1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

E8200/5200+

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por adolfo dias, 13 de Junho de 2008. (Respostas: 37; Visualizações: 2009)

1. adolfo dias

adolfo dias Power Member

sei que o e8200 é superior ao 5200+, mas tb custa 60€ a mais
    a questão é se o rendimento é proporcional aos 60€ em jogos e edição de imagem SEM OC
    a outra questão é acerca das temperaturas. tenho neste momento um 2400+ a 52º em idle e pelo que li os x2 funcionam entre os 55 e os 75º...
    que temperatura são normais para estes dois processadores a ar com um coller decente (até 30€)

tia

2. apoc

apoc Power Member

esses com stock cooler nem devem chegar aos 45ºC em idle ...

sinceramente não se justifica a diferença de preço para o uso em causa ...

3. compositor20

compositor20 Power Member

eu vou comprar um amd athlon x2 5000+ BE (black edition) funciona a 2,6 é melhor que esse 5200 porque dá para fazer overclock com um cooler barato até aos 3,1ghz sem aumento de voltagem.. (é so aumentar o multiplicador e está feito e as temperaturas com artic cooler 64 pro atingem os 51º em load e os 35 em idle...

os x2 aguentam até 65 em load... no nosso país uns 55 em idle com o artic cooling..

preços:

amd athlon 5000+ BE 75 euros
    artic cooler 64 pro pwn 18 euros

www.mpinfor.com

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

queres então dizer que um 5200+ é melhor que o e8200 na relação qualidade preço?
    estando a falar de cpu's com velocidades identicas, mas tendo o intel 6mb de cache contra 1mb do amd e o intel ja sendo 45nm?
    será um cpu para durar ainda uns anitos.
    li aqui de um user que tinha o 5000+ a 55º e siceramente queria algo mais fresco... se o e8200 ficasse nos 30 ou 40º seria o ideal.

qual foi a parte do SEM OC que te escapou?
    prefiro o 5200+ ao 5000+ por ter cache de 1mb. n me interessa ter o multi desbloqueado

5. compositor20

pois mas o athlon 5000+ permite overclock até para pessoas que nao o iam fazer, como eu;) visto que é só ir À bios e aumentar de 13,5 para 15,5 e tens um processador a funcionar sem problemas de fiabilidade!... mas o e8200 é melhor provavlemente nao compensa a diferença de preço e se do intel para o amd a diferença na cache é sentida em performance... do 5200 ate nem ~e... alem disso o amd é 65 ou 55 nm é uma boa compra abaixo dos 95 ja com um bom cooler... em idle consegue no nosso país uns 35 graus... e em load uns 55 ou menos quem sabe...

não compres já. deixa outros users mais sabidos do que postar algo

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n penso mm fazer OC seja intel ou amd
    em principio só comprarei no proximo mes, mas as escolhas estão mais ou menos feitas e será algo dentro dessa linha de preços. a duvida prende-se mesmo com a cache e pelo facto dos E8xxx serem 45nm
    se o 5200+ em idle fizer 35 já é bom.
    a converter video tinha o meu a 60º e n me agradou.

se mais alguem puder acrescentar algo agradecia

7. RedDevil76

RedDevil76 Power Member

Boas
    As temperaturas dos processadores são muito relativas ,prendem-se com diversos factores.Por exemplo que tipo de Caixa tens,terá boa extracção/entrada de ar ... em que estado se encontra o dissipador do processador,se é um ventilador de origem,alguma vez foi trocada a massa térmica..... que após Ex: 5 anos continua exactamente no mesmo sitio.
    Independentemente do tipo de processador(+- quente) a ter tens sempre a certeza que mediante a troca do dissipador de origem por um de marca mais conceituada nunca mais terás problemas com temperaturas alem que são muito mais silenciosos.

No entanto tenho a certeza que o processador que escolheste mesmo de origem há-de ser sempre fresquinho +- 33ºC idle e 45ºC em full .

Specs

Processor AMD Athlon™ X2 Dual-Core
    Model 5200+
    OPN Tray ADO5200IAA6CZ
    OPN PIB ADO5200CZBOX
    Operating Mode 32 Bit Yes
    Operating Mode 64 Bit Yes
    Revision F3
    Core Speed (MHz) 2600
    Voltages 1.20V/1.25V
    Max Temps (C) 55-72
    Wattage 65 W
    L1 Cache Size (KB) 128
    L1 Cache Count 2
    L2 Cache Size (KB) 1024
    L2 Cache Count 2
    Socket AM2

Depois se achares necessidade de comprares um cooler melhor posta ai,que o pessoal dá-te umas dicas ,mas se nao pretendes fazer Overc.ficas bem servido com o de origem.

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

viva
    a escolha ainda n está feita para o 5200+ (ou 5600+) dependendo da variação de preços.
    poderei tb optar pelo e8200 ou e8400
    a caixa em principio será uma nox coolbay com janela.
    pelo que percebo então seja o amd ou intel com um OCZ Vindicator por exemplo ira andar abaixo dos 40º ?

agora relativamente ao resto... as velocidades de ambos os cpus são iguais, mas a cache é mt diferente... valerá a pena os intel pela cache e pelos 45nm ou a diferença de preços n compensa?

9. o q6600 65nn em idle nao passa dos 13º e em load fica no maximo nos nos 30º ..os mad 5000+ acho que ainda nem chegaram aos 65nn alem de que consomem muito mais energia...aquecem mais ...e o rendimento pelo que tenho visto e ouvido nao compensa..mas isto e a minha opiniao tendo em conta que com 100 euros ou pouco mais ja compras um bom core2 ou entao se estiveres interessado em dar 170 euros ja compras um q6600 que para edicao de video e o ideal alem de que as diferencas de cache entre processadores e abismal core2 andas entre os 4-6 mb eos quad core entre os 8-12 mb....

10. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

Entre o E8200 e o 5200+ escolhe o E8200 abafa o 5200+ em tudu ;)

Cumps

11. compositor20

se estiveram ao mesmo preço escolhe o 8200... visto que não vais fazer mesmo overclock...

se o 5200+ estiver a 80 euros e o outro a 130... se calhar poupavas esses 50 euros e investias noutra coisa.. a performance é melhor mas nada de outro mundo

12. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n estou niteressado em quad para já.

esse tipo de resposta n me ajuda em nd.
    se o 8200 é melhor gostaria de saber o pq

o 5200+ esta a 75€ acho eu e o e8200 a 130€. ainda é uma diferença relativa, agravada pela diferença entre boards que será de cerca de 30€ no final a configuração amd fica entre 75 e 100€ mais barata.

o que eu gostaria de saber e ainda ng se chegou à frente é até que ponto a diferença de chaces deve ser tida em conta e a diferenca dos 45nm para os 90nm do amd

13. compositor20

o 5000+ nas versões mais recentes é a 65nm e não a 90nm o 5200 n sei...

sinceramente não compensa 100 euros de diferença... se comprares uam board par quad core com crossfire 16x ou 8x nas duas trens de dar pelo menos 160euros por uma board intel e na amd levas uma am2+ da gigabyte por 110 e dá para quad core tb e crossfire 8x

sem crossfire uma boar intel sao 120 euros+- e uma amd 70! a diferença não justifica as instruções sse4 do intel 8200 ou o clock speed mais alto... entre 3ghz e 2,8..

14. RedDevil76

RedDevil76 Power Member

Boas

Esses graus no teu computador devem ser especiais....decerto deves ter o computador dentro de um frigorifico,porque só assim conseguerias ter essas temps em idle.:P

A escolha do processador é tudo uma questão de Desempenho Vs Orçamento,se pretendes fazer uma compra em que tudo aquilo que vais comprar é aquilo que vais usar compra sem duvida AMD agora se pretendes fazer Over. e contabilizar tudo aquilo que tens mas que raramente chegas a usar compra Intel.

15. adolfo dias

adolfo dias Power Member

o 5200+ ainda é 90nm pq é windsor. os brisbane é que são 65nm acho eu.
    tb n tenho intençoes de CF ou SLI

entao basicamente apesar do intel ser melhor, n é 70€ melhor correcto?

16. compositor20

compra antes o 5000+ BE mesmo que não vás fazer overclock porque sendo bisbane é a 65nm... já aquece muito menos... compras um bom cooler á parte ou compras a versão sem ser BE já com cooler incluído e fica-te por esse preço e a diferença para o 5200 é praticamente nula... e um dia se quiseres fazer overclock dada a simplicidade ou se precisares de editar um vídeo ou imagens ou animações 3d sempre podes fazer overclock só para essa tarefa e dps diminuis de novo para a velocidade normal...
    fica por 75+18euros
    e o intel é talvez uns 30 ou 40 euros no máximo melhor... há agor aum e7200 que tem melhor relação preço performance

17. .DX.

.DX. Power Member

Os Athlon 64 X2 nao têm andamento para os novos Core 2 Duo E8000.

Última edição: 16 de Junho de 2008
  18. compositor20

se fizesses overclock ao 5000BE ficavas entre o athlon 6000 e o 6400 e ainda poupavas dinheiro...

19. cpe

cpe Power Member

tornar se dificil comparar 2 processadores de duas plataformas diferentes...
    no meu caso e com ambos os sockets vão morrer ainda este ano escolhia intel, mais caro sem duvida mas garantia de mais futuro...no mercado de usados.....

20. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a minha preferencia do 5200 face ao 5000 prende-se pela cache de 1mb, que apesar de tudo ainda n percebi se será algo a ter em conta para o que pretendo do cpu.
    a opão intel prende-se apenas com os E8xxx visto que o e7200 custa uns 10€ menos que o e8200 e este já é 45nm

assim ja começa a pender mais para o intel... se bem que depois tb vai depender bastante da gráfica

n tenho interesse nisso

esse argumento n pesará, pois seja qual for a opção vai ser para manter até pifar ou ser completamente obsoleto.
    pq dizes que os skt vão morrer este ano?

Partilhar esta Página