Evento E3 2017 (Junho 13-15)

Status
Fechado a novas mensagens.
2KoK725.jpg


Mais fotos aqui: http://imgur.com/a/ZeTtf

Estive no evento E3 da Sony no Norte Shopping, um amigo meu ganhou um convite duplo, foi um evento agradável e uma boa inciativa por parte da Sony e uma surpresa por ter sido no Norte.

No espaço vip dos cinemas norte shopping, tinham PS4s com Horizon, Wipeout, e uma versão mais completa que a beta que está disponivel agora do GT Sport (segundo um amigo meu), e também tinha PSVR com Firepoint.

Dentro da sala de cinema, foi o espectáculo do Salvador Martinha, a meio houve um video do Rui Unas (que foi à E3 deste ano com convite da Sony), bem agradável e deu para soltar uns risos.

A sessão foi comandada por um indivíduo da Sony que era um tal Gonçalo, não sei qual será o cargo dele na empresa, mas deu me a sensação estar presente o responsável mais velho da PS Portugal que é um homem mais maduro, e nao me lembro do nome dele.

Depois do Salvador lá veio a conferência da Sony, que a meio deu o pifo, mas foi apenas uns segundos, e ainda houve direito a bebida e pipocas e ofeceram uns prêmios, alguns jogos e tshirts do call of duty e bloodborne.

No geral uma experiência porreira e diferente, ver a E3 no cinema, mas o ideal seria haver um concurso para levar um ou 2 fãs da PS à E3 em vez de convidarem pessoas famosas que estão nas tintas para os jogos, mais valia darem essa hipotese a gamers mesmo verdadeiros e depois partilhavam essa experiência no facebook/youtube oficial e servia perfeitamente de publicidade e não precisavam as pessoas famosas para nada.

Ah e no fim quando me entrevistaram a mim e ao meu colega, não aceitavam críticas, só se podia falar bem para a câmera :002:

Acho que a conferência da Sony este ano foi mais fraca que a dos últimos dois anos. Eles mostraram coisas no pre-show que deveriam ter mostrado na conferência. Ainda nem a conferência tinha começado, e já tinham mostrado Matterfall, Crash Bandicoot, GT Sport e Knack 2 (e a sua data de lançamento). Acho que este ano, o planeamento do que era apresentado no palco principal não foi particularmente o melhor.

Ainda assim, gostei de algumas coisas apresentadas, especialmente o Spider-man, God of War e o Days Gone, que ao inicio não tinha ficado muito interessado. E o Shadow of the Colossus foi uma boa surpresa.

Aproveitando o post do daimon, partilho da mesma opinião, quando a conferência terminou fiquei assim a coçar a cabeça mas afinal que há para o fim do ano? :joker:

Fiquei a saber hoje que antes anunciaram as datas do Knack 2 e o GT Sport, porque raio foram retirar isto da conferência, tinham tempo a conferência foi uma hora, mais curta que as E3s que me lembro!

Mesmo com esses jogos a sairem este final de ano, acho pouca coisa e o GT Sport está sujeito a ser adiado, ou não fosse estes devs conhecidos por isso mesmo.

De qualquer forma tenho de reconhecer que inicio de ano da PS4 foi simplesmente brutal, portanto até têm alguma desculpa de terem o final de ano mais seco.

Voltando à conferência da Sony, para mim foi competente mas ao mesmo tempo uma desilusão, não houve surpresas nenhumas e depois tudo com datas incertas, 2018...

Se tudo correr bem e não houver adiamentos...

Last of Us 2 por este andar a correr bem só em 2019...

O Spiderman está excelente, todas as áreas simplesmente top, mas depois aqueles quick time events nas cenas mais cinemáticas deixou me a torcer o nariz.

O God Of War, Detroit, Days Gone,Uncharted Legacy, tudo jogos de topo, nem precisam de mais gameplays.

VR não vi nada de jeito, para além do Impatient, sim esse tem potencial, mas é só um jogo, esperava mais investimento no VR por parte da Sony.

Esperava umas ofertas da Sony, tipo uns trials, ou uma demo surpresa, tipo o Resident Evil 7 ou o P.T, algo do gênero.

E é isso.

Quanto à MS,

A consola está porreira, potente, pequena, o preço é mais que justo, specs wise + bluray 4k + comando + cabo hdmi + s.o etc

Fiquei muito desiludido foi com a falta de surpresas ou algum jogo exclusivo para ir comprar a Scorpio a correr, tipo Alan Wake 2 ou um novo IP.

Muitos indies e multis na conferencia, e muitos exclusivos temporários, aquilo do console launch exclusive, que treta sem jeito nenhum.

O Forza 7, Sea of Thieves, State of Decay 2 parecem estar muito bons, mas o Crackdown 3 não me incentivou nadinha, a inclusão do Terry Crews até foi boa ideia mas o jogo não me inspira muita confiança.

Da EA aproveitou se o Way Out, tem muito potencial, e pouco mais, e aquele YouTuber a engasgar se a meio do discurso foi muito mau, fui ver o canal do gajo e ele só tem vídeos da tanga, ou seja não é gamer sequer,so esta la porque é famoso.

A da Ubisoft, foi interessante com gameplays do FC5 e AC Origins que parecem estar com outro ar, The Crew 2 está muito bom, o Beyond Good and Evil 2 parece que esta a ir por um caminho que não agrada aos fãs, e faltou ali um Splinter Cell novo... Foi uma conferência jeitosa.

Para mim a vencedora da E3:

Bethesda!

Wolfenstein 2 - formidavel
Evil Within 2 - formidavel
DLC Dishonored 2 - formidavel
Fallout/doom VR - top

E a surpresa maior:
- Sai tudo este ano!

No geral a pior E3 que me lembre, não houve surpresas, nem bombas, e para mim E3 sem surpresas é o mesmo que um fail tremendo.
 
Não compreendo. Isto é relevante e toda a conferência da Xbox valeu zero?!

Mais uma vez, como disse antes, percebo pouco de estratégias.

Eu não disse que a conferencia da MS valeu zero... Foi uma boa conferencia, mas não serviu para retirar o "fantasma" da falta de diversidade de exclusivos que a consola sofre... Nesse assunto a Nintendo parece estar a se preparar muito melhor do que a MS para o final desse ano e para o próximo, pelo menos foi o que vi na conferencia das duas...

A Nintendo que tinha o "fantasma" de não ter bons jogos third party, já está a "matar" o fantasma e isso se vai traduzir nas vendas da Swicth, logo das 3 em termos de jogos e a contar de hoje em diante, a MS é a que mais tem de fazer para justificar a sua escolha entre as 3.
 
Não concordo.

A Nintendo tem excelentes jogos 1st Party, mas se olhares com atenção irás reparar que os jogos apresentados são todos eles sequelas/continuações de séries já com N títulos (mais do mesmo - e não digo isto num sentido redutor).

Falas em diversidade, mas olhando para os catálogos das consolas da Nintendo nota-se facilmente a ausência de alguns géneros (pelo menos 2), e não houve nada na conferência da Nintendo que indique que com a Switch será diferente ... muito menos matou o fantasma: sabemos muito bem que há um suporte inicial com versões diferentes (spin-offs) de certos títulos, mas a tendência a longo prazo é ver esse suporte a desaparecer (os AAAs dos 3rd Party continuam a ser PC/Xbox/PS - claro que aqui entra em jogo a diferença do Hardware, mas não deixa de ser factual).

Relativamente à MS, é pintado um cenário demasiado negro em torno dela sem qualquer necessidade ... curiosamente está a ter um melhor desempenho que a Xbox 360 no mesmo período de tempo.
 
Com a minha PS4 a estar relegada para exclusivos reafirmo, em jeito de balanço, alguma desilusão com a conferencia da Sony na medida em que continuam a ser publicitados os mesmos jogos do ano passado, mas sem janelas de lançamento fechadas (salvo o God of War no 1o trimestre e mesmo assim vamos ver...). São bons exclusivos (Days Gone, Detroit, Spider Man,...), mas sem lançamento fechado torna-se difícil ficar entusiasmado (apenas com a ilusão do lançamento futuro incerto).

Mas o que não falta são jogos em todas as plataformas e nisso a a E3 deu as provas habituais.
 
Destaques para mim da E3:

GoW,Spider-man,Days Gone,AC,A Way Out,Anthem,Dlc uncharted,fc5,beyond good & evil 2 e achei engraçado aquele novo com o Mario e os Rabbids.

No geral foi uma boa E3(sim nenhuma E3 é má a meu ver) mas não foi das melhores.Ficou muito aquém da do ano passado na minha opinião.

Isto também se deve ao facto de que a maior parte dos jogos já se sabia e então mostraram mais gameplay,divulgaram mais detalhes.

Quando jogos novos são apresentados(como foi o caso do ano passado) torna logo a E3 melhor a meu ver.

Este ano e para o ano vai ter tudo para serem outros excelentes anos para nós jogadores,seja de qualquer plataforma for.Não gosto de guerras de consolas/pc,acho isso uma estupidez.Contudo acho muito bem haver concorrência,acho que é um factor saudável ao contrário do que alguns pensam,que não é saudável.

O que importa é que cada um de nós se divirta e goste do que jogue(sejam quais os jogos que forem).
 
Melhores para mim:

Wolfenstein 2- O melhor trailer E3 ao combinar, história, humor, escrita, originalidade e gameplay.

God of War- gostei da mudança de ares, de combate, e os cenários e a escala continuam a ser o forte da série.

Spider-man - boa evolução em relação aos Arkham. Bom combate e gráficos(veremos na PS4)

Metro Exodus: os Metro sempre tiveram um ambiente do caraças, e este continua com esse legado.

Dishonored The Death of the Outsider: mais Dishonored nunca é mau.

Uncharted TLL : idem aspas

Depois há Far Cry, Code Vein, Ashen, The Evil Within 2...
 
Não concordo.

A Nintendo tem excelentes jogos 1st Party, mas se olhares com atenção irás reparar que os jogos apresentados são todos eles sequelas/continuações de séries já com N títulos (mais do mesmo - e não digo isto num sentido redutor).

Falas em diversidade, mas olhando para os catálogos das consolas da Nintendo nota-se facilmente a ausência de alguns géneros (pelo menos 2), e não houve nada na conferência da Nintendo que indique que com a Switch será diferente ... muito menos matou o fantasma: sabemos muito bem que há um suporte inicial com versões diferentes (spin-offs) de certos títulos, mas a tendência a longo prazo é ver esse suporte a desaparecer (os AAAs dos 3rd Party continuam a ser PC/Xbox/PS - claro que aqui entra em jogo a diferença do Hardware, mas não deixa de ser factual).

Relativamente à MS, é pintado um cenário demasiado negro em torno dela sem qualquer necessidade ... curiosamente está a ter um melhor desempenho que a Xbox 360 no mesmo período de tempo.

Em relação ao teu primeiro parágrafo... Penso que todas as consolas são assim, não?? Forza já vão em 10 a contar com os Horizon, Gran Turismo já são uns 10 também, Halo a mesma coisa, Gears igual, etc, etc, etc... A vantagem da Nintendo é que tem mais jogos 1st party que qualquer outra consola e esses jogos vendem sempre muito bem, a Nintendo só está a aproveitar isso como qualquer outra marca faz.

Se olhares para os jogos que estão anunciados para 2017 e 2018 para a Swicth mudas logo de opinião em relação aos poucos gêneros, não se pode comparar com a PS4 ou XBOne que já estão no mercado a mais de 3 anos, enquanto a Swicth está a pouco mais de 3 meses.

Com o numero de vendas que a consola está a ter a tendencia de novas editoras lançarem jogos só tende a aumentar e não diminuir como mencionaste no teu post. Não podes jugar a Swicth pelo desempenho da Wii U, são consolas bastante diferentes e as editoras estão a ver isso.
 
A conferência da Sony realmente faltou o anúncio de melhores datas para os jogos que já se conheciam e o anúncio de mais 1 ou 2 novidades apesar de Monster Hunter e Shadow of the Colossus terem sido novidades bem recebidas.

Basicamente foi o que a Nintendo fez, anunciou uma boa lineup para o fim do ano acabando com a ideia que a Switch é só para o Zelda e ainda dão a garantia que estão a trabalhar em projetos que os fãs queriam bastante como o Metroid e Pokemon.
Mesmo não tendo Switch nem fazer intenções de vir a comprar acho que foi a melhor conferência.

No caso da Microsoft a conferência foi boa mas para mim o mais interessante foram na mesma multis (Metro e Anthem) sendo que exclusivos o Ori foi uma ótima confirmação e o State of Decay ainda tenho de ver mais.

Ubisoft, o anúncio final foi bom mas o resto parece uma continuidade da mediocridade a que a Ubisoft nos tem habituado. Espero estar errado e que o AC e o FC5 sejam realmente bons jogos mas daquilo que foi mostrado não fiquei com grandes expectativas.
 
Para mim é interessante ver como a Microsoft mudou a estratégia de se fechar para simplesmente dizer: o PC é o nosso leme, e a nossa consola aponta para isso, e queremos é fazer dinheiro a vender jogos. Aliás, numa entrevista que foi dada à IGN, é mesmo essa a ideia com que fico.

O Phil Spencer admite que vender consolas não dá dinheiro, vender jogos dá dinheiro. E ao trazer a retrocompatibilidade com jogos anteriores e tentar ao máximo garantir que as várias versões da Xbox consegue aceder ao máximo de jogos possível é dinheiro no bolso. Se forem a ver bem, é meter 60 fps e 4k na consola, e vendem é jogos na store, e ganham dinheiro com os 10$ mensais de quem subscreve lá as coisas, e está óptimo. A razão pela qual eles podem coexistir, é por fazer apostas muito diferentes no mercado.

All in all, eu acho que ambas a Sony e a Microsoft estão bem posicionadas, sendo que a Microsoft tem outros mercados e está a apostar no mercado combinado mais que numa consola apenas.

A Nintendo sempre foi um caso mais à parte, e acho que sabem que mantendo o número de jogadores que têm, ficam em boa posição. E com a vantagem que a Switch é claramente aquilo que a Nintendo Wii U devia ter sido, mais que outra coisa. Para o mercado alvo deles, não interessa o tipo de discussão que há à volta de specs e assim.

No fim de contas, achei uma boa EA. Toda a gente retirou algo daqui. E contrariamente ao que muitos pensam, eu acho bem a Sony não andar a anunciar coisas que não pretende lançar com alguma brevidade. Andar a anunciar coisas que ainda não se sabe nada só cria um hype pouco saudável. Deixem que haja algo mais palpável antes de virem anunciar isso a uma feira de vendas. E não se vende aquilo que não se tem ;)
 
o shadow of colossus é um remake e pareceu ter um visual limpinho. fiquei com a sensação que lhe faltou "personalidade", mas falta ver mais... foi um jogo lançado originalmente na ps2 e ainda assim foi aquilo que mais me chamou à atenção da e3. o god of war também, mas vi pouco da mitologia nórdica e ver a bicharada (anónima) a encher o ecrã já não me provoca grande reacção. é o que menos simpatizo na série. no geral a e3 desiludiu-me. esperava ver o read dead 2 ou algo que me faça finalmente comprar uma consola de nova geração. reciclar ideias e mecânicos num novo "chassi" não está a fazer muito. por mim falo...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo