É suposto um portátil com suposto limite de 2GB de ram suportar mais do que isso?

anttails

Power Member
Boas. Eu tenho um Asus A7J que segundo o site da Asus suporta no máximo 2GB de RAM (Link)
Ora hoje comprei 2 módulos de 2GB para outro portátil que tenho (um LG E-300) para "subi-lo" para 4GB, que são da mesma velocidade dos módulos que estão no Asus (1 x 2 GB a 667 Mhz).
Assim a título de curiosidade meti um dos módulos de 2GB na unica slot acessivel do Asus (penso que a outra está debaixo do teclado...). Ficou portanto com um módulo de 1GB + 1 de 2GB.
Liguei-o e ele detectou-me 2816MB quer na BIOS quer no Windows (XP)... sim eu sei que não detectou a memória toda (3072)
Ora supostamente ele não suportava mais que 2GB?:rolleyes:
Será que se eu colocar outro módulo de 2GB na outra slot terei a sorte de ele me reconhecer mais RAM?
 
as limitações não são do fabricante(salvo raros casos de restrição pela bios, penso eu..) mas sim da motherboard que o computador usa.

Não sei as especificações do teu computador mas assim a atirar para o ar, penso que não terá problemas em usar os 4gb de ram.. e até penso que não detectou totalmente os 3gb talvez porque partilhe alguma memoria com a gráfica(talvez gráfica integrada?).

Mas é muito simples, ves as caracteristicas do pc, ves o processador que tem e o chipset da motherboard e encontras muita informção no amigo google acerca da limite de ram.. ou então postas ai essas informações que deve haver bastante pessoal aqui no forum que te dizem isso de cor e salteado.

Também digo-te ja que se usas o XP 32bit, não adianta ter mais que 3gb de ram pois não reconhecerá acima disso, mas na bios vai detectar de certeza. Se fores para 4gb de ram, e para tirares total partido desse upgrade, terás de usar sistemas operativos de 64bit(XP, Vista ou 7 64bit).
 
Boas. O PC não partilha memória RAM com a gráfica. Ele tem memória dedicada. Basta ver que se eu voltar à capacidade de memória original ele reconhece os 2048MB na Bios e no Windows (e já agora no Ubuntu que uso em dual boot).
O chipset do meu PC penso que seja o Intel 945 PM. O CPU é um Core Duo T2500...
 
Isso dos limites de memória é uma fantochada, no meu diziam que o máximo tb era 2GB já à algum tempo que uso 4gb e não tenho problemas nenhuns

Eu sei que existem sites que te vêm o máximo de memória que podes utilizar, procura no google.
 
Isso dos limites de memória é uma fantochada, no meu diziam que o máximo tb era 2GB e já à algum tempo que uso 4gb e não tenho problemas nenhuns

Eu sei que existem sites que te vêm o máximo de memória que podes utilizar, procura no google.
 
o limite anunciado pelos fabricantes é o máximo com que o sistema/plataforma foi testado. pode dar com mais ou não, mas a partir do limite tens de experimentar.
 
E tambem se tem de ver a altura em que saiu o portatil, pois muitas vezes nessa altura nem existia ou era rara, por exemplo, memoria de 2GB por stick, e por isso só testavam com a memoria mais comum, ou existente..

Pode ser o caso. Na altura em que foi lançado ou desenhado o teu portatil, era 1GB a ram maxima por stick. E ai colocaram como limite teorico 2x1GB
 
Esse computador julgo que não aguenta os 4gb mas apenas cerca de 3gb. Isso é uma limitação do chipset e não do OS ou bios. Já tive um A8js (com um T7200) e que também só reconhecia 3gb de RAM apesar de lhe ter metido 4gb.
 
Procura no google pelo máximo suportado por esse chipset já que a limitação vem daí. Se esse chipset suportar mais, então o problema pode estar na bios. Não te esqueças que uma coisa é o máximo que o chipset suporta (vamos supor 8GB). Outra é o máximo por slot. Se suporta 8GB e 4 slot de RAM quer dizer que cada slot pode ter até 2GB. Se só suportasse 4GB mas com os mesmos slots então no máximo ele usa 1GB por slot.
Pode estar a acontecer esta última situação e só teres disponiveis 2 slots.
 
Back
Topo