EA only using 20% of PS3 power

Caso ainda não tenham percebido (não devem ter visto o Carmack a falar no url do último post que postei) quando alguém quer utilizar os SPEs não é só dizer "faz isto" e pronto, 7 SPEs a funcionar a fazer o que queremos sem nos termos de preocupar e assim aproveitar 100% do processador... NADA DISSO!!! Os SPEs, para além de partilharem memória entre eles, são concorrentes e (o problema) bloqueia o acesso uns dos outros, ou seja, quando um SPE está a "falar" com o PPE os outros esperam, quando um SPE está a ler ou escrever na memória, os outros esperam. (quando digo espero não quer dizer que não possam processar nada, simplesmente não podem aceder a nada que seja externa ao próprio SPE).
Para agravar os SPEs ainda são processadores especializados em cálculo vectorial o que era bom se não existisse só uma PPE, neste caso, a maioria das tarefas a serem feitas pelo CELL terão de ser feitas na PPE e algumas poderão, com algum trabalho e muita engenharia, ser distribuídas pelos SPEs.
Em certas situações os SPEs são ideais, noutras são muito maus. Tudo depende da forma como os aproveitam e da forma como desenham as aplicações.
A conclusão que tiro (principalmente depois de fazer o trabalho de sistemas operativos lol) é que multi-core é muito melhor apesar de em poucas ocasiões os SPEs poderem estar à frente, muito poucas vezes isso vai acontecer e muitas vezes os programadores não vão ser suficientemente empenhados para as prever (assim que os prazos de desenvolvimento apertarem, esta vai ser uma das coisas a ficar para trás).
Até as placas gráficas se estão a tornar (algumas já são) processadores generalistas com algumas instruções específicas para cálculo de apoio a CG (Computação Gráfica). O facto de terem tirado a Fixed Pipeline das placas é a prova disso. O caminho que se está a seguir são muitos processadores GERAIS e não especializar tudo, isto acontece porque assim é mais fácil distribuir tarefas e aproveitar os recursos porque, por exemplo, se tivermos uma boa placa gráfica e em certas alturas esta não estiver a ser utilizada (raramente acontece é mesmo só para explicar) mas ainda temos muitos cálculos de física para fazer, então podemos libertar CPU passando esses cálculos para a gráfica, etc etc ela não é específica para gráficos logo pode ser utilizada para outra coisa, de outra forma a gráfica ficava à espera que o CPU termina-se o cálculo de física...

O que pode acontecer (e até acho que já está a acontecer) é que em vez de muitas empresas desenvolverem a sua tecnologia "in-house" vão começar a pagar por motores de jogo muito estudados e poderosos. Isto era tudo muito bom e deixava os programadores preocuparem-se só com o código do jogo etc etc se não fosse os motores com este tipo de tecnologia serem mesmo muito caros. Isto vai provocar um aumento no custo de produção (apesar de diminuir o tempo) e vai também, o que é muito grave, impedir muitos "software houses" independentes e novas de aparecer. Se hoje já é difícil entrar no desenvolvimento de jogos, daqui para a frente... Mas acredito que possa acontecer algo do género, software houses a desenvolver jogos mais baratos (mas não menos bons ou divertidos) para Wii, PC e XNA + XBLA e depois serem subsidiadas por empresas muito grandes para desenvolver a ideia para a 360 e PS3. Hoje já acontece isto mas não em tão grande escala.

Conclusão, muita coisa vai mudar... vamos lá ver se para melhor!
 
Para mim, prefiro-a de longe à x360, e a razão, chama-se jogos.

quais? ate agora sem grandes novidades no catalogo da sony, para que ja estava a fazer a consola a cerca de 2 anos.... , onde é que andam os jogos? ao contrario da 360 e da wii que saíram com bons jogos no seu lançamento
 
quais? ate agora sem grandes novidades no catalogo da sony, para que ja estava a fazer a consola a cerca de 2 anos.... , onde é que andam os jogos? ao contrario da 360 e da wii que saíram com bons jogos no seu lançamento

Que jogos bons saiu a x360? Ports do PC?


A ps3 ainda não sei que jogos vai ter no lancamento da Europa, na altura vejo.


Mas sei de jogos que ainda não sairam mas vão sair.
Não é por o jogo ainda não ter saido que vou comprar outra. Depois quando os jogos que quero sairem, dinheiro para comprar uma 2ª chapeu.

Eu vou comprar a Wii e a PS3. Não existe mais espaço para uma 3ª consola.

Agora cada um que faça as suas escolhas, essas são as minhas.


Khaoz_Of_Kosmos li o que escreveste muito por alto, mas erraste logo ai em alguns pontos. Cada SPE tem 256l de cache dedicada, e não partilhada.

Quanto aos SPE's comunicarem com o PPE, nunca li sobre isso, mas o PPE tem duas threads, logo no minimo podem comunicar dois SPE's com o PPE ao mesmo tempo.
 
Última edição:
Que jogos bons saiu a x360? Ports do PC?.

GOW chega ou queres mais?

Mas sei de jogos que ainda não sairam mas vão sair.

isso é verdade mas ate saírem, o veigas q tb era para sair agora para a ps3, perdeu-se pelo caminho pq? e pq do cell ter tanto poder que não consegue correr o jogo bem?

ó porfavor a wii só veio com trés ou quatro no lancamento, os jogos bons pa ps só vão começar a sair em 2007 provavelmente.

sim foram poucos mas bons e com uma tecnologia nova, ao contrario da sony. Varias vezes a sony refreio que quando a consola sai se ia começar a nova geração de consolas. E ate agora nada disso, a nova geração esta na wii pelos seus comandos e na 360 pelos jogos ate hoje lançados e pelo live.
 
Última edição:
Que jogos bons saiu a x360? Ports do PC?

Que belo argumento... :-D

Se calhar nesta altura quem dera à Sony ter a possibilidade de fazer um Portzinho ou outro de PC...talvez tivesse conseguido melhorar o o seu lineup de jogos ;)

Até pq essa "Ports do PC" n é uma coisa necessáriamente má...só se na tua opinião visto q a Sony n tem possibilidade de os fazer...

Queres ver q ao fim de um ano ainda n sairam bons jogos para a 360?ahh é verdade, já me esquecia q o nextgen começou com a PS3.. :002:
 
GOW chega ou queres mais?

O GOW que eu saiba não foi jogo de lançamento da consola, e é disso que estavamos a falar.

Além disso acredito que o jogo possa ser muito bom para muita gente.
Mas pelo que leio para mim não dava. Mto bons graficos mas fraco de historia e em 10 horas já o jogo acabou. Um dia a dar-lhe no jogo, e lá se foram 75€.


Eu cá prefiro jogos com grande historia e que durem no minimo umas 30 horas. De preferencia que durem mais de 100 horas tipo Final Fantasy. Os graficos são um complemento que sei que a PS3 não me vai desapontar assim que os developers ficarem mais maduros a programar na consola.


Mas como eu já disse, cada um faz as suas escolhas. Eu escolhi a Wii e a PS3. Voces façam as escolhas que quiserem.
 
Última edição:
No q toca a gostos, lá por eu n gostar n quer dizer q n preste... ;)

Tb n é pela longevidade q define se um jogo é bom ou n...até pq 10h isso é feito por baixo e resume a single player, portanto é mt relativo...

Pode ter 100 horas de jogo e ser do mais secante q existe e ser mais do mesmo...

Mas é tudo uma questão de gostos e opções, agora argumentos do tipo "é um port de PC" ou "só tem 10h de jogo" só pode ser para rir... :-D

E como é obvio, n vou escolher o q os outros querem, ou pq vende+ ou pelo nome, mas sim de acordo com o meu gosto e o meu bolso... ;)
 
Última edição:
O GOW que eu saiba não foi jogo de lançamento da consola, e é disso que estavamos a falar.

Além disso acredito que o jogo possa ser muito bom para muita gente.
Mas pelo que leio para mim não dava. Mto bons graficos mas fraco de historia e em 10 horas já o jogo acabou. Um dia a dar-lhe no jogo, e lá se foram 75€.


Eu cá prefiro jogos com grande historia e que durem no minimo umas 30 horas. De preferencia que durem mais de 100 horas tipo Final Fantasy. Os graficos são um complemento que sei que a PS3 não me vai desapontar assim que os developers ficarem mais maduros a programar na consola.


Mas como eu já disse, cada um faz as suas escolhas. Eu escolhi a Wii e a PS3. Voces façam as escolhas que quiserem.

:-D :-D este jovem é uma perola...

Jogos com grande historia diz ele...logo na Sony que nem é a rainha dos jogos descartáveis nem nada...ohh a ironia....coitado lol
 
O GOW que eu saiba não foi jogo de lançamento da consola, e é disso que estavamos a falar.

Além disso acredito que o jogo possa ser muito bom para muita gente.
Mas pelo que leio para mim não dava. Mto bons graficos mas fraco de historia e em 10 horas já o jogo acabou. Um dia a dar-lhe no jogo, e lá se foram 75€.

Diz la um jogo que a ps3 tem ao nível gráfico de pgr3, que foi dos primeiros a sair, tens tb o ridge racer que saio no line-up da consola que esta = ou melhor que na ps3


para vender 2milhoes de copias é pq é muito bom. alem do mais tens o componente live, que podes jogar horas a fim.

já agora aqui fica a lista de jogos mais vendidos no mês passado
NPD divulges top selling games in the US for November
Another feather in the cap for Gears of War. After recently topping the Xbox Live Activities chart, the NPD group has revealed that GoW topped U.S. sales charts in November. So what if the Wiimote is the best selling accessory for November, MS scored a winner with the gory, third person shooter anyway.

Anyhoo, the title sold one million units, which is equivalent to sales of US$ 61.5 million. Now that's a lot of money if you ask anyone, but one could only wonder if Gears could sustain this kind of performance now that we're in the pivotal holiday season. It is interesting to note that The Legend of Zelda: Twilight Princess made the list and settled for third place while four games for the PS2 made the cut. Here is the top 10 selling games for November.

1. Gears of War (Xbox 360, Microsoft)
2. Final Fantasy XII (PS2, Square Enix)
3. The Legend of Zelda: Twilight Princess (Wii, Nintendo)
4. Guitar Hero II (PS2, Activision)
5. WWE Smackdown vs. RAW 2007 (PS2, THQ)
6. Call of Duty 3 (Xbox 360, Activision)
7. Madden NFL 07 (PS2, EA)
8. Need for Speed Carbon (PS2, EA)
9. Nintendogs (Nintendo DS, Nintendo)
10. Pokemon Ranger (Nintendo DS, Nintendo)

parece que o gow passou o Final Fantasy
 
Última edição:
Diz la um jogo que a ps3 tem ao nível gráfico de pgr3, que foi dos primeiros a sair, tens tb o ridge racer que saio no line-up da consola que esta = ou melhor que na ps3


para vender 2milhoes de copias é pq é muito bom. alem do mais tens o componente live, que podes jogar horas a fim.

já agora aqui fica a lista de jogos mais vendidos no mês passado
NPD divulges top selling games in the US for November


parece que o gow passou o Final Fantasy

O PGR3 nem sequer era a 720p.
E não se esqueçam que alguns jogos que estão a sair para a PS3, tipo MGS4, estão a sair a 1080P, que puxa mto mais pelo processador e ocupa bem mais espaço na memoria Ram. E aqui ve-se pics resized, logo nunca dá para ver bem.
Mas eu sou da opinião que a Konami deveria descer o jogo para 720P e aumentar a qualidade das texturas com o espaço que isso iria abrir, quem sabe não o façam depois de algumas criticas a esse factor. O 1080P deve ser usado para filmes e mais nada.

O Final Fantasy estar em 2º lugar nos USA só demonstra o jogo que é. É um jogo que se dá muito bem por terras niponicas e não tão bem nas outras terras. Se fores comparar as vendas dele no Japão com o GOW, até te passas lol

Eu sempre que joguei FF, demorei na boa mais de 2 meses para o acabar, e acabar todas as quests.
 
É só pessoal a postar cenas parvas como tudo, o que é que as horas têm a ver com a pontuação do jogo, os jogos de mano-a-mano sempre levaram grandes notas e no entanto chegas ao fim em 30m, fdx, que pretexto mais estupido, o que interessa é a emersão e diversão que o jogo nos proporciona e não as horas, pois tanto quanto sei todos os RPG's tem horas de jogo ilimitadas, basta passares a vida a passear e não a fazer a história do jogo, lol.

Quando saiu a Xbox1 e a EA fez jogos para ela notava-se logo que a máquina era mais potente pois tinha melhores gráficos, jogabilidade, som, agora como não resultou na PS3 pois esta não é o que pintavam vêm com estas desculpas de merdum para aqui.

Este pessoal vem para aqui trazer numeros de resolução, fdx, como se alguém se importa-se com isso, dá melhores gráficos e sensação de velocidade não dá, então deixa mas é a dor de cotovelo em casa.

Nem vou fazer mais observasões que já vi que anda aqui muito pessoal tapado.
 
Mas tu leste o que eu escrevi ou não te deste ao trabalho sequer? É que para opinares convém leres primeiro.


Eu disse que o jogo pode ser bom para muita gente, mas que para mim jogos de 10 horas não dá. Quando compro um jogo, quero jogar mto mais que 10 horas.


Se existe quem se divirta com o jogo em 10 horas, felecidade a deles. Agora eu disse que o jogo é mau por só ter 10 horas? Disse que é mau para mim, algo mto diferente de dizer que é mau para toda a gente.
 
Mas tu leste o que eu escrevi ou não te deste ao trabalho sequer? É que para opinares convém leres primeiro.


Eu disse que o jogo pode ser bom para muita gente, mas que para mim jogos de 10 horas não dá. Quando compro um jogo, quero jogar mto mais que 10 horas.


Se existe quem se divirta com o jogo em 10 horas, felecidade a deles. Agora eu disse que o jogo é mau por só ter 10 horas? Disse que é mau para mim, algo mto diferente de dizer que é mau para toda a gente.

Tem graça, mas curtes a saga MGS e que eu saiba nenhum deles até agora tem mais de 10 horas de jogo.
 
Eu disse que o jogo pode ser bom para muita gente, mas que para mim jogos de 10 horas não dá. Quando compro um jogo, quero jogar mto mais que 10 horas.


Se existe quem se divirta com o jogo em 10 horas, felecidade a deles. Agora eu disse que o jogo é mau por só ter 10 horas? Disse que é mau para mim, algo mto diferente de dizer que é mau para toda a gente.


Tem graça, mas curtes a saga MGS e que eu saiba nenhum deles até agora tem mais de 10 horas de jogo.

:002:

Ora quando um fã incondicional da serie MGS insiste no tema das horas de jogo (q na minha opinião é ridiculo) é caso para dizer q o que muda é q estamos a cascar num exclusivo da 360, pq se fosse da PS3 até podia ter 5 horas q era o jogo do ano...

Ansatsu, comentários biased é o q dá...queres cascar à força toda em tudo o q é 360 e dp dá nisto...é caso para dizer q pela boca morre o peixe :-D

Claro q já sei q agora vêm os gostos de cada um à baila, "gosto de MGS e n gosto de GOW", mas a verdade é q têm os 2 +- a mesma duração de jogo (isto q volto a repetir é um argumento q foi dada importancia por ti, visto q para mim isso n é o +importante)...
 
re:

Por falar no FF, o FF12 foi o Final Fantasy mais vendido no menor espaço de tempo, acho que nem vale começar a falar de um jogo que bateu todos os recordes, incluindo de reviews com a pontuação máxima na famitsu.

Não bateu foi em grafismo, mas nessa área nenhum ff ainda bateu.

--------------------

Posso estar enganado:

Que eu saiba o PPE, ao contrário do que se faz agora, teoricamente ele deveria ser usado apenas como "controladora" dos SPE's.......
Além do mais uma coisa que pode limitar em muito o CELL é a BUS que a PS3 usa nele. :|


Mas ok, eles de momento estão a usar tudo ao contrário. Usam o PPE como processador dedicado e depois usam alguns SPE's ( isto se alguma empresa ainda os usa ), para fazer tarefas especificas.

Se eu estiver incorrecto, agradecia que explicassem. ^_^

-----------------------------------------------------------

Mas a questão nem está ai, se o potencial da consola vai ser usado ou não. Isso teremos que esperar para ver.
 
Última edição:
O PGR3 nem sequer era a 720p.

O bacano que dizia que a razão era os jogos...mete-se a falar de resoluções...eh pá já tás a desesperar mesmo né :lol:
Esqueçam a jogabilidade...esquecam os graficos...esquecam o divertimento...o que conta agora é as RESOLUÇÕES.....voltamos...ao lenga lenga de sempre...agora bates uma beka nessa cena........qual será a proxima tecla de vais bater...a do blueray?? talvez o pouco barulho que a consola faz ! ? Sim pq já não podes agarrar-te a muito mais coisas..pq desde que a consola saiu anda a perder "argumentos" que tinha...como a retro-compatibilidade IMBATIVEL, os graficos next-gen etc etc...


E o unico jogo que pelos visto falas é o FF apenas.....ok.....600€ pela consola + 80€ pelo jogo.
Será que vale a pena?

Realmente o amor é cego....
 
Última edição:
O PGR3 nem sequer era a 720p.
E não se esqueçam que alguns jogos que estão a sair para a PS3, tipo MGS4, estão a sair a 1080P

O Final Fantasy estar em 2º lugar nos USA só demonstra o jogo que é. É um jogo que se dá muito bem por terras niponicas e não tão bem nas outras terras. Se fores comparar as vendas dele no Japão com o GOW, até te passas lol

Sim, nao saio mas arranja um jogo q tenha saido para ps3 que bata os gráficos do pgr3.

estão a sair, ja a data?

sim o FF foi o jogo mais vendido por terras nipônicas e vai continuar a ser (vamos ver o que o zelda vende la), mas tens visto o sucesso do BLUE DRAGON , so no 1 dia vendeu 40 mil copias, isso numa consola que nada dizia a eles, ate aumentou a venda da 360 em mais de 100% no japão.
 
Back
Topo