E6750 vs Q6600

GigaManiac

Power Member
Boas pessoal...

Eu comprei um E6750 há coisa de um mês e ainda não parei de pensar se foi uma escolha muito acertada tendo em consideração que podia ter trazido um Q6600 só por mais 55e. Eu já estava a par disto no momento em que comprei o E6750 mas deixei-me seduzir pelo FSB de 1333Mhz e pelo seu grande potencial de OC. Neste momento está a correr a @3.2Ghz e com um FSB +/- de 1500Mhz e não tenho nenhuma razão de queixa mas 4 cores são sempre 4 cores mesmo com um FSB de 1066. Para aqueles que não conheçam bem estes processadores aqui vão as características principais...

-E6750-
2 Cores - Conroe
@2.67Ghz
FSB 1333
4MB L2 Cache

-Q6600-
4 Cores - Kentsfield
@2.4Ghz
FSB 1066
8MB L2 Cache

Qual é que é a vossa opinião em relação a isto?
Acham que fiz uma escolha acertada ou não?

Cumps...
 
Eu fiz uma escolha igual.

Recusei um Quad para já, até porque me obrigaria a trocar outros componentes, e nesta altura simplesmente não quero.

Por outro lado, em relação ao quad-core (Q6600) foi quase menos 90 euros, e não 55.

3.2 Ghz é OC de meninos nesse CPU :D

Eu tenho-o a 3.4 e ainda não está a 3.6 ou 3.8 porque as mems não deixam.

Anda, sobe isso eheheh


P.S.: quanto á tua escolha, definitivamente sim, boa escolha. screw quads. Lá mais para a frente, quando realmente as aplicações (jogos sobretudo) fizerem uso dos ditos, logo pensas em trocar.
 
Última edição:
Tenho alguns jogos que já conseguem tirar partido de quads mas este processador não me desiludiu em nenhum aspecto com esses jogos. O Stalker é um desses jogos. Mas o meu receio é que este processador venha a ficar desactualizado muito mais cedo que o Q6600 o que me parece bastante óbvio. E se for-mos a ver as coisas por ai talvez não fosse mal pensado ter gasto mais 55 euritos.
 
O stalker e o lost world. Mas acho que o lost world só tira partido de quads se o corrermos com o DX10 e eu estou a usar o XP que infelizmente não o suporta embora já tenha ouvido falar de uns DX10 para o XP mas a mim cheirou-me que havia pra li qualquer coisa errada por isso não me aventurei muito e deixei-me tar com o 9 pa não ter que reinstalar o Windows.
 
Lost world nem estou a ver que jogo seja.

Stalker posso-te garantir que é outro mito, tal como o crysis. Nenhum dos dois usa Quad, nem dual quase.
The developers of STALKER have clearely stated that STALKER benefits from Dual/Quad Core CPUs. This is evident in the Readme.txt file found under your \Program Files\THQ\S.T.A.L.K.E.R. - Shadow of Chernobyl directory which specifically says that "S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl should utilize your dual and quad core processor natively and automatically. Running a dual or quad core processor is one of the best ways to improve performance."


Unfortunately in testing STALKER on a dual core CPU, I've found that in general while I've had no problems, it doesn't seem to utilize both cores completely; like most non-multithreaded games it only uses around 50% of each CPU, or 100% of one core and around 0% of the other. I haven't found any switches which force STALKER to run in multithreaded mode, and I'd suggest that given the game began development over six years ago, it's unlikely most of it is multithreaded enough to truly take advantage of multi-core CPUs

http://www.tweakguides.com/STALKER_10.html
 
Ora ai está uma grande novidade que me estás a dar... mas acho que no máximo daqui a uns 6 meses vou estar arrependido de ter comprado este processador... não é que eu duvide que ele aguente os novos jogos que estão para vir mas porque não duvido, mas acho que vai haver uma grande diferença em termos de desempenhos que me vão fazer arrepender de não ter gasto mais umas coroas. E isto de comprar processadores de 6 em 6 meses não é pra minha carteira. Este agora é pra ficar pelo menos até ao final do ano que está ai a porta. Só me resta esperar que ele se aguente bem até lá, mas também é para isso que existem os OC's (heheheheheee).
 
Sabes que com tanta gente a usar Quads, com a Intel a promovê-los em videos e noticias, e com estes forums a dizerem-te que "quad é o futuro", tu quase nem pensas quando vais comprar.

Eu arriscaria-me a dizer que daqui por 6 meses ainda tens processador, rei e senhor para os jogos que quiseres, mas é apenas uma opinião/previsão, mas como não sou a alcina lameiras...

Aliás, se reparares, a Intel ainda agora anda a lançar dual cores para a média gama, como os 8xxx. Se fossem assim tão inuteis, lançariam antes Quads capados.

Por um lado se me disseres que fizeste uma base e compraste Quad, ok, boa escolha, se fizeste tudo "de raiz" ok não foi nada mal pensado, ainda que mais caro.

Por outro lado, escolheste dual, optima escolha de qualquer das formas. Esse CPU aos 3600 Mhz, e se a aplicação não for multi-threaded, só tem de se preocupar com a frequência, como vês nos testes do link abaixo.

hl2.png


O que conta é a frequência em single-threads, o 6750 tem mais, está na frente do Q6600 :)

Jogos Quad-ready, eu diria que só lá para o outono 2008.
 
Última edição:
Bem por acaso não tinha reparado nesse pormenor dos 5Ghz. Eu tenho um E6750 que tem praticamente o mesmo potencial de OC que um E6700 e pelo que já vi em vários sites este processador que tenho tornasse instável quando clokado acima dos 3.8/3.9Ghz agora 5.0Ghz!!!... Isso já deve dar pra estrelar uns ovinhos ai de cima, não?
 
Eu tambem recusei o Q6600 e arranjei um 6750 para o meu novo computador. Mas não posso dizer se é bom ou não porque ainda me falta a gráfica. Mas mal tenha o pc montado vai logo levar um OC em cima e depois venham cá dizer qual é melhor Q66oo ou 6750 a 6ghz:lol::P
 
Tenho o e6750 a 3.7ghz e só posso dizer bem dele, tb poderia ter a escolha o quad mas preferi este porque em oc vi mais coisas sobre este, maior poder de oc!!Ainda queria ver se chegava com ele aos 4ghz!
 
Eu tambem recusei o Q6600 e arranjei um 6750 para o meu novo computador. Mas não posso dizer se é bom ou não porque ainda me falta a gráfica. Mas mal tenha o pc montado vai logo levar um OC em cima e depois venham cá dizer qual é melhor Q66oo ou 6750 a 6ghz:lol::P

6Ghz!!!....... Eu aconselho-te muito seriamente a ires a este link e leres com muita atenção o que está lá escrito......

http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reviews/core_2_duo_e6750_review/13.html

E também não te esqueças que o FSB de 1333Mhz (clock externo) e sempre proporcional ao clock interno (2.66Ghz de origem), ou seja, se tu clockasses a 6.0GHz ias ficar com um FSB de aproximadamente 3000Mhz e eu não tou a ver nenhuma board com essa capacidade nem sequer uma bios o permita. Mas claro, mesmo que houvesse uma board para isso acho que quando ligasses o pc ele nem ia passar do POST. Se tás com fé força. Mas se eu fosse a ti esquecia isso para não ter de comprar outro processador, board e claro as memórias também a menos que aumentes e muito os timings.

Conselho de amigo...
 
Última edição:
Eu tambem recusei o Q6600 e arranjei um 6750 para o meu novo computador. Mas não posso dizer se é bom ou não porque ainda me falta a gráfica. Mas mal tenha o pc montado vai logo levar um OC em cima e depois venham cá dizer qual é melhor Q66oo ou 6750 a 6ghz:lol::P
Se quiseres estar no recorde de todos já sabes podes contar connosco!:P:P:P:P:P!Tambem nao e preciso abusar, se quiseres chegar aos 5ghz vá ainda tou aqui para o que der e vier!Agora 6?nahhh..
 
Pah, não sonhem... 6000mhz/8= 750mhz. Algo "impossível" num e6750 (teria de ser muito golden e a board teria que os dar :s)... Ficariam com um FSB de 3000... Vão sonhando... E só com DDR3... Se fizerem 4GHZ já é MUITO bom.
 
Back
Topo