1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

E6300 Temperatura altas!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por h2o, 26 de Novembro de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1137)

1. h2o

h2o Power Member

Acabei por fazer o upgrade que me pareceu a melhor relaçao preço aumento de desempenho, AsRock Dual VST+E6300 :), por 246€ tenho um disparo de performance bastante significativo

Uma questao: - Como faço para alterar o ratio FSB:DRAM? Ja andei pela BIOS e vi como alterar o FSB mas quanto á relacao deste com a velocidade da RAM fiquei meio baralhado...a board altera-a sempre como bem entende? Tenho sempre as memorias bem abaixo do maximo pelos 133mhz quando o maximo sao 200...

Nota: Nao tenho dual chanel (acho) porque tenho dimms diferentes(256+512)

Agradeço umas dicas..

Penso que o E6300 me aquece muito, qual devia ser a temperatura normal? esta sempre pelos 66º para andar na net e ver um filme?!...Quando comecar a brincar premieres e companhia vou conseguir a fussao nuclear :-D .....
    Acho que tenho o coler bem instalado, ja o verifiquei mas nao quero tira-lo e voltar a isntala-lo porque nao tenho mais massa termica, no entanto este esta demasiado frio ao toque acho eu!
    Acrescento que o multiplicador anda entre os 6 e 7x se calhar por aquecer muito?Ou é por nao lhe dar trabalho? com o super pi fica pelos 6x:zzz:

2. O multiplicador nao tem nada a ver com a Tempº alta...:lol:

Em relação a Tempº tens de ter um bom cooler se tiveres a Ar acho que sera melhor envestires num cooler como deve de ser.

Assim tens CPU para uns tempos.

Se quiseres o menino sempre fresquinho é sempre melhor um WC acho que um WC justifica-se sempre.

Mas olha que essa board nao da para brincares muito.

Cumps.

3. tozedahorta

tozedahorta Power Member

Tens o stock cooler?Eu tbm tenho esse sistema e montei mal o stock cooler os pins nao tavam bem montados,mas parecia mesmo que tava bem montado!Tinha por volta dessas temps até que á enesima vez montei bem e passei a ter temps na ordem dos 29 graus!

cumps

4. Pois parece que esse problema dos pinos destes cooler passam quase por toda a gente.

Tem de se ter cuidado quando se instada um cooler do socket 775 "PRESTA ATENÇÃO".

29º nada mal essa Tempº tens esse clock de origem.

Cumps.

5. h2o

h2o Power Member

Entao porque baixa de 7 para 6?Por poupança de energia?
    Mas o coler de origem tem de ser suficiente para as velocidades default..ok ja o pus a trabalhar um pouco em overclock mas ai kaput logo mesmo! Em UNDERclock a 1600mhz ele esta perto dos 70ºC !!!
    Vou agora mesmo desligar o "bicho" e reinstalar o coler..:wow:

6. FedoraCore6

FedoraCore6 Power Member

Como já referiram a Asrock não é la boa para overclock...os condensadores tb n sao grande espigarda...
    e em relaçao a essa temperatura, quase de certeza que e o cooler mal posto ou entao configuraçao defeituosa na bios.

7. Pois dizes que o cooler de origem de ser suficiente pois mas tens o CPU a 70º...:wow:

Olha em relação ao multiplicador acho que estas a referir-te a C1e ele é que ger se baixa a velocidade ou nao.

Cumps.

8. h2o

h2o Power Member

Á 3º vez que olhei para o coler nao me limitei a empurar os malditos pinos, tirei-o e voltei a coloca-lo e agora estou pelos 40ºC muito mais aceitavel!
    Quanto ao OC sei que esta nao é a board ideal mas por 60€ com suporte para DDR1/2 e AGP e PCI-E permitiu-me aproveitar tudo o que tinha do sistema antigo, e ainda assim espero ter o nivel de desempenho dum E6400 sem gastar mais um tusto :002:

OC mitra rula!:004:

9. FedoraCore6

FedoraCore6 Power Member

Desempenho do 6400 aka 2,13 ghz ? Penso que consegues na boa, sem qualquer risco de danificar o hardware.

10. h2o

h2o Power Member

Quando passo dos 2,08 ja nao arranca, ainda nao mexi nos timings das memoria(n percebo nada disso..) e so encontrei alteracoes de voltagem para agp e pci, nada para o processador na minha board...

11. WindWalker

WindWalker Power Member

Actualiza a BIOS e lê o manual.

Os pinos do dissipador têm que ser empurrados e depois rodados.

Última edição: 1 de Dezembro de 2006
  12. FedoraCore6

FedoraCore6 Power Member

Nao te eskeças que as asrock por norma tem o fsb limitado a 300..

13. h2o

h2o Power Member

Ja tinha feito as duas primeiras coisas, quanto aos pinos tambem ja tinham ficado bem mas so á 2ª! Sabes como é uma pessoa tem medo de estragar o brinquedo novo empurra com cuidado demais depois ele aquece...

FedoraCore6:
    A ASRock na bios permite ir até aos 340 de FSB mas pelo que tenho visto mais de 305 estaveis é dificil...
    E as memorias que tenho tambem me limitam isto é um Overclock de pobre mas aí é que tá a sua graça! Chegar ao limite do material sendo um upgrade extremamente barato!:002:
    As memorias estão a trabalhar a 222Mhz!(11% OC) em 4:3 FSB:DRAM E o CPU a 2074mhz
    Estou a explorar os timings das memorias, com timing mais agressivos a velocidade aumenta imenso! Mas, claro, tambem a instabilidade..:wow:

E6300
    768mega DDR400 a trabalhar single channel
    ASRock Dual VSTA
    120 Giga ATA133
    28s de SUPERPI Bem Bom! :lol:

Ps: mais que nas memorias ou grafica o proximo passo que gostaria de dar era espetar-lhe com 2 discos em RAID0! resolvia-me problemas de espaço e a performance util teria um bom disparo...só depois virá uma grafica com suporte em hardware para DX10 quando estiverem dentro dos preços que me disponho a pagar por uma grafica... la para a primavera??:zzz:

14. WindWalker

WindWalker Power Member

Se tivesses 512MB+512MB de DDR400 (ou das minhas TCCD que fazem de fábrica 285MHz :p) terias hipótese de Dual Channel, o que teoricamente DOBRA a largura de banda das memórias (de 3,5GB/s para ~7GB/s)

15. h2o

h2o Power Member

Pois...na vida real seria um bom aumento de performance, por isso é que so apresento resultados de testes sintecticos aqui onde isso nao tera muita influencia(superPI) :002:
    Mas para me corrigir os timmings das memorias tem uma influencia bem visivel no Super PI...
    As minhas configuraçoes de memoria sao estupidas..256+512...para testes se calhar 256+256 ram davam me melhores resultados :)

Partilhar esta Página