I_Eat_All
Plasma Beam!
Epa... o que vai nesta thread... Se as consolas saíssem hoje e as empresas soubessem o que sabem hoje, muitas teriam investido bem mais na Wii do que investiram, a consola vende e é assim que o mercado funciona. Não é nenhum crime dizer isso de um ponto de vista fiscal.
De resto e quanto à EA, eles têm feito um esforço em criar franchises originais, Spore e Boom Blox são um bons exemplos, Mirror's Edge é outro (e há outros, tipo Facebreaker), coisas originais e com ambição. é certo que não a tinham antes mas aperceberam-se que num mercado a ser guiado pela inovação nesta altura... não custava muito começar a investir algum nesses. O que é a estratégia correcta.
A EA não abandona plataforma alguma, e se alguma coisa... é das que trata o multiplataforma com mais respeito, por vontade deles a versão PS3 não é "rasca" e feita em cima do joelho face à versão X360, o mesmo para a versão Wii... Nem que tenham de ter equipas separadas. Não compro jogos de desporto, não sou própriamente fã da EA... mas os fulanos esforçam-se, são das melhores developers que vocês têm, justificam bem porque é que são a maior third party, em força de trabalho e vendas (sim vendas; que as têm em todas as plataformas)
Quanto às perdas... há imensos estúdios a perder dinheiro e despedimentos a decorrer na industria (lucasarts, atari/infogrames, Eidos, Sierra/Activision - isto só no ultimo mês) a imagem de sucesso que alguns jogos têm ao sair para o mercado e baterem recordes não pode tapar o resto; ok o CoD4 vendeu pelo telhado, Mas, e o Dark Sector? E quem diz este diz outros milhentos FPS, alguns até overhypados, como o Stranglehold. Stranglehold custou 30 milhões, que é mais ou menos o que custou o FFX/FFXII na PS2 (custos de desenvolvimento de topo da geração passada) e nem vendeu meio milhão nas duas consolas em que foi lançado. É um buraco orçamental do caraças... Ciclos de desenvolvimento longos e cáros e sair o tiro furado... E está a acontecer a muitas developers. Enquanto o jogo não sai têm ordenados a pagar e custos de desenvolvimento elevados... e quando saem não fazem recoup dos custos.
Dinheiro fácil? não, para algumas empresas está cada vez mais difícil de fazer sequer dinheiro.
Podem sempre investir mais e aumentar o budget de jogos Wii (jogos "originais" e para as massas é diferente, aliás, um jogo "original" quirky tem mais dificuldades em vender que um FPS, por exemplo) mas para o panorama de third party's na Wii, têm sido exemplares. Não é um caso daqueles em que não suportavam a plataforma e agora é que viram que não podia ser, viram é que querem ter mais marketshare nela, e que apesar desta liderar investiam bem mais nas outras. Não acho que o discurso seja de cortar nas outras (até porque os maiores investimentos foram as engines next gen que nesta altura estão prontas) mas é caminhar no sentido de haver um balanço.
De resto e quanto à EA, eles têm feito um esforço em criar franchises originais, Spore e Boom Blox são um bons exemplos, Mirror's Edge é outro (e há outros, tipo Facebreaker), coisas originais e com ambição. é certo que não a tinham antes mas aperceberam-se que num mercado a ser guiado pela inovação nesta altura... não custava muito começar a investir algum nesses. O que é a estratégia correcta.
A EA não abandona plataforma alguma, e se alguma coisa... é das que trata o multiplataforma com mais respeito, por vontade deles a versão PS3 não é "rasca" e feita em cima do joelho face à versão X360, o mesmo para a versão Wii... Nem que tenham de ter equipas separadas. Não compro jogos de desporto, não sou própriamente fã da EA... mas os fulanos esforçam-se, são das melhores developers que vocês têm, justificam bem porque é que são a maior third party, em força de trabalho e vendas (sim vendas; que as têm em todas as plataformas)
Quanto às perdas... há imensos estúdios a perder dinheiro e despedimentos a decorrer na industria (lucasarts, atari/infogrames, Eidos, Sierra/Activision - isto só no ultimo mês) a imagem de sucesso que alguns jogos têm ao sair para o mercado e baterem recordes não pode tapar o resto; ok o CoD4 vendeu pelo telhado, Mas, e o Dark Sector? E quem diz este diz outros milhentos FPS, alguns até overhypados, como o Stranglehold. Stranglehold custou 30 milhões, que é mais ou menos o que custou o FFX/FFXII na PS2 (custos de desenvolvimento de topo da geração passada) e nem vendeu meio milhão nas duas consolas em que foi lançado. É um buraco orçamental do caraças... Ciclos de desenvolvimento longos e cáros e sair o tiro furado... E está a acontecer a muitas developers. Enquanto o jogo não sai têm ordenados a pagar e custos de desenvolvimento elevados... e quando saem não fazem recoup dos custos.
Dinheiro fácil? não, para algumas empresas está cada vez mais difícil de fazer sequer dinheiro.
Têm sido das melhores third party's na Wii, para já as versões de jogos Wii desde o inicio que são feitas por estudios separados e dedicados a desenvolvimento para a Wii, não a pensar em desenvolvimento em paralelo com a PS2/PSP, por exemplo (que seria considerado um insulto pela userbase da Wii) e pelo meio até fizeram alguns jogos originais nem todos "espectaculares" mas tentaram. Há uns anos se me dissessem que a EA ia fazer isso, não acreditava.Eles apostaram bastante na PS3 e Xbox 360, devem ter lançado poucos devem...agora é que se lembraram da Wii :\
Podem sempre investir mais e aumentar o budget de jogos Wii (jogos "originais" e para as massas é diferente, aliás, um jogo "original" quirky tem mais dificuldades em vender que um FPS, por exemplo) mas para o panorama de third party's na Wii, têm sido exemplares. Não é um caso daqueles em que não suportavam a plataforma e agora é que viram que não podia ser, viram é que querem ter mais marketshare nela, e que apesar desta liderar investiam bem mais nas outras. Não acho que o discurso seja de cortar nas outras (até porque os maiores investimentos foram as engines next gen que nesta altura estão prontas) mas é caminhar no sentido de haver um balanço.
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