E2140 a aquecer o.O

m4ndr4ke

Power Member
Boas a todos

Tenho um Intel Dual-Core E2140 a 1.6GHz (como está no meu perfil). Nas últimas semanas decidi fazer-lhe um OC muito básico, limitando-me a aumentar a velocidade do BUS. Não mexi na Vcore, porque preferia que ele não estivesse estável a frequências superiores à original.
Comprei-o em pleno Verão, quando o tempo estava bastante quente.

Na altura usava a 1.6GHz, a sua temperatura andava sempre a rondar os 34 a 39º, dependendo da utilização, claro. Raras eram as vezes em que atingia os 40º.

(Tenho o cooler standard do processador)

Neste Inverno, foi quando decidi fazer-lhe o dito OC. Consegui levá-lo aos 2.13GHz sem quaisquer problemas, e com aumentos de temperatura mínimos. Continuava a trabalhar a menos de 40º, mesmo quando puxava por ele.



Esta semana estava eu muito bem a utilizá-lo em conversão vídeo, quando me lembrei de abrir o Everest. Não tinha nada para fazer.
Dei por mim com o processador a 55º 8|
Tudo bem que estava a puxá-lo por ele, mas nunca o tinha visto tão quente, nem mesmo quando andei a fazer os testes nos clocks, à medida que ia aumentando.
No dia anterior, tinha desmontado o menino, limpado muito bem, metido uma nova camada de massa térmica (Thermaltake Artic Silver 5).

Resolvi metê-lo no clock original. Resultado: NENHUM.

Resolvi checkar se o cooler estava no sítio, se a massa estava fixe...tudo em condições.
Fiquei mais de meia hora com o PC sem fazer nada, só a olhar para as temperaturas. Vi-o subir aos 51º só na bios, sem OC.
Pois muito bem...."até amanhã".

No dia seguinte comecei a controlar-lhe as temperaturas.

Sem OC, a efectuar conversão vídeo, atingi os 62º 8|8|
Tive que começar a usar ODCM, já que as conversões estavam a meio, e não me dava jeito cancelar o que já estava a fazer há cerca de uma hora.


Terei danificado o processador, ou alguém consegue dar-me uma explicação plausível para isto? :lol:

Ele agora está sempre em temperaturas acima do normal. Agora, por exemplo, tenho apenas o browser com uns 10 separadores sem nada de especial, nenhuma aplicação flash a correr nem nada + o zone alarm quietinho, e ele está colado nos 41º (e, sinceramente, esperava que estivesse bem acima, tendo em conta os acontecimentos dos últimos dias). 41º já é menos, mas continua a ser mais do que o "costume" dele.

Alguma explicação, pessoal? :confused:
 
Última edição:
Cooler mal montado, pasta térmica a mais.

Ah, e a Arctic Silver é uma empresa, e a Arctic Silver 5 é um produto da Arctic Silver e não da Thermaltake.
 
Cooler mal montado, pasta térmica a mais.

Ah, e a Arctic Silver é uma empresa, e a Arctic Silver 5 é um produto da Arctic Silver e não da Thermaltake.
O cooler está bem montado, disso tenho a certeza.


Essa da massa térmica é que me pôs a pensar, vou já verificar ;)
Costumo ter mão pesada na massa térmica :lol:



(Quanto à designação e etc...comprei-a como "Thermaltake Artic Silver 5", a própria embalagem também tem o símbolo da Thermaltake. Mas também tem a referência "Powerful Thermal Grease #2")
 
Essa da massa térmica é que me pôs a pensar, vou já verificar ;)
Costumo ter mão pesada na massa térmica :lol:

http://www.arcticsilver.com/instructions.htm
http://www.arcticsilver.com/pdf/appinstruct/as5/ins_as5_intel_dual_wcap.pdf


(Quanto à designação e etc...comprei-a como "Thermaltake Artic Silver 5", a própria embalagem também tem o símbolo da Thermaltake. Mas também tem a referência "Powerful Thermal Grease #2")

Embalagem?!? Ainda só comprei simplesmente seringas da Arctic Silver, não vinha com mais nada.

http://www.arcticsilver.com/reviews/as5/neotec/NeoTec.php_files/ar19_arctic_silver5.jpg
http://www.web-gamble.pt/onshop/images/arcticsilver12gr.jpg
 
A seringa vem numa embalagem plástica com um cartão ;)
Pelo menos a minha vem lol. Estou com ela à frente :P
A que tenho é precisamente a 1ª das imagens que mostraste.


Tirei agora alguma massa térmica com bastante jeitinho...Ao iniciar o windows foi aos 45º, mas agora tem estado a baixar e está entre os 38 e os 42 (ainda não vi a baixar mais). Mas já é melhor ;)


Sim, eu segui os procedimentos na aplicação ;)


EDIT: Paradinho no windows até que já vai baixando :D

36,5º agora, já posso considerar isto +/- normal

(Vou testar conversão vídeo para fazer o verdadeiro teste lol)


EDIT2:
O que me fez olhar para o assunto foi isto:
Thermal Specification: 61.4°C
em http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SLA3J#

(quando eu atingi os 62º)
 
Última edição:
Numa conversão que durou 3 minutos, ele subiu de 36 aos 61º

Que dizem? o.O

O pico foi precisamente no final. Se tivesse durado mais, provavelmente, a temperatura iria aumentar mais ainda.

55º eu considero bastante quando a temperatura "habitual" é cerca de 20º abaixo :'(
 
Se está a 1.6GHz e não foi erro de leitura de temperatura, se calhar não tens o cooler tão bem montado como pensas :x
Numa conversão de 15 mins (acabou-a agora) atingiu os 74º
(nem há 5 anos o meu antigo Athlon XP aquecia tanto :S)

Sinceramente isto já me assusta o.O

Sim, está a 1.6GHz...o clock original dele


De caminho meto aqui uns ovos pra estrelar lol :s


Mas epah...ainda há bocado re-montei o cooler no socket :s
Já foi verificado umas 6 vezes nos últimos 2 dias (Como até tinha algumas dúvidas na montagem do cooler, consultei o manual e tal...Também não tem nada de complicado, é só rodar as molas. Numa posição, o cooler fica solto, noutra não)
 
Última edição:
Se está a 1.6GHz e não foi erro de leitura de temperatura, se calhar não tens o cooler tão bem montado como pensas :x
E se calhar até tinhas razão :X

é o q dá não estar habituado a este formato de encaixe.
Estou habituado aos coolers com a tranca no meio, estilo socket 462. Chego lá com a chavinha, fazendo pouca força e com muito jeito, e já está.
Até costumo montar PC's, mas poucas vezes mexi no socket intel 775, ou seja, este

Não tinha carregado o suficiente nas molas, daí o mau contacto. Tinham todos razão, afinal ;)

Como também não convém fazer forças enormes, não insistia muito. Carregava só até ouvir um click.


24º a 1.6GHz :D---- edit: sempre tinha razões para achar 40º uma temp muito alta :)



FIXED :)

Obrigado a todos ;)
 
Última edição:
Back
Topo