EA arrependida em apostar na PS3/X360

Perguntaste qual era o objectivo de ter 3 consolas focadas no mesmo mercado, ou seja, para ti a Wii é dedicada exclusivamente ao mercado casual? Sendo a única diferença entre a Wii e as restantes os controlos únicos tirei aquela conclusão.

E é obvio que não vão fazer uma cópia exacta dos comandos da Wii mas irão seguir o mesmo caminho, o dos sensores de movimento, era aí que queria chegar, claro que têm muitas falhas e vão sofrer evoluções mas são o futuro, pelo menos na próxima geração são quase garantidos.

Eu não considero a Wii dedicada ao mercado casual, aliás, não há nenhuma consola que seja dedicada exclusivamente a um mercado "específico". Cada consola apela às várias audiências de maneiras diferentes; a Wii simplesmente é mais apelativa para o mercado casual do que as outras - caso te refiras ao tipo de jogadores que não joga regularmente e procura jogos mais acessíveis -, mas ainda assim as restantes também têm inúmeros jogos direccionados para esse mercado. Isto não invalida no entanto, que ambas as consolas cativem várias audiências; simplesmente algumas são mais direccionadas para determinados tipos de jogadores a nível de features e catálogo de jogos que apresentam. As 3 competem no mesmo mercado, e quem disser o contrário apenas se está a iludir; simplesmente a X360 e a PS3 são mais semelhantes entre si do que em comparação com a Wii.

O meu comentário era que caso as próximas consolas da Microsoft e da Sony fossem cópias da Wii, estariam a apontar exactamente para o mesmo mercado em termos gerais, pois teoricamente teriam as mesmas features e tipos de jogos. Não me referia especificamente ao mercado casual ou não-casual e quaisquer distinções que existam entre e/ou dentro dos mesmos, mas sim às audiências a que as consolas se destinam.

Acredito que os sensores de movimentos possam ganhar mais importância em futuros comandos, mas diria que para se poderem assumir como uma alternativa viável para todo o tipo de jogos, não poderiam adoptar nem o formato dos comandos tradicionais nem do Wiimote + Nunchuk. Teria que ser algo diferente, um novo design incluindo os pontos fortes de cada um. Daí que não preveja uma mudança nas próximas consolas, pois na grande maioria dos géneros continuo a considerar os comandos tradicionais superiores, ainda que haja sem dúvida outros tantos em que os comandos da Wii também o sejam.
 
Última edição:
No dia em que eu comprar o FIFA para Xbox 360 ai já estou morto e bem enterrado :P
Nem no pc meti aquilo! ou melhor , meti mas depois de algum tempo a jogar foi um belo UNINSTALL em bom Inglês!

Alguns titulos da EA são bons mas a maior parte.....
 
Se pensarem minimamente no que estão a fazer, é óbvio que não serão. Qual era o objectivo de ter 3 consolas iguais focadas exactamente no mesmo mercado? E é necessário haver um salto tecnológico de uma geração para a seguinte, caso contrário vamos ver muitas empresas a focarem-se mais no PC do que nas consolas. Não se trata apenas de gráficos, ainda há inúmeras áreas cuja evolução tecnológica irá beneficiar muito, permitindo consequentemente produzir jogos que anteriormente não eram possíveis.


Ai é que te enganas, não é a consola que se foca num mercado, são os jogos que se focam num mercado...
 
Por curiosidade alguem sabe dizer me qual a consola que vende mais jogos? a wii vende mais que as outras?
A julgar pelo ultimo Top10 do NPD onde tem a maior quantidade de titulos no top face à concorrência, e o Top10 do Reino Unido (mercado mais forte europeu) onde do ultimo top10 semanal (semana a acabar a 16 de agosto) 6 jogos eram para a Wii... É bem possivel.

O que é certo de dizer, sem alguma duvida é que as as projecções de crescimento dela são maiores que as da concorrencia. Ou seja, no caso da X360 que já está no mercado há mais tempo... mesmo que não a ultrapasse (dunno) vende mais software que a X360 vendia em igual periodo. Pelo que estatisticamente tem tudo para ser algo monstruoso, se é que não é já.

Nesta altura a contar com jogos da Nintendo deve ultrapassar a X360 (isto na América, resto do mundo nem há questão), sem eles, tem curva de crescimento maior, mas ainda não deve ultrapassar, culpa das tentativas débeis de muitas delas na plataforma.

E a PS3 é a que tem margem de venda de jogos por consola mais baixa nesta altura.
 
Ai é que te enganas, não é a consola que se foca num mercado, são os jogos que se focam num mercado...

Ai não? Então quem é que compra as consolas, não são os consumidores do mercado no qual a consola é lançada?

Caso não saibas, mercado tem um sentido mais amplo do que as típicas distinções entre mercado casual e não-casual que tantas vezes fazem.

Vende mais de o dobro que qualquer uma das outras duas...

Mostra aí as tuas fontes, só por curiosidade.
 
Última edição:
O meu comentário era que caso as próximas consolas da Microsoft e da Sony fossem cópias da Wii, estariam a apontar exactamente para o mesmo mercado em termos gerais, pois teoricamente teriam as mesmas features e tipos de jogos. Não me referia especificamente ao mercado casual ou não-casual e quaisquer distinções que existam entre e/ou dentro dos mesmos, mas sim às audiências a que as consolas se destinam.
Mas quais audiências? Continuas a bater no mesmo ponto, a que audiências te referes? Desde quando uma consola, por si só, define as suas audiências? A audiência da Wii é exactamente a mesma da da PS3 e X360, a única diferença é que é bastante mais extensa.

kratospt os jogos da DS e Wii são os que vendem mais, geralmente os top 10 de software mundiais são 80% compostos por jogos da Wii e DS, em muitos casos chegam aos 100%, mesmo os europeus: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3285548&postcount=1055

Pure Anarchy tens aqui as fontes:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3385932&postcount=1075

Nintendo: Third-Party Games Not Selling on Wii is a False Assumption

For as long as the Wii has been on the market, industry pundits and journalists have pointed to low software tie ratios and sluggish sales of third-party games on the platform. Nintendo is getting increasingly annoyed by this perception, however. With 19 third-party titles that have sold over 400K units in the U.S. and a few that have gone on to be blockbusters, such as Guitar Hero III and Mario & Sonic, Nintendo feels it's about time that people start thinking differently about how games sell on the Wii.

Speaking to us, Nintendo of America's Vice President of Coporate Affairs, Denise Kaigler, commented, "There is an assumption out there that just simply isn't true... We're setting the record straight. This is fact," she said while pointing to a Nintendo chart based on data from The NPD Group. "We are selling third-party games and they are doing very well, and better than our competitors."

nintendosalesassumptionchart.jpg

According to the data in the chart, the Wii has sold more software (first-party and third-party combined) than either the Xbox 360 or the PlayStation 3 when looking at the first 19 months of availability in the U.S. for each platform.
Wii Third-Party Games Really Do Sell

We discovered that for the first 20 months on the market for each console the Wii comparatively sold several million more units of third-party software in the U.S. than either the Xbox 360 or PS3. More specifically, the Wii sold 33 million units of third-party software in its first 20 months, while the Xbox 360 sold 29 million units and the PS3 sold 20 million units.

nintendo3rdpartysales.jpg

"I actually think that given the number of comments made from industry executives at E3 (or thereabouts) about how they didn't put enough resources against development of Wii games that the industry has realized that the old adage of 'only first-party games sell on Nintendo systems' is absolutely incorrect. I think you're right that the data will cause a few eyebrows to lift," NPD industry analyst Anita Frazier commented.

So where does the perception that third-party games don't sell on Wii come from? Most likely it stems from the respective sales ratios for the three consoles. While third-party software sales comprise well over 80 percent of total game sales on both the Xbox 360 and PS3, on the Wii that number dips all the way down to 56 percent. On the whole, however, because total Wii software sales are so high, even 50-something percent of a huge chunk yields a larger total for third-party sales. But there's still no doubt that Nintendo's incredible first-party success leaves a smaller part of the Wii software market for third parties to fight over. The key, however, as Nintendo has said, is to expand that market so all can benefit. So far, so good.
 
Última edição:
Mas quais audiências? Continuas a bater no mesmo ponto, a que audiências te referes? Desde quando uma consola, por si só, define as suas audiências? A audiência da Wii é exactamente a mesma da da PS3 e X360, a única diferença é que é bastante mais extensa.

kratospt os jogos da DS e Wii são os que vendem mais, geralmente os top 10 de software mundiais são 80% compostos por jogos da Wii e DS, em muitos casos chegam aos 100%, mesmo os europeus: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3285548&postcount=1055

Mas é assim tão difícil de perceber? A mania da perseguição de que eu devo estar a criticar a Wii de qualquer forma impede-te de entender o meu comentário?

Se tiveres 3 consolas exactamente iguais a nível de features e com o mesmo tipo de jogos, não estão a apontar às mesmas audiências? O próprio post que citaste não refere lá os jogos?

As audiências são os consumidores que vão adquirir os jogos disponíveis para determinada consola. Shooters, RPGs, jogos de plataformas, desporto, corridas, aventura, seja lá o que for, cada uma não tem a sua específica audiência? Em termos gerais obviamente, mas é claro que cada género apela a determinados consumidores - também está dependente do jogo, mas se até agora temos estado a falar em generalidades porque é que havia de ir referir casos particulares - ainda que os gostos de cada audiência se intersectem, pelo que não há uma separação linear. Mas se afirmas que a Sony e a Microsoft vão copiar a Nintendo para garantir o seu sucesso, é óbvio que isso inclui várias coisas como a sua política de mercado e o tipo de suporte que lhe vão dar, ou vais-me dizer que as fabricantes não apoiam a sua consola com jogos? Por alguma razão os exclusivos existem, e se mencionaste que até deveriam sair clones do Wii Fit não estás a dizer exactamente o mesmo?

Quer queiras, quer não, as fabricantes são as principais responsáveis em suportar os jogos que atraem às várias audiências. Se a Nintendo não tivesse desenvolvido o Wii Sports, achas que haveria tantas tentativas de o copiar? Se a Microsoft não tivesse investido em JRPGs, achas que terias a mesma quantidade que existe para a X360 hoje em dia (se é que haveria algum, basta olhares para a Xbox e veres)? A Sony também não tem investido em vários shooters, por saber o seu sucesso no mercado? Achas sinceramente que a Wii teria o sucesso que teve se a Nintendo não tivesse apostado em cativar um maior grupo de consumidores?

Nunca referi que uma consola por si só definia seja o que fosse, e que eu saiba nunca foi esse o tema da conversa. Disseste que as próximas consolas irão ser cópias da Wii para seguirem o seu sucesso, e é óbvio que uma consola nunca tem sucesso por si só. Se não concordas com a minha opinião é uma coisa, agora não venhas mudar a direcção da conversa por causa disso. A discussão sempre foi em relação ao teu comentário inicial, nunca me viste falar apenas da "consola em si", portanto não uses isso como argumento.

Quanto às vendas, eu sei perfeitamente que as vendas de software da Wii são superiores. O que o theforbidden1 disse era que eram mais do dobro, e isso obviamente que não é verdade. Nem sei a que mercado ou intervalo de tempo é que ele se referia, mas ainda assim as vendas de software da X360 continuam a ser superiores até à data na América (que é o mercado a que esses dados se referem). Provavelmente irão ser ultrapassadas daqui a algum tempo.
 
Última edição:
Mas quais audiências? Continuas a bater no mesmo ponto, a que audiências te referes? Desde quando uma consola, por si só, define as suas audiências? A audiência da Wii é exactamente a mesma da da PS3 e X360, a única diferença é que é bastante mais extensa.

kratospt os jogos da DS e Wii são os que vendem mais, geralmente os top 10 de software mundiais são 80% compostos por jogos da Wii e DS, em muitos casos chegam aos 100%, mesmo os europeus: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3285548&postcount=1055
Não é uma critica, mas sim um aconchego dos gráficos, mas... Esses gráficos referem-se a lançamentos "in line" uns com os outros, e a X360 tem mais tempo de mercado, o que a Wii tem é curvas de crescimento maiores (mais software vendido em menos tempo)

Muito provavelmente (ou de certeza indo pelos Top10 como representativos do resto e sabendo que o software third party em geral na Wii está a vender) na América a Wii bate as vendas totais mensais da X360 em software (não as acumuladas, ainda)... mas provavelmente ainda não bate as vendas de software third party totais mensais sozinhas (se tirarmos as first party, sim) agora... tem é maior curva de crescimento do que a X360 tinha em igual período mesmo com as third party's a esforçarem-se menos (se se esforçassem teriam mais margem) daí dar mostras de que vem aí um monstrinho.

Daí provavelmente a EA achar que devia ter apostado mais naquele mercado para ter maior supremacia nele, salvo erro o maior mercado deles neste momento é a PS3 o que olhando para os tie ratios/vendas totais nesses sistemas é um bocado ao contrario da real ordem de magnitude de mercados.
Quanto às vendas, eu sei perfeitamente que as vendas de software da Wii são superiores. O que o theforbidden1 disse era que eram mais do dobro, e isso obviamente que não é verdade.
Na América... nem sei se são (europa sim), provavelmente as totais são. As third party, provavelmente "ainda" não. Mas para lá caminham, se continuarem a ser, muitos deles de low profile demora mais tempo, se começarem a lançar candidatos a multi-million seller na Wii vai mais depressa... mas é essa a rota traçada.

Ou pode eventualmente "rebentar a bolha" e a única forma de venderem os seus produtos à userbase grande ser com qualidade, como aliás aconteceu com a DS, portanto quanto mais cedo aproveitarem esse potencial melhor.
 
Última edição:
Se tiveres 3 consolas exactamente iguais a nível de features e com o mesmo tipo de jogos, não estão a apontar às mesmas audiências? O próprio post que citaste não refere lá os jogos?
Claro que não, não é a consola que define as audências mas os seus jogos e esta discussão sempre se baseou na consola em si, no hardware, e é esse hardware (o comando) que será alvo de cópia por parte das concorrentes (já o foi nesta geração).
 
Última edição:
Claro que não, não é a consola que define as audências mas os seus jogos.

Desculpa lá, mas isto já se está a tornar ridículo. Que é que acabei de dizer no post que mencionaste? Não está lá explicitamente o mesmo tipo de jogos? Ou achas que um Killzone atrai uma audiência diferente dum Resistance, ou que um Infinite Undiscovery não se destina à mesma audiência que aprecia Lost Odyssey?

É claro que não está em causa a qualidade de jogos específicos, mas que eu saiba isto não é uma discussão entre crianças da primária para estar a usar isso como argumento, se desde o início eu nunca utilizei casos particulares. Não tarda muito queres utilizar as preferências de determinados utilizadores como argumento também.

Se consideras que uma consola se separa dos seus jogos, sinceramente não percebo porque é que estamos a discutir isto. Que eu saiba numa consola de jogos, o que a define é o seu catálogo de jogos. Para que é que serve teres um Wiimote, se não tiveres jogos como Wii Sports para o demonstrar? A prova disso são os comandos da PS3, ainda não houve um único jogo que fizesse um bom uso dos sensores de movimentos. Estares a separar as duas coisas que eu sempre mencionei como estando associadas, em todos os posts que fiz aqui, é apenas uma maneira trivial de tentares provar a minha opinião como estando errada, quando eu já justifiquei inúmeras vezes o meu ponto de vista e tu te limitaste a dizer que está errado.
 
Última edição:
Mas quem falou de jogos? Tu é que simplesmente associas uma consola ao tipo de jogos que possui, para ti uma consola está automaticamente ligada a certo tipo de jogos e tens vindo a criar uma discussão em volta disso, foste tu que incluiste os jogos na discussão, sempre me mantive no hardware e na provável tentativa de cópia nas gerações seguintes, vai lá reler os teus posts.

E vamos deixar a discussão por aqui, já estamos a bater no ceguinho.
 
Mas quem falou de jogos? Tu é que simplesmente associas uma consola ao tipo de jogos que possui, para ti uma consola está automaticamente ligada a certo tipo de jogos e tens vindo a criar uma discussão em volta disso, foste tu que incluiste os jogos na discussão, sempre me mantive no hardware e na provável tentativa de cópia nas gerações seguintes, vai lá reler os teus posts.

E vamos deixar a discussão por aqui, já estamos a bater no ceguinho.

Óbvio não será, basta olhar para os sinais da própria geração actual, a Sony tratou rapidamente de incluir sensores de movimento a partir do momento que a Nintendo anunciou a Wii e a MS já criou uns clones do wiimote que vão ser lançados como add-ons na X360, provavelmente ainda iremos ver clones do wiifit brevemente, ora, tendo a Wii o enorme sucesso que está a ter e tendo em conta estas experiências da Sony e MS, é evidente que as próximas consolas tentarão copiar a Wii de modo a ter o mesmo sucesso. Tudo gira à volta das vendas e os fabricantes vão automaticamente seguir o caminho que mais vende, é tão simples quanto isto.

Eu não sabia que o Wii Fit era considerado hardware. Vais introduzir a Balance Board sem teres uma aplicação para isso? Grande sucesso, sem dúvida.

É evidente que uma consola está associada ao catálogo de jogos que tem. Sempre foi assim e sempre será, afinal de contas, são consolas de jogos. Isto não quer dizer que esteja limitada apenas aos tipos de jogos que estão disponíveis, simplesmente que o seu catálogo é o mais importante.Tu é que pensas que isso é depreciativo e que eu devo estar a "insultar" a Wii ou a considerá-la uma consola casual, quando inúmeras vezes disse que isso é mentira. O que é facto é que se queres discutir hardware de uma consola, tens de ter em conta as suas aplicações, ou seja, o software. Sempre referiste o sucesso da Wii, e sendo que isso não está associado simplesmente ao seu hardware, seria estranho não referir o que realmente interessa.

Limitares-te a copiar o hardware nunca trará sucesso, e se preferes assumir isso como o teu único argumento, não deixa de ser erróneo. Daí que sempre tenha defendido que é necessário haver um salto qualitativo a nível tecnológico e não se limitarem a copiar o que foi feito na geração anterior, e que digam o que disseram, o hardware não deixa de impor limitações nos jogos em inúmeras áreas de desenvolvimento, daí que a sua evolução seja sempre positiva.

Já justifiquei o meu ponto de vista vezes suficientes. Se preferes ignorar os meus argumentos em vez de debatê-los, nem sequer me vou dar ao trabalho de continuar.
 
Última edição:
Back
Topo