Earbuds - Qual Comprar?

MMC

Colaborador Editorial
Dado que nem todas as pessoas conseguem aderir à utilização de in-ears, os earbuds são a melhor alternativa apresentado algumas vantagens e desvantagens em relação aos auscultadores intra-auriculares.

**** Artigo no Portal ****


url

Modelo EarBud da Apple

Entre as vantagens em relação aos in-ear destaco:

- Maior sensação de espaço - maior aproximação ao som de colunas - noção de som "fora da cabeça";
- Utilização em espaços em que não é possível ter um alheamento total do que nos rodeia;
- Inexistência de ruído provocado pelo cabo quando nos deslocamos com o earbud na rua;
- Conforto quando utilizado com esponjas;
- Não existe condução corporal (o som dos passos ao caminhar não é "ouvido")

Outras vantagens não necessariamente verdadeiras para todos os casos:

- Alternativa para quem não se sente confortável com algo no interior do canal auditivo;
- Menor sensação de pressão no interior do ouvido
- Sensação de maior coerência do som.

Desvantagens:

- Falta de isolamento;
- Reprodução das frequências mais baixas;
- Em alguns caso o fit;
- Qualidade de som menos perceptível que num in-ear;
- Evolução tecnológica parada.



Ligações:

1 - Apple Earbud: O melhor earbud do Mundo?
2 - High End Earbuds Review - Heafonia


Principais modelos:

Sony: MDR-E888
Yuin: PK1, PK2, PK3; OK1, OK2, OK3
Blox: M2C, TM5, TM7
AKG: K319
Sennheiser: MX980, MX880, MX580, MX760, MX500
Aiwa:
HiSound: Live, Living, PAA-1 Pro
NineWave: NW-Studio
CrossRoads: HR1, HR2
SunRise: AS-Charm
Marshall: Minor

Panasonic:
Final Audio: Piano Forte
Apple: Stock Earbuds
JVC:
Creative:
 
Última edição:
********* Yuin PK3 *********

pk3_1.jpg


(em audição)




********* Yuin PK1 *********

(em audição)



********* Blox M2c *********

(em audição)


********* Sennheiser MX76O *********

MX-760-TITANIUM_1.jpg



Análise

O Sennheiser MX760 é um earbud já descontinuado pela sennheiser, mas que ainda está disponível no representante português da marca na parte outlet. Esteve posicionado como modelo de topo da série MX.

Especificações:

Freq. de resposta: 18 - 21 000 Hz
Comprimento do cabo: auricular (0,45m) + extensão (1m)
Impedância: 32Ω
Pressão acústica: 114 dB (1kHz/1 Vrms)
Garantia: 2 anos


Construção/Conforto

O sennheiser mx760 inclui na embalagem um conjunto vasto de acessórios: uma bolsa em pele, um enrolador de cabo, 1 par de espumas para maior conforto e uma extensão de cabo de 1m. O cabo do auscultador é simétrico (0,45m).

O corpo que alberga o transdutor dinâmico tem proporções semelhantes à do Blox M2c, sendo de maior dimensão que os Yuin da série PK. O corpo em plástico é bastante leve, mais leve e menos robusta que o corpo dos Blox M2c, embora a qualidade do acabamento da pintura dos MX760 seja superior. O conforto e fixação ao ouvido é perfeito no meu caso, ao ponto de ter um rendimento de cerca de 90% quando colocados no meu pavilhão auricular, quero com isto dizer que nos MX760 não é necessário empurrar os auscultadores "para dentro" para se ouvir melhor, algo que não acontece em mais nenhum dos earbuds da minha colecção.

O isolamento é mau, como em qualquer earbud, no entanto o fraco isolamento permite que haja maior circulação de ar e ausência de pressão no ouvido associada à utilização de in-ears. Quando usado com espumas, o conforto melhora e o earbud deixa-se de sentir na orelha.

O conector de 3,5mm da extensão tem o formato em L e é feito de borracha igual à dos antigos Sennheiser CX500. Dificilmente se pode utilizar os MX760 sem a extensão de 1m, a secção de cabo que inclui os earbuds apenas tem 0,45m. A extensão tem no conector fêmea de 3,5mm o principal inconveniente, o conector é pesado para o tipo de auscultador, mas robusto.



Qualidade de Som


Fonte: Macbook Pro 15";
Auscultadores: Sennheiser MX760 c/ espumas, Blox M2c c/ espumas


Tal como nos Blox M2c, a característica que se destaca inicialmente nos MX760 é a excelente representação holográfica do espaço, ao nível de alguns headphones. No entanto, os MX760 apresentam uma melhor e maior profundidade de palco. Sente-se mais o reflexo/eco nos mx760 no álbum "Dr Chesky's Sensational, Fantastic, and Simply Amazing Binaural Sound Show!". Este álbum foi gravado numa igreja de Nova Yorque, utilizando uma dummy head com dois microfones. É uma gravação binaural com o intuito de se obter uma gravação espacial aproximada à do momento e do local.

Os MX760 aplicam maior energia no detalhe e o som é frontal nas gamas média e alta. O impacto nas baixas frequências é numa fase inicial maior nos Blox M2c. O baixo e os bombos são reproduzidos com mais corpo e envolvência nos Blox. As baixas frequências nos MX760 são reproduzidas com mais ar e com melhor propagação no espaço. É preciso ter em conta que os graves em earbuds não se destacam pela quantidade devido ao factor isolamento, destacam-se principalmente pelo detalhe e transparência.

Os agudos dos Blox M2c são menos agressivos que os agudos dos MX760, contribuindo para uma audição fácil e com menor cansaço. Ambos são capazes de reproduzir os mais finos detalhes dos instrumentos de percussão metálicos. As notas nos MX760 são menos cheias e o som é mais frio, contribuindo para um som mais limpo e transparente.

A gama média nos MX760 é menos cheia, mas mais frontal que nos Blox, sendo mais transparente nos MX760. Em ambos os modelos podemos encontrar um timbre de voz estranhamente semelhante...


Conclusão

Apesar de terem sido descontinuados, os MX760 continuam a estar ao mesmo nível dos bons earbuds lançados recentemente. Não têm uma apresentação tão divertida e fácil como os Blox M2c, mas apresentam outros argumentos, destacando-se principalmente pela maior transparência em todo o espectro de frequência. O espaço tem uma apresentação 3D, que poderá não ser do agrado dos que preferem uma apresentação sonora em que a acção está numa posição frontal.

Os MX760 incluem um conjunto completo de acessórios, que não existe em mais nenhum outro modelo do mesmo valor monetário.



Álbuns utilizados:

[1] - Dr Chesky's Sensational, Fantastic, and Simply Amazing Binaural Sound Show!
[2] - Highwire - Dawn Langstroth



********* Sennheiseer MX980 *********

MX980.png


(Em audição)

//_____________________\\
 
Última edição:
Auscultadores até 20€

Boas pessoal,estava a pensar em comprar uns auscultadores ate 20€ para usar no mp4, telemovel, etc., principalmente para usar fora de casa.
Costumo ouvir muito metal, maioritariamente deathcore, e algum rock, logo têm de ter bons graves mas tambem bons agudos.

Ouvi dizer que a sennheiser é muito boa em audio mas ja estive a compara-la com alguns akg e philips e pareceram-me piores...
O que acham destes:
- http://uk.akg.com/product-detail-2821/k315blk.html (parecem ser muito bons mas a potencia sao apenas 15mw)
- http://uk.akg.com/product-detail-2821/k313.html (a mesma coisa)
- philips she 2860 ( ja tem melhor potencia...)
- http://download.p4c.philips.com/file...00_pss_brp.pdf (a mesma coisa)
- http://download.p4c.philips.com/file...10_pss_por.pdf (a mesma coisa)
- os pioneer SE-CE511 tem uma grande potência mas nao sei se valem a pena.

Depois há também os sennheiser mx 160, mx 271, mx 370, mx 371 e mx 470 mas parecem me piores apesar da menor impedancia (nao sei a potência deles).
Já agora também gostava que viessem com uma bolsa pois transporto os muito e nao queria leva los no fundo da mochila ou no bolso com as chaves, mp4 e carteira...

Cumps, joaodiogo321
 
Última edição:
joaodiogo321, se fores para os da série MX da Sennheiser, vai para o de gama mais alta que conseguires. Os outros não conheço.

A "potência" que aparece nas especificações técnicas não diz absolutamente nada sobre a qualidade de som. E os auscultadores nem sequer têm potência (isso é a suposta potência máxima de entrada). Quem dá a potência é a fonte ou o amplificador.
 
joaodiogo321, se fores para os da série MX da Sennheiser, vai para o de gama mais alta que conseguires. Os outros não conheço.

A "potência" que aparece nas especificações técnicas não diz absolutamente nada sobre a qualidade de som. E os auscultadores nem sequer têm potência (isso é a suposta potência máxima de entrada). Quem dá a potência é a fonte ou o amplificador.

ou seja, esta tal potencia de 15mw ou 50mw nao interessa se eu utilizar estes auscultadores apenas no telemovel e no mp4?

entao kual o melhor entre os melhores philips SHE (parece me ser ou os 2860 ou os 4500 que sao muitissimo parecidos aos do mp4 mas estragaram se), os melhores sennheiser MX (acho que sao os 470) ou os melhores akg K (acho que sao os 315) ou outra gama de outra marca qualquer ate 20€ ???

PS: nao me importo que seja online mas nao quero passar dos 22€ com portes incluidos.
 
Última edição:
Entao alguém?? Vou repetir de uma forma mais organizada...

Esta tal potencia de 15mw ou 50mw nao interessa se eu utilizar estes auscultadores apenas no telemovel e no mp4?

E destes phones, para ouvir metal (com bons graves e agudos tb decentes) qual e melhor??? :

- philips she 2860
- philips she 4500
- sennheiser mx 470
- akg k315
- sony mdr-e829v
- outros phones nao in-ear até 20€


PS: encontrei estes sony mdr ed21lp (http://www.sony.pt/product/hpa-in-ear-classic/mdr-ed21lp#/TechnicalSpecs) que me parecem melhores que os outro pelo mesmo preço. Nao serão parecidos a in ear? Nesse caso nao e opção.
 
Última edição:
Entao alguém?? Vou repetir de uma forma mais organizada...

Esta tal potencia de 15mw ou 50mw nao interessa se eu utilizar estes auscultadores apenas no telemovel e no mp4?

E destes phones, para ouvir metal (com bons graves e agudos tb decentes) qual e melhor??? :

- philips she 2860
- philips she 4500
- sennheiser mx 470
- akg k315
- sony mdr-e829v
- outros phones nao in-ear até 20€


PS: encontrei estes sony mdr ed21lp (http://www.sony.pt/product/hpa-in-ear-classic/mdr-ed21lp#/TechnicalSpecs) que me parecem melhores que os outro pelo mesmo preço. Nao serão parecidos a in ear? Nesse caso nao e opção.

Quanto à potência, não. Não interessa no teu caso.

Desses que mencionas, experimentei e ouvi os E829v. São decentes, mas nada de extraordinário. Os ED21LP já os tive nos ouvidos à uns tempos. Comprei-os e troquei-os logo, tal foi o problema com o "fit". Nem os ouvi.
 
Última edição:
A dúvida foi respondida no post #5 do tópico. Concluindo:

- A potência anunciada para os auscultadores em discussão é o aspecto menos importante;
- É importante leres opiniões/comparações destes modelos.

Entre os modelos, tenho 2 pares de MDR-E829v. São inferiores aos modelos que estou a utilizar: Yuin PK3 e Blox M2c (±30€). São tão inferiores que nem os considero para audição.

Para Earbuds:

- As opiniões que possas ler acerca de earbuds são muitas vezes contraditórias entre si;
- Não há graves decentes em quantidade em earbuds, existem modelos com grave suficiente e com qualidade para alguns géneros musicais;
- Se quiseres "adicionar" maior sensação de graves (estão lá, mas é difícil identificar), opta por um modelo com esponjas;

As esponjas permitem melhor isolamento, maior conforto, som mais quente e com "mais" graves. Ajudam também a que o som não seja "fino" e sem vida. Nos bons modelos ajudam a que os agudos não sejam tão estridentes.

Entre os modelos sugeridos, os MX470 deve ser a melhor opção, como sugeriu o danimoca. Entre os modelos que ouvi, não consigo sugerir um modelo inferior aos Yuin PK3 (indicado para os géneros que ouves).
 
Última edição:
Depois de ler varias reviews, fiquei reduzido aos sennheiser mx470, sony mdr-ed21lp e sony mdr-e829v. Alguma opinião de quem já tenha usado os da sony?

Os outros li que tinham um bass fraquito logo tao fora da lista...
 
A maioria dos modelos atuais da sony já existem no mercado há mais de uma década, apenas como curiosidade.

Na embalagem dos MX470 é anunciado que têm "Extra Bass", existem boas opiniões acerca dos mesmos e não têm controlo de volume no cabo a chatear. Os sennheiser historicamente sempre tiveram mais grave que os Sony e os agudos têm menos ênfase. Os agudos dos Sony de entrada têm ênfase a mais, precisam das tais esponjas para suavizar as altas frequências. Se conseguires ir para os MX880 ou Blox M2c, seria muito melhor..

Os Blox valem bem o valor pedido, é o modelo que mais tenho utilizado. Dado que o próximo modelo da Blox deverá custar 3-4-5x mais e provavelmente terão uma impedância na casa dos 150Ω, é um bom investimento para situações em que não se possa utilizar in-ears. Os Blox acabam por ser melhores que muitos in-ears do mesmo e valor superior, mas é preciso não existir ruído exterior.
 
Muito obrigado pela resposta. Elucidou me bastante. :)

Estive a procurar melhor e acho que vou para os sennheiser mx580 já que os encontro a 26€ com portes na *****. Até gostava de ir pros mx581 mas já iam ultrapassar os 30€.

Podias esclarecer me pk os mx471 sao mais caros que os mx 581?? Serao mais recentes, ou sao mesmo melhores?
 
Última edição:
Boas de novo

Estou aqui pra dizer que já tenho os fones a uns dias e adoro-os! Valem bem os 20€ (26€ com portes).

Agora tenho uma pergunta. Qual e a diferença entre os meus mx580 e os mx581?
Supostamente os mx581 sao desenhados para orelhas mais pequenas e tem um melhor fio. Mas eu ouvi varias pessoas dizer que o som deste e melhor do que o do mx580. E verdade??
 
A referência é esta análise? De acordo com a análise são diferentes, o que não gostas nos mx580?

Se pretenderes trocar/devolver, tens os pk3, MX880 (± o mesmo valor dos mx580 na amazon uk), ou ainda melhor: os Blox M2c.
 
A referência é esta análise? De acordo com a análise são diferentes, o que não gostas nos mx580?

Por acaso ouvi isso de 3 amigos meus que experimentaram/têm os dois. Mas essa analise di-lo praticamente todo! :)

Nao e uma questao de nao gostar (pois acho o som fantástico para o seu preço) mas sim de que ha opinioes de que os 581 sao ligeiramente melhores sonoramente... So queria saber se era verdade pois ainda custam mais um pouco.
 
Os que te indiquei são ainda melhores e custam praticamente o mesmo. Os Blox M2c são "obrigatórios".
 
Os Blox M2c são "obrigatórios".

Subscrevo totalmente :)

Já tenho comigo uns Blox M2C à uns dias.

Nunca tive experiência alguma com earbuds “decentes”. Os Blox estão numa liga completamente diferente de tudo aquilo que já ouvi neste tipo de auscultadores. Sim, a constucção não é nada de especial (não é propriamente má, mas também não “grita” qualidade) e em termos de tamanho são relativamente grandes (mais que os Apple).

Mas o som... eles surpreendem por pouco surpreenderem. Vou explicar. Quando oiço música, não estou a pensar no som, mas na musica em si. Têm um tipo de som que não distrai, são muito naturais. Nas primeiras horas temos uma gama média bastante frontal e projectada. Passado algum tempo, o som ganha mais naturalidade e pura e simplesmente, fica tudo unido como um todo. A gama alta é extensa mas sem um sparkl que se destaca particularmente. Os baixos não são imensamente dinâmicos, mas são muito bem controlados, relativamente profundos e com uma boa textura. Pecam um pouco na profundidade, mas o palco e a sensação de espaço são, em geral, bastante bons.

Como se comparam com os meus Phonak PFE 012 (filtros verdes)? Bem, os Phonak têm um pouco mais de grave, mas é um grave por comparação mais abafado e menos rápido. É também um grave mais “monotono” (aproxima-se mais de apenas um tom). Por outro lado, os Phonak ainda conseguem ser mais detalhados. Ainda assim, os Blox são os melhores "all-round". Com toda a música que já experimentei, nunca me pareceram ficar sem fôlego. Talvez não sejam os mais indicados para quem quer concentrar-se na quantidade de graves, mas o som, como um todo, é muito bom. Como um todo, não encontro falhas.

Concluindo, pelo preço que paguei por eles (37€) não podia pedir melhor.
 
Back
Topo