1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

E8500 overclock (sem grandes resultados ate agora)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por snaky, 27 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 69; Visualizações: 4205)

1. snaky

snaky Power Member

Bem pessoal, comprei um pc novo em agosto do ano passado, e acho que está na hora de lhe fazer um overlock ao cpu. já andei a ler montes de foruns inclusive este, e sinceramente parece-me um pouco confuso.. talvez porque nunca fiz isto antes ;) desculpem se nao estou a postar no sitio correcto mas vejo tantos topicos diferentes que decidi fazer este.

vou passar a postar as caracteristicas do pc:

cpu: C2D E8500 3.16ghz
    board: gigabyte GA-EP35C-DS3R
    memoria: 2gb DDR2 1066mhz da ocz
    grafica: radeon x1950 pro 512mb GDDR3
    tower: nox calypso
    fonte: uma de 400w que custou 47€ :007:
    windows xp sp3

quanto ao overlocking em si ja tentei usar o easy tuner 6 (software da board) mas basta aumentar um pouco ao fsb para que o pc reenicie.. nao sei bem o que fazer pois basta o cpu chegar a velocidades de 3.6 para reeniciar.. algo que nao é normal poius vejo pessoal com processadores piores que este a chegar aos 4.0ghz :'( será que devo mexer nas voltagens? ou na memoria?

agradecia que me pudessem dar umas dicas claras para que eu conseguisse pelo menos chegar aos 3.7- 4.0ghz pois sei que este cpu é capaz disso e muito mais..

desde já muito obrigado

Última edição: 28 de Fevereiro de 2009
  2. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Para fazer OC a melhor forma e mais segura é pela bios, pois por software normalmente dá estrilho!

3. snaky

snaky Power Member

ah estou a ver.. e o que devo fazer la? aumentar as voltagens? so nao quero queimar isto :P

p.s: na board aumente ao fsb de 333mhz para 400mhz o que alteraria o cpu de 3.16 para 3.8ghz mas ele reeniciava.. tive de voltar a por tudo normal.. nao percebo como voces conseguem ter isso a render tanto :(

Última edição: 27 de Fevereiro de 2009
  4. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

começa por ler uns tutoriais e vai praticando

5. snaky

snaky Power Member

pois mas eu nao quero estragar isto.. so queria mesmo saber o que preciso para que isto deia para fazer overlock sem reeniciar.. so o puxei a 3.7ghz e foi logo abaixo. so se precisar de um cooling.. mas a caixa é nova e tem bastante refrigeraçao.. nao percebo mesmo :S

6. rustyballzz

rustyballzz Power Member

para começar precisas dum bom cooler no cpu , o de origem nao presta.

cumps.

7. snaky

snaky Power Member

pois o de origem é o que tenho.. de resto o pc tem tudo necessario para poder ser overclocado.. so pode ser isso mesmo.. alguma recomendaçao especifica de cooling para o meu cpu?

8. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Mete um Tuniq nisso:004:.
    Fazer OC através de programas é muito "lixado". Ele está a precisar de volts na espinha xD. E se calhar de baixar o multiplicador e dar mais FSB para os 4Ghz!

9. freezeer

freezeer Power Member

nao ha uma formula correcta para fazer oc.. tens de ir tentando aos poucos.. nada melhor para começar ires aumentando o fsb de 10 em 10 e reiniciares o pc e ver as temperaturas com o realtemp ou mesmo o coretemp e para alem disso testar com programas de stress para ver a estabilidade.. se tudo estiver bem voltas a subir o fsb mais um pouco e se necessario subir o vcore e pll e o sb.. so tu podes testar e encontrares essa tal formula que falas... tens de testar varios parametros... alguns valores na bios nao podes deixar em auto teras de os por em manual...

10. freezeer

freezeer Power Member

tenho um e8500 e sobe muito bem nao vais ter grandes problema em fazer 3,7.. mais do que isso vais ter que ver as temps.. outro problema é a fonte que nao é la muito boa e no caso do oc deixa muito a desejar e podes nao conseguir os resultados desejados...

11. snaky

snaky Power Member

estou a ver.. entao 400w nao chegam? tenho mesmo de verificar isso porque ja nao tenho certeza de qual é. e ja agora eu subi o fsb de 333mhz para 400mhz ficando o cpu a 3.7 e após gravar e sair o pc nao entrava no windows.. tive de voltar a por tudo de novo.. mas voces acham que o cooler pode fazer a diferença? tambem vou tentar aos poucos ir alterando as os campos referidos em cima..

ja agora quais sao as temps recomendadas? tenho os dois nucleos a 46 graus (everest). sem nenhum tipo de overclock.. será que ja nao estao a uma temp elevada? o processador esta a 33 graus..

12. freezeer

freezeer Power Member

vai subindo aos poucos nao subas logo para 3.7...as temps nao devem de passar dos 70 graus...essas temps em idle e sem oc ja sao elevadas.. com essas temps nao vais conseguir levar o pc aos 4 ghz...mas podes tentar..

13. freezeer

freezeer Power Member

vai vendo sempre as temps e verifica a estabilidade do pc com programas para o efeito.. tipo orthos ou intel burntest.. este ultimo é o melhor..alem disso aquece muito o cpu...

14. snaky

snaky Power Member

exacto. entao o que posso fazer para baixar estas temps? comprar um cooling penso eu.. alguma recomendaçao?
    entretanto vou tentado subir os valores aos poucos e testando as temps como está a dizer. obrigado

p.s: com o orthos o cpu vai aos 66 graus :S e o teste so começou a 5 minutos.. isto esta mesmo a precisar de um cooling de jeito no cpu..

15. freezeer

freezeer Power Member

para baixar as temps tens mesmo de adiquirir um cooler.. agora depende de quanto estas disposto a gastar.. ha muitos e tambem muitos preços.. mas tambem tens de pensar numa fonte... tens um bom cpu e uma boa board para oc mas tens de ir com calma.. estas a ir com muita sede ao pote (passo a expressao)..

16. freezeer

freezeer Power Member

ou seja esses 66 graus foi sem oc correcto???ai esta a prova k nao vais conseguir um grande oc...um cooler esta a fazer falta

17. snaky

snaky Power Member

exacto sem oc. foi aos 67 graus os dois nucleos! eu nem me atrevo a puxar por isto :s por isso é que isto reeniciava logo quando puxava um bocado ppor ele.. entao a melhor coisa a fazer é comprar um cooler? tem alguma sugestao de preços marca etc? obrigado

18. freezeer

freezeer Power Member

nao é por isso que ele estava a reiniciar... o problema de ele reiniciar deve ser falta de sumo em algum lado.. talvez tenhas de subir o vcore... mas ao fazeres isso ainda te vai aumentar mais a temp... por isso eu disse para ires aumentando aos poucos para veres e saberes o que fazer...aos 3.6 ou 3.7 com esse cooler deve ir bem, mais do que isso ja nao recomendo.. quanto ao cooler tens de ser tu a dar um orçamento para ver o melhor cooler...mas tens desde os 20 ate aos 55 euros por exemplo..

19. snaky

snaky Power Member

ate aos 50 euros esta bom.. mas se for menos melhor :P ja agora esses coolers fazem assim tanta diferença na temp? ate me custa a querer.. so quero que isto chegue as 4ghz pois sei que este cpu é mais do que capaz de o fazer.. so tenho de saber la chegar.. tenho de ver isso do vcore e baixar a temp com o cooler.. ja tou a ter umas luzes :D obrigadinho ;)

Partilhar esta Página