EA arrependida em apostar na PS3/X360

Epa... o que vai nesta thread... Se as consolas saíssem hoje e as empresas soubessem o que sabem hoje, muitas teriam investido bem mais na Wii do que investiram, a consola vende e é assim que o mercado funciona. Não é nenhum crime dizer isso de um ponto de vista fiscal.

De resto e quanto à EA, eles têm feito um esforço em criar franchises originais, Spore e Boom Blox são um bons exemplos, Mirror's Edge é outro (e há outros, tipo Facebreaker), coisas originais e com ambição. é certo que não a tinham antes mas aperceberam-se que num mercado a ser guiado pela inovação nesta altura... não custava muito começar a investir algum nesses. O que é a estratégia correcta.

A EA não abandona plataforma alguma, e se alguma coisa... é das que trata o multiplataforma com mais respeito, por vontade deles a versão PS3 não é "rasca" e feita em cima do joelho face à versão X360, o mesmo para a versão Wii... Nem que tenham de ter equipas separadas. Não compro jogos de desporto, não sou própriamente fã da EA... mas os fulanos esforçam-se, são das melhores developers que vocês têm, justificam bem porque é que são a maior third party, em força de trabalho e vendas (sim vendas; que as têm em todas as plataformas)

Quanto às perdas... há imensos estúdios a perder dinheiro e despedimentos a decorrer na industria (lucasarts, atari/infogrames, Eidos, Sierra/Activision - isto só no ultimo mês) a imagem de sucesso que alguns jogos têm ao sair para o mercado e baterem recordes não pode tapar o resto; ok o CoD4 vendeu pelo telhado, Mas, e o Dark Sector? E quem diz este diz outros milhentos FPS, alguns até overhypados, como o Stranglehold. Stranglehold custou 30 milhões, que é mais ou menos o que custou o FFX/FFXII na PS2 (custos de desenvolvimento de topo da geração passada) e nem vendeu meio milhão nas duas consolas em que foi lançado. É um buraco orçamental do caraças... Ciclos de desenvolvimento longos e cáros e sair o tiro furado... E está a acontecer a muitas developers. Enquanto o jogo não sai têm ordenados a pagar e custos de desenvolvimento elevados... e quando saem não fazem recoup dos custos.

Dinheiro fácil? não, para algumas empresas está cada vez mais difícil de fazer sequer dinheiro.
Eles apostaram bastante na PS3 e Xbox 360, devem ter lançado poucos devem...agora é que se lembraram da Wii :\
Têm sido das melhores third party's na Wii, para já as versões de jogos Wii desde o inicio que são feitas por estudios separados e dedicados a desenvolvimento para a Wii, não a pensar em desenvolvimento em paralelo com a PS2/PSP, por exemplo (que seria considerado um insulto pela userbase da Wii) e pelo meio até fizeram alguns jogos originais nem todos "espectaculares" mas tentaram. Há uns anos se me dissessem que a EA ia fazer isso, não acreditava.

Podem sempre investir mais e aumentar o budget de jogos Wii (jogos "originais" e para as massas é diferente, aliás, um jogo "original" quirky tem mais dificuldades em vender que um FPS, por exemplo) mas para o panorama de third party's na Wii, têm sido exemplares. Não é um caso daqueles em que não suportavam a plataforma e agora é que viram que não podia ser, viram é que querem ter mais marketshare nela, e que apesar desta liderar investiam bem mais nas outras. Não acho que o discurso seja de cortar nas outras (até porque os maiores investimentos foram as engines next gen que nesta altura estão prontas) mas é caminhar no sentido de haver um balanço.
 
Última edição:
Digam-me lá que jogos é que a EA lançou para a PS3 / 360 ??????

Eles já tinha isso em mente à muito.
lançados e a virem: (alguns só como publisher)

Army of Two
Battlefield: Bad Company
Burnout Paradise
Command & Conquer: Red Alert 3
Dead Space
Def Jam: Icon
EA Sports Fantasy Football
Steven Spielberg Project #1
FIFA Soccer 08
FIFA Soccer 09
FIFA Street 3
FaceBreaker
Fight Night Round 3
Fight Night Round 4
Harry Potter and the Half-Blood Prince
Harry Potter and the Order of the Phoenix
Madden NFL 07
Madden NFL 08
Madden NFL 09
Madden NFL 09
Mass Effect 2
Medal of Honor: Airborne
Mercenaries 2: World in Flames
Mirror's Edge
Monopoly: Here & Now Worldwide Edition
NASCAR 08
NASCAR 09
NBA Live 07
NBA Live 08
NBA Live 09
NBA Street Homecourt
NCAA Football 08
NCAA Football 09
NCAA March Madness 08
NFL Head Coach 09
NFL Tour
NHL 08
NHL 09
Need for Speed Carbon
Need for Speed ProStreet
Need for Speed Undercover
Rage
Saboteur
Skate
Skate 2
Street Sk8er [PSN]
The Godfather II
The Godfather: The Don's Edition
The Lord of the Rings: Conquest
The Lord of the Rings: The White Council
The Orange Box
The Simpsons Game
Tiberium
Tiger Woods PGA Tour 07
Tiger Woods PGA Tour 08
Tiger Woods PGA Tour 09
UEFA Euro 2008

E já se sabe, que vai haver um próximo Burnout, os próximos Fifa's, Maddens, etc mesmo que não anunciados. E rumores, tipo Black 2, warhammer novo e mais uns franchises novos.
 
baseaste te num artigo que só refere as vendas dos USA e não chega para descreditar o que disse. convido-te a visitar www.vgchartz.com e a veres por ti proprio.

um abraço!

O VGChartz pode servir como referência mas... nem de perto nem de longe é exacto.

De qualquer forma, mesmo lá, se fizeres as contas (está um feito há coisa de 1 mês), indica que mundialmente, não é 60 mas 65% do software da Wii é third party.

E esta, hein?

De qualquer forma, é normal que a Nintendo detenha a maior percentagem/developer. É de longe a mais competente da industria, juntamente com a Blizzard (que não entra nestas contas).
 
claro que é apenas referencial... mas mesmo assim dá uma boa imagem do mercado... e é estranho serem 65% de 3th party quando já se venderam 150 milhoes de jogos para a wii e a nintendo ser a publisher de 90 milhoes deles pelo menos... alguem fez as contas ao contrario... e mesmo que a nintendo seja apenas publisher de 35% ?? nao achas que 65% é muito para 10 (numero apenas que serve de exemplo) empresas que competem com uma só, que tem 35%??? dividindo irmamente pelas 10 (mais uma vez é um exemplo este numero) dá 6,5% a cada uma... sendo assim acho que tenho legitimos argumentos para ter a minha opinião que as 3th party nao lucram muito com a wii... e não me venham dizer que é facil programar para a wii porque todo o interface humano tem que ser revisto e calibrado... o que não é coisa facil e isso ve se bem no pes 2008... a konami deve ter passado as passas do algarve para encontrar uma maneira de se jogar pes 2008 com uns comandos daqueles... e mesmo assim deve estar longe da jogablidade e da precisao de uma ps3/xbox360/PC ...
 
claro que é apenas referencial... mas mesmo assim dá uma boa imagem do mercado... e é estranho serem 65% de 3th party quando já se venderam 150 milhoes de jogos para a wii e a nintendo ser a publisher de 90 milhoes deles pelo menos... alguem fez as contas ao contrario... e mesmo que a nintendo seja apenas publisher de 35% ?? nao achas que 65% é muito para 10 (numero apenas que serve de exemplo) empresas que competem com uma só, que tem 35%??? dividindo irmamente pelas 10 (mais uma vez é um exemplo este numero) dá 6,5% a cada uma... sendo assim acho que tenho legitimos argumentos para ter a minha opinião que as 3th party nao lucram muito com a wii... e não me venham dizer que é facil programar para a wii porque todo o interface humano tem que ser revisto e calibrado... o que não é coisa facil e isso ve se bem no pes 2008... a konami deve ter passado as passas do algarve para encontrar uma maneira de se jogar pes 2008 com uns comandos daqueles... e mesmo assim deve estar longe da jogablidade e da precisao de uma ps3/xbox360/PC ...

Não irei comentar a tua analise nas vendas porque tens a tua visão que até compreendo que a faças, mas não concordo! Portanto nunca iriamos sair daqui.

Só quero comentar o que deixei a bold com uma imagem. Eles podiam ter optado por ter usado um control scheme identico ao das outras consolas, não o fizeram porque quiseram fazer o jogo com uma abordagem diferente, mais tactica! E não, não iria ser considerado "anti-Wii" pelos jogadores porque essa solução (a par do GC Controller) é bastante usada no Mario Kart e Brawl.
 
EA vai passar a apostar mais no PC, seguida da Wii, e só depois a PS3/360. Eles sabem donde o dinheiro vem.

Humm se pensarem como tu vão entrar em bancarrota então...o PC que é a plataforma mais fácil de se jogar uma cópia, ups "backup"!... e vem de lá muito dinheiro? Ou sou eu que não ando a seguir bem as politiquices do mundo dos jogos ou então foste à praia e estava muito vento!

Cumprimentos.
 
Humm se pensarem como tu vão entrar em bancarrota então...o PC que é a plataforma mais fácil de se jogar uma cópia, ups "backup"!... e vem de lá muito dinheiro? Ou sou eu que não ando a seguir bem as politiquices do mundo dos jogos ou então foste à praia e estava muito vento!

Cumprimentos.

E depois? Não deixa de ter excelentes receitas apesar da pirataria. A PS2 e X360 também permitem pirataria (especialmente a PS2 que não tinha um serviço online como o XBL para banir os utilizadores que o faziam), e ainda assim são duas das plataformas mais lucrativas de sempre.
 
O unico jogo que gostei da EA nestes ultimos tempos foi o GODFATHER para a Wii que não cendo uma bomba me divertiu..

CumpS
 
Eu, sinceramente, não percebo o porquê nem deste arrependimento, nem do especial foco para a Wii. A Nintendo Wii é uma exelente consola, mas as suas capacidades, a nível de hardware ( e não só ) não se comparam às da Xbox 360 e da Ps3, e na minha opinião, um investimento nos sistemas que possuem as principais tecnologias a ser usadas num futuro próximo ( estou a falar do HD e da maior capacidade de processamento ), e nos mesmos sistemas que propocionam uma experiência de jogo muito desenvolvida ( gráficos e das inovações na jogabilidade ), é sempre um investimento bem feito ( estou a falar da ps3 e da Xbox 360 ). Mesmo que este investimento não dê lucro a curto-prazo ( o que eu duvido muito, especialmente com jogos tão bons como o fifa 2008 e Burnout: Paradise ) é certo que a longo prazo, com o decorrer dos tempos, este começe a render, e bem.
 
Última edição:
Eu, sinceramente, não percebo o porquê nem deste arrependimento, nem do especial foco para a Wii. A Nintendo Wii é uma exelente consola, mas as suas capacidades, a nível de hardware ( e não só ) não se comparam às da Xbox 360 e da Ps3, e na minha opinião, um investimento nos sistemas que possuem as principais tecnologias a ser usadas num futuro próximo ( estou a falar do HD e da maior capacidade de processamento ), e nos mesmos sistemas que propocionam uma experiência de jogo muito desenvolvida ( gráficos e das inovações na jogabilidade ), é sempre um investimento bem feito ( estou a falar da ps3 e da Xbox 360 ). Mesmo que este investimento não dê lucro a curto-prazo ( o que eu duvido muito, especialmente com jogos tão bons como o fifa 2008 e Burnout: Paradise ) é certo que a longo prazo, com o decorrer dos tempos, este começe a render, e bem.

Sendo a Wii a lider do mercado e a cada dia que passa vai continuar a vender mais é perfeitamente normal que muitas developers/publishers comecem a apostar mais na Wii. Não te esqueças que isto é um negocio, desenvolver na Wii é mais barato e com uma userbase maior a probabilidade de vender mais é maior, logo há um menor risco de fracasso e em caso de sucesso o lucro é mais alto (ou pode ser mais alto).

A longo prazo vai acontecer a mesma coisa! Já esta visto que esta geração vai ser assim e dificilmente a Wii perderá a liderança de vendas. Perante isto faz todo o sentido isto acontecer tanto com a EA como com outros. Alias, a THQ tem mais lucros na Wii e DS que no resto e estão a apostar fortemente nisso! Só para dar mais um exemplo.
 
Última edição:
A longo prazo só compensa investir na Wii porque na próxima geração todas as consolas vão ser cópias da Wii.
Baixos custos de produção, equipamento de baixo custo, uma user base maior que toda a concorrência junta e com um crescimento ridículamente alto, é lucro quase certo.

Além disso a "experiência de jogo muito desenvolvida" é extremamente relativo, os controlos da Wii, por si só, já dão uma experiência que nenhum outro sistema consegue dar, é o futuro.
 
A longo prazo só compensa investir na Wii porque na próxima geração todas as consolas vão ser cópias da Wii.
Baixos custos de produção, equipamento de baixo custo, uma user base maior que toda a concorrência junta e com um crescimento ridículamente alto, é lucro quase certo.

Além disso a "experiência de jogo muito desenvolvida" é extremamente relativo, os controlos da Wii, por si só, já dão uma experiência que nenhum outro sistema consegue dar, é o futuro.

Se pensarem minimamente no que estão a fazer, é óbvio que não serão. Qual era o objectivo de ter 3 consolas iguais focadas exactamente no mesmo mercado? E é necessário haver um salto tecnológico de uma geração para a seguinte, caso contrário vamos ver muitas empresas a focarem-se mais no PC do que nas consolas. Não se trata apenas de gráficos, ainda há inúmeras áreas cuja evolução tecnológica irá beneficiar muito, permitindo consequentemente produzir jogos que anteriormente não eram possíveis.

Se o hardware presente nas novas consolas for claramente inferior ao disponível para os PCs logo após a sua saída, irá haver um fosso enorme entre estas durante o decorrer da geração. Não se trata apenas de lucro, temos de ver que a indústria ainda tem muito por onde evoluir, e o hardware continua a impor limitações nos jogos. Acho que este "conflito" que se vê hoje em dia, com pessoal a defender que a Wii merece ser copiada por ser a líder do mercado e outros a defenderem o oposto, não leva a lado nenhum. Espero que isso não aconteça no futuro, as fabricantes devem continuar a seguir direcções diferentes com as suas consolas, caso contrário vamos ter um mercado pouco competitivo e de crescimento limitado.

E tanto para mim como para muitas outras pessoas, os controlos da Wii não são o "futuro". Têm o seu lugar no mercado, mas não irão substituir os controlos tradicionais e ainda têm muito por onde evoluir. Basta ver que a grande maioria dos jogos disponíveis para a Wii não fazem uso dos periféricos a não ser como mais do que uma "gimmick", e ainda há várias experiências que não podem ser reproduzidas de forma conveniente neste tipo de controlos. O ideal era apostarem em ambos nas futuras consolas, pois não seria assim tão dispendioso quanto isso virem incluídos logo com a consola. Dava mais liberdade aos developers, sem ter de obrigar a adaptar determinados jogos a controlos para os quais não foram desenvolvidos.
 
Última edição:
Óbvio não será, basta olhar para os sinais da própria geração actual, a Sony tratou rapidamente de incluir sensores de movimento a partir do momento que a Nintendo anunciou a Wii e a MS já criou uns clones do wiimote que vão ser lançados como add-ons na X360, provavelmente ainda iremos ver clones do wiifit brevemente, ora, tendo a Wii o enorme sucesso que está a ter e tendo em conta estas experiências da Sony e MS, é evidente que as próximas consolas tentarão copiar a Wii de modo a ter o mesmo sucesso. Tudo gira à volta das vendas e os fabricantes vão automaticamente seguir o caminho que mais vende, é tão simples quanto isto.

E desde quando os tipos de controlo ditam o mercado a que uma consola se foca? Não é possível ter-se sensores de movimento num mercado não casual? Isso não é argumento.
 
Óbvio não será, basta olhar para os sinais da própria geração actual, a Sony tratou rapidamente de incluir sensores de movimento a partir do momento que a Nintendo anunciou a Wii e a MS já criou uns clones do wiimote que vão ser lançados como add-ons na X360, provavelmente ainda iremos ver clones do wiifit brevemente, ora, tendo a Wii o enorme sucesso que está a ter e tendo em conta estas experiências da Sony e MS, é evidente que as próximas consolas tentarão copiar a Wii de modo a ter o mesmo sucesso. Tudo gira à volta das vendas e os fabricantes vão automaticamente seguir o caminho que mais vende, é tão simples quanto isto.

E desde quando os tipos de controlo ditam o mercado a que uma consola se foca? Não é possível ter-se sensores de movimento num mercado não casual? Isso não é argumento.

Os sensores de movimento do Sixaxis e DS3 raramente são utilizados e esses "clones" são rumores, ainda não foi nada anunciado e duvido que o seja num futuro próximo.

Isso não é necessariamente verdade, se assim fosse nem a Wii nem a DS existiam, pois a Nintendo teria-se limitado a seguir as plataformas de mais sucesso (no caso das portáteis, as deles). Nada garante que as próximas consolas irão copiar a Wii, é claro que devem retirar algumas influências do que a tornou um sucesso, mas fazer exactamente a mesma coisa seria apenas uma decisão estúpida por parte das fabricantes. Tal como a Microsoft e a Sony podem aprender com a Nintendo, também a Nintendo terá de aprender com estas. Os lucros são o que conduz o mercado, mas já foi provado inúmeras vezes que simplesmente copiar não irá trazer mais sucesso, logo, não é o caminho óbvio a seguir.

E desde quando é que eu disse que os controlos ditavam o mercado a que se foca? O que eu disse foi que os controlos da Wii não são o futuro, como tu insinuaste, ainda têm bastante que evoluir e não podem substituir os controlos tradicionais, pois há imensos jogos para os quais não se adaptam - tal como há jogos para os quais os comandos tradicionais também não são os mais indicados. Relê lá o meu post e diz-me onde é que fiz algum comentário em relação a mercados "casuais" e "não-casuais", ou qualquer distinção que seja.
 
Última edição:
Perguntaste qual era o objectivo de ter 3 consolas focadas no mesmo mercado, "o da Wii", se não te referias ao mercado casual a que mercado te referias?

E é obvio que não vão fazer uma cópia exacta dos comandos da Wii mas irão seguir o mesmo caminho, o dos sensores de movimento, era aí que queria chegar, claro que têm muitas falhas e vão sofrer evoluções mas são o futuro, pelo menos na próxima geração são quase garantidos.
 
Back
Topo