1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

E8400 + Team Elite 2GB DDR2-800

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Vaskitoh, 12 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1166)

1. Boas! tenho umas team elite 2Gb 800 com 1.8v stock! decidi fazer um overclock ao meu e8400 de 3.00 para 3.33, vcore 1.21v! tenho um fsb de 370 e a mem esta 1:1, ou seja, esta a 370mhz! sera k faz mal? nao é demasiado baixo?

2. ttboy

ttboy Power Member

Penso que pudias aplicar outro divisor e subir as mems. Ias ganhar performance

3. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Tendo em conta que essas memórias estão preparadas para fazer 400MHz de origem, estás a 30MHz no FSB de elas estarem em stock.

Neste momento estão com um ligeiro underclock, mas não me parece que seja muito mau. Sobretudo se tivermos em conta que, com o rácio mais perto que se pode arranjar a seguir a 1:1, que é 4:5, ficariam com um OC bastante razoável com o FSB a essa velocidade (~460MHz, ou 920MHz DDR, o que é capaz de ser um bocado puxado sem lhe aumentar as voltagens...).

Pessoalmente, gosto de números "redondos". Fiz OC ao meu E7300 para 3.33GHz (10x333MHz), e deixei as memórias a 400MHz, para não ter de andar às voltas com timings e afins. O próximo passo que daria seria 400MHz, em 1:1, mas já precisei de dar um cheirinho de voltagem ao NB (o CPU continua stock, btw) para o sistema não se passar da cabeça, por isso vou deixar ficar assim. Mas, claro, isto sou eu.

Cumps.

Miguel

4. Uso a board asus P5Q! ainda nao explorei bem, mas penso k nao sei como ponho as mems a 400! ao aumentar o fsb para 360, a mem estava a 5:6, estava a 400 e tal! mas kd aumentei mais o fsb, ficou a 1:1, ou seja, 370! pode se alterar na bios ou tem k ser com um programa?

ja ando a ver se aprendo alguma coisa com estes ligeiros overclocks,pk no final do mes vou ter um cooler jeitoso, e ai sim vou ter k saber bem como vou fazer para ficar com um sistema estavel!

5. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Hmmm, 5:6 é um divisor pouco comum. Ainda melhor que 4:5, é mais próximo de 1:1.

O divisor da memória é directamente controlado pela BIOS, nas boards que o suportam (virtualmente todas, o que pode faltar é controlo sobre os timings e voltagens). Dependendo da marca, pode aparecer como "Memory Speed" ou "Memory Multiplier" (Gigabyte), mas por via de regra não aparecem divisores.

Se aparecer "Memory Multiplier", 2x equivale a 1:1, e assim sucessivamente. É um bocado confuso, é preciso andar a multiplicar o valor do FSB pelo valor do multiplicador, para saber a velocidade final da memória, e depois inferir daí o divisor que está a ser utilizado (sendo certo que alguns dos multiplicadores estão arredondados...), ou então fazer o inverso do multiplicador e andar à procura de um divisor normal que dê o mesmo valor. Complicação...

No caso da Asus, geralmente apresenta a velocidade real final da memória nas opções de velocidade, tendo em conta o FSB escolhido. Geralmente a opção mais acima é 1:1 (se possível), começando a descer por aí abaixo, até 1:2 (já não é muito comum, excepto nos CPUs de 800MHz com memórias DDR2-800). DDR3 é mais complicado, que eu saiba o 1:1 é um rácio inexistente (DDR3 começa nos 1066MHz, salvo erro, e não há nenhum CPU com FSB oficial tão alto), geralmente os rácios são mais expansivos.

Espero que ajude.

Cumps.

Miguel

6. cL!cK

cL!cK Power Member

Naaah elas em underclock correm sem qq problemas, as minhas por ex. estão a 355 (710 reais) a 4-5-5-10 1T sem qq problemas, e fazem 450mhz (900 reais) a 5-5-4-12 2T na boa.

Fg eu queria comprar um segundo módulo de 2 gb destas para fazer dual channel mas de momento na loja do costume ta td esgotado :s tenho que esperar..

7. Vou amumentar mais um bocado o fsb, como estou a usar uma voltagem baixa (1.21) no cpuz acusa 1.19/1.20. Deste modo tambem nao aumento muito a temp. Pode ser k o fsb:Dram se coloque em outro valor sem ter k mecher! ah, eu tenho os timmings em auto...pode ser disso tb! embora em auto seja 5-5-5-15.

8. pois!estas como eu :P tambem estou a esperade mais 2Gb :P

9. Ja consegui alterar as mems! agora tenho 1:1 mas consigo por de 5:6 com um fsb de 370! de 5:6 elas ficavam a cerca de 444mhz.

Partilhar esta Página