E2140 e P5KPL (Intel G33)

gajo nú

Power Member
Com a minha fonte de origem (OEM) nunca consegui que fazer com que o FSB do processador passasse dos 251 Mhz.

Pensei que seria da fonte. Comprei um LC Power 550w Silent e surpreendentemente também não consigo puxar muito mais o processador... Tenho agora o FSB a 255 Mhz.

Será realmente da board? É que vejo por aí muitas Asrock a clockarem bem por isso fico um bocadinho decepcionado com esta Asus.

Se alguém me poder dar uma ajuda agradecia.
 
Com esses FSBs também estás a mexer nas memórias. Mete o FSB a 266 ou 333 (esses CPUs aguentam bem com isso), porque assim as memórias continuam à velocidade padrão e o OC vai-se aplicar apenas ao CPU.
 
A 266 arranca e vai para o Windows para eventualmente me aparecer o famoso ecrã azul da Microsoft e a 333 nem sequer faz post...

Das 2 uma, ou é da board (que estou menos inclinado a pensar que seja) ou é do CPU que também não sei que pensar.

Enfim. Vamos esperar pelo Natal e logo se vê o que se consegue fazer com o dinheiro.

Só me chateia uma Asus ter menos desempenho que uma board AsRock (pro exemplo).
 
update á bios?

e a mim admira me G33 ter opções de OC :p
elas são as boards da base da cadeia..



edit: ja agora diz me.... des te lhe mais voltagem? ao cpu?
 
Acho muito estranho que seja da board sendo uma P5K. Qualquer pessoa que tenha tido uma, seja a versão premium, deluxe, P5KR, P5KE ou vanilla te dirão que alcançam pelo menos os 400FSB sem grandes problemas.

Por outro lado os E2140 são óptimas peças para OC. Já vi darem 3.5Ghz em situações extremas. Em condições normais deverias conseguir pelo menos os 2.8Ghz (multi 8x e 350FSB).

Como tens as memórias? vram, timmings?
 
Essa board suporta FSB até 1333MHz. Se forçares o CPU a 266MHz (1066MHz) ou 333MHz (1333MHz), e meteres as memórias à velocidade padrão delas (667MHz ou 800MHz) e a PCI-E frequency a 100MHz, o PC tem mesmo que trabalhar.
Com o FSB a 333MHz o CPU pode precisar de um ligeiro aumento de voltagem, o que duvido muito que precise, mas a 266MHz tem mesmo que trabalhar. Esses CPUs têm grande margem de OC, e assim não estás a "fugir" aos standards da board.
 
Acho muito estranho que seja da board sendo uma P5K. Qualquer pessoa que tenha tido uma, seja a versão premium, deluxe, P5KR, P5KE ou vanilla te dirão que alcançam pelo menos os 400FSB sem grandes problemas.

Por outro lado os E2140 são óptimas peças para OC. Já vi darem 3.5Ghz em situações extremas. Em condições normais deverias conseguir pelo menos os 2.8Ghz (multi 8x e 350FSB).

Como tens as memórias? vram, timmings?

As P5K series sim, tenho duas, uma delas bate na "parede" a 525 de fsb, a outra ainda não testei a fundo mas já deu mais de 450.
Situações extremas? olha aí na minha sign a vermelho 3440mhz com stock cooler :D
Gajo nú, "trancaste" as frequências pci-express e pci-clock sincronization?(ou tb não tens essa opção?)
Cumps
 
Última edição:
As P5K series sim, tenho duas, uma delas bate na "parede" a 525 de fsb, a outra ainda não testei a fundo mas já deu mais de 450.
Situações extremas? olha aí na minha sign a vermelho 3440mhz com stock cooler :D
Gajo nú, "trancaste" as frequências pci-express e pci-clock sincronization?(ou tb não tens essa opção?)
Cumps

Sim, tranquei a frequência PCI-e a 100. Desisto. Tenho um processador que escala bem, a fonte não deverá apresentar problema... Enfim, quando trocar de board volto a experimentar.

Obrigado a todos pela ajuda.
 
Back
Topo