1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

E8400 40/50/100º!!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Demolisher_PT, 4 de Janeiro de 2009. (Respostas: 28; Visualizações: 1147)

1. Demolisher_PT

Demolisher_PT Power Member

Boas pessoal como podem ver pelo my sistem tenho um E8400 e estive ontem a ver as temps e a fazer update a minha bios e vi que ele esta nos 40º ate aos 50 e 66º foi o maximo registado. Agora queria saber se isto é normal, pois uma amgio meu que tem um E6XXX de 65nm tem 34/40º e supostamente os de 45 deviam ser mais frescos. Ja agora tambem tenho em mente comprar um cooler para ele e fazer um OC para 4Ghrtz so nao quero e tostar o processador.

Cumps e desde ja obrigado pelas respostas.

Última edição: 8 de Janeiro de 2009
  2. searaider

searaider Power Member

40º é a temperatura em idle? 66º em full load?

3. Demolisher_PT

Pa e idle ja o vi nos 34 ate aos 45º depois a puchar mais por ele ja estive nos 60/65º. Nao e muito?

4. rav3n

rav3n Power Member

se calhar deviam mas não sao. o meu ex E6600(400x8 1.35v) era bem mais fresco que o E7200(400x9.5 1.28v) actual, com o mesmo setup de WC

na pratica acabam por nao ser mais frescos essencialmente por dois factores:

-frequencias mais altas fazem o cpu gerar mais calor, mesmo que nao seja muito guloso de volts;

-a diminuição do processo de fabrico traduz-se num die mais pequeno, que significa menor area de contacto internamente dos cores com o IHS, e poderá limitar a transferência de calor; isto considerando já o resto do sistema como optimo(bom cooler e bom contacto cooler/IHS, massa termica bem aplicada, etc)

as tuas temperaturas sao normais para esse cpu em default com o stock cooler pois é bastante fraquinho

Última edição: 4 de Janeiro de 2009
  5. searaider

searaider Power Member

Qual o programa que estás a usar para monitorizar as temperaturas, qual a temperatura ambiente? A tua board é igual a minha, entra na bios e ve a temperatura do processador.

6. vascorama

vascorama Power Member

São as mesmas temps que eu tenho, mas eu estou com 1.4v na bios...
    Se bem que tenho um bom cooler...mas! o meu E6420 não passava dos 45º em load, ou seja, confirma-se a teoria do 2º post.
    Se bem que a temp não me preocupa muito, desde que não passe dos 70º está bom, ainda para mais está na garantia...

7. Demolisher_PT

Pa eu uso varios, uso o HW temp e CPU-Z. E na bios esta a mesma temp. Ate tinha feito update a bios (tinha de fazer porque estava muito desactualizada) e mesmo assim nao baixou (podia estar com bugs nos sensores). E de temp de sistema estou a 30º se nao me engano.

PS: Devo comprar dentro em breve um cooler, pois quero fazer OC para o por a 3,7 Ghrtz/4Ghrtz. Mas nao quero que ele fassa bifes la dentro. Por isso é que queria saber se estas temps estao muito altas, pois mesmo com cooler se fizer OC la se vai o processador com os porcos.

Última edição: 5 de Janeiro de 2009
  8. Demolisher_PT

Alguem me pode dizer qual a temperatura do seu E8400 que esteja stock e com stock cooler??

Assim podia comparar.

9. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Muitos dos cpus a 45nm vêm com os DTS's presos. O meu por exemplo prende nos 40º C e mesmo que esteja a temperaturas mais baixas ele não as reporta correctamente.
    Mas o que interessa no fundo são as temperaturas em Full Load. Não te preocupes muito com as temps em Idle.

Ainda assim podes usar o RealTemp e fazeres o test dos sensores que o programa traz... Se o teste mostrar movimento zero dos sensores é porque eles estão presos. Mas isso acho que até já foi admitido pela Intel. É um mal menor dos DTS's...

cUMPs

10. vascorama

vascorama Power Member

O real temp dá-me menos 5º que o CPUID Hardware Monitor, e menos 10º que o Everest! :n1qshok:
    Ou seja, estou com 30º em idle e 50º em full, no real temp, com 1.4v
    Agora a pergunta, qual deles é mais fiável?

11. Demolisher_PT

Bem o vasco esta com temps super baixas, mas agora, eu fui ver a minha bios as temps, cheguei la ate me "caguei" todo, estava la 80/82º mas tambem ja andei a ler e vi que estes "8400 sao quentinhos e que muitas vezes as bios nao dao bem as temps.

Alguem esta na mesma situaçao que eu?'

12. Demolisher_PT

Bem preciso mesmo de ajuda, liguei o orthos pra exprimentar, disparou logo para os 100º o cabr** do CPU. Isto é da board ou CPU alguem sabe?

13. Ricardo C.

Ricardo C. Power Member

Sem querer estar a dizer mentiras, mas a 100ºC o CPU não devia auto desligar-se para sua protecção ? Pelo que sei todos eles têm essa protecção, não sei se é reinciar mas talvez algo parecido, descer o clock ou assim...

Penso que se não acontece nada daquilo que disse em cima, o sensor pode estar " marado ".

Verifica também se o cooler está bem encaixado, e se a massa térmica está bem aplicada.

14. Demolisher_PT

Massa é a que vem de origem, cooler esta bem colocado, esta nas rotaçoes maximas e nao desliga porque na minha bios esta para 105º

15. searaider

searaider Power Member

Tens ai alguma coisa que não está bem, a minha board nunca mostrou essas temperaturas na bios, já alguma vez actualizaste a bios?

16. Demolisher_PT

Sim e esta na ultima versao, agora fui la outra vez e esta a 60º. Mas quando corro o orthos ele vai para os 100º num instante. Mas agora é assim. A minha board tem o EPU e aquilo tem o modo max powe saving, power saving, high performance, turbo. Fiz um com ele em max power saving, que bloqueia o cpu a 2000Mhrtz e estava nos 59º nao subia mais. Sempre em full por 5 minutos. Agora ponho em modo normal e sobe disparado. Ja desinstalei o EPU e vai dar ao mesmo :S

17. searaider

searaider Power Member

A temperatura do meu e8400 na bios da p5q dlx agora nesta altura andava sempre entre os 17 e os 20º, logo dizer que deves ter ai um problema qualquer e no vista em idle descia sempre abaixo dos 27, mas o realtemp ficava sempre nos 27/29, não me mostrava menos que isso

18. vascorama

vascorama Power Member

Boas, as temps na bios são em idle...
    Alguma coisa aí está muito mal, verifica quanto antes se por acaso o cooler não saiu do sítio ou algo semelhante...
    Se vires que aparenta estar bem, tens de o desmontar para verificar a massa térmica.
    Se estiver tudo bem algo tem de ir para rma...

19. Demolisher_PT

Pa o cooler esta bem preso, e as temps continuam iguais. Agora tipo se retirar o cooler tenho de voltar a por pasta ou assim se vir que algo esta mal(que nao inclua a pasta neste caso)? Ou aquele que la tiver esta boa?

20. King_UnReal

King_UnReal Power Member

Pois tens de limpar o CPU com a pasta antiga e pores uma pasta termica nova tipo mx senao como te disse RMA do cpu/board.

Partilhar esta Página