É verdade que...

phra79

Membro
se precisar de formatar o PC e copiar "à mão" todas as pastas do Sistema de Ficheiros, quando colar no SO depois de formatado fico com tudo o que tinha anteriormente? Configurações, programas, etc etc?

Obrigado
 
hmm sim, podes fazer isso, é uma das formas de restauro de sistema. Implica é algum conhecimento para saber o que se deve copiar e o que não é preciso.
 
No meu linux tenho o /home/ numa partiçao a parte. Quando formato o / (tambem numa partição a parte) e crio o meu user fico logo com as settings que tinha desse user. O que inclui themes, icons e background do ambiente grafico entre outras coisas.
Tambem faço copias de files do /etc/ como :

/etc/X11/xorg.conf
/etc/samba/smb.conf
/etc/fstab
/etc/rc.d/rc.local

E tambem:

/var/spool/cron/crontabs/user
 
Desculpem as perguntas noobs, mas estou a começar nisto do ubuntu e do *nix :P

Se iniciar o ubuntu em modo de live-cd posso copiar todas as pastas do mount point, visto não estarem a ser utilizadas?

Cumps
 
Nao percebi bem a tua pergunta. Esta um pouco confuso.
Posso não estar a explicar muito bem ou correctamente mas quando arrancas com o livecd, a "estrutura de ficheiros" que o livecd cria não esta no disco ou nao fica permanente neste. Para teres acesso aos teus discos e partiçoes teras que fazer por exemplo:

Código:
mount /dev/hda1 /mnt/tmp
Onde /dev/hda1 é a primeira partição do teu disco e mnt/tmp sera a pasta onde vais fazer o mount dessa partição.

Para veres como esta o teu disco configurado e tambem alterar/apagar partiçoes faz:

Código:
cfdisk
Este comando mostra a estrutra do primeiro disco, para outros discos teras que por a path to device. Ex:
Código:
cfdisk /dev/hda
Atenção que aqui não hda1,hda2, hda3, sda1, sdb3...etc... (partições). Tens que usar mesmo os discos (ex: /dev/sda , /dev/hdb...etc...)
 
se precisar de formatar o PC e copiar "à mão" todas as pastas do Sistema de Ficheiros, quando colar no SO depois de formatado fico com tudo o que tinha anteriormente? Configurações, programas, etc etc?

Obrigado

Ou então crias uma partição /home, onde vão ficar todos os utilizadores, com as suas definições (ambiente de trabalho, preferencias, bookmarks, etc) e ao reinstalares o sistema tens o desktop exactamente igual.
Quanto às configurações de servidores e outras que podes qurer guardar, normalmente estão na pasta /etc.
Podes querer guardar o fstab, e os .conf de algum servidor ou serviço que te interesse.
Mas ao reinstalares o sistema apenas tens que copiar estas ultimas, uma vez que a partição /home não foi formatada.
 
Ou então crias uma partição /home, onde vão ficar todos os utilizadores, com as suas definições (ambiente de trabalho, preferencias, bookmarks, etc) e ao reinstalares o sistema tens o desktop exactamente igual.
Quanto às configurações de servidores e outras que podes qurer guardar, normalmente estão na pasta /etc.
Podes querer guardar o fstab, e os .conf de algum servidor ou serviço que te interesse.
Mas ao reinstalares o sistema apenas tens que copiar estas ultimas, uma vez que a partição /home não foi formatada.


E não foi o que eu disse? :D
 
Basicamente é assim: Eu tenho um disco externo para onde quero copiar os ficheiros do meu SO. Como não consigo copiar todos os ficheiros com o SO activo (porque alguns estão a ser utilizados), perguntei se em modo de live cd posso copiar esses ficheiros, do / , para o disco externo.

Espero que esteja mais explicito.
 
Podes ate clonar a partição/disco para um ficheiro usando clonezilla (free), ou norton ghost (pago), para esse disco externo. E fica tudo num unico ficheiro, como se fosse uma imagem do teu disco/partição.
 
Pois, eu com o Norton Ghost já tentei, só que não copiou bem.. Então ia mesmo fazer assim, vou ver com o live-cd, obrigado pela ajuda ;)
 
Basicamente é assim: Eu tenho um disco externo para onde quero copiar os ficheiros do meu SO. Como não consigo copiar todos os ficheiros com o SO activo (porque alguns estão a ser utilizados), perguntei se em modo de live cd posso copiar esses ficheiros, do / , para o disco externo.

Espero que esteja mais explicito.

Se estás a copiar todos os ficheiros de SO linux, não te dês ao trabalho, basta copiares os ficheiros de configuração, pois se vais instalar um sistema novo, este pode já trazer actualizações, que depois com os ficheiros de versões mais antigas, não deve dar um bom resultado.
Se queres copiar todos os ficheiros pra meteres noutro PC com as mesmas características, há software para isso, embora não te possa dizer qual, pois nunca usei. Mas não será nada que em 5 min de google não se encontre.
 
Acho que faço um ghost com o Acronis durante a noitinha, quando o PC vier da garantia meto-o como estava e depois se houverem actualizações já não há problemas com incompatibilidades dos ficheiros. ;)

Já agora, tentei com o live-cd copiar tudo mas dá-me erro na pasta private, diz que não tenho permissões.. Que comando posso executar para ficar com essas permissões?

Cumps ;)
 
Última edição:
Olá, estou agora para fazer os backups e mandar o portátil para a garantia, agradecia que me pudessem indicar quais são as pastas com os programas. Já sei que devo copiar o /home, onde estão as minhas configurações, depois o Inacio77 falou de algumas do /etc/, não entendi muito bem o que tinham, se me puderem ajudar, agradeço ;)
 
pois ai é que começa o know-how, copiar a Home guarda as tuas configs, para o resto do sistema, é /etc, /usr, /bin, /sbin, /lib /var estas são das essenciais para um restauro.

Mas se vais usar um Ghost/Acronis, faz uma imagem do disco e pronto...

Por mim só fazer backup da home chega :) depois só tens de apt-get install os programas que queres :p sempre ficas com um sistema mais limpo ;)
 
Back
Topo