EA - PC is rapidly becoming the largest gaming platform in the world

Pure Anarchy

Moderador
Staff
During a quarterly earnings call, Electronic Arts executives expressed their optimism for the digital download market on reports of strong financial progress in the sector. EA CEO John Riccitiello reported that the company had seen its digital direct revenue grow to $400 million in the last fiscal year, while CFO Eric Brown noted that digital game distribution alone nearly doubled in revenue year-over-year to $80 million.

"This is a big year for us," said Brown. "The online part of our business is growing as much as 60% year over year."

"In terms of distribution, the way we look at a lot what's happening in the future is, we've got probably a billion PCs out there in the world," he continued. "Very rapidly the PC is becoming the largest gaming platform in the world, just not in a packaged-good product."

"As you look at what that means in terms of distribution of product, we think that's incredibly exciting because it's going to open the market to new demographics, new countries and new types of gameplay," he added.
EA showed it released more games for PC than for any other platform last year, with 360 leading the company’s focus for console hardware.
Releases for fiscal 2009, ending March this year:

  • PC: 32
  • Xbox 360: 26 games
  • PS3: 23 games
  • DS: 22
  • Wii: 21
  • PS2: 14 games
  • PSP: 8
  • Xbox: 1
Fonte

EA’s reported a shell-shock $1.08 billion loss for the financial year ending March 2008.

Revenue for the period was up to $4.2 billion, a 15 percent rise from the previous year’s $3.6 billion.

“EA’s strong cost actions in Q4 FY09 together with our investments in our digital service businesses will set us up for a stronger FY10,” said CEO John Riccitiello.
“EA is well positioned with the right strategies in a growing industry.”

The company said that more than 31 games in the year sold more than 1 million units, up from 27 in the previous year.

Q4 loss was $42 million, or 13 cents a share, narrowed from a loss of $94 million, or 30 cents a share in the same period last year.

Q4 revenue was $860 million, down $267 million compared with $1.13 billion for the prior year.
Fonte

Não se está propriamente a "tornar", já é a maior plataforma actualmente, como os vários reports e análises têm vindo a confirmar. Mas é bom que a EA tenha constatado isso e esteja disposta a ajustar o seu modelo de negócios para tirar proveito da plataforma.
 
Última edição:
Estão a cair na real.

Afinal de contas desde sempre que o PC é a maior, e permitam-me dizer - de longe a melhor - plataforma de jogos.

Apostem eles mais na jogabilidade, na originalidade das histórias dos jogos (evitando Pro-Streets, Undergrounds e afins), no On-line, e apostarem em quem tem computadores de gama média (não descurando quem tem bombas) que se calhar não vão ter só 32 jogos a vender mais de um milhão.

Exemplo disso é o FIFA que minimamente optimizado para PC tem potencial para ser ainda melhor que nas consolas.
 
Leram o artigo? O que a EA diz é muito verdade:

"Very rapidly the PC is becoming the largest gaming platform in the world, just not in a packaged-good product."

No modelo existente o PC é uma plataforma pouco atractiva. Os níveis de pirataria, apesar de difíceis de estimar, devem ser astronómicos.

Num modelo de distribuição digital é a que tem maior potencial, apenas devido ao número de máquinas existentes.

PC fanboys agora vão usar este artigo para dizer "OMG PC FTW!!!". :rolleyes:
 
Última edição:
Estás simplesmente a especular que é uma plataforma pouco atractiva ou que os níveis de pirataria são astronómicos. O comentário deve-se ao facto da distribuição digital ser cada vez mais importante na plataforma e apresentar um crescimento impressionante anualmente, sem indícios de parar num futuro próximo. E isso não se deve apenas ao número de máquinas existentes, deve-se principalmente às próprias receitas e lucros obtidos. Há cada vez mais pessoal que prefere adquirir os seus jogos por serviços de distribuição digital em vez de retailers, o sucesso do Steam, Impulse, GOG, Direct2Drive, Gamersgate e afins demonstra isso mesmo. A própria EA notou a diferença quando disponibilizou o seu catálogo no Steam em vez da EA Store, daí que esteja a lançar cada vez mais jogos no serviço da Valve.

Uma análise recente elaborada pela PCGA - e para evitar comentários de que são parciais, contam com empresas como a Microsoft, AMD, NVIDIA, Epic, Capcom e afins - só vem confirmar:

A new report from the PC Gaming Alliance into the state of the platform in 2008 has revealed that the "largest single platform for games" took around USD 11 billion over the course of the 12 months.

It also noted the growth of digital distribution on the platform, driven by the continuing success of services such as Steam, the growth of free-to-play titles utilising micro-transactions, and the sale of game cards at retail chains.

MMOs were cited as one of the major sources of income for the PC games industry, noting World of Warcraft's USD 1 billion-plus contribution as well as several Asian MMOs taking USD 100 million apiece.

"The biggest story in PC games is the expansion beyond retail," said Randy Stude, president of PCGA. "PC games have successfully pioneered online subscription and distribution models that have resulted in a global boom that shows no signs of slowing. Despite the advances of the likes of Xbox Live and the PlayStation Network, the online platform that remains the most accessible and robust worldwide is the PC."
The summary of these findings are that PC Gaming is a substantial $54 Billion per year industry. Gaming software (retail, digital distribution, online subscription, advertising and other business models) generated $10.7 Billion which according to most industry studies would make PC game software responsible for nearly one third of every dollar generated in the gaming software industry. This makes the personal computer by far the No. 1 platform for gaming worldwide. The hardware revenues for PC gaming include the PCs purchased by gamers and any peripheral component upgrades done in the year 2007. At $43 Billion this dwarfs the hardware revenues of competing gaming platforms by two-to-one.
Já agora, a razão pela qual criei este tópico aqui foi exactamente para evitar comentários desnecessários, porque se tivesse sido criado no Geral era tópico para 20 páginas de flames e bitaites.
 
Última edição:
OMG PC FTW :D

Lamento é a forma que têm tratado a plataforma com a série FIFA. Compreendo que os problemas da pirataria (não exclusivos do PC ... é sempre bom relembrar) afastem o pessoal, mas já está mais que visto que quando as coisas são bem feitas existe bastante lucro na plataforma.

Não gosto da distribuição digital ... gosto sempre de ter os jogos em formato fisico, e sem a necessidade de instalar software adicional. Para mim a solução era outra, mas não a vou dar pois sempre que alguem a referiu foi flamado, lol.
 
Sinceramente não gosto da distribuição digital, porque sou colecionador e gosto de ter os jogos retail, além disso o que me revolta mais é o facto de agora comprar retail e ser obrigado a activações e downloads digitais ok-line. Não nego que seja uma boa alternativa, mas obrigar quem não quer/gosta a usar serviços como o steam, repulsa-me e foi apenas por isso que não comprei spore, mass effect, last remnant, burnout paradise e dawn of war II.
 
OMG PC FTW :D

Lamento é a forma que têm tratado a plataforma com a série FIFA. Compreendo que os problemas da pirataria (não exclusivos do PC ... é sempre bom relembrar) afastem o pessoal, mas já está mais que visto que quando as coisas são bem feitas existe bastante lucro na plataforma.

Não gosto da distribuição digital ... gosto sempre de ter os jogos em formato fisico, e sem a necessidade de instalar software adicional. Para mim a solução era outra, mas não a vou dar pois sempre que alguem a referiu foi flamado, lol.

Qual é a solução que estás a pensar? Estou curioso :P

Por acaso acho que é porreiro adoptar ambas, isto é, poder adquirir o jogo em formato físico mas também tê-lo disponível para download no serviço de distribuição digital, tal como já acontece com vários jogos que estão disponíveis no Steam e Impulse onde basta inserir a CD-Key para o associar à conta.
 
pirataria no pc é isto e aquilo mas a verdade é que maior parte do pessoal que tem consolas tao chipadas...

e a pirataria tinha "solução" se as empresas tivessem mesmo vontade bastava meter todos os jogos com 1 vertente MP (para os jogos sp nem que metessem co-op etc),assim maior parte do pessoal comprava porque queria a vertente mp também, não era 1 solução infalível mas baixava a pirataria em quantidades "industriais".
 
A EA Sports ja disse que vai abandonar o formato fisico em PC.

Tambem vai ser curioso ver como a plataforma de jogos PC se vai adaptar a realidade que os laptops estao a vender mais que os desktops.
 
Última edição:
pirataria no pc é isto e aquilo mas a verdade é que maior parte do pessoal que tem consolas tao chipadas...

e a pirataria tinha "solução" se as empresas tivessem mesmo vontade bastava meter todos os jogos com 1 vertente MP (para os jogos sp nem que metessem co-op etc),assim maior parte do pessoal comprava porque queria a vertente mp também, não era 1 solução infalível mas baixava a pirataria em quantidades "industriais".
Concordo. Eu falo por mim e posso dizer que a maioria dos jogos que jogo são piratas, graças aos preços exorbitantes a que vendem os jogos em Portugal.
Mas comprei os jogos que têm bom Multiplayer, como por exemplo os PES, COD, MOHAA, CS Source, etc.
Querem acabar com a pirataria, metam os jogos sem MP a 10 e 15€ e com MP a 25€ no maximo.
 
Concordo. Eu falo por mim e posso dizer que a maioria dos jogos que jogo são piratas, graças aos preços exorbitantes a que vendem os jogos em Portugal.
Mas comprei os jogos que têm bom Multiplayer, como por exemplo os PES, COD, MOHAA, CS Source, etc.
Querem acabar com a pirataria, metam os jogos sem MP a 10 e 15€ e com MP a 25€ no maximo.

A treta da desculpa da pirataria já esta muito gasta , eu admito que jogo jogos piratas mas quase todos os que gosto acabo por comprar sempre mas nunca em Portugal devido o preço exorbitante assim mando vir sempre do UK , mesmo que os jogos tivessem a esse preço em Portugal podes ter a certeza que havia muito mais procura .
 
A maior plataforma - mais difundida - não significa a tecnologicamente mais avançada. A verdade é que, se quisermos ser rigorosos, em quase todos os PCs do mundo (seguramente 99,99%) é possível jogar. Nem que sejam jogos mais antigos e/ou casuais, como o Solitário :lol:

Isto dito, todos vemos que a distribuição digital está aí, sem dúvida, e para ficar, e, por outro lado, o mercado dos jogos casuais continua a crescer e a atingir novos públicos.

Quem leia esta notícia pense em todas as maneiras de jogar e todos os diferentes jogos que os computadores - mesmo os velhinhos - permitem, e não no comezinho e falacioso "ah ya, mas nenhum portátil corre o GTA4 fluidamente lulz".

...

OMG PC FTW!
 
Back
Topo