E6600+P5B - Questões sobre temperaturas

marcofs

Power Member
Boas,

Comprei esta semana um:
CPU E6600 INTEL
MB P5B ASUS
PG EAX1600PRO ATI ASUS
Mémorias 2x1Gb 800MHz Jetram
Disco SATA II 320Gb Seagate

Para a gestão da velocidade das fans activei a opção na Bios e coloquei em OPTIMAL.
Ainda não fiz qualquer tipo de OC à máquina, por isso está a funcionar tal e qual como veio ao mundo!
Antes de colocar as fans na caixa, sem puxar muito pela máquina reparei que as temperaturas do CPU fácilmente subiam para os 60 ºC.
Comprei um par de fans para a caixa (entra ar à frente, sai atrás) e as temperaturas baixaram para 56 ºC.
Tirei e voltei a colococar o cooler do CPU e tirei e voltei a colocar de novo e tudo na mesma.
Decidi comprar um cooler um bocado melhor do que o que vem de origem com o CPU, um Arctic Freezer 7PRO.
Neste momento tenho a gestão da velocidade da fans em PERFORMANCE e continuo a ter para cima de 50 ºC no CPU sem muito esforço.
Tenho a certeza, quase absoluta, que o contacto do cooler com o CPU está bem feito, até porque já o tirei fora de novo e a superficie da massa térmica não parecia mostrar indicios de mau contacto. Voltei a colocar massa térmica e a encaixa-lo de novo.

Um colega meu comprou um conjunto de peças igual e as temperaturas do CPU não lhe ultrapassam 40ºC, o que comprova que algo de estranho se passa com o meu!
O único elemento diferente é a caixa mas são da mesma gama de qualidade (qualidade baixa).

Neste momento tenho:
T. CPU - 51ºC
T. MB - 31ºC
V. Core - 1.216 V
Vel. CPU Fan - 960 rmp
Vel. Chassis Fan - 1150 rmp
Vel. Chassis Fan - 1100 rpm

FSB: - 1067 MHz
F. CPU - 2402 MHz (266.87 x 9)

Utilização CPU
Core 1 - 2%
Core 2 - 1%

Com a fan do CPU em máxima força (2800 rmp) a temperatura baixa para 42ºC.

Quando ligo o PC (depois de completamente frio), na BIOS a temperatura do CPU inicia logo a 35ºC e começa a trepar.

Qual é que poderá ser a causa para estas temperaturas anormais?
Poderá ter alguma coisa a ver com a fonte? É assim tão dificil montar bem um cooler num LGA775?
Se sem OC já é assim, se puser isto a bombar mais ganho um aquecimento novo para o inverno.

Agradeço a vossa ajuda.
 
Última edição:
Tens ai qualquer coisa mal de certeza, porque o cooler de origem chega perfeitamente para arrefecer esse cpu . Eu teho essas temps quando tou com 1.55v de Vcore, so para comparaçao.
Bem, se ja verificas-te se o cooler estava bem encaixado, entao podera ser o sensor da board que esteja marado, ou entao tens mesmo uma ma arrumaçao na caixa, mas penso que nao é arrumaçao que vai fazer essa diferença de quase 20ºc.
 
Boas....


Eu tenho o mesmo problema... tenho o meu E6300 a 55º/60º
E o mais engraçado é que tenho sempre de estar com o "olho" na ventoinha do cooler porque demora a arrancar e as vezes nem arranca.... e ainda não consegui chegar a resolução do problema, mas penso que seja da board.
 
Eu tenho a configuração quase igual à tua (post inicial) e a temperatura máxima aqui é 33ºC, a jpgar chega aos 36ºC (vamos lá ver no Verão)
 
Da arrumação não é, só se for mesmo da board. Agora o problema é convencer a loja a fazer-me a troca.

Das vezes que desmontei o cooler, depois de ter o pc ligado, não me pareceu que o CPU estivesse assim tão quente.
 
Estive a fazer o teste de temperatura processador com o Intel Thermal Analysis Tool e a temperatura que este indica é no minimo menos 12 ºC que a temperatura lida pela MB.

Amanhã já lá têm a minha board para troca! RMA!
 
Estive a fazer o teste de temperatura processador com o Intel Thermal Analysis Tool e a temperatura que este indica é no minimo menos 12 ºC que a temperatura lida pela MB.

Amanhã já lá têm a minha board para troca! RMA!

Bom dia!Eu tenho um E6600 @ stock com Tuniq Tower 120 e tenho 25 idle com fan no maximo.Pretendo fazer oc mas não encontro em lado nenhum referencias sobre temperaturas "normais" deste processador.Alguem sabe?Qual a temperatura máxima que ele devem atingir com OC?Obrigado
 
Sei que nao tem comparaçao pois tenho arrefecimento a agua, mas apos o pc um dia inteiro ligado sempre a jogar o maximo dos maximos foi 53 º

Sem grandes usos tenho sempre na base dos 33º - 45º


Acho que não é muito pois nao ? ( o meu watercooling tb é fraquinho ) :'(
 
Sei que nao tem comparaçao pois tenho arrefecimento a agua, mas apos o pc um dia inteiro ligado sempre a jogar o maximo dos maximos foi 53 º

Sem grandes usos tenho sempre na base dos 33º - 45º


Acho que não é muito pois nao ? ( o meu watercooling tb é fraquinho ) :'(

Mas com velocidade stock?É que tenho a fan do TT120 no max porque sou guloso:007:
Afinal as temps sao superiores.O asus probe não tá bom.Usei everest , speedfan e coretemp e todos me deram 52º quando a 3ghz(333*9).O TT120 ultrapassa alguns WC e com a fan no máx...uiii...é mt bom mas faz muito barulho por isso...pus a caixa do outro lado do quarto :lol:
Agora para trocar de cd ou dvd tenho de andar 5 metros mas o silencio compensa!!!!
 
Ps1cologo nao te preocupes disso da ventoinha do cpu nao arrancar logo pq é normal nestas boards. Tenho uma igual e a fan so arranca depois do "bip", ja tenho outro cooler e acontece a msm coisa.
 
sei que ja passou algum tempo...vamos la ver se tenho a sorte de me responderem...
tenho exactamente o mesmo problema que aqui foi descrito e gostava de saber se trocaram as motherboards e se realmente era esse o problema!

desde ja...obrigad :)
 
Tb tenho um E6600 e uma P5B com um hyper TX tenho o CPU a 50º e a MB a 38º. e nos cores tenho 30º

Pelo que me apercebi, na pesquisa que fiz.. existe uma descrepância de leituras que acho que se deve a todas as Mboards que usam o 965! Não é ainda um bug "oficial", mas muita gente se queixa do mesmo, n só a nivel nacional como internacional...

Agora n sei é ao que se devem estes meu 50º no CPU... há ai pessoal a dizer que tem 30 e tal e 40... eu tenho 50º... daki a nada isto frita. E tenho uma CM ELITE 330 com uma fan 120mm a fazer take in e outra a fazer take out. Os cabos estão todos bem arrumadinhos.. n sei ao q se deve estas temps.
 
tnh um E6400 com o belo do cooler da intel numa P5N-E SLI e custumo ter de temps no CPU a volta dos 34/35º e qdo jogo ou puxo mt por ele (ediçao de video e mais mil e uma coisas ao mm tempo :D) ele salta pos 40 e no maximo 41. atençao que ainda estou com o cooler stock. a unica coisa boa ali é a pasta termica que é artic ceramique. e axo k ta a umas boas temps!!
 
Já agora... no everest acusa-me o processador a 1600mhz de clock e diz q o original é 2400mhz...

De onde aparecem esses 1600mhz??? O processador n devia estar a trabalhar a 2400mhz ?!??

Deixo aqui um print screen para verem ao que me refiro:

 
[ThunderS];1651900 disse:
Já agora... no everest acusa-me o processador a 1600mhz de clock e diz q o original é 2400mhz...

De onde aparecem esses 1600mhz??? O processador n devia estar a trabalhar a 2400mhz ?!??

Deixo aqui um print screen para verem ao que me refiro:



tens o speedstep ligado.....desliga o C1E e o EIST e isso deixa de acontecer
essa função serve para poupar energia e dar descanso ao cpu em iddle....mal metes carga ele sobe o multi para 9
 
tens o speedstep ligado.....desliga o C1E e o EIST e isso deixa de acontecer
essa função serve para poupar energia e dar descanso ao cpu em iddle....mal metes carga ele sobe o multi para 9

Tks SteelBallz... bem.. então há aqui gato grande..

Se ele com 1900 rpm´s, um Hyper TX, com o C1E e o EIST ligado (o q o faz estar a 1600mhz em idle) e eu obtenho temps de CPU 48º e de 28º nos cores... imagino em FULL

Mas mais uma x tks.
 
tens o speedstep ligado.....desliga o C1E e o EIST e isso deixa de acontecer
essa função serve para poupar energia e dar descanso ao cpu em iddle....mal metes carga ele sobe o multi para 9

onde esta o EIST....o que é isso????
o speedstep sei onde esta e o C1E tambem.
Tenho E6420 cooler original + P5bdeluxe em N.O.S a 120%, e as temperaturas máximas a jogar foram:
CPU 45.5º
System 36º
XFX 8600GTS 68.4º
Seagate 320gb 32º
 
Back
Topo