Análise (Early) Review ASUS A15 2021 FA506QM R7 5800H RTX 3060 (90W+5W)

vascobrissos14

Power Member
Apesar deste portátil ter sido lançado em Janeiro de 2021 (e construído em 2020), apenas chegou a Portugal dia 14/04 e fui um dos sortudos a conseguir comprar um. Comprei por 1200€ e por este preço, não se arranja nada melhor (até Abril de 2021).

Impressões iniciais:

A caixa é esteticamente "gira" e tem o típico sistema da ASUS em que abre com um fator WOW.

A minha unidade trouxe o portátil, carregador, stickers e manuais.

Quando tirei o PC do saco protetor, adorei logo a tampa do mesmo. A versão cinzenta tem a tampa em metal e é completamente lisa.


Após ligar o carregador ao PC, instalei o Windows 10 e demorou literalmente 2 minutos para reiniciar e entrar no menu de configuração inicial.

Specs:

Ryzen 7 5800H
RTX 3060 (90W+5W)
16GB (8x2) DDR4 3200MHz Dual Channel (muito bom)
Ecrã 1080p 144Hz Panda IPS-Level
512GB NVME SK Hynix
Bateria 90Wh

Adicionei um SSD NVME de 1TB para jogos etc.

Qualidades e inqualidades:

O ecrã, apesar de ser um modelo mais budget, é perfeito (para mim). É fluido e com o Adaptive Sync, os frames nos jogos não têm Tearing e para quem veio de um ecrã piorzito a 60Hz, isto é... mesmo muito bom. Só tenho uma queixa. Podia ter mais nits (brilho).

Como dito anteriormente, a tampa é em metal e o resto do PC é plástico mas parece ser um plástico durável (supostamente este PC é de military grade).
Tem algum flex no teclado mas não afeta uso no dia a dia.

O touchpad tem um tamanho bom e por enquanto gostei da sensação e da precisão.

Não testei a bateria mas tem obrigação de durar por ter 90Wh e poder habilitar o modo Silencioso no PC.

As drivers são instaladas automaticamente mas tive um problema com a de som. O microfone estava basicamente mudo. Após desinstalar a Realtek Audio Console, instalei as drivers do site da ASUS e ficou a funcionar 5 estrelas. Tem cancelamento de ruído ok.

As colunas (a meu ver) são muito boas para um portátil. Atingem um bom nível sonoro e têm bons graves.

O sistema de refrigeração está muito melhor e adequado aos componentes que possui. Quando se puxa mais pelo PC, as ventoinhas atingem altas RPM e ouvem-se bem mas com uns fones nem se nota.

Gostei de teclar neste teclado. Tem single zone RGB. Só não gostei do DEL estar no NUMPAD mas é uma questão de hábito.

Benchmarks:

Este PC tem 3 modos de funcionamento:

Silecioso
Desempenho
Turbo

Vou falar maioritariamente do modo Desempenho.

No Forza Horizon 4, com o preset Ultra, consegui 110 FPS AVG.
pmB7idwbp


No Cyberpunk 2077, com settings Medium e Ray Tracing ON, o jogo ronda os 50-80 FPS dependendo da zona.

O SSD NVME (SK Hynix) que vem com o PC aquece quando é utilizado em testes sintéticos. No dia a dia, não existe esse problema e é um SSD rápido.
tMCG2j.jpg

Resultados Timespy:
Modo Desempenho: https://www.3dmark.com/3dm/60740499
Modo Turbo: https://www.3dmark.com/3dm/60740790

Não diferem muito provavelmente devido às poucas "runs" que fiz e pela pressa que tinha. Ou por ter utilizado uma versão antiga.

Resultados Cinebench R23:
Modo Desempenho:
MC: 11767 65W 3.7GHz 84º Max
SC: 1402 20-25W 4.5GHz 75º Max

Modo Turbo:
MC: 12550 75-80W 4.5GHz 87º Max
SC: 1413 20-25W 4.5GHz 75º Max

As temperaturas rondam os 70-85º C. A ASUS melhorou bastante o sistema de refrigeração e agora está adequado aos componentes que possui.
Recomendo arranjar uma base ou levantar a parte traseira do PC para deixar passar mais ar para as ventoinhas. Senão, as mesmas esforçam-se mais e não arrefece tão bem. Foi pena a ASUS não ter utilizado aquela "técnica" de levantar a base do PC ao abrir o monitor. Mas não se pode ter tudo por este preço.

Por enquanto estou a adorar o PC. O IO fica todo do lado esquerdo o que é ótimo para nós gamers (destros).
Valeu a pena a espera e o dinheiro que custou.

Se faltar alguma coisa na review ou quiserem alguma informação mais detalhada (como por exemplo um vídeo), deixem uma mensagem na thread e tentarei responder :).

Fotos:

HJEVWz.jpg



a7m2Aw.png
 
Última edição:
Fizeste algum daqueles testes Timespy, Cinebench, etc?
Embora o ecra nao seja perfeito para trabalhar em ediçao de video, se compensar bem nos tempos acho que vou me aventurar neste modelo também. Preciso de uma máquina para After Effects e Photoshop e 1-2 jogos quando der tempo.
As temperaturas nao me assustam tanto neste modelo de 2021, porque raramente o vou usar mais de 3h seguidas e se calhar nao vou precisar do Turbo muitas vezes. Acho que nao o vou queimar tao cedo.
Por €1200's parece-me bom valor pelo que tem lá dentro.
 
Fizeste algum daqueles testes Timespy, Cinebench, etc?
Embora o ecra nao seja perfeito para trabalhar em ediçao de video, se compensar bem nos tempos acho que vou me aventurar neste modelo também. Preciso de uma máquina para After Effects e Photoshop e 1-2 jogos quando der tempo.
As temperaturas nao me assustam tanto neste modelo de 2021, porque raramente o vou usar mais de 3h seguidas e se calhar nao vou precisar do Turbo muitas vezes. Acho que nao o vou queimar tao cedo.
Por €1200's parece-me bom valor pelo que tem lá dentro.
Temperaturas estão controladas pelo dissipador. Nunca vi passar dos 90º. O normal é andar pelo 70-85º a puxar bem por ele. A puxar ao máximo, só tem o "problema" das ventoinhas que chegam a 5000+ RPM mas nada "não normal".

Já atualizei o OP e adicionei Timespy, Cinebench R23 e CrystalDiskMark.

Sim! Por 1200€ é imbatível.
 
Sim foi muito básico. Basta desapertar os parafusos, levantar a tampa (custa um pouco) e adicionar o SSD. Demorei mais por ter mais cuidado e por o PC ser virgem mas faz-se super bem.
Perguntei pois uns HP que temos aqui no work, basicamente temos de tirar a parte de baixo do chassis para tirar o HD.
E a nível de prestações?
Preciso de arranjar um PC para trabalhar e jogar, o clevo que tenho já não dá para trabalhar sem estar ligado à corrente, a bateria serve apenas para o manter em stand-by.
 
Perguntei pois uns HP que temos aqui no work, basicamente temos de tirar a parte de baixo do chassis para tirar o HD.
E a nível de prestações?
Preciso de arranjar um PC para trabalhar e jogar, o clevo que tenho já não dá para trabalhar sem estar ligado à corrente, a bateria serve apenas para o manter em stand-by.
Sim este também tens de tirar a tampa inferior.
Prestações?
Se quiseres um portátil com bateria grande, este ASUS tem uma de 90Wh (10Wh abaixo do limite). O normal será por volta dos 40-70Wh.
 
Apesar deste portátil ter sido lançado em Janeiro de 2021 (e construído em 2020), apenas chegou a Portugal dia 14/04 e fui um dos sortudos a conseguir comprar um. Comprei por 1200€ e por este preço, não se arranja nada melhor (até Abril de 2021).

Impressões iniciais:

A caixa é esteticamente "gira" e tem o típico sistema da ASUS em que abre com um fator WOW.

A minha unidade trouxe o portátil, carregador, stickers e manuais.

Quando tirei o PC do saco protetor, adorei logo a tampa do mesmo. A versão cinzenta tem a tampa em metal e é completamente lisa.


Após ligar o carregador ao PC, instalei o Windows 10 e demorou literalmente 2 minutos para reiniciar e entrar no menu de configuração inicial.

Specs:

Ryzen 7 5800H
RTX 3060 (90W+5W)
16GB (8x2) DDR4 3200MHz Dual Channel (muito bom)
Ecrã 1080p 144Hz Panda IPS-Level
512GB NVME SK Hynix
Bateria 90Wh

Adicionei um SSD NVME de 1TB para jogos etc.

Qualidades e inqualidades:

O ecrã, apesar de ser um modelo mais budget, é perfeito (para mim). É fluido e com o Adaptive Sync, os frames nos jogos não têm Tearing e para quem veio de um ecrã piorzito a 60Hz, isto é... mesmo muito bom. Só tenho uma queixa. Podia ter mais nits (brilho).

Como dito anteriormente, a tampa é em metal e o resto do PC é plástico mas parece ser um plástico durável (supostamente este PC é de military grade).
Tem algum flex no teclado mas não afeta uso no dia a dia.

O touchpad tem um tamanho bom e por enquanto gostei da sensação e da precisão.

Não testei a bateria mas tem obrigação de durar por ter 90Wh e poder habilitar o modo Silencioso no PC.

As drivers são instaladas automaticamente mas tive um problema com a de som. O microfone estava basicamente mudo. Após desinstalar a Realtek Audio Console, instalei as drivers do site da ASUS e ficou a funcionar 5 estrelas. Tem cancelamento de ruído ok.

As colunas (a meu ver) são muito boas para um portátil. Atingem um bom nível sonoro e têm bons graves.

O sistema de refrigeração está muito melhor e adequado aos componentes que possui. Quando se puxa mais pelo PC, as ventoinhas atingem altas RPM e ouvem-se bem mas com uns fones nem se nota.

Gostei de teclar neste teclado. Tem single zone RGB. Só não gostei do DEL estar no NUMPAD mas é uma questão de hábito.

Benchmarks:

Este PC tem 3 modos de funcionamento:

Silecioso
Desempenho
Turbo

Vou falar maioritariamente do modo Desempenho.

No Forza Horizon 4, com o preset Ultra, consegui 110 FPS AVG.
pmB7idwbp


No Cyberpunk 2077, com settings Medium e Ray Tracing ON, o jogo ronda os 50-80 FPS dependendo da zona.

O SSD NVME (SK Hynix) que vem com o PC aquece quando é utilizado em testes sintéticos. No dia a dia, não existe esse problema e é um SSD rápido.
tMCG2j.jpg

Resultados Timespy:
Modo Desempenho: https://www.3dmark.com/3dm/60740499
Modo Turbo: https://www.3dmark.com/3dm/60740790

Não diferem muito provavelmente devido às poucas "runs" que fiz e pela pressa que tinha. Ou por ter utilizado uma versão antiga.

Resultados Cinebench R23:
Modo Desempenho:
MC: 11767 65W 3.7GHz 84º Max
SC: 1402 20-25W 4.5GHz 75º Max

Modo Turbo:
MC: 12550 75-80W 4.5GHz 87º Max
SC: 1413 20-25W 4.5GHz 75º Max

As temperaturas rondam os 70-85º C. A ASUS melhorou bastante o sistema de refrigeração e agora está adequado aos componentes que possui.
Recomendo arranjar uma base ou levantar a parte traseira do PC para deixar passar mais ar para as ventoinhas. Senão, as mesmas esforçam-se mais e não arrefece tão bem. Foi pena a ASUS não ter utilizado aquela "técnica" de levantar a base do PC ao abrir o monitor. Mas não se pode ter tudo por este preço.

Por enquanto estou a adorar o PC. O IO fica todo do lado esquerdo o que é ótimo para nós gamers (destros).
Valeu a pena a espera e o dinheiro que custou.

Se faltar alguma coisa na review ou quiserem alguma informação mais detalhada (como por exemplo um vídeo), deixem uma mensagem na thread e tentarei responder :).

Fotos:

HJEVWz.jpg



a7m2Aw.png
E em relação ao gigabyte G5? Pelo que se vê tem uma rtx 3060 que chega aos 105w. Sei que perde em Cpu mas também se encontra mais barato, vi uma loja que o tem a 1100€. :)
 
E em relação ao gigabyte G5? Pelo que se vê tem uma rtx 3060 que chega aos 105w. Sei que perde em Cpu mas também se encontra mais barato, vi uma loja que o tem a 1100€. :)
CPU é da geração "anterior" e se estiveres a falar do i5, perdes um bom bocado de performance.
Possui apenas metade da capacidade em termos de bateria e é grosso relativamente ao ASUS.

Compensa os 100€ a menos e 10W a mais na GPU? A meu ver e para o meu uso, não.

Atenção. Não estou a dizer que o G5 é mau. Simplesmente estou a dizer que em comparação com o ASUS, para o meu uso e gosto, prefiro o ASUS. Há quem prefira o G5 e é completamente aceitável.
 
CPU é da geração "anterior" e se estiveres a falar do i5, perdes um bom bocado de performance.
Possui apenas metade da capacidade em termos de bateria e é grosso relativamente ao ASUS.

Compensa os 100€ a menos e 10W a mais na GPU? A meu ver e para o meu uso, não.

Atenção. Não estou a dizer que o G5 é mau. Simplesmente estou a dizer que em comparação com o ASUS, para o meu uso e gosto, prefiro o ASUS. Há quem prefira o G5 e é completamente aceitável.
Obrigado pelo feedback.
Pois, em Cpu perde para o ryzen sim. Eu por acaso andava de olho no Tuf F15, por estar disponivel na "PcDigaa" enquanto que o A15 ainda só encontrei na "ChipTecc"(Loja que não conheço). E hoje nas pesquisas encontrei o Gigabyte G5 na "PcComponentess" (loja que já ouvi falar mas não sei se é de confiança), e ao fazer algumas pesquisas referem que muita das vezes até bate os Zephyrus g15 de 1800€, claro que me deixou bastante impressionado por existirem tantas reviews a dizerem que era realmente a melhor opção para o preço neste segmento.
 
Última edição:
Obrigado pelo feedback.
Pois, em Cpu perde para o ryzen sim. Eu por acaso andava de olho no Tuf F15, por estar disponivel na ***** enquanto que o A15 ainda só encontrei na *****(Loja que não conheço). E hoje nas pesquisas encontrei o Gigabyte G5 na ***** (loja que já ouvi falar mas não sei se é de confiança), e ao fazer algumas pesquisas referem que muita das vezes até bate os Zephyrus g15 de 1800€, claro que me deixou bastante impressionado por existirem tantas reviews a dizerem que era realmente a melhor opção para o preço neste segmento.
Afasta-te do TUF Dash F15. Ninguém quer isso (eu incluído). Daí haver tanto stock.

Os 3 maioritários problemas dele a meu ver são:
CPU fraco.
RAM soldada.
Sem câmara.

Para o meu uso (e no geral pelo que se vê), estes 3 problemas são um deal breaker enorme. Não sei no que estava a ASUS a pensar quando fez esse PC.

O ASUS A15 parece que ainda consegues arranjar stock em lojas conhecidas portanto aproveita enquanto há. Se precisares de ajuda, MP.
Se não conseguires arranjar stock numa loja que gostes, podes ficar com a minha encomenda que é de uma loja de confiança e está pelos 1200€.
 
Afasta-te do TUF Dash F15. Ninguém quer isso (eu incluído). Daí haver tanto stock.

Os 3 maioritários problemas dele a meu ver são:
CPU fraco.
RAM soldada.
Sem câmara.

Para o meu uso (e no geral pelo que se vê), estes 3 problemas são um deal breaker enorme. Não sei no que estava a ASUS a pensar quando fez esse PC.

O ASUS A15 parece que ainda consegues arranjar stock em lojas conhecidas portanto aproveita enquanto há. Se precisares de ajuda, MP.
Se não conseguires arranjar stock numa loja que gostes, podes ficar com a minha encomenda que é de uma loja de confiança e está pelos 1200€.
Obrigado pela ajuda.
Pois, o facto de aquilo ser um quadcore assusta, mas, não sei se é assim um grande bottleneck, claro que para editar vídeos e fotos sim, em relação à camera, acho que até prefiro sem ahha. Eu acho que no geral o pc não é mau para o preço, refiro-me ao mais fraquinho de 1100, afinal por essa gama de preços é quase tudo quad core.
Mas sim, este gigabyte suscitou-me a atenção, mas como nunca tive nada da marca e penso que também n seja muito conhecida (à exceção das gráficas)...
O A15 não encontro em lugar nenhum, além da loja que referi que nem sei o que é aquilo ahhaha
 
O Gigabyte G5, pelo que sei é me disseram (aqui no fórum) é um barebone Clevo e o chassi não tem capacidade de arrefecimento para o hardware que lá tem dentro.
 
Back
Topo