1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

E6400 com temperaturas excessivas.

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por konexion, 26 de Outubro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1579)

1. konexion

konexion Power Member

Boas,

estou aqui com uma dificuldades pois o E6400 do meu irmão está com temperaturas muito elevadas. Estamos a falar de 48º em idle sem qualquer OC e de 80º a full após 5 mins de orthos.
    No outro dia, pensado que seria de falta de pasta termica ou do stock cooler comprei um scythe shuriken que tem um perfil baixo. A caixa é curta.

A cena é que montei-o à pouco e quer na BIOS, quer nos progs em que se controla as temps, elas continuam altas. E não será certamente pelo tempo de cura.

O resto das temps, gráfica, discos etc estão bons.
    Corro o Orthos e não dá erro.

De vez em quando o PC reinicia sem mais nem menos, mas isso creio que seja do XP que precisa mesmo de um format.

Será que o CPU tá a dar o berro?

2. DarkIonX

DarkIonX Power Member

Fonte?

Pode cer CPU mesmo com problema, pode cer ma circulacao de ar.

Da uma olha la.

3. rustyballzz

rustyballzz Power Member

nao meteste massa terimica a mais?
    isso mete-se so um pouco e depois espalhas com o dedo.
    verifica tb se o cooler nao abana.

cumps.

4. Luis Pedro

Luis Pedro Power Member

ve se a base do cooler não está "presa" em algum condensador ou assim... ja tive um problema semelhante por acaso com o mesmo processador que tu e era da tuniq q em vez de estar em contacto com o processador, estava a esborrachar os condensadores da p5q...

ve se puseste pasta térmica a mais

experimenta outro cooler, esse pode estar côncavo

verifica velocidade da ventoinha...

muitas coisas

5. rav3n

rav3n Power Member

se o cpu for L2 stepping talvez as temperaturas sejam normais

mas o mais provavel é ser cooler mal montado e/ou massa termica mal aplicada

6. konexion

konexion Power Member

Obrigado a todos desde já!

A fonte é uma LCpower 550W, chega bem para o sistema que está todo em stock.

E6400 + 2600XT + 1 WD 320/250GB (nem sei) + 4Gb ram@ Asus P5B. O sistema é super normal.
    A caixa não é a melhor para air flow, apesar de ser Lian li, mas anteriormente com a mesma caixa, mesmo CPU, tudo igual não existiam essas temps. Os cabos estão e sp estiveram bem routeados.

Não coloquei a mais.
    Uso AS5 à uma porrada de anos e já a meti N vezes. O cooler novo está bem montado. O stock cooler novo também estava.

Se bem entendi, estás a indicar para confirmar se o cooler está a bater ou em contacto com algum dos condensadores que ficam à volta do CPU? Se for isso então tamos bem. O scythe shuriken é bem baixo e pequeno pelo que não bate em nada.
    Velocidade da ventoinha quando era o stock cooler: testei em performance, quiet e optimal, que são os três tipos na bios. Em performance ficou um nadinha melhor, mas ainda valores muito elevados! Com o novo cooler só tive tempo pra testar em optimal.

Isso já aconteceu com o stock cooler e com este scythe novo, não tenho mais coolers para testar.

Por acaso não sei de côr qual é o stepp, mas cooler mal montado (e logo dois!) ou massa termica mal aplicada não me parece.

O stock cooler foi usado um ano. Na altura usei tb AS5 e hoje ao tirar, quer o cpu, quer toda a base do stock cooler tinham ainda 1 ligeiro resto de pasta.

UPDATE: windows instalado de fresco, vou instalar uns progs de teste/monotorização, aproveitar para meter nova BIOS e novas drives e amanhã já vou novidades, mas pelas temps vistas de relance na BIOS, está praticamente tudo na mesma.

Será o sensor da board que está a ficar marado?

7. tomassantos

tomassantos To fold or to FOLD?

Eu também tinha as temperaturas entre os 50 e os 80, e o problema era que um dos parafusos do CPU não estava apertado, descia para os 38- 55.

8. konexion

konexion Power Member

Bem, estive a fazer uns update como indiquei acima e a situação parece estar um pouco mais estavel.
    Não perfeita, mas melhor.
    Agora dá 40 em idle e 60 em full (orthos).

9. Bzaina

Bzaina 1st Folding then Sex

Não te esqueças também que pode ser erro de leitura da bios.
    Faz um update à bios (caso exista) ou mete mesmo o dedo no cooler do cpu para ver se realmente estão temperaturas da ordem das lidas pela board.
    Abraço.

10. konexion

konexion Power Member

Pois pode, eu já fiz o update à bios e como vês no meu post acima as temps ficaram mais simpaticas. No teste do "tacto" que é meter lá a mão nada está demasiado quente, nem cooler do CPU, nem os heatpipes do cooler do CPU, nem board, nem gráfica, nem as rams...

Acho que se tivesse a 50º era impossivel deixar a mão como deixei.

11. Bzaina

Bzaina 1st Folding then Sex

Portanto, acho que é erro de leitura. Tens as tuas conclusões tiradas. Se mesmo assim tiveres na dúvida, penso que há termómetros por 10€ pra veres a temperatura do cpu por aí por lojas.

Mas o teste da mão nunca falha ehehe
    Abraço.

12. konexion

konexion Power Member

10€??
    E dão resultados fiaveis? :confused:

13. Cardinal_pt

Cardinal_pt Power Member

já comprei mais baratos e funcionavam bem ;)

De resto as temps continuam altas, isso seriam as temps com overclock ou algo do género.

Partilhar esta Página