EA Finally Delivers Those Mac Games

Alone I Break

1st Folding then Sex
The Apple store finally has those Mac games EA promised this summer. This week, plenty of Mac sites have complained about the ship delay. As of today, they're shipping in 7-10 days. The games are Battlefield 2142, Need for Speed Carbon, Harry Potter and the Order of the Phoenix and Command and Conquer 3 Tiberium Wars.

(Tiger Woods and Madden are missing for now, per plans.)
UPDATE: EA just pushed their press release. The games will be out on August 21st, Tuesday, and Tiger and Madden out in Sept./October. [Apple Store, EA]

fonte

Apple Store

Com um delay mas sempre vieram.
 
Acho que não existe praticamente nenhum Mac que corra o BF 2142 ou o C&C 3 decentemente especialmente às resoluções nativas dos ecrans.
 
Acho que não existe praticamente nenhum Mac que corra o BF 2142 ou o C&C 3 decentemente especialmente às resoluções nativas dos ecrans.

É pura especulação mas tendo em conta o hardware restrito em que os jogos vão correr, eles provavelmente tomaram isso em conta, provavelmente nos casos mais flagrantes (os iMacs mais recentes e os Macbooks Pro talvez).
É esperar para ver.
 
Há requisitos mínimos, não sei é se têm limitações...
Battlefield 2142

System Requirements

  • Mac OS X v10.4.9 or later
  • 1.83GHz or faster Intel Core Duo processor
  • 1GB RAM
  • 6GB free hard-disk space
  • Video card: ATI X1600 series or later; NVIDIA GeForce 7300 or later
  • DVD-ROM drive
Note: This game does not support the GMA950 integrated graphics card.


O Sims por exemplo já suporta a GMA950, mas não suporta a 8600M GT :P

Era previsível, também não há milagres :P
 
Lá foi mais um cliché ao ar :P
Parece que o futuro dos Macs vai começar a mudar :)

Duvido.

Não me parece que apesar da EA lançar estes jogos (tarde a más horas), tenham planos para passar a lançar todos os jogos para mac.

Parece-me mais uma jogada para caírem nas boas graças (já que os lançamentos já estavam anunciados) do que uma tentativa de ganhar mercado nos macs.

Vamos aguardar ...
 
Os jogos já estão feitos e o dinheiro que deviam fazer a esta hora já fizeram. O que vier a mais é brinde.

E o mercado Mac já justifica uma adaptação, mesmo que manhosa como esta. Se crescer mais provavelmente arranjam equipas dedicas para fazer jogos 100% Mac.
 
Como o timber referiu, é provável que a performance destes jogos não seja muito boa, sobretudo porque a tecnologia utilizada para portar estes jogos para Mac (Cider) não permite que eles corram nativamente, mas sim por emulação (g33ks corrijam-me se estiver errado).
 
Como o timber referiu, é provável que a performance destes jogos não seja muito boa, sobretudo porque a tecnologia utilizada para portar estes jogos para Mac (Cider) não permite que eles corram nativamente, mas sim por emulação (g33ks corrijam-me se estiver errado).

Desconhecia isso. Sendo assim, é mais manhoso. Mas não deixa de ser uma jogada interessante :)
Sondar o mercado e tal...
 
Como o timber referiu, é provável que a performance destes jogos não seja muito boa, sobretudo porque a tecnologia utilizada para portar estes jogos para Mac (Cider) não permite que eles corram nativamente, mas sim por emulação (g33ks corrijam-me se estiver errado).

Cider: uma versão modificada do Cedega, que por sua vez é uma versão modificada e proprietária de uma versão antiga do software open source WINE (Linux).
Nada de novo.

Ah, e deixar de fora os PC's mais populares (Mac Mini, Macbook e iMac Education) é mesmo uma boa jogada... not.
 
Gostava de saber o que querem dizer com "emulação".
A EA fabricou alguma engine de emulação para poder correr os jogos?

Rui Batista

Não é emulação pura porque a CPU não é emulada como no Rosetta.
O que é emulado/trocado é o conjunto de API's de software Win32 que as aplicações Windows (até ao XP, pelo menos) precisam para funcionar. No caso do Vista é mais complicado, pois usa a Win32 e também a nova WinFX.
É o contrário do Rosetta (que emula o hardware, mas não o software).

Recorrem a API's Unix/Linux para o efeito, ou então fazem como muita gente e usam ilegalmente API's do próprio Windows.
Talvez até seja por isso que a Transgaming deixou de publicar o seu trabalho em open source (apesar de a fonte, o WINE, aínda o ser), who knows ?

A EA não tem nada a ver com isto, os binários destes jogos são 100% Windows. Apenas devem integrar o Cider directamente no CD/DVD de instalação.
Claro que a velocidade e compatibilidade não deve ser famosa, especialmente em jogos com muitos shaders e em versões mais ou menos recentes do DirectX (8 e 9).
 
Ok, obrigado pela explicação blastarr. O pessoal tem a mania de chamar "emulação" a tudo o que não seja nativo!! ;)

Rui Batista

p.s. Já fizeste aquela experiência de mudança de folders que te propus fazer?
 
Os jogos são são "convertidos" para mac utilizando um programa/tecnologia que se chama CIDER.

Acho piada ao nome que eles deram: Cider ou seja sidra, que é "vinho" de maçã. Agora que pelo post do blastar fiquei a saber que a versão "original" para Linux se chama WINE, tornou-se claro porquê. Resta saber porquê wine...

Seja como for esta torrente de jogos chega uns anos tarde. Agora que o mac corre windows não era tão necessário...
 
Última edição:
Os jogos são são "convertidos" para mac utilizando um programa/tecnologia que se chama CIDER.

Acho piada ao nome que eles deram: Cider ou seja sidra, que é "vinho" de maçã. Agora que pelo post do blastar fiquei a saber que a versão "original" para Linux se chama WINE, tornou-se claro porquê. Resta saber porquê wine...

Seja como for esta torrente de jogos chega uns anos tarde. Agora que o mac corre windows não era tão necessário...

Aparentemente, devido à sigla Wine Is Not an Emulator :-D.
 
Do que conheço a historia é esta:

Wine - Tudo começou no Wine Is Not a Emulator, que dava para correr apps Windows, só usei na Redhat 3.qqcoisa em 1996 se nao estou em erro.

WineX - Que já dava para uns jogos valentes, jogos OpenGL de Windows principalmente sem quase perda de performance (embora fullscreen nao fosse possivel), os jogos com recurso a DirectX tinham uma quebra de performance nos 30%-40%, usei no Mandrake 6.x e estava muito bom este WineX, joguei muito Starwars Outcast nele.

Cedega - Derivado do WineX, provavelmente muito melhor mas começou a ser pago não sei porquê.. (secalhar até sei, já o WineX tinha a Transgaming por detraz então com o sucesso,, quizeram ganhar qualquer coisinha). Pagar o jogo + um software de compatiblidade? ******

CIDER - nunca ouvi falar, mas é bem capaz de ser mais um derivado de WineX->Cedega.

É esta a historia que conheço.
 
Back
Topo