1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

eAR OS Media Center

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 24 de Junho de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 2804)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Mais uma solução para MediaCenter, segundo dizem e baseado em Ubuntu.

eAR OS

Análise completa

2. Skyflier

Skyflier Power Member

Bem ao menos podiam ter posto o KDE como Desktop Environment visto que o K3b e o Keffeine estão aí. Vou experimentar no Desktop e talvez me agrade visto eu gostar deste tipo de SO's.

3. Salvador_

Salvador_ Power Member

depois deixa um feedback e com screens sff

4. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

Tem um aspecto mt bonito, vou experimentar também

5. Skyflier

Skyflier Power Member

Bom já experimentei e agora aqui vai o feedback

Comecei por ver que há uma falha no "label" do CD visto estar escrito eAR OS Live DVD, mas trata-se de um CD. Bom mas isso pouco importa.
    Assim que arrancamos pelo CD aparece-nos logo o GRUB já com 3 opções para escolher das quais, obviamente, arrancar pelo CD.

Assim que se entra no SO nota-se bem o visual alusivo ao MAC OS X, bastante bonito e agradável, tanto nas janelas como na Dock presente no fundo do ecrã. O GNOME está bom e a barra de cima está bem recheada de applets como a temperatura, ícones dos HDD, Lixo, áreas de trabalho e acesso rápido a algumas configurações do Sistema. Confirma-se a base no Ubuntu Hardy Heron mas os Devs deste eAR OS decidiram não mostrar tanta evidencia nesse facto pelo que mudaram bastante os programas instalados e a aparência do sistema.

Começando pelas pontos fortes - O software está bastante actualizado, Wine 1.0, Firefox 3.0, Exaile 0.2.11, e muitas mais que podem ler no post inicial.

A Distro corre bem, rápida e sem bugs nem problemas de maior nada que não se resolva. Claro que eu fiz isto tudo em Live CD e algumas coisas podem ter escapado.

Curiosamente, o Firefox traz 3 add-ons instalados Adblock Plus, FlashBlock e Mediaplayerconectivity e também alguns bookmarks. traz tambem plugins como o Flash e o Java.

Tem alguns bons programas de multimédia embora o Kaffeine e o K3b sejam de KDE o que significa que as libs de KDE estão aqui misturadas com o GNOME.

Depois para configurarem tudo têm o eAR Control Panel acessível pela Dock e é aí que tudo se configura, e também onde se pode aceder ao APT.

Pontos fracos - Pois é estão presentes alguns problemas que não se compreendem.

Coloquei uma musica em MP3 para ouvir no Exaile mas quando foi para tocar.....não há codecs!! Nenhuns!! Quer dizer, uma distro que se diz direccionada para Media Center não traz nenhum codec para se ouvir musica? E ainda por cima os programas não nos redireccionam para um site ou para a instalação dos mesmos, não há e pronto ele mando-nos á fava. Ainda tentei instalar pelo APT mas continuava sem tocar e como não sou um perito em Linux não consegui resolver. No entanto o SO dá som pois vi vídeos no Youtube e estava tudo OK.

Outra coisa má é a Dock. quando passamos o rato por cima não nos aparece nenhum nome do programa que vamos abrir, só podemos ver pelo icone. O "zoom" que a Dock faz é bastante deformado e lento e para piorar as coisas, a dock sobrepõe-se aos programas e não se pode alterar essa condição, o máximo que consegui foi colocar mais para baixo para não estorvar tanto.

Enfim, é uma boa distro sim senhor, sendo também baseada em Ubuntu o que é bom, mas vão ter de perder algum tempo a personalizar ao vosso gosto, tanto a Dock como a barra do GNOME. E vão ter também de instalar os Codecs por vocês próprios para poderem ouvir musica e ver vídeos. Passando estes pequenos problemas têm uma distro simples e prática com tudo actualizado e bem polida.

[​IMG][​IMG][​IMG]

Última edição: 25 de Junho de 2008
  6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Da dock, depende da aplicação. Existem docks boas, por acaso nem testei pra ver qual vem.
    Agora dos codecs acho muito estranho, pois

7. Skyflier

Skyflier Power Member

Pois mas de facto não traz codecs, ou se traz esqueceram-se do MP3.

8. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

Se calhar só são carregados após instalação no HD..

9. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Para o tipo de utilização a que se propõe, parece-me uma boa opção, o facto de ser baseada em Ubuntu e partilhar os seus repositórios é logo um ponto bastante positivo.

Só não percebo o porquê de terem incluido o Kaffeine e o K3B, quando existem excelentes alternativas em Gnome, mas pronto são opções, já que temos que levar as libs do KDE atrás podiam colocar também o AmaroK :p

Como não se adequa ao meu tipo de utilização, não a deverei instalar, mas pode ser que perca o amor a um CD e teste o LiveCD este fim de semana :D

10. Skyflier

Skyflier Power Member

Desculpem lá o tamanho das imagens mas assim até se vê melhor.

EDIT: Pronto fica em thumbnail :)

11. Salvador_

Salvador_ Power Member

axo q te eskeceste das imagens lol

12. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

Tão na review feita por ele :)
    Alguem sabe qual é a password do chaveiro ? nao consigo definir uma minha...

13. blastarr

blastarr Power Member

Onde é que está o 10ft UI ? Sem isso, qualquer SO que se rotule como ideal para "Media Center" torna-se quase inútil.

14. Nomearod

Nomearod Power Member

Pois... Realmente torna-se um bocado para o inútil...

Nas férias vou ver se arranjo uma distro porreira para instalar no PC antigo e uso-o como media center na TV da sala.

15. Salvador_

Salvador_ Power Member

peço dsclpa mas o q e' o 10ft ui ? user interface de ?

16. ricardoq

ricardoq Power Member

Algum de vocês já experimentou o gOS ?

17. ricardoq

ricardoq Power Member

18. rana

rana Power Member

Boas... Podem-me explicar como posso instalar este aer OS num portatil acer? É possivel? É que gostei muito do visual e queria experimentar... Já tentei meter linux uma vez num portatil e nao me correr nada bem, por isso agrandecia que me ajudassem com este processo...
    Obrigado...

Partilhar esta Página