E8500@4ghz tornou-se instavel. HELP!

d2

Power Member
Boas.. é o seguinte... desde sempre tive o meu 8500 com:

FSB 422 x 9.5
Vcore 1.312v
Vfsb 1.24v
VNB 1.28v
VRam 2.0v
VPLL 1.54v
VSB 1.20v

Era 8h Orthos Blend stable e as memorias com esse clock eram 5 horas memtest86 stable.

À pouco tempo mudei de XP 32 para Vista 64.. como andava a ter uns BSOD's esporadicos depois de algumas horas de gaming resolvi testar de novo o sistema...

- Testei com OCCT Mix e com os valores que usava antes tenho BSOD's...
- Aumentei Vcore 2 ou 3 steps e mesmo assim continuei a ter BSOD's
- Aumentei VRam para 2.10v... BSOD
- Aumentei SB para 1.30 e VPLL para 1.56.. BSOD
- Testei FSB 450 x 9, Vcore 1.328v... correu prai 4h e deu BSOD

Tou a dar em louco... alguem faz ideia do que posso fazer? O Orthos sera assim tao diferente do OCCT? Sera que o meu antigo setup nao passava em OCCT apesar de passar 8 horas de Orthos? Mesmo que isso seja verdade ja estou a usar um Vcore elevado para o clock que quero e mesmo assim esta instavel.

Deixo um screenshot do meu ultimo setting com FSB 450 x 9, memorias a 1:1
occg1.jpg
 
actualizaste a bios recentemente? algumas bios podem causar isso
mas isso para mim ta optimo, o meu E8400 pede 1,36v a 4.0GHz para ficar estavel
e nao noto diferença do meu xp 32 para o vista 64 ( ha quem diga que sim)

cumps.
 
Nao actualizei a bios.. uso a mesma que usava.

Ja me aconteceu passar em burn test e depois crashar ao fim de umas horas de orthos.. de qq das formas o que me interessa e' ter isto estavel.. se crasha em OCCT e' pq algo se passa.
 
Great... fiz update para a ultima BIOS e estou com ainda mais problemas de estabilidade. Nao consigo acabar um IBT...

Ainda por cima nao consigo mudar para a BIOS que usava antes pq eles nesta versao meteram um setting qualquer que nao deixa mudar para versoes antigas :005::005::005:
 
Eu faço update mesmo no menu da bios.. com o easy flash ou n sei que. Meto numa pen USB e flasho, e é a propria BIOS actual que nao me deixa fazer downgrade... nao sei se o software adiantara alguma coisa :S Mas vou tentar...

Quanto ao resto.. tenho quase a certeza que o CPU se degradou... isto eh normal? Ele teve em OC prai 1 ou 2 meses no maximo a 4ghz com 1.312v, nunca levou com voltagens malucas. O maximo ke levou foi prai com 1.37 ou 1.38v @ 4.250ghz... Temperatura nunca passou dos 66 ou 68 e mto raramente quando metia a 4.2ghz e testava com burn test... Nao percebo como um cpu se degrada assim tao rapido :( Isto se tiver mesmo degradado como penso
 
Eu faço update mesmo no menu da bios.. com o easy flash ou n sei que. Meto numa pen USB e flasho, e é a propria BIOS actual que nao me deixa fazer downgrade... nao sei se o software adiantara alguma coisa :S Mas vou tentar...

Quanto ao resto.. tenho quase a certeza que o CPU se degradou... isto eh normal? Ele teve em OC prai 1 ou 2 meses no maximo a 4ghz com 1.312v, nunca levou com voltagens malucas. O maximo ke levou foi prai com 1.37 ou 1.38v @ 4.250ghz... Temperatura nunca passou dos 66 ou 68 e mto raramente quando metia a 4.2ghz e testava com burn test... Nao percebo como um cpu se degrada assim tao rapido :( Isto se tiver mesmo degradado como penso

Não tenho a certeza mas penso que se degradou mesmo. Nesses processadores e muito fácil de se degradarem e com essa voltagem pode causar problemas aos mais sensíveis. Verifica se a tua board não está a aumentar muito o cpu pll porque normalmente e o principal problema.
 
Não tenho a certeza mas penso que se degradou mesmo. Nesses processadores e muito fácil de se degradarem e com essa voltagem pode causar problemas aos mais sensíveis. Verifica se a tua board não está a aumentar muito o cpu pll porque normalmente e o principal problema.

Nao tá, se vires a primeira PIC o pll ta definido manualmente para 1.54
 
Eu tenho o meu a 4000mhz a 1.39vcore com 1.52 de pll há já uns meses e ainda não degradou...Acho muito pouco provável que esse tenha degradado com tão pouca voltagem!!

O meu é um C0

BTW experimenta outra fonte...É que essa não sei se tem power para o teu cpu a 4Ghz e a HD4870...
 
Eu tenho o meu a 4000mhz a 1.39vcore com 1.52 de pll há já uns meses e ainda não degradou...Acho muito pouco provável que esse tenha degradado com tão pouca voltagem!!

O meu é um C0

BTW experimenta outra fonte...É que essa não sei se tem power para o teu cpu a 4Ghz e a HD4870...

Entao mas teve power durante 2 meses e agora é que deixou de ter?
 
À pouco tempo mudei de XP 32 para Vista 64.. como andava a ter uns BSOD's esporadicos depois de algumas horas de gaming resolvi testar de novo o sistema...

Portanto a única alteração que o sistema teve desde que estava estável, para o instável for a mudança de S.O., correcto?

Nota que o que pode ser estável num S.O. pode simplesmente não se verificar com outro S.O. Não creio que seja uma situação muito surpreendente.
 
Última edição:
Eu posso voltar a testar em XP32 pq ainda o tenho noutra partiçao... mas nao creio que o problema esteja ai.

Quanto as memorias ja tinha pensado nisso e vou deixar a correr memtest com overclock mal possa.
 
64 são mais estáveis e rápidos em bons pcs, tava pensando em fazer um OC no meu E8400 para 4.0Ghetz já que estou a pensar em comprar uma ventilação de água, o máximo de água é 5.0 não?
 
Portanto a única alteração que o sistema teve desde que estava estável, para o instável for a mudança de S.O., correcto?

Nota que o que pode ser estável num S.O. pode simplesmente não se verificar com outro S.O. Não creio que seja uma situação muito surpreendente.

tem a ver com a arquitectura, 64 bits devem "esforçar" mais o sistema e em especial o cpu

na altura dos A64 haviam varios relatos de pessoal que tinha de baixar OC aos processadores. eu não sofri disso, apenas tive que subir ligeiramente a tensão das mems, 2.5 para 2.6v; isto na passagem de xp 32 para 64 bits

com a maquina actual ainda nao experimentei SO 64 bits
ando para o fazer à bastante tempo, mas a preguiça é grande
 
tem a ver com a arquitectura, 64 bits devem "esforçar" mais o sistema e em especial o cpu

na altura dos A64 haviam varios relatos de pessoal que tinha de baixar OC aos processadores. eu não sofri disso, apenas tive que subir ligeiramente a tensão das mems, 2.5 para 2.6v; isto na passagem de xp 32 para 64 bits

com a maquina actual ainda nao experimentei SO 64 bits
ando para o fazer à bastante tempo, mas a preguiça é grande

Boas como pode ver no meus configs utilizo um 64 numa boa, e notei semelhança entre os nossos PCs, a mesma quantidade de memória, mas a placa de vídeo nunca vi, nem o processador sei se dá legal, mas tem que ver se a MOBO também suporta o SO (Minha MOBO não suporta nenhum Vista Starter Edition).
Todos os processadores C2D são 64 não?
 
sim, são 64 bit
já os "derivados", celeron e single core, nao tenho a certeza

em relação à MB basta ser compativel com o cpu para também "suportar"
 
Back
Topo