1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

E6600 - Baixo Desempenho ???

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por NB.elemenohpee, 15 de Outubro de 2006. (Respostas: 27; Visualizações: 3514)

1. NB.elemenohpee

NB.elemenohpee Power Member

Bom galera comprei um E6600 + P5B Deluxe + Geil Ddr2 800 Mhz, estou achando que não ficou bom o desempenho e gostaria da ajuda de vcs para otimizar essa maquina.

FSB Max (estavel) ---> 350 x 9 = 3150 Mhz, bom achei baixo o valor do fsb eu consegui outras configurações tipo (440 x 6 = 2640 Mhz) mas não achei que ficou bom, voces cham que esta normal ou tem alguma coisa errada ?

Memoria Geil Ddr2 esta transferindo 6700 mb/s, esse valor foi o que mais me decepcionou pois conseguia 8300 mb/s com um p4 + ddr2 533. A configuração esta em 1:1 ou seja 350 x 2 = ddr2 700 mhz.

Temperatura maxima na ordem de 55 graus, esta boa ?

O overclock foi feito da mesma maneira que fiz no P4 lga775 que tinha, fixei as voltagens e frequencias e fui aumentando u fsb gradativamente e monitorando a temperatura do cpu. Para fazer over nesses C2D tem alguma manha diferente ?

Sera se da para chegar a uns 440 x 9 = 3960 Mhz com um TT BT nesse E6600 ?

Obrigado galera.

2. N3RO

N3RO Power Member

3960 só se for para validação.. E6600 - ainda para mais retail, com o tt bt nao faz 3960mhz estaveis

3. NB.elemenohpee

Bom deixei ele a 400 x 8 = 3200 MHz, vou primar para ver se esta bem estavel. Vou deixar alguns resultados e a configuração total para que vocês possam opinar sobre o desempenho da maquina.

Configuração

Intel E6600 [email protected] [PC - SL9S8] + TT Big Typhoon
    Asus P5B Deluxe [Rev. 1.03G] - Bios 0711
    Geil DDR2 [email protected] Mhz PC 6400 [Cas 5] - 2 x 1 Gb
    PowerColor x1900 xtx
    Barracuda 80Gb 7200.2 rpm Sata I
    Zippy 400W

Resultados

Temp ambiente: 30 Graus
    Temp Cpu: idle - 40 Graus / full - 59 Graus Celsius
    Temp Placa mãe: idle - 37 / full - 41 Graus Celsius

CPU - 3200 Mhz = 400 Mhz x 8
    Vcore - 1.3000 volts

Memorias - 800 Mhz = 400 Mhz x 2
    Vdimm: 2.1 volts

spi: 15s
    3dmark06: 6500

Uma coisa que me decepecionou foi a taxa de transferencia das memorias geil PC 6400 (7900 Mb/s - everest), pois elas deveriam chegar a mais ou menos 12000 mb/s? Eu consegui 8300 mb/s com as ddr2 [email protected] Mhz da corsair (samsung), alguem sabe o que pode estar acontecendo ? Sera se era porque o pentium 4 força mais a memoria q u c2d ?

Tem como otimizar mais esse c2d pessoal, o que vcs acharam dos resultados ?

Obrigado

Última edição: 15 de Outubro de 2006
  4. Tripnotik

Tripnotik Power Member

O controlador de memória é o mesmo para C2D e Pentium, ainda que com bastante melhores resultados nos C2D, diz a Intel que devido á smart cache e L2 partilhada dos allendale/Conroe, por isso devias de estar a ter mais score e não menos.

Quanto a transferencia de dados, especifica o teste do everest (leitura? escrita?), que eu faço um igual para poderes comparar e ver se tens alguma perda de performance.

Temos a mesma board.

5. NB.elemenohpee

Teste de leitura no everest, com p4 eu tinha mais score. Uma Duvida, eu tinha antigamente memorias ddr2 533 pc 4300, no teste de leitura a taxa era de 8300 mb/s aproximadamente com a memoria [email protected] mhz, a minha duvida e a seguinte esse numero "pc 4300" seria a taxa de transferencia maxima da memoria em single channel ? Logo uma ddr2 800 Mhz pc 6400 deveria ter taxa maxima de transferencia de 12800 mb/s qdo configurada em dual channel (6400 x 2 = 12800 mb/s), seria isso ?

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Será que as memórias estão em Dual Channel? :x

É que as minhas fazem 7332MB/s com 246MHz de FSB (bem longe dos 400).

7. NB.elemenohpee

Estão sim em dual, as minhas ddr2 800 estao fazendo 7912 e ainda ta instavel no prime95 aff

8. Tripnotik

Tripnotik Power Member

É problema dai mesmo.

Estas mems estão a 810 com uns relaxados 4-4-4-12

9. NB.elemenohpee

Acho que estou errando aqui em algum procedimento no instante do overclock, pois não consigo deixar a memoria em ddr2 800 pc 6400. A memoria esta até trabalhando como ddr2 800 mhz de acordo com o cpu-z, mas na tela do dos no instante do rebbot aparece pc 4300 e creio eu que isto limita minha taxa de transferencia a 7900 mb/s.

1) Para manter a taxa fsb:dram em 1:1 eu escolho a memoria ddr2 533, pois qdo aumento o fbs e aperto enter o valor da memoria aumenta junto do fsb. So que isso esta deixando minha memoria como pc 4300 (no momento do reboot eu vejo isso) e nao como pc 6400.

2) Depois eu aumento o fsb até 400 e aperto enter, sendo assim a memoria altera o valor automaticamente e vai de ddr2 533 para ddr2800. Supondo que se no passo um eu tivesse setado a memoria para ddr2 800 pc 6400 e aumentasse o fsb para 400 a memoria vai automaticamente para ddr2 1200 e não reinicia. Por isso eu escolho ddr2 533 e subo o fsb para 400, so que isso apesar de estar me deixando em 1:1, a memoria esta trabalhando como pc 4300 limitando minha taxa penso eu.

Problemas:

Eu atualizei o bios com o afudos 2.21 e 0711.rom, é este mesmo o procedimento ?

Existe algum roteiro de como fazer este overclock sem que o valor da memoria aumente junto com o fsb (apos teclar enter) ??

Estou relizando o verclock manualmente, tem algum problema, eu nem uso aquele menu tools sera se tem que fazer u overclock por ali ?

Obrigado pessoal

10. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Nao tem nada a ver. Só quer dizer que a memoria está a 1:1 no boot. Por acaso acho que numa proxima versao da BIOS podiam por a velocidade real das memorias no ecra do boot, mas prontos.
    Se fores á BIOS, nos parametros onde mexes no FSB, ele indica a velocidade "real" das memorias, tendo em conta a velocidade do fsb e do racio escolhido.

11. NB.elemenohpee

Esse problema ocorre contigo tambem, aparece pc 4300 na tela do reboot (dos) ?

Po o cara com um 6400 consegue atingir os 12800 mb/s, sera se é o 6600 que esta limitando a taxa de transferencia das memorias ? Ou é memoria incompativel, placa mae com defeito sei la ? Vc acha que esta normal isso ?

Eu acabei de atualizar o bios pelo ez flash, mas ficou a mesma coisa, acho que com esta placa mae nao se usa o afudos apesar de ter dado certo.

12. Tripnotik

Tripnotik Power Member

Talvez alguma coisa mal configurada? BIOS? como estão essas opcoes na BIOS?

memória por SPD ou manual?

Drivers do chipset, tudo instalado?

13. NB.elemenohpee

Aparentemente esta tudo normal, fiz o overclock igual a uma p5ld2 Deluxe que tinha (fixei as voltagens, frequencias e depois aumentei o fsb). Todos os drivers foram instalados.

As memorias eu estou configurando manualmente, mas estou respeitando as latencias do spd da memoria no caso 5 - 5 - 5 - 18.

Vou fotografar o setup agora e deixar aqui os menus importantes.

Taxa de leitura baixa, com meu p4 eu ia mais longe.

Erro do bios sera ? Mesmo com as memorias trabalhando como ddr2 800 (pc 6400) é mostrado na tela do reboot pc 4300 (ddr2 533 mhz).

Setup da p5b deluxe

advanced - jumperfreeconfiguration - manual

advanced - chipset - northbridge

advanced - cpu configuration

Bom agradeço a ajuda de todos deixei algumas telas do setup se vcs quiserem avaliar, ou se quiser mais e so pedir.

14. Tripnotik

Tripnotik Power Member

Na jumper config tens muita coisa que pode ser corrigida:

- Podes baixar a voltagem das mems, pq 800 Mhz e 5-5-5-18 numas PC2-6400 nao precisam de 2.1v. Mete o "normal" das tuas, pode ser 1.8 ou 1.9v (vê no manual).

- Tens o CPU a 3.2 Ghz e 1.3v, voltagem default, pode ser uma das razões pq está instável. Aumenta isso. Mete, por exemplo, 1.3750 na BIOS (1.33v reais).

- FSB voltage, NB Vcore, SB Vcore e ICH, podes metê-los todos em auto. Em overclocks altos poderas mexer, mas só precisas do NB e FSB voltage, os outros podes ter sempre em auto.

Por agora mete os que referi acima em [auto], 400 FSB nao justificam alteração de voltagem. Eu fiz quase 500 FSB com tudo em auto. Há quem faça mais até, e todos com a P5B Deluxe.

Experimenta isto e dps corre orthos de novo.

E quanto as memorias, poderá ser má leitura do Everest por teres versão trial? na sei. Se quiseres a full version a gente arranja para tirar a teima.

15. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Já expliquei em cima o "bug" da BIOS. ela indica PC-4300 no BOOT, mas não é essa a velocidade real das memorias. apenas indica que o racio é 1:1. A velocidade real delas aparece como indicas na outra foto na BIOS.

Quanto ao speed, nao sei, nao uso o everest. Se quiseres podes comparar com o meu setup que está parecido. Estou a testar neste momento :

CPU : 3.195 mhz
    fsb : 355
    memorias : 886 ddr2 a 5-5-5-15 ( para as excluir dos testes da subida do fsb, depois aperto os timmings )

e tiro 6911/6929 no teste do Sandra 2005 SP2. ( ainda nao meti o Sandra 2006 para puder comparar estes valores com os que tenho no FX55, mas posso meter se for preciso... )

16. NB.elemenohpee

beleza pessoal, estava pesquisando mais um pouco e cheguei as seguintes conclusões:

1 - Nesse teste do everest referente a leitura da memoria os E64/63 me parecem que se saem melhores do que os E66 pelo menos.

2 - Nos outros testes ( spi e 3dmark06) acho que o score esta bom.

3 - Vou encerrar o overclock por aqui, acho que ja encontrei o limite do meu E66, vou seguir os conselhos de vcs para afinar um pouco mais o bios.

Obrigado Pessoal

17. Não sei se estou me equivocando mas creio que os Allendale tem bugs com o Everest :)

18. NB.elemenohpee

Como faço para descobrir a semana do meu e6600 ? Acabei de ler o outro topico e notei que poucas pessoas estão estabilizando o processador e6600 a 400 mhz com vcore padrão. Notei que os e63/6400 estão se saindo melhores (maior desempenho) que os e66/6700 ?

Na caixa veio isso aqui: FPO/BATCH#: L627A794 (Seria semana 27 é isso ?)

Tambem gostaria de saber se alguem tem o link do aplicayivo orthos ou dual prime95 para mim testar a estabilidade do meu sistema ?

Obrigado

Última edição: 16 de Outubro de 2006
  19. Tripnotik

Tripnotik Power Member

Download aqui: http://sp2004.fre3.com/beta/orthos_exe_20060420.cab

20. mascarilha

mascarilha I folded Myself

eu com E6400 a 3200mhz e as memorias a DDR800 4-4-4-12 tb tenho 12100 de banda :

Partilhar esta Página