ser o único que já pensou nisto.
Actualmente muitos de nós usa os smartphones para aceder ao banco, consultar o email, agenda, sincronizar fotos pela DB ou similar, etc...

No entanto, por vezes os azares acontecem, e podemos perder o nosso telemóvel ou mesmo sermos roubados.

Não vos preocupa que a pessoa que eventualmente ficar com ele, tenha acesso a tudo o que é vosso? Ao ter acesso ao vosso e-mail pode encontrar passwords de acesso a outros serviços, e sabe-se lá bem onde isso pode parar.

Há alguma forma de nos protegermos contra essa eventualidade?
 
A única forma de te protegeres contra essa eventualidade é não o perderes/roubares :D

Agora, se falas de destruir os dados ou mesmo recuperar o telemóvel, podes é instalar uma app para isso. Existem inúmeras que te permitem tirar fotografias do ladrão, enviar logs de SMS/chamadas para um número à tua escolha, localização GPS, etc :)
 
eu uso o avast, é bastante bom , se tivesse root ainda tinha mais umas funções, a parte melhor para mim é que para mexerem nele precisam da password e como não a têm vão ter que fazer factory wipe, fazendo apagam todos os meus dados

agora o melhor remédio mesmo é não gravar nenhuma password, desactivar a opção de lembrar passwords em todos os browsers, o nosso cérebro ainda é suficiente para se lembrar das passwords que temos
 
podes a qualquer altura e através de um pc, bloquear o acesso do smartphone roubado a tua conta google (gmail, play store, etc), tens uma opção para fazer isto na gestão de conta,
uma password no lockscreen também ajuda.
 
Infelizmente aconteceu-me recentemente, não com um android mas serviu de lição que se deve de ter todo o tipo de protecção no telemovel possivel e é o que recomendo agora a todos aqueles que puderem instalar uma app para isso.
No caso do android ja instalei num android o "android lost". É gratis na playstore e permite atraves do site ou por sms diversos comandos e opçoes, como tirar uma foto com a camera frontal e traseira, gravar o que se passa ao pe do telemovel, localizar, ligar gps/wifi/etc, emitir um som de alarme, bloquear por codigo, limpar todo o conteudo e ainda te avisa quando trocam de cartão sim e caso troquem a conta google do telemovel, tem um serviço que permite com que continues a enviar os comandos pelo site. Fiz alguns testes na altura e funcionava bem, por isso acho que vale a pena instalar e usar.
 
Infelizmente aconteceu-me recentemente, não com um android mas serviu de lição que se deve de ter todo o tipo de protecção no telemovel possivel e é o que recomendo agora a todos aqueles que puderem instalar uma app para isso.
No caso do android ja instalei num android o "android lost". É gratis na playstore e permite atraves do site ou por sms diversos comandos e opçoes, como tirar uma foto com a camera frontal e traseira, gravar o que se passa ao pe do telemovel, localizar, ligar gps/wifi/etc, emitir um som de alarme, bloquear por codigo, limpar todo o conteudo e ainda te avisa quando trocam de cartão sim e caso troquem a conta google do telemovel, tem um serviço que permite com que continues a enviar os comandos pelo site. Fiz alguns testes na altura e funcionava bem, por isso acho que vale a pena instalar e usar.

Mesmo tendo o gps/localização do telemóvel desligado, a app funciona?
 
Mesmo tendo o gps/localização do telemóvel desligado, a app funciona?

Tens que ter a ligação de dados ligada, ou wifi (mas dados é sempre mais facil claro, pois quem tiver o telemovel não o vai ligar logo a uma rede wifi) e tu pelo site podes "forçar" o telemovel a ligar o gps. Isto para a localização, outros comandos, como alarme, apagar remotamente, etc, funcionam sem o gps ligado mas tem que haver sempre uma ligação a internet.
A não ser que pretendas utilizar os comandos sms, ai penso que não tens que ter ligação a internet mas o site é mais intuitivo de usar e por isso não cheguei a testar por sms.
 
Também utilizo a AndroidLost e é excelente, felizmente nunca o tive de utilizar numa situação real, mas já fiz uns testes e não me deixou ficar mal.

Podes forçar a instalação mesmo depois de teres perdido o telefone, podes mandar alertas para o mesmo, ligar GPS e afins e fazer remote wipe. Tens n opções mesmo, e ainda por cima a app é free. Paga tens a Cerberus, nunca testei mas dizem muito bem dessa também.
 
Obrigado. Claro que tem perde o telemóvel não é de propósito, muito menos quando é roubado.
Vou explorar isto mais tarde. Mais vale prevenir que remediar.
 
Boas,

Tive conhecimento desta aplicação e tive a testar a versão gratuita válida durante 7 dias. Agora estou indeciso se devo comprar a licença pelos seguintes pontos:

Parece-me que fazendo a conexão pelo site apenas funciona se o tlm tiver os dados ou o wi-fi ligado. Entretanto, "obter captura de tela" e "reiniciar o dispositivo" só funciona se o tlm tiver o reboot feito.

Tentando fazer o acesso via SMS, as seguintes opções também só dão se o tlm tiver o reboot: "capturar a tela", "reiniciar o dispositivo" e "ativar o roaming de dados".
A "captura de vídeo" funciona via SMS mas como não dá para definir o tempo do vídeo, o vídeo não filma tempo suficiente para gravar algo.
Activando o wi-fi via SMS, funciona, o wi-fi fica activado mas não fica possível começar a conectar remotamente pelo site, não percebo porquê.

MAS A GRANDE QUESTÃO É:
Para podermos fazer o acesso remoto via SMS precisamos saber o número do cartão SIM que lá inserirem, e quando via SMS tento obter a informação do SIM card a única informação que recebo é o Endereço IP, a Rede do Operador (TMN, Optimus, etc.), o ID do assinante e o número de série do cartão SIM, o número do cartão SIM não é fornecido. Como se faz, com esta info a operadora colabora e dá-nos o número do cartão SIM correspondente a esta informação? Não os estou a ver a fazer isso...!!!???

Agradeço uma resposta pois estou indeciso se avanço para a compra da licença ou não! É que ter acesso remotamente via wi-fi ou 3g já é melhor que nada, mas se nos roubarem o tlm a opção mais viável será tentar o acesso remoto via SMS


Obrigado!
 
Última edição:
Eu testei o Avast anti theft e é bastante bom,com Root feito ate tem a opçao de proteçao de reinicilização e previne usb debugging,o que previne a instalaçao de uma nova rom e tambem fazer reset ao telefone,fazer ele faz mas fica la sempre a aplicaçao instalada e nao vizivel...testado e aprovado,dá para forçar a coneção de dados,gps,enviar mensagens remotamente,etc
E acima de tudo a ap é gratuita,sem o root feito tem boas apçoes tambem,mas para ficar a 100% o ideal é ter acesso Root
 
Última edição:
No A5 tenho lá instalado o Vodafone Protect e é de facto bom no que faz. Mesmo sem dados/Wifi ligado é capaz de fazer wipe a tudo. Como não sei, mas faz. Relativamente à localização liga automaticamente o GPS e caso esteja dentro de edificios demora um bocado mais mas dá a localização por GSM.

Agora no Samsung ainda ando a ver o que usar, pois é Tmn :lol:
 
o cerberus permite fazer quase tudo à distancia, localizar, bloquear, tirar fotos, aceder a mensagens, etc.

recentemente a google tambem lancou serviço de localizacao remota, que permite apagar o telemovel pela internet.

se tiveres o telemovel bloqueado com padrão ou pin e se o padrão ou pin nao forem facilmente adivinhaveis, não conseguem ter acesso direto a nada.

se quiseres mesmo que nao tenham acesso a nada, podes sempre cifrar os dados no telemovel
 
o cerberus permite fazer quase tudo à distancia, localizar, bloquear, tirar fotos, aceder a mensagens, etc.

recentemente a google tambem lancou serviço de localizacao remota, que permite apagar o telemovel pela internet.

se tiveres o telemovel bloqueado com padrão ou pin e se o padrão ou pin nao forem facilmente adivinhaveis, não conseguem ter acesso direto a nada.

se quiseres mesmo que nao tenham acesso a nada, podes sempre cifrar os dados no telemovel

Boas, sim testei isso tudo e funciona como dizem!
Mas se o tlm tiver os dados e o wi-fi desligado e tiverem ligado o tlm com outro SIM, que é o óbvio, precisas descobrir o número desse cartão SIM para enviares os comandos de SMS. Supostamente o comando "cerberus password siminfo" dar-te-ia o número desse cartão SIM, mas nos meus testes com dois cartões SIM diferentes deu tudo menos o número SIM!... deu o Endereço IP, a Rede do Operador, o ID do assinante e o número de série do cartão SIM... e só com esta informação não consigo aceder remotamente via SMS.



Eu testei o Avast anti theft e é bastante bom,com Root feito ate tem a opçao de proteçao de reinicilização e previne usb debugging,o que previne a instalaçao de uma nova rom e tambem fazer reset ao telefone,fazer ele faz mas fica la sempre a aplicaçao instalada e nao vizivel...testado e aprovado,dá para forçar a coneção de dados,gps,enviar mensagens remotamente,etc
E acima de tudo a ap é gratuita,sem o root feito tem boas apçoes tambem,mas para ficar a 100% o ideal é ter acesso Root

Esta app realmente parece ser muito boa a nível de segurança geral do tlm, se bem que se o acesso remoto via SMS realmente funcionar no Cerberus, acho o Cerberus mais completo. Depois é a cena do root... a maioria das apps dá-te mais funcionalidades se o tiveres feito...



EDIT:
Acho que já percebi o esquema disto!
Remotamente pelo website da aplicação selecciona-se enviar SMS do tlm roubado para um número à escolha, para o fazer é necessário que os dados móveis ou o wi-fi estejam ligados. Se no momento em que se executa o comando o tlm não tiver os dados móveis ou o wi-fi ligados, o comando fica em espera e assim que os detectar activados executa o comando. Aí irá ser enviada uma SMS para o número escolhido endereçada pelo número que foi colocado no tlm roubado; aí fica-se a saber o número que estão a usar no tlm roubado, e dessa forma já é possível aceder remotamente via SMS a qualquer momento independentemente se o tlm tiver o wi-fi ou os dados ligados ou não.
 
Última edição:
Back
Topo