1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

É verdade que baterias podem ficar mal habituadas ?

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por esquecido, 11 de Agosto de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 841)

1. esquecido

esquecido Power Member

Tenho um novo laptop.

E estou habituado a usá-lo sempre somente quando tenho a bateria ligada a uma tomada. Assim, não gasto "nada do laptop".

Uma pessoa disse-me que fazia o mesmo e que com tempo as baterias do laptop ficaram mal habituadas, isto é, sempre que não estavam ligadas a uma tomada duravam pouco, pois estavam mal habituadas a serem apenas usadas quando ligadas a tomadas.
    A pessoa disse-me também que as baterias dela duravam cerca de 60 minutos no início e quando ficaram "mal habituadas" passaram a durar apenas minutos.

Isto é verdade ?
    É possível que as minhas baterias ( que duram 90 minutos ) passem a durar menos por estarem "mal habituadas" ?

Recomendam-me que não use o laptop frequentemente ligado a tomadas, mas sim usar a bateria dele e depois carregar ?

2. Mitch

Mitch Banido

se usares sempre a bateria e a carregares a seguir, vais matar a bateria muito mais depressa.
    uma bateria tem uma vida, imaginemos de 500 ciclos de carga/descarga.
    se usares sempre a bateria, em pouco tempo ela vai morrer.
    deves usar o portátil ligado à corrente sempre que puderes. quando a bateria estiver carregada, tira-a do portátil, para não aquecer. se for muito raro usares a bateria, tenta usá-la pelo menos uma vez por semana.

3. esquecido

esquecido Power Member

Acho que estamos a fazer uma certa confusão. a bateria da qual falo está já dentro do portátil.

4. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

:o
    pensava que baterias de litio ja nao tinham esse problema..

eu com o meu em casa geralmente vou usando a bateria, chega ao fim carrego , tipo telemovel lol

5. esquecido

esquecido Power Member

Recomendas-me fazer isso também ?

6. Mitch

Mitch Banido

qual confusão? tens uma bateria que não dá para tirar do portátil?
    se a bateria dura (exemplo, depende de modelo para modelo) 400 cargas/descargas, se a usarem sempre vão acabar com a vida da bateria mais depressa do que se usarem apenas ligado à corrente... dá para perceber?

7. brunobski

brunobski Power Member

Pelo que os mestres aqui do fórum tem dito:
    Tens de carregar a 100% deixar descarregar até 50% e dps guarda-la!
    Cumps

8. esquecido

esquecido Power Member

quando dizem guardá-la, isso quer dizer o quê ?

9. brunobski

brunobski Power Member

Tiras fora !!
    E guardas na gaveta! LOL:kfold:

10. VivendaLab

VivendaLab Power Member

Boas pelo que li na net as baterias de lítio NÃO viciam e NÃO é necessário carregar e descarregar ao máximo.

O que diminui a capacidade são dois factores, o tempo de vida da bateria (desde que esta sai de fábrica) e as temperaturas altas. Assim, aquelas pessoas que retiram a bateria do portátil quando este está ligado à tomada estão a fazer bem embora pelo motivo errado, pois assim a bateria sofre menos desgaste com o calor.

Segundo, só se deve carregar ao máximo e descarregar ao mínimo de vez em quando mas isto não é para aumentar (ou não diminuir) a capacidade de carga, mas sim para que o circuito interno da bateria que fornece a informação de carga dê informações mais fidedignas da real capacidade.

Fiquem bem.

Partilhar esta Página