E4300 e PC6400 que FSB/Memoria?

Warlord

Portugal@Home Member
Hardware:

-C2D E4300
-Gigabyte 965P-DS3
-G.SKILL PC6400 5-5-5-15 (800 Mhz) 1.8~2.0V

Consegui 1 overclock estavel sem mecher nas voltagens a 300 * 9 = 2.7Ghz, não pretendo passar daí.

A minha duvida é:

-por SPD da memoria a 2x (1:1), ficando a correr a 600Mhz
ou
-por SPD da memoria a 2.66x, ficando a correr a 800Mhz

Qual será mais eficiente em 3D?

PS: No inicio estava a tentar fazer boot a 266*9 c/ SPD a 3x, mas não consigo, estranhamente a 300*9 c/ SPD a 2.66 funciona...

O speedfan está todo marado c/ esta board, os RPM da FAN dá um valor incrivel, voltagem de 12V errada.
 
o speedfan troca um pco os valores, mas nada que nao dê para perceber.

como é obvio, ganhas mais a ter as memorias a 800mhz.
 
Eu sou adepto da sincronização 1:1 e latências baixas. E nada é óbvio até testares as duas configurações e analisares os resultados. No meu caso 333:333 fsb\mem com latências na ordem dos 3 clocks bate os 800Mhz em tudo menos no bandwith levando os 800Mhz mais tempo por exemplo a bootar. No entanto no teu caso, por a diferença ultrapassar os 200Mhz o PC6400 seja o mais indicado.
 
Já tens a BIOS F11? É a última que saiu para a DS3 rev1.0...

No speedfan os valores podiam estar realmente melhores, tb me queixo do mesmo...
 
Eu sou adepto da sincronização 1:1 e latências baixas. E nada é óbvio até testares as duas configurações e analisares os resultados. No meu caso 333:333 fsb\mem com latências na ordem dos 3 clocks bate os 800Mhz em tudo menos no bandwith levando os 800Mhz mais tempo por exemplo a bootar. No entanto no teu caso, por a diferença ultrapassar os 200Mhz o PC6400 seja o mais indicado.

tenho um sistema praticamente igual ao teu e ganhei mais com 800mhz cas 4 do que 667 cas 3, isto em jogos, superpi e marks.

há varios posts a demonstrar que os core 2 duo se portam melhor com frequencias elevadas em deterimento das latencias do que o contrário, daí eu dizer que é obvio.

no caso dele ganha mais em ter aquelas memorias a 5-5-5-15 ddr800 do que a 4-4-4-10 ddr600 e isso digo-o por experiencia que tb num dos meus sistemas tinha um e4300 com fsb300 numa ds3.

com a board que tens nao necessitas da sincronizaçao para nada, excepto talvez para manteres o chipset fresquinho mas isso já sao opçoes, a minha porta-se razoavelmente bem com unlinked, pelo menos até fsb400 que é até onde pretendo ir com o e4300.
 
Já tens a BIOS F11? É a última que saiu para a DS3 rev1.0...

No speedfan os valores podiam estar realmente melhores, tb me queixo do mesmo...
S minha e a rev3.3 e já vinha c/ a F10, mas sim já actualizei p F11.

@Bad_Cop: kando digo todos marados é que nao tenho 1 unico valor perto dos 12v. O que o speedfan considera 12v varia entre 1.1 em idle e 3.5 full load, nao faço ideia do que possa ser :P
No entanto os valores p/ 3.3v e os 5v parecem correctos.

Na RPM da ventoinha: 135.000 RPM, a bios e o everest mostram valores correctos (~1800 RPM). A fan é 1 CNPS9500.

As temps é o filme já conhecido, cada programa mostra um valor, ninguem sabe qual o correcto.
 
A minha duvida é:

-por SPD da memoria a 2x (1:1), ficando a correr a 600Mhz
ou
-por SPD da memoria a 2.66x, ficando a correr a 800Mhz

Qual será mais eficiente em 3D?

PS: No inicio estava a tentar fazer boot a 266*9 c/ SPD a 3x, mas não consigo, estranhamente a 300*9 c/ SPD a 2.66 funciona...

O speedfan está todo marado c/ esta board, os RPM da FAN dá um valor incrivel, voltagem de 12V errada.
já ouvi muita gente dizer que a latência e sincronia é o mais importante...outros dizem que o aumento da largura de banda é incontornável...conclusão - alguém está a meter a pata na poça :P mas isso é simples de saber...faz benchmarks com a memória das 2 maneiras (e depois pf comunica o resultado :))
 
Numa configuração cas-5 os dados nas colunas de memória aguardam 5 clocks de cpu até serem acedidas. No meu setup não existe uma única definição de memória em auto tenho tudo baixíssimo e não existe setting dessincronizado que bata o meu até 800Mhz. Só vejo melhorias bastante boas com 890Mhz pa cima e com VOLTAGENS a condizer. Portanto nos C2Duo. o ideal seria 7x400 com as mem a 1:1(800Mhz) onde as voltagens ficariam estáticas. Como nos E4*** ñ dá pa baixar multis, encontrei o sweet spot com 333*9 1:1 com vcore 1.4. Mas abaixo dos 37ºc.
Ninguem mete a pata na poça neste assunto são compromissos que se fazem com o material que se tem. Certamente que em vez das minhas twister-800 eu tivesse umas dominator punha as mem LARGÃO acima do fsb.
 
Podes forçar o multiplicador maximo na board, olha aki um E4300 a 8*380

3.JPG


A kestao e k c/ 7*400 o FSB fica mt elevado para ser estavel...pelo menos na DS3, o NB ja esta kente demais em stock...
 
jfer tao podemos começar a brincar aos benchs no proximo fim de semana :002:
o e4300 nao tem o multi bloqueado, a bios que tás a usar é que nao te deixa mexer no multiplicador (tá na altura de voltares a por a 0404, acho que é a ultima que deixa mexer no multiplicador). onde dizes clock de cpu, nao quererás dizer clock de memoria?

seteck, é relativo, depende de muitas coisas. no caso dele, acho que por 200mhz nao é 1 unidade no cas que lhe tras mais performance, opiniao pessoal que facilmente se verifica.

Warlord julgo que a v4.32 do speedfan apresenta o valor dos 12 volts nao sem bem onde e como agr tou sem cooler tb nao posso ver isso.
 
É óbvio que quero dizer clock de cpu o valor 5 de qualquer referência de memória é relativo ao clock de cpu(tal como todos os componentes de uma mboard). Quanto aos benchmarks é para já, diz o dia rapaz!

PS: Não sabia que o core2duo é desbloqueado pelas boards, obrigado pela clarificação e desculpa pela ignorância.
 
Última edição:
Back
Topo