eBook ou livro Digital em Portugal

Eu desde que comecei a usar o meu ipad que tem 11" para leitura nunca mais comprei livros fisicos, e era um amante de leitura fisica mas a simplicidade e facilidade de usar um tablet é outro conforto

Sim, a questão é que em Portugal as duas grandes lojas ficaram no século passado e não têm formatos epub para a maioria dos livros que vendem.
então um delas é incompreensível que tenha os livros em formato digital, mas que obrigue a le-los numa app própria (nem sequer deixam escolher a app!) e num tablet. Então uma pessoa tem um dispositivo próprio para ler, que é mais confortável para os olhos, e vai ler num tablet ?
Quando quero mesmo um livro português ou em português, ainda vou comprando alguns físicos.
E, por vezes, ainda requisito também na biblioteca.

Mas, sim, cada vez menos físicos (e eu era dos que dizia que nunca iria ler um livro nessas modernices de ereaders :D )

O meu Kobo chegou hoje, mas estou um bocado perdido na firma como deva comprar os livros. Na loja da Kobo tem o livro que quero no formato EPUB 3 (Adobe DRM). Em termos de compatibilidade há diferenças entre comprar diretamente no Kobo ou no site das livrarias?

O meu Kobo chegou hoje, mas estou um bocado perdido na firma como deva comprar os livros. Na loja da Kobo tem o livro que quero no formato EPUB 3 (Adobe DRM). Em termos de compatibilidade há diferenças entre comprar diretamente no Kobo ou no site das livrarias?
Sem total certeza, mas a ideia que tenho é que são todos sistemas fechados. O que compras na loja da kobo só funciona no kobo, igual para o kindle e julgo que para as livrarias portuguesas também.
Mas haverá quem saiba responder melhor.

Ontem estive a passar uns livros grátis de PDF para EPUB através da app Calibre. O problema é que o texto fica todo desformatado. No Calibre, há alguma opção que deva ter em conta?

caso o livro esteja disponível no plano Kobo plus, para mim, é preferível.
caso tenha de ser mesmo adquirido, acho que é indiferente e vou pelo preço. mas sim, é possível comprar nas livrarias, a versão Adobe Digital Editions, e passar para o kobo.

caso o livro esteja disponível no plano Kobo plus, para mim, é preferível.
caso tenha de ser mesmo adquirido, acho que é indiferente e vou pelo preço. mas sim, é possível comprar nas livrarias, a versão Adobe Digital Editions, e passar para o kobo.

Essa é a distinção que é importante fazer. Há uma das lojas que não tem a versão ADE e mesmo a outra loja (falando das maiores) também só tem parte deles em ADE. Quando se compra tem de se ter atenção a isso.

Ontem estive a passar uns livros grátis de PDF para EPUB através da app Calibre. O problema é que o texto fica todo desformatado. No Calibre, há alguma opção que deva ter em conta?
Também há uns online. O formato PDF é uma treta e sinceramente a não ser que seja algo simples nunca fica grande xarope com processos automáticos.

(edit) foi há algum tempo que andei a ver isto. Seria um bom use case para AI . Talvez já hajam melhores soluções do que fazer as coisas manualmente.

Última edição:
Também há uns online. O formato PDF é uma treta e sinceramente a não ser que seja algo simples nunca fica grande xarope com processos automáticos.

(edit) foi há algum tempo que andei a ver isto. Seria um bom use case para AI . Talvez já hajam melhores soluções do que fazer as coisas manualmente.

Eu já tentei passar papers de pdf para epub e nunca consegui que ficasse decente.

Pois, foi o que me aconteceu.

Mas agora uma dúvida relacionada com isso. Se comprar os livros diretamente nas livrarias online o formato é o tal Adobe, deduzo que seja em PDF. Se o converter para EPUB também vai ficar todo desformatado?

Não sei responder. Os ADE não dão para ler directamente no kindle, a não ser que se retirem os DRMs e se converta. No kobo não sei.

Eu quando compro ADE retiro os DRM para ler no Kindle. Não me interessa se é legal ou não, mas é eticamente correcto para mim. Comprei o ebook, por isso o ebook é meu e faço com ele o que quiser.

Mas agora uma dúvida relacionada com isso. Se comprar os livros diretamente nas livrarias online o formato é o tal Adobe, deduzo que seja em PDF. Se o converter para EPUB também vai ficar todo desformatado?
o que costumo fazer é comprar nas livrarias online, adicionar à biblioteca do ADE no pc. Ligar o kobo ao pc e passar via ADE. sem conversões. nunca tive problemas de desformatação.

Não. O ADE serve para epub e pdf. Presumo que a maioria dos livros seja em epub - mas supostamente devem dizer quando compras. De qualquer modo ele grava o file (com drm) no disco . File esse que podes depois então abrir com o calibre.

Os ficheiros que comprei com ADE eram em EPUB e depois enviei para o kindle pelo calibre e as suas magias. Não sei se funciona sempre pois comprei poucos nessa modalidade.

Sobre os PDF, na minha experiência não recomendo utilizar esse formato nos e-readers. Converter também não é grande solução na grande maioria das vezes pois não fica bom. Se forem documentos sem grandes formatações talvez até funcione bem, agora livros estruturados fica uma balburdia. Li apenas um livro em PDF no Kindle Paperwhite e ficou melhor em PDF do que convertido para outros formatos. A melhor opção é sempre procurar os livros no formato apropriado para (epub, mobi, azw, etc).
Caso não exista, enviem-no em PDF e noutro formato como o epub e vão vendo como se safam melhor, mas não recomendo.

Aproveitei a baixa de preço e lá me decidi a comprar o Kindle, gama de entrada. Chega no fim do mês. Espero ter mais sorte que com os 2 Kobo Nia que tive.
Tenho me safado com versões físicas da biblioteca, mas a disponibilidade e variedade de livros e, principalmente, a portabilidade, pesaram na decisão.

Aproveitei a baixa de preço e lá me decidi a comprar o Kindle, gama de entrada. Chega no fim do mês. Espero ter mais sorte que com os 2 Kobo Nia que tive.
Tenho me safado com versões físicas da biblioteca, mas a disponibilidade e variedade de livros e, principalmente, a portabilidade, pesaram na decisão.
Compraste o de 6'' ?

Compraste o de 6'' ?
Sim. Tive vários kobo nia durante alguns anos e adaptei-me bem ao tamanho.

Na minha opinião, a escolha do tamanho do ecrã tem que ver com dois fatores: visão e rapidez de leitura. Felizmente, vejo bem ao perto, porém lento a ler :)
Poder optar por letra mais pequena e não ser rápido a mudar a página - para além da portabilidade e de ser bastante leve - tornam o ecrã de 6" perfeito para mim. O ponto negativo é a gama de entrada. No kobo correu mal porque estava sempre a avariar. Espero ter mais sorte com o kindle.

Por acaso a ideia que tenho é que os Kobo avariam mesmo muito. Aliás, não é à toa que a Kobo vende aparelhos recondicionados.

Adaptei-me bem ao Kobo Clara, mas gostava de testar o de 7 para tirar as teimas. :)

Por acaso a ideia que tenho é que os Kobo avariam mesmo muito. Aliás, não é à toa que a Kobo vende aparelhos recondicionados.

Adaptei-me bem ao Kobo Clara, mas gostava de testar o de 7 para tirar as teimas. :)
Tive um Kobo Touch... Vendi e troquei para um clara hd que posteriormente vendi e progrredi para um clara bw. 10 anos de Kobo, zero avarias.
A minha mulher tinha um Nia que eu vendi para trocar tb para um Clara BW. Zero problemas também.
Em relação ao tamanho, nunca sentia necessidade de evoluir para tamanhos maiores. Este com capa cabe no bolso interior de um blusão, está óptimo 😛

Todas as marcas de todas as áreas vendem modelos recondicionados, não é indicação que avariam muito lmao

Back