Evento E3 2023

Agora é tempo de se reinventar, um final de um ciclo não é necessariamente algo mau.
Há que criar novos eventos, sejam em conjunto ou em separado.
Sejam presenciais ou online.
Mas que sejam by the gamers for the gamers.
 
Um dia quando essas apresentações separadas começarem a cair um bocado talvez volte tudo à molhada. Pode ser uma coisa cíclica.
O modelo actual deve ser bem mais barato em todos os aspectos para as marcas, e o alcance é o mesmo ou até maior, já que é "direct to consumer". E é de "entrada" gratuita para o público, coisa que a E3 não era.
 
E mais uma vez, meros minutos após uma notícia negativa da E3 2023...


A data do evento foi conhecida há uns dias atrás. Não foi revelada agora. E esse tweet vem no seguimento deste:


Não gosto nada desse gajo, nem percebo como a indústria o acha o número 1.

Também não sou propriamente um grande fã dele, mas há que lhe dar mérito. Vê as coisas desta forma. Como é que uma pessoa (e a sua equipa) consegue organizar dois eventos anuais e uma entidade habituada a organizar eventos não consegue há anos?
 
Última edição:
Chega a mais público digital, mas a essência da E3 é juntar a malta pessoalmente, com as suas empresas.
Aliás as próprias empresas acho que estão a falhar nisso, com a atenção com o público fora do digital.
 
Chega a mais público digital, mas a essência da E3 é juntar a malta pessoalmente, com as suas empresas.
Aliás as próprias empresas acho que estão a falhar nisso, com a atenção com o público fora do digital.

A E3 nunca foi propriamente aberta ao público. A não ser que consideres um número limitado de bilhetes a preços absurdos como sendo "aberto" ao público. Vejamos 2019, que foi pré-pandemia.

E3 2019 - bilhetes de 3 dias a $250 para o público e a $700 para membros da indústria; número de visitantes: 66.000
Gamescom 2019 - o bilhete mais barato custava 7€; número de visitantes: 373.000

O público geral apenas via as conferências, o que não é muito diferente do que se vê agora. E como atualmente os eventos são um pouco mais espaçados, signfiica que não há tanta informação a ficar perdida no meio da confusão.
 
Não gosto nada desse gajo, nem percebo como a indústria o acha o número 1.
Pessoalmente gostei do gajo enquanto apresentador (e do formato) do Invisible Walls do já extinto GameTrailers.
Mas não consigo gostar do formato do Summer Game Fest, nem dos The Game Awards.

Chega a mais público digital, mas a essência da E3 é juntar a malta pessoalmente, com as suas empresas.
Aliás as próprias empresas acho que estão a falhar nisso, com a atenção com o público fora do digital.
Perdeu-se imenso com o fim das conferências ao vivo, dos espectáculos que cada empresa promovia, os momentos cringe, as demonstrações em tempo real, os incidentes, etc...
Pouco importa haver uma E3 se no final vão lá para apresentar vídeos já feitos, tal como fazem nos imensos directs que temos por ano.
A E3 nos últimos anos tem sido uma banalidade. Acho que se aproveitava mais os dias seguintes do gaming floor com as transmissões do Nintendo Treehouse e da IGN ou Gamespot a fazer a cobertura com os devs do que tudo o resto.
 
Qualquer evento deste gênero, hoje em dia, não serve para grande coisa. O que mostravam na E3 podiam muito bem mostrar num evento online já com tudo gravado. Haviam demonstrações de jogos que eram em tempo real.

No caso dos Game Awards, aquilo já é usado para demonstrações, mas em 3 horas de "espetáculo", 1 hora é publicidade. Eu para ver publicidade indesejada já me basta o YouTube.
 
Felizmente consegui viver numa boa epoca da E3, vai ficar certamente na memória! Era um evento fantástico sem dúvida...
 
Ainda me lembro de ver o trailer de lançamento do BF3 e ficar completamente louco. lol

Boas memórias mas infelizmente pararam no tempo.
 
Mais uma consequência da forma como a internet veio "revolucionar" a difusão de produtos e conteúdos. Para quem gosta de acompanhar a indústria dos videojogos há uns anos (não é preciso ir muito atrás) sabe que nada se assemelha àquele hype que existe durante a E3. Era uma semana onde estavam concentrados os anúncios e demonstrações dos grandes lançamentos das empresas, seja software ou hardware. Olhando para trás e vendo a evolução das coisas, isto até era previsível, mas é muito triste.

E não me acredito que alguma vez volte, pelo menos nos mesmo moldes, não faz qualquer sentido.
 
Cheguei assistir a uma E3 no cinema do NorteShopping num evento da PlayStation Portugual, no ano em que apresentaram o God of War. Foi um evento excelente, até comida, jogos e merch ofereceram.
 
Back
Topo