E8400 40/50/100º!!!

Demolisher_PT

Power Member
Boas pessoal como podem ver pelo my sistem tenho um E8400 e estive ontem a ver as temps e a fazer update a minha bios e vi que ele esta nos 40º ate aos 50 e 66º foi o maximo registado. Agora queria saber se isto é normal, pois uma amgio meu que tem um E6XXX de 65nm tem 34/40º e supostamente os de 45 deviam ser mais frescos. Ja agora tambem tenho em mente comprar um cooler para ele e fazer um OC para 4Ghrtz so nao quero e tostar o processador.

Cumps e desde ja obrigado pelas respostas.
 
Última edição:
Boas pessoal como podem ver pelo my sistem tenho um E8400 e estive ontem a ver as temps e a fazer update a minha bios e vi que ele esta nos 40º ate aos 50 e 66º foi o maximo registado. Agora queria saber se isto é normal, pois uma amgio meu que tem um E6XXX de 65nm tem 34/40º e supostamente os de 45 deviam ser mais frescos. Ja agora tambem tenho em mente comprar um cooler para ele e fazer um OC para 4Ghrtz so nao quero e tostar o processador.

Cumps e desde ja obrigado pelas respostas.

40º é a temperatura em idle? 66º em full load?
 
Agora queria saber se isto é normal, pois uma amgio meu que tem um E6XXX de 65nm tem 34/40º e supostamente os de 45 deviam ser mais frescos

se calhar deviam mas não sao. o meu ex E6600(400x8 1.35v) era bem mais fresco que o E7200(400x9.5 1.28v) actual, com o mesmo setup de WC

na pratica acabam por nao ser mais frescos essencialmente por dois factores:

-frequencias mais altas fazem o cpu gerar mais calor, mesmo que nao seja muito guloso de volts;

-a diminuição do processo de fabrico traduz-se num die mais pequeno, que significa menor area de contacto internamente dos cores com o IHS, e poderá limitar a transferência de calor; isto considerando já o resto do sistema como optimo(bom cooler e bom contacto cooler/IHS, massa termica bem aplicada, etc)

as tuas temperaturas sao normais para esse cpu em default com o stock cooler pois é bastante fraquinho
 
Última edição:
São as mesmas temps que eu tenho, mas eu estou com 1.4v na bios...
Se bem que tenho um bom cooler...mas! o meu E6420 não passava dos 45º em load, ou seja, confirma-se a teoria do 2º post.
Se bem que a temp não me preocupa muito, desde que não passe dos 70º está bom, ainda para mais está na garantia...
 
Qual o programa que estás a usar para monitorizar as temperaturas, qual a temperatura ambiente? A tua board é igual a minha, entra na bios e ve a temperatura do processador.

Pa eu uso varios, uso o HW temp e CPU-Z. E na bios esta a mesma temp. Ate tinha feito update a bios (tinha de fazer porque estava muito desactualizada) e mesmo assim nao baixou (podia estar com bugs nos sensores). E de temp de sistema estou a 30º se nao me engano.

PS: Devo comprar dentro em breve um cooler, pois quero fazer OC para o por a 3,7 Ghrtz/4Ghrtz. Mas nao quero que ele fassa bifes la dentro. Por isso é que queria saber se estas temps estao muito altas, pois mesmo com cooler se fizer OC la se vai o processador com os porcos.
 
Última edição:
Muitos dos cpus a 45nm vêm com os DTS's presos. O meu por exemplo prende nos 40º C e mesmo que esteja a temperaturas mais baixas ele não as reporta correctamente.
Mas o que interessa no fundo são as temperaturas em Full Load. Não te preocupes muito com as temps em Idle.

Ainda assim podes usar o RealTemp e fazeres o test dos sensores que o programa traz... Se o teste mostrar movimento zero dos sensores é porque eles estão presos. Mas isso acho que até já foi admitido pela Intel. É um mal menor dos DTS's...

cUMPs
 
O real temp dá-me menos 5º que o CPUID Hardware Monitor, e menos 10º que o Everest! :n1qshok:
Ou seja, estou com 30º em idle e 50º em full, no real temp, com 1.4v
Agora a pergunta, qual deles é mais fiável?
 
Bem o vasco esta com temps super baixas, mas agora, eu fui ver a minha bios as temps, cheguei la ate me "caguei" todo, estava la 80/82º mas tambem ja andei a ler e vi que estes "8400 sao quentinhos e que muitas vezes as bios nao dao bem as temps.

Alguem esta na mesma situaçao que eu?'
 
Sem querer estar a dizer mentiras, mas a 100ºC o CPU não devia auto desligar-se para sua protecção ? Pelo que sei todos eles têm essa protecção, não sei se é reinciar mas talvez algo parecido, descer o clock ou assim...

Penso que se não acontece nada daquilo que disse em cima, o sensor pode estar " marado ".

Verifica também se o cooler está bem encaixado, e se a massa térmica está bem aplicada.
 
Sim e esta na ultima versao, agora fui la outra vez e esta a 60º. Mas quando corro o orthos ele vai para os 100º num instante. Mas agora é assim. A minha board tem o EPU e aquilo tem o modo max powe saving, power saving, high performance, turbo. Fiz um com ele em max power saving, que bloqueia o cpu a 2000Mhrtz e estava nos 59º nao subia mais. Sempre em full por 5 minutos. Agora ponho em modo normal e sobe disparado. Ja desinstalei o EPU e vai dar ao mesmo :S
 
A temperatura do meu e8400 na bios da p5q dlx agora nesta altura andava sempre entre os 17 e os 20º, logo dizer que deves ter ai um problema qualquer e no vista em idle descia sempre abaixo dos 27, mas o realtemp ficava sempre nos 27/29, não me mostrava menos que isso
 
Boas, as temps na bios são em idle...
Alguma coisa aí está muito mal, verifica quanto antes se por acaso o cooler não saiu do sítio ou algo semelhante...
Se vires que aparenta estar bem, tens de o desmontar para verificar a massa térmica.
Se estiver tudo bem algo tem de ir para rma...
 
Pa o cooler esta bem preso, e as temps continuam iguais. Agora tipo se retirar o cooler tenho de voltar a por pasta ou assim se vir que algo esta mal(que nao inclua a pasta neste caso)? Ou aquele que la tiver esta boa?
 
Back
Topo