MMO Earthrise

Bem, para quem viu o filme e ficou com algumas dúvidas, aqui ficam alguns esclarecimentos, em forma de QoTW: Trailer Tidbits

Hi everyone!

We apologize for the short delay in QOTW (these things happen sometimes) and thank you all for your patience. This week we're going to take a look at some of the comments about our new trailer and take a look behind the scenes.


Our GDC 2009 trailer was a great success in boosting the excitement of our fans (join our fans here), as well as an opportunity for us to show you all a glimpse of Earthrise outside the static screenshots to let you all know it plays as good as it looks, too! But along with the excitement came a foray of new questions about the game world that was presented throughout the trailer, and we'll do our best to answer them here.

What does the trailer show? The locations presented in the game trailers start with the ominous Old Town, an artifact city reminiscent of an old and lost age that is now a nesting ground for the worst of mutantkind. The mutants of Old Town have entered a state of symbiosis that unite them against a common enemy - the humans. It is one of the last locations that we currently expect a player to visit as he discovers the island of Enterra along with the storyline. While we believe this area is expected to be quite challenging, you'll be pleased to know the mutants on the trailer can actually be considered some of the more tame ones. As you watched the video, you then moved onward to the expansive woodland that connects the wild regions swarming with mutants and the human territories. This area is called The Borderlands. Finally, we ended up at the Boneyard, a lifeless scorched desert that has become a graveyard of massive herd of mutants serving as a silent warming to those who venture inside.

The final scene of the awakening human (presumably, a player character like you will be when the game launches!) also raised a couple questions from our viewers. Some of you wondered, "When new clones wake up after dying, will there be any loss of skills or reduced stats?" No, clones do not lose any physical capabilities or skills as they get reborn. Cloned individuals are fully capable to remember their knowledge and memories via the direct imprint of their past experience; that way they can seek vengeance upon those who have temporarily disposed of them. And some of you asked how do "clones" come out of the cloning center if they are being cloned on a highly-positioned platform... well, what we didn't show was the complex procedure of moving the cloning capsule through various servo-motor driven platforms, but would you really stay another twenty seconds to see that?

We all hope you have enjoyed the trailer as much as we have enjoyed crafting every frame of it, and we can both look forward to expanding our beta efforts in the near future. (You did register for beta, didn't you?)

Please feel free to discuss below. Have a great week!
~ m.
 
Realizou-se ontem uma reunião com alguns portugueses interessados neste promissor mmorpg, e foi tomada a decisão que se iria tentar concentrar a comunidade "tuga" num nucleo de uma das guilds internacionais já existentes e divulgadas nos forums oficiais do Earthrise, ao invés de criarmos uma guild 100% nacional.
A razão prende-se com a natureza do jogo que torna improvável uma adesão massiva de portugueses, e às características do jogo que são claramente vocacionadas para a criação de grandes guilds.

Ficou ainda decidido que todos os interessados neste jogo têm até ao dia 22 de Abril para sugerir as 3 guilds da lista presente em http://forums.play-earthrise.com/index.php?board=7.0
Essa sugestão deverá ser dada no forum de EarthrisePT criado pelo Metralha, ou encaminhada para mim por PM, para posteriormente serem colocadas à votação todas as sugestões.
A guild mais votada por todos será a eleita para concentrar a comunidade "tuga" através de um group app.
 
A razão prende-se com a natureza do jogo que torna improvável uma adesão massiva de portugueses, e às características do jogo que são claramente vocacionadas para a criação de grandes guilds.

Ficou ainda decidido que todos os interessados neste jogo têm até ao dia 22 de Abril para sugerir as 3 guilds da lista presente em http://forums.play-earthrise.com/index.php?board=7.0
Essa sugestão deverá ser dada no forum de EarthrisePT criado pelo Metralha, ou encaminhada para mim por PM, para posteriormente serem colocadas à votação todas as sugestões.
A guild mais votada por todos será a eleita para concentrar a comunidade "tuga" através de um group app.

Esqueci-me totalmente da reunião... :eek: Alguma coisa importante que deva saber? Peço desculpa pela minha distracção visto que já tinha avisado que iria lá estar.

Em relação às guilds por mim é-me igual desde que apanhemos pessoal fixe vai dar tudo ao mesmo.
 
Parece a jogabilidade do UT, só falta o "killing spree" :D.

A seguir com atenção.

Atenção que o combate é MUITO diferente, isso é um erro frequente de muito pessoal e que depois pode originar desilusões.

O Earthrise não é um shooter/mmofps, é mesmo um mmorpg puro e a unica semelhança com um shooter é usar armas de fogo/lazer.

O Earthrise tem "soft-lock" (embora com uma margem de erro reduzida), não tem "hitboxes", e nem sequer permite "in-combat weapon switching", coisa que até o Tabula Rasa permitia.
Quer isto tudo dizer que não haverá "headshots", não haverá "bunny hopping", nem outras coisas típicas nos shooters tipo UT e afins.

Alem de tudo isso, o Earthrise tambem dispoe de uma panóplia de "hotbar abilities" habituais nos mmorpgs, onde se incluem crowd-control effects, dots, "heals", buffs, debuffs, etc...

No fundo o Earthrise pretende ter um combate bem mais "fast-paced", movimentado e variado que a maioria dos mmorpgs, mas mesmo assim bem mais lento e controlado que o combate de um fps ou mmofps ;)
 
Ohhh não tem "Head Shot!!", pronto já não quero :D

Agora a sério estou muito curioso para ver como vai ser o combate, mais em termos tácticos.

Já agora é FFA?

edit: typo
 
Última edição:
Ohhh não tem "Head Shot!!", pronto já não quero :D

Agora a sério estou muito curioso para ver como se vai ser o combate, mais em tácticos.

Já agora é FFA?

Sim, é pvp ffa com player looting, mas tem um sistema de "insurance" de items bem como um sistema de consequências muito exaustivo por forma a evitar que se torne num gank fest.
Há areas com diferentes níveis de segurança (guardas/patrulhas) onde portanto o pvp é mais ou menos arriscado (estilo EVE).

As consequencias são muitas e a variados níveis, por isso não vou estar aqui a repetir de novo visto que isso seria leitura para várias páginas de forum.
Recomento-te por isso a leitura cuidada do que já tem sido aqui exposto neste tópico e em especial a do "unofficial FAQ" que postei umas páginas atrás. É um FAQ muito detalhado com informação muito interessante toda retirada de quotes de fontes oficiais, por isso informação fidedigna ;)

Quanto ao nível táctico dos combates penso que quando tiveres lido esse FAQ já vais ficar com uma boa ideia de como serão e isso já te permitirá teres uma opinião sólida sobre esse aspecto.
No meu entender, as mecânicas do jogo irão facilmente permitir um nível sem precedentes no que toca a táctica em combates de grupo ;)
(mais táctica só mesmo se activarem o "friendly-fire", o que a Masthead não exclui de todo caso os testes da beta indiquem que é favorável ao jogo).
 
A razão prende-se com a natureza do jogo que torna improvável uma adesão massiva de portugueses, e às características do jogo que são claramente vocacionadas para a criação de grandes guilds.

Ficou ainda decidido que todos os interessados neste jogo têm até ao dia 22 de Abril para sugerir as 3 guilds da lista presente em http://forums.play-earthrise.com/index.php?board=7.0
Essa sugestão deverá ser dada no forum de EarthrisePT criado pelo Metralha, ou encaminhada para mim por PM, para posteriormente serem colocadas à votação todas as sugestões.
A guild mais votada por todos será a eleita para concentrar a comunidade "tuga" através de um group app.

Para quem tá interessado neste group apply por favor que tenha em consideração vários factores:

- Escolham guilds que estejam online no nosso prime time, e que não tenham um TMZ mto diferente do nosso. Isto porque? básicamente cada região do jogo que pode ser dominada pelas guilds terá uma Attack Window relativa a uma TMZ diferente. Assim as guilds escolherão as zonas onde vão ficar com isso em atenção, e nós não vamos querer fazer parte de uma guild que tem a AW às 7 da manhã ou às 2 da tarde, imo.

- Neste tipo de jogos a organização geral de uma guild é mto importante! Dominar um território requer uma grande gestão logística e administrativa, e embora isso não seja fácilmente reflectido, o site e forum de uma guild reflectem um pouco esse pensamento.
 
Gameplay Video @ GDC09 - 1st InGame Footage

Bem ppl, filmes acabadinhos de sair do forno. Não sei se já há uma versão com melhor qualidade, mas aqui ficam os links:

Parte 1 ou no Youtube

Parte 2 ou no Youtube

comentem!

http://www.mmorpg.com/profile.cfm/username/PapaB34R
PapaB34R writes: as a fan I must say.. the combat looks really dull and the aiming theyve been talking about seems a bit over rated

Eu sinceramente fikei um pouco desanimado... estava à espera de algo um pouco diferente.
 
Última edição:
dpx de pesquisar algumas coisas no forum oficial, tá lá uma tópico sobre estes filmes - Tópico Oficial

um dev já escreveu algumas coisas para acalmar o ppl:

Ostiak disse:
For everyone concerned about the slow pace:

We demonstrated 2 weapons at GDC - a close combat and ranged combat. The one from the video is a heavy gun used for ranged combat, which has 4 seconds cool down time. Think of it as a bazooka or a rocket launcher. This is probably one of the slowest weapons in Earthrise. The close combat weapon had 1 second cool down time, and is much faster. Some weapons in the game will have even shorter cool down than 1 second. We are still balancing the combat and weapons.

To say it in short, yes, we are aiming at an RPG feel, but most weapons will react fast and will have short cool down times. Yes, you can run and shoot too.
Ostiak disse:
One more clarification - there is no auto attack in the game, you need to click and aim in order to shoot and hit.
 
Última edição:
Tendo visto os videos tenho que dizer que acho um erro enorme andarem a publicar videos com gameplay details e a GUI quando ainda nem a beta comecou.
Ate' agora a Masthead tinha sabido controlar bem e distribuir bem a informacao, isto acho que foi um grave erro de marketing e uma grande precipitacao, diria pura "tesao de mijo".

Seja como for, notei diversas coisas que gostei bastante e alguma que nao gostei:

Positivo:
- adorei o sistema de targeting! Para mim o combate 'e um factor extremamente importante, e para um mmorpg com "soft-lock" diria que quase me fez lembrar um sistema de "twiching" ao bom estilo dos shooters. Aparentemente consegue suplantar o sistema do Tabula Rasa, que para mim 'e de longe o melhor sistema de targeting com soft-lock alguma vez criado. Muito bom mesmo, fico muito contente e descansado por saber que posso dizer bye bye ao maldito auto-attack que atormenta a maioria dos mmorpgs :009:
- por acaso gostei bastante da UI, nao 'e normal ver uma UI tao boa tanto tempo antes da release.
- gostei muito do sistema de distribuicao de skills e equipamento de devices e weapons! 'E exactamente o que estava 'a espera e considero fabuloso.
- gostei bastante das animacoes do nosso avatar. Muito polidas para esta fase. Para mim estas animacoes estao ja' "release ready".

Negativo:
- O combate com a lazer gun pareceu-me extremamente lento. Eu sei que nao 'e um shooter e por isso temos de ter cooldowns, mas tao longos 'e demais. Para mim o combate 'e vital, e combates lentos fazem-me sono. Isto tem de melhorar!
No entanto, com a informacao posterior de que isto 'e uma "heavy weapon", estilo rocket-launcher" ja' fico bem mais descansado, pois tambem nao seria de esperar ver uma arma desse genero quase sem cooldown nenhum, senao andava tudo com isso... Nao 'e arma para mim, mas para quem gosta de armas pesadas o cooldown parece-me adequado :P
- Os mobs estavam todos estaticos... Mesmo sendo uma noob area nao quero mobs estaticos! Parece que o ER ja' tem alguns detalhes finais ou quase, e outros ainda bastante atrasados para esta fase. Nao faco parte da Dev team por isso nao sei qual 'e a ordem dos trabalhos deles, mas nao acho nada boa ideia lancarem videos com mobs estaticos...
- pouco vi das animacoes dos mobs, mas nao gostei da animacao do mob a morrer, parecia da decada passada :P

---

Resumindo, o que vi esta' exactamente dentro daquilo que imaginei e pretendo do ER, por isso fiquei bastante satisfeito :)
O problema que me preocupou mais parece que ja' esta' explicado e por isso ja' nao me incomoda, fica por isso apenas um "thumb down" para a Masthead pela tesao de mijo e ter divulgado este tipo de ingame footage demasiado cedo.
 
Pois, a mim tb me pareceu mto precepitado da parte deles estarem já a mostrar conteudo deste nível do jogo. Primeiro os 2 videos mostrados não estão devidamente explicados, e não se percebe o contexto em que são explicados.

Penso que as mobs estejam estáticas propositadamente, para que a "demo show" fosse sufecientemente calma para que o AA podesse explicar o que tava a explicar sem estar a ser atacado por mobs a todo o momento... espero que tenha sido mesmo isso!

Para corroborar um pouco aquilo que o Vassago disse, relativamente à imaturidade destes filmes, e pela sua divulgação precoce, foi divulgado um outro filme para "acalmar" um pouco os animos do ppl. A verdade é que este 3º filme divulgado hoje, ainda levanta mais questões. Vejam por vocês!

Tópico no forum Oficial

DL da versão HD

YouTube


e por fim, o Forum de discusão do mesmo filme

Ainda n vi com total atenção este ultimo filme, pelo que ainda não o posso comentar.

Relativamente aos 1ºs filmes divulgados, acho que é importante referir a situação em que foi mostrado o gameplay do filme, com o AA a narrar alguns dos aspectos relativos às skills, e o "espírito" do jogo.

Na minha opinião, os aspectos negativos a apontar serão a lentidão do ataque (já explicado por ser um arma de longo alcance) e a movimentação do char qd está a correr e desliza qd está a andar de lado. É um aspecto gráfico, que não se reflecte no gameplay, e que é facilmente corrigido, mas que actualmente não se deveria ver em jogos (estamos em 2009 afinal).

EDITED:

BTW, acho de louvar a maneira como a MH está a encarar a comunidade. É a primeira empresa que eu vejo a dar uma resposta a criticas feitas aos seus jogos, e ainda por cima 1 dia depois de estas serem feitas. Acho que só por isso vale a pena jogar um jogo, e saber que podem existir problemas, mas que as criticas que lhe são feitas são ouvidas pelo outro lado da mesa, e que são feitas explicações e alterações numa base de "o jogo foi feito para vocês o jogarem, por isso digam-nos de vossa justiça, e nós faremos os possiveis para satisfazer as vossas vontades (e não as vontades daqueles gajos que normalmente têm a massa na mão, e querem é que um jogo seja lançado, para poderem encher um pouco mais a carteira!)"
 
Última edição:
As beta releases este ano estão para demorar, vou ter de me entreter com outros até sair algum. :D

Em relação às guilds é como já disse, não me importo muito a qual é que nos juntamos desde que seja 'fun people'.
 
Última edição:
As beta releases este ano estão para demorar, vou ter de me entreter com outros até sair algum. :D
Penso que como habitualmente beta é sinónimo de leaks as empresas começam a ser mais cuidadosas na selecção dos testers, e acima de tudo começam cada vez mais a adiar as betas.
Isto é mau porque conduz a fases de beta test mais curtas, mas é o preço que temos de pagar por todos aqueles que se consideram "herois" ao violarem os NDA e publicarem leaks das betas :rolleyes:
Já fecharam o website do beta leaks, mas a verdade é que se há coisa que não falta são bons meios de divulgação desses leaks, como o Youtube e afins, por isso é natural que as empresas se queiram proteger cada vez mais. Afinal de contas o segredo é a alma do negócio ;)

Em relação às guilds é como já disse, não me importo muito a qual é que nos juntamos desde que seja 'fun people'.
Isso não invalida que não possas fazer o mesmo trabalho de casa que foi pedido a todos os restantes e seleciones as 3 guilds que mais te agradem para depois podermos votar ;)
Até agora ainda só recebi o feedback do mrc.metro, era porreiro se mais alguns contribuíssem com as suas preferências.

---
Quanto ao ultimo video explicativo do targeting system só tenho a dizer que me agradou e muito!
O alinhamento da mira com o alvo parece-me de facto o melhor compromisso em termos de combate menos automático que se pode conseguir dentro das restrições impostas pelo sistema de soft-lock típico dos mmorpgs.
Não me agradou nadinha foi o estilo de combate melee nem as animações do mesmo, mas como eles dizem isso ainda não é final, e seja como for tambem não estou muito virado para o melee no Earthrise :P
Só admito vir a focar-me em melee combat quando já tiver subido as restantes skills ou se o custo das munições for demasiado alto e os ataques psíquicos forem insustentáveis. Mas isto é uma questão de gostos, e sei que muitos estão inclinados para melee por isso é necessário ver este tipo de combate bem implementado e competitivo ;)
 
Mais eyecandy :009:

2916_1.jpg


2916_2.jpg


2916_3.jpg
 
O problema não é o 'trabalho de casa', se realmente insistem em que escolha 3 eu posso faze-lo, simplesmente vai ser é algo semelhante a tirar papelinhos do chapéu. Nunca se sabe ao certo no que estamos a apostar, só mesmo jogando é que dá para ver se realmente é uma boa guild ou não. A partir do momento que digo isto também sei que depois não me vou por a dar comentários sobre quem escolheu o quê... simplesmente vou "with the flow". ;)
 
Há certos pontos de escolha como tenho feito com o mrc.metro:
- Por exemplo trocar email com essas guilds e apurar qual o prime time de jogo deles. Já descobrimos pelo menos 2 que nos pareceram ter bons recursos de apoio, uma boa filosofia, objectivos e bastante maturidade, no entanto estão baseados na costa este dos US, o que significa GMT -5h, ou seja, sabendo que os americanos jogam normalmente entre 5pm-11pm, queriria isso dizer que para nós seria das 12:00 às 18:00, horas impossíveis para quem tem horários normais de trabalho em Portugal...
- encontramos tambem várias outras guilds que impoem restrições que poderão não agradar a todos os portugueses, como por exemplo uma guild que pretendem assumir o papel de criminosos, outra que se pretendem dedicar maioritáriamente ao crafting e por isso provavelmente prescindir das conquistas territoriais, etc...

A verdade é que de momento ainda não encontrámos uma única guild que reunisse todas as condições de recursos, objectivos e maturidade, e que simultâneamente fosse GMT 0 +1+2 ou +3 max, logo como podes ver a escolha está longe de ser fácil, muito menos "with the flow" ;)
 
Quanto a esses assuntos, podem discutir na forum nosso (da futura guild). Com o tempo vai tendo mais conteudo e tornando-se mais interessante.
 
Há certos pontos de escolha como tenho feito com o mrc.metro:
- Por exemplo trocar email com essas guilds e apurar qual o prime time de jogo deles. Já descobrimos pelo menos 2 que nos pareceram ter bons recursos de apoio, uma boa filosofia, objectivos e bastante maturidade, no entanto estão baseados na costa este dos US, o que significa GMT -5h, ou seja, sabendo que os americanos jogam normalmente entre 5pm-11pm, queriria isso dizer que para nós seria das 12:00 às 18:00, horas impossíveis para quem tem horários normais de trabalho em Portugal...
- encontramos tambem várias outras guilds que impoem restrições que poderão não agradar a todos os portugueses, como por exemplo uma guild que pretendem assumir o papel de criminosos, outra que se pretendem dedicar maioritáriamente ao crafting e por isso provavelmente prescindir das conquistas territoriais, etc...

A verdade é que de momento ainda não encontrámos uma única guild que reunisse todas as condições de recursos, objectivos e maturidade, e que simultâneamente fosse GMT 0 +1+2 ou +3 max, logo como podes ver a escolha está longe de ser fácil, muito menos "with the flow" ;)

O "with the flow" que referi era só sobre o eu não me importar com a escolha da guild, era só a ideia de que vou para onde o pessoal quiser ir. Eu por mim seja a guild tuga seja um merge é-me mesmo totalmente igual, guilds perfeitas nunca há por isso não sou esquisito. ;)
 
Revenant, já tenho mais ou menos a minha ideia feita quanto ao rumo que pretendo dar à minha presença no Earthrise.
Infelizmente não vai bem de encontro com o combinado, mas aparece no MSN que ponho-te a par.
 
Back
Topo