eBook ou livro Digital em Portugal

O eBook é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos electrónicos como um compudador, um pda ou até mesmo num telemóvel.
Actualmente o equipamento mais comercializado e o Kindle, da Amazon que é líder de mercado, mas nos últimos tempos vários fabricantes como a Sony, Samsung e Asus têm apresentado novas soluções.

Vantagens em relação a livro tradicional

Principal vantagem é a portabilidade. Como se encontra em formato digital é facilmente transmitido/adquirido pela internet.
Outra das vantagens é o preço, como o seu custo de produção e de transporte é inferior ao livro tradicional pode chegar as mãos do consumidor final com uma redução de cerca de 80% .

Direitos de Autor

Tal e qual como um livro tradicional o livro em formato digital também é protegido pelos direitos de autor, isto significa que não podem ser alterados, plagiados, distribuídos ou comercializados de nenhuma forma, sem a expressa autorização de seu autor.

Ebook em Portugal

Em Portugal pouco há a dizer sobre o livro digital, ela ainda continua fechado no armário.
Segundo uma notícia do CM, “as editoras portuguesas estão atentas mas sem acções de maior”.

Um dos grandes avanços nesta área foi a possibilidade de adquirir o Jornal Público, mediante a assinatura de um mês no valor de $13,99USD (com 14 dias para testar sem encargos), contudo exclui imagens, tabelas, suplementos especiais e a funcionalidade Text-to-Speech poderá não funcionar na perfeição.

Um outro grande passo foi a Editora Centro Atlântico entrar para kindle store, “Salomão – O Elefante Diplomata“ é o primeiro livro a estar disponível.


Alguns eBooks readers

Kindle - Análise/Review ao Amazon Kindle na Zwame

484229.gif


Ipad

490324.gif


Formatos

.lit, Microsoft Reader
.pdf, Acrobat Reader
.chm, Microsoft Compiled HTML Help
.opf, Open EBook Format
.exe, eBook auto-executável em Windows
.prc, Mobipocket Reader
.rb, RocketEditions
.kml, Hiebook
.pdb, iSilo
.DjVu
.vbo, Virtual Book
.mobi, Amazon Kindle
.txt
.rtf, Rich Text Format, originalmente criado no WordPad
.odt, OpenDocument Text
.doc



Sites de interesse para eReaders:
www.ebooks.com
Assinatura Jornal Público
Kindle Store
Review Kindle
 
ainda existem muito poucos livros portugueses compatíveis com o ebook... temos que esperar, mas que o mercado está a trabalhar para isso está, só é preciso aquele primeiro empurrãozinho!

Ultimas noticias no Mundo Ebook:

  • Ebook grátis: Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões - Download aqui Pesquisar ai
  • O Último Papa de Luís Miguel Rocha na Kindle Store
  • Microsoft Courier, nova tablet para ler livros e multimédia - Video
  • Asus DR-900, um novo leitor e-ink - Video

Fonte
Os Ebooks são com certeza o reflexo da tecnologia e não ocupam espaço pode ser lido aonde você estiver através mesmo de um smartphone, é com certeza uma praticidade que não tem preço!!
http://www.andredigital.com.br
 
Pessoal, digam-me uma coisa, um kobo ou um kindle só servem exclusivamente para ler ebooks?

É que eu tenho imensas revistas (e jornais) em PDF, qual o melhor dispositivo para ler estes ficheiros? (tendo em conta que também lhe daria uso para ler ebooks claro)
 
Se queres ler PDFs e ebooks acho que mais vale ires para um tablet e instalar uma aplicação que leia eBooks.

Os ebook readers com e-ink da Kobo e da Amazon não são grande coisa a ler PDFs mas são os melhores para ler eBooks na minha opinião.
 
Como disse o Serjikal, ler PDF's no Kobo obriga-te a fazeres zoom e andares a deslocar-te na pagina para conseguires ler. Se queres mesmo ler PDF's em ereaders, a Sony lançou agora um mesmo para isso, com um ecran grande. Se não o melhor é mesmo optares por um tablet.
 
Um tablet grande faz tudo, é mesmo questão de ir experimentar à loja e ver bem o ecrã. Se tiver uma resolução baixa é para esquecer.
Atenção também há imagem na vertical x horizontal.
 
Alguém que tenha comprado eBooks do grupo Porto Editora (Wook/Bertrand) consegue fazer o download do ficheiro "acsm" para autorização e download no ADE? Desde dia 5 de outubro que não consigo fazer o download dos meus eBooks pois dá-me erro de servidor. Já contactei a Bertrand, pois comprei um eBook lá no dia 5/10 e ao qual não consigo aceder devido ao erro, e deram-me a resposta genérica: "Instale o ADE com conta registada e autorizada, blá-blá-blá..." Voltei a entrar em contacto referindo já tenho o ADE com conta registada e autorizada e que, provavelmente, o problema é do servidor deles mas ainda não obtive resposta. :facepalm:

Mais alguém com este problema?
 
Para os livros em português kobo. Para livros em inglês tanto um como outro, embora Kindle tenha mais variedade. Se é apenas a nível do aparelho kobo é mais fácil de adquirir e provavelmente mais barato. E mais aberto a nível de DRM. Embora usando calibre é fácil gerir formatos.
 
Última edição pelo moderador:
E, em geral, para o mercado português? Mantém-se o Kobo ou há uma marca menos conhecida que seja mais própria para o nosso mercado? ;) Obrigado pela resposta.
 
Estava interessado num E-Ink, mas estive a ver os preços tanto do kindle como do Kobo e são mais altos que eu esperava, não existem readers com preços mais em conta?
 
Que preços referes? Na maioria das "amazons" europeias o Kindle mais simples custa 59eur.

É frustrante a falta de obras nacionais contemporâneas em formato digital. Porque não lançam as editoras todas as novas obras também em eBook? Não custa nada paginar um ebook e protegê-lo com drm.
Que velhos do restelo! Se o nosso mercado fosse maior a Amazon faria isso e aí queria ver quantas editoras não fechavam portas. Atrevo-me a dizer que é o que mereciam tal a sua passividade.
Se não quisermos usar livros em papel somos obrigados a ler obras anglo-saxónicas.
 
Última edição pelo moderador:
Que preços referes? Na maioria das "amazons" europeias o Kindle mais simples custa 59eur.

Das amazons que vi estavam a 79€ como preço minimo, ja que não enviam para portugal com as tais ofertas especiais

A ***** e a Wook já vão começando a ter uma boa variedade de livros, ainda no mês passado comprei um
 
Última edição:
Back
Topo