Evento E3 Expo 2005

As novas "supostas" workstations baseadas no Cell vão ter o mesmo destino desse protótipo, show-off e pouco mais.
Até deu azar à Square Pictures, este filme foi um "flop" de tal ordem que tiveram de fechar o estúdio baseado no Hawai, em virtude dos prejuízos astronómicos.

Se virmos bem, filmes como o lord of the rings, starwars 3 e outros já são renderizados em farms de Opterons, muito mais baratos e, sobretudo, completamente compatíveis quer com windows, quer com vários sabores de unix/linux em 32 e 64 bits.
Sem software, até podem cacarejar pela manhã, que as Workstations com Cell pouco adiantarão aos profissionais.
 
o rumor que corre (rumor) aponta preços para o Cell na ordem dos 70 a 100$ após produção em massa.
A ver-se verdade, bate qualquer opteron preço/performance.... a nivel de Watts, ja nao sei :\

neotopower:
horizontal resolution - Number of vertical lines (or pixels) that can be resolved from one side of an image to the other. While the vertical resolution of all analog video sources is the same (480 lines), the horizontal resolution varies according to the source. Some examples for typical sources: VHS VCRs (240 lines), analog TV broadcasts (330 lines), non-HDTV digital satellite TV (up to 380 lines), and DVD players (540 lines). DTV signals have horizontal resolution that ranges from 640 lines for SDTV to 1,280 lines (for 720p HDTV) or 1,920 lines (for 1080i HDTV).
depois ha o 1080p! ainda melhor segundo parece.
 
Última edição:
Mais info da GScube com testemunhas do evento:
http://www.gamasutra.com/features/20000804/crespo_pfv.htm
The GScube is a rendering device targeted at the content creation/broadband delivery markets. It consists of 16 cascaded processing units, each of them based upon an enhanced version of a Sony Playstation 2. Every processing unit has an Emotion Engine CPU (which was jointly developed by Sony and Toshiba), and an improved Graphics Synthesizer equipped with a 32MB frame buffer (eight times the memory of a regular PS2). This yields a total 512MB of VRAM, and it can theoretically reach a peak performance of 1.2 billion triangles per second -- a number that sounds like it comes from science fiction books. The device must be controlled by an external broadband server which feeds data to the GScube, and at Siggraph that device was the brand-new SGI Origin 3400. At the Sony booth, we enjoyed a real-time battle between characters from the movie Antz rendered in real time, as well as interactive sequences from the upcoming Final Fantasy movie shown at 1920x1080 pixels and a sustained rate of 60FPS.

In the Antz demo, I counted 140 ants, each comprising about 7,000 polygons, which were rendered using a ported version of Criterion's Renderware 3. All ants were texture mapped, and the results looked surprisingly close to the quality of the original movie. The Final Fantasy demo was just data from the now-in-development full-length CG movie based upon the game series, rendered in real time by the GScube. It showed a girl (with animated hair threads) in a zero-gravity spaceship, with a user-controllable camera viewpoint. The demo rendered about 314,000 polygons per frame, and included an impressive character with 161 joints, motion-blurring effects, and many other cinematic feats. According to Kazuyuki Hashimoto, senior vice president and CTO of Square USA, the GScube allowed them to show real-time quality, in "close to what is traditionally software rendered in about five hours." Sony believes that the GScube will deliver a tenfold improvement over a regular PS2, and future iterations of the architecture expect to reach a 100-fold improvement.
crespo01.jpg

thats it.... o resto ta morto :\
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
o rumor que corre (rumor) aponta preços para o Cell na ordem dos 70 a 100$ após produção em massa.
A ver-se verdade, bate qualquer opteron preço/performance.... a nivel de Watts, ja nao sei :\

depois ha o 1080p! ainda melhor segundo parece.


Preço de produção, não tem nada a ver com o preço final (se me souberes dizer o preço de um cilindro de silício puro de calibre 300mm, de onde são extraídas as wafers + o packaging do chip -falo do chip em si, não da caixa onde é transportada, lol- + testing ...)
Além disso, um chip a 65nm com practicamente o mesmo nº de transístores de um opteron dual core (+/- 230 milhões) será sempre caro.

Até porque a IBM pode ser um grande fabricante, mas ao nível da produção de semicondutores está atrás da Intel e mesmo da AMD em nº de unidades general purpose.
E, que eu saiba, nem vai utilizar a sua nova unidade em East Fishkill, Nova Iorque, para fabricar o Cell, vai ser numa fábrica da Sony/Toshiba em Nagasaki.
A Fab da IBM é virada mais para PPC's, certos chips gráficos da Nvidia, chips de rede, etc.

Quer a Intel, quer a AMD poderiam facilmente criar um rival do Cell, bastava-lhes "despir" o núcleo RISC existente nos cpu's x86 actuais (já desde o Pentium Pro que todos são RISC internamente) da camada de "tradução" dos comandos para x86, colocar uns qtos core's a funcionar em paralelo ligados por algo semelhante ao hypertransport e colocar vários controladores de memória on-die, como no Athlon64.
Sim, perdia-se a compatibilidade com x86, mas o Cell tb não a tem, por isso não se perdia mais nada.
 
Última edição:
blastarr disse:
Preço de produção, não tem nada a ver com o preço final (se me souberes dizer o preço de um cilindro de silício puro de calibre 300mm, de onde são extraídas as wafers + o packaging do chip -falo do chip em si, não da caixa onde é transportada, lol- + testing ...)
Além disso, um chip a 65nm com practicamente o mesmo nº de transístores de um opteron dual core (+/- 230 milhões) será sempre caro.

Até porque a IBM pode ser um grande fabricante, mas ao nível da produção de semicondutores está atrás da Intel e mesmo da AMD em nº de unidades general purpose.
E, que eu saiba, nem vai utilizar a sua nova unidade em East Fishkill, Nova Iorque, para fabricar o Cell, vai ser numa fábrica da Sony/Toshiba em Nagasaki.
A Fab da IBM é virada mais para PPC's, certos chips gráficos da Nvidia, chips de rede, etc.

Tens razão em relação ao preço de produção, mas pensa assim, isto será um chip que terá o seu custo/ganho espalhado por pelo menos 4 ou 5 anos sem alterações e venderá milhões.

Ou seja, deve ser um pouco mais barato que qq Opteron dual-core, até porque provavelmente a PS3 nos primeiros 2 anos deve ser vendida abaixo do preço de custo, a mesma coisa com a Xbox360, achas normal 2/3 cores G5 mais a treta toda ficarem 299/399/499$?

Só o facto do Cell vender milhões logo nas primeiras revisões faz logo baixar o custo de produção astronómicamente...
 
precisamente ptzs

Além disso, um chip a 65nm com practicamente o mesmo nº de transístores de um opteron dual core (+/- 230 milhões) será sempre caro.
90nm.... kutaragi confirmou que será a 90nm nos proximos tempos.

talves seja facil fazer o que disseste, mas o grupo STI aparentemente levou 4 anos para chegar a esta revisao de 328gflops... 4anos ainda é um bom pedaço de investigação.
 
ptzs disse:
Tens razão em relação ao preço de produção, mas pensa assim, isto será um chip que terá o seu custo/ganho espalhado por pelo menos 4 ou 5 anos sem alterações e venderá milhões.

Ou seja, deve ser um pouco mais barato que qq Opteron dual-core, até porque provavelmente a PS3 nos primeiros 2 anos deve ser vendida abaixo do preço de custo, a mesma coisa com a Xbox360, achas normal 2/3 cores G5 mais a treta toda ficarem 299/399/499$?

Só o facto do Cell vender milhões logo nas primeiras revisões faz logo baixar o custo de produção astronómicamente...

Acho, pq não são CPU's G5, são chips modificados.
A MS deu-se ao luxo de perder 100 dólares por cada Xbox fabricada, tem esse capital no banco, e isto com um celeron lá dentro.

Eles apostam nos PPC's pq são mais simples e mais adaptados à tarefa, ng quer correr o Alias maya, o office, ou o photoshop numa consola, era redundante, o que eles querem é uma função mto específica chamada entretenimento/jogos/eventualmente características "tivo-like", nada mais.
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
precisamente ptzs


90nm.... kutaragi confirmou que será a 90nm nos proximos tempos.

talves seja facil fazer o que disseste, mas o grupo STI aparentemente levou 4 anos para chegar a esta revisao de 328gflops... 4anos ainda é um bom pedaço de investigação.

Aínda pior, um chip a 90nm com tamanho nº de transístores deverá ser um monstrinho em termos de energia gasta e calor dissipado (e eu que já acho a ventoínha da PS2 barulhenta...), o Chip Emotion+GS unificado no flop que foi a PSX (não confundir com a PSX/playstation one) tb era fabricado a 90nm, antes de ser cancelada a produção, neste momento um processo que está no pico, com tendência para começar a ser substituido.

A intel tem os 65nm quase prontos, a Fab 36 a 65nm da AMD entra online no final deste ano/início de 2006, para a sony, mudar depois só os vai obrigar a grandes re-toolings das fábricas, cada uma chega a custar 2 biliões...

O que vende imagem de marca e dá lucro são os jogos, não o hardware.
 
Aínda pior, um chip a 90nm com tamanho nº de transístores deverá ser um monstrinho em termos de energia gasta e calor dissipado (e eu que já acho a ventoínha da PS2 barulhenta...)

uhmm... o kit dual-cell que apresentaram a alguns game developers usou dois dissipadorzitos que cabem na palma da mão, segundo eles proprios.
Nas Specs oficiais ele corre a 4.6ghz 80ºc
O chip tem SOI.. o tamanho é algo perto do P4 dualcore. n sei, depois procuro isso...

a produção de EE's+GS 90nn continuou com a PStwo e PSP
 
Última edição:
|Oc|CRASH_OVer disse:
uhmm... o kit dual-cell que apresentaram a alguns game developers usou dois dissipadorzitos que cabem na palma da mão, segundo eles proprios.
Nas Specs oficiais ele corre a 4.6ghz 80ºc
O chip tem SOI.. o tamanho é algo perto do P4 dualcore. n sei, depois procuro isso...

a produção de EE's+GS 90nn continuou com a PStwo e PSP

Facto: qlqr kit de desenvolvimento pré-lançamento é mais lento que a consola (o da xbox 360 actualmente só tem 2 dos 3 cores).

Facto: 80ºc, humm, que fresquinho, para um dissipador pequeno e metido dentro de uma caixa equivalente a um mini-barebone (se for mesmo desse tamanho, o habitual para consolas)

Facto: eu falei em EE+GS "unificado", pois na PSX eles são um único chip, com os dois cores lá dentro, não é como a PS2, com uma board e os dois chips a 180nm/90nm na slim série 7000, soldados em separado.
 
blastarr disse:
Facto: qlqr kit de desenvolvimento pré-lançamento é mais lento que a consola (o da xbox 360 actualmente só tem 2 dos 3 cores).

Facto: 80ºc, humm, que fresquinho, para um dissipador pequeno e metido dentro de uma caixa equivalente a um mini-barebone (se for mesmo desse tamanho, o habitual para consolas)

Facto: eu falei em EE+GS "unificado", pois na PSX eles são um único chip, com os dois cores lá dentro, não é como a PS2, com uma board e os dois chips a 180nm/90nm na slim série 7000, soldados em separado.

tanto quanto sei a PStwo usa o "unificado" a 90nm... a PSP tambem usa os seus chips a 90nm.

Normalmente o TDP é posto como a temperatura maxima de funcionamento, o do Cell é de 80º segundo o grupo STI. Não sabemos as condições a que isto foi realizado.
Aquilo nao foi um kit de pre-lançamento. foi um Kit de demostração do Cell, tal como a Toshiba fez para demonstrar a proeza dos 48 mpeg2.

é muito cedo... acredito que a ps3 está a um ano de sair ainda.
 
pré-E3 - Squaresoft fala acerca da Revolution... pareçe que o plano Online da consola está já está bem definido. e a square tá interessada :) a ver o que ék sai daqui

--> http://cube.ign.com/articles/611/611909p1.html

With these comments, Wada seems to be committing Square Enix to support of Nintendo's new networking plan, and this will almost certainly take early form on the DS. The mention of Revolution's role in the company's decision process suggests that future support for the console is a possibility as well.
 
Revolution mid-2006

informação veio de uma leak meio estupida lol
One of the unsexiest leak sources is a hardware provider. I’ll take a good “inside source” any day; or even better, a “pissed off employee.” Alas, it always seems to be some chip maker that lets loose the tongue, revealing launch dates to the world. This time around MoSys Inc, which provided memory for the GameCube, may have inadvertently made news. CEO and CFO Mark Voll is quoted as saying, “We are excited to be a participating member of the Nintendo team once again as Nintendo will roll out its successor game console to the GameCube in mid-2006.” Oopsie. Keep talking like that, and you won’t be a participating member for long.

This is great news, if true. It means that Nintendo is on track to deliver the console when they must (i.e. around the same time as the PS3). It does make the prospect of seeing an actual console at this year’s E3 much dimmer. Still, we’d take a mock-up if they’ll give it to us. And clips of the actual gameply, too, please. That’s all, though.
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
Revolution mid-2006

informação veio de uma leak meio estupida lol

ainda não percebi bem qual foi é a novidade, lol, a nintendo disse que ia lançar perto da saida da PS3, e que estava a fazer pontaria para não ser a ultima a lançar a sua consola de nova geração... isto foi... na E3 de 2004...

é mais um relatório de que a coisa está a ir bem.

e revela o tipo de RAM que a consola vai ter... o que é muito bom, M0sys rula nas memórias 1T-SRAM, o mais provável pela continuação desta aliança é mesmo uma 1T-SRAM baseada em DDR3 ou quem sabe QDR.
 
Back
Topo