eBook ou livro Digital em Portugal

Comigo foram problemas de software. Ghost touch da primeira vez e frozen screen da segunda. Ainda assim, estaria disposto a trazer um terceiro, mas o Nia já tinha sido descontinuado. E para o uso que dou (moderado), para mim, não justificava o acréscimo de preço num modelo mais atual, que também é o de gama de entrada agora.

Sim. Tive vários kobo nia durante alguns anos e adaptei-me bem ao tamanho.

Na minha opinião, a escolha do tamanho do ecrã tem que ver com dois fatores: visão e rapidez de leitura. Felizmente, vejo bem ao perto, porém lento a ler :)
Poder optar por letra mais pequena e não ser rápido a mudar a página - para além da portabilidade e de ser bastante leve - tornam o ecrã de 6" perfeito para mim. O ponto negativo é a gama de entrada. No kobo correu mal porque estava sempre a avariar. Espero ter mais sorte com o kindle.

Por acaso nunca pensei na rapidez (ou falta dela) a mudar a página. No Kindle aquilo é automático. Carrega-se com o dedo e passa imediatamente.
Se calhar há ereaders que são mais lentos (não conheço mais nada, além do kindle que tenho).

nunca pensei na rapidez (ou falta dela) a mudar a página.
Eheheheh
Eu é que sou lento a mudar de página, porque leio devagar, não o equipamento. Então, como vejo bem ao perto, consigo preencher bem a página de 6". Se fosse rápido a ler e tivesse de escolher letra grande, um ecrã pequeno obrigaria a estar constantemente a mudar de página.

Quem andava à procura de descontos para comprar Kobo, apareceu-me publicidade no Instagram de descontos até 50 euros nos aparelhos agora na promoção do dia da mãe.

Dei uma vista de olhos e nem todos os aparelhos estão incluídos, pareceu-me fraca a promoção mas pode ser que sirva alguém.

Lá comprei o Kindle por 100€ e uns cêntimos. O apagão ameaçou a entrega, mas apenas atrasou 2 dias, um deles feriado.

Do que explorei, é muito semelhante ao kobo nia que tive. Responde rápido ao toque e menus são simples. Fisicamente, parece mais pequeno e com margens menores. Talvez seja mais pesado e é definitivamente muito escorregadio. O uso é maioritariamente em casa e nas férias, mas é provável que venha a comprar uma capa, ou vai cair muitas vezes.

O ponto negativo a destacar é a necessidade de ter de enviar os livros por email... Quando seria muito mais simples enviá-los diretamente via USB.

Para quem tem kindle:
Para que serve a ligação ao goodreads?

Lá comprei o Kindle por 100€ e uns cêntimos. O apagão ameaçou a entrega, mas apenas atrasou 2 dias, um deles feriado.

Do que explorei, é muito semelhante ao kobo nia que tive. Responde rápido ao toque e menus são simples. Fisicamente, parece mais pequeno e com margens menores. Talvez seja mais pesado e é definitivamente muito escorregadio. O uso é maioritariamente em casa e nas férias, mas é provável que venha a comprar uma capa, ou vai cair muitas vezes.

O ponto negativo a destacar é a necessidade de ter de enviar os livros por email... Quando seria muito mais simples enviá-los diretamente via USB.

Para quem tem kindle:

Eu não tenho a ligação ao good reads, por isso não posso responder sobr eisso.

Mas para mandar os livros prefiro usar o site web do que o email.
https://www.amazon.com/sendtokindle?tag=zwame-20
É só arrastar para lá o ficheiro e fazer send. Acho bastante prático.

Sobre a capa, eu penso que é uma coisa essencial, não só para segurar melhor, mas sobretudo para proteger o vidro de riscos e quedas. Eu comprei uma da COBAK que têm muito boa qualidade. A parte de fora é plástico de boa qualidade e duro e a de dentro, que está em contacto com o vidro, parece veludo. Além disso é magnética por isso sente-se a capa a aderir ao kindle quando se fecha. Quando se abre a capa o Kindle acende.
O meu é o paperwhite e a capa é própria para ele, com os encaixes à medida (não é daqueles ganchos que procuram servir em vários tamanhos).
Acho que foi cara (atendendo ao valor do equipamento), tipo 15 euros , mas tem tido imenso uso e posso dizer que é de excelente qualidade.

Mas para mandar os livros prefiro usar o site web do que o email.
https://www.amazon.com/sendtokindle?tag=zwame-20
É só arrastar para lá o ficheiro e fazer send. Acho bastante prático.
Também tinha lido sobre essa forma, mas não a encontrava na página da Amazon...
Fiz por Amazon.com, carregou na biblioteca mas não aparece no kindle. Apaguei-os então.
Copiei o link e mudei .com para .es, voltei a carregar os livros. Mas não só estes não aparecem, como o que estava a ler também foi ao ar...

Para mim a melhor opção é mesmo usar o calibre, é o que uso desde que comprei e não troco por outro método.

Podes explicar melhor ? Usas o Calibre para quê ?

Também tinha lido sobre essa forma, mas não a encontrava na página da Amazon...
Fiz por Amazon.com, carregou na biblioteca mas não aparece no kindle. Apaguei-os então.
Copiei o link e mudei .com para .es, voltei a carregar os livros. Mas não só estes não aparecem, como o que estava a ler também foi ao ar...

Os dispositivos são geridos na Amazon com em Contents and devices (na versão web - eu uso sempre o PC porque acho a app da Amazon bastante má). Ali aparecem-me as alexas, o Kindle e o número de dispositivos onde tenho instalados a app da Amazon, o Prime, etc.

Já não me recordo como fiz, mas penso que registei o Kindle na Amazon com.

Para quem tem kindle:
Podes copiar os. Epub para o Kindle através de USB.

@Nakamuura
Não registei o Kindle, apenas entrei com a conta da Amazon. Mas, de facto, nos conteúdos e dispositivos (no site da Amazon) não aparece nada, nem Kindle, nem livros. Vou explorar isso do registo do equipamento.

Quanto ao calibre, admito que se esteja a referir à conversão de formatos, o que agora já não é necessário.

@jmpnm
Na app encontrei um área onde dá para associar uma pasta local do telemóvel, onde possa ir buscar conteúdo. É aqui que falas?

@kapas
Ligo o Kindle ao PC, ele reconhece-se-o, mas no explorador não aparece o dispositivo para aceder. E ao pesquisar na net, não me aparece esse método como opção. Apenas email e "send to".

@jmpnm
Na app encontrei um área onde dá para associar uma pasta local do telemóvel, onde possa ir buscar conteúdo. É aqui que falas?
Não, o que eu faço é: depois de descarregado o epub para o tlm, vou ao ficheiro e faço "partilhar" para a app Kindle....posso mudar o nome do livro e do autor se quiser e depois de fazer ok, passado uns minutos qd vou à app Kindle ele já lá está junto com os restantes livros.
Estando lá, está em todos os dispositivos onde acedo com a conta kindle, nomeadamente no meu e-reader Kindle.

Última edição:
Podes explicar melhor ? Usas o Calibre para quê ?

É bom para quem não quer estar dependente apenas do ecossistema da Amazon e ajuda a gerir a biblioteca do Kindle. Permite fazer conversões para vários tipos de ficheiros, editar metadados dos livros se for preciso, fazer backup dos livros para o computador, ajuda a formatar ebooks que possam estar desajustados, podes instalar diversos plugins para inúmeras funções, ler os ebooks no computador, etc.
Uso-o desde que comprei o Kindle.

Este vídeo tem um resumo interessante:
E este:

Última edição:
Estou a pensar comprar um Kindle. Existem bons preços nos kindles usados de 6 polegadas mas não sei se não será demasiado pequeno. Qual o vosso feedback?

Estou a pensar comprar um Kindle. Existem bons preços nos kindles usados de 6 polegadas mas não sei se não será demasiado pequeno. Qual o vosso feedback?
Tenho o meu desde 2018 e não penso em comprar maior.
Podes sempre a ir a uma loja e vêr modelos de 6",independentemente da marca, e logo vês o que achas...

Tenho o meu há menos de um mês, mas já tive kobo do mesmo tamanho. Para mim é suficiente.

Falamos nisso aqui há umas semanas, o de 6 polegadas acrescenta portabilidade (cabe no bolso do casaco) e é mais leve (residual).

Os feedbacks aqui são variados. Eu penso que 6'' é demasiado pequeno porque conheço o do meu filho (6') e tenho o paperwhite (6.8').

Não trocava por causa de maior portabilidade ou por menos umas gramas. Diga-se que eu já tenho as habituais dificuldades de ler ao pé dos velhotes :D e por isso tendo a aumentar mais o tamanho da fonte, pelo que mais espaço = menos vezes a passar a página.

Última edição:
Vai a uma loja com modelos de 6" e experimenta. Acho que costumam haver kobos na Loja multinacional Francesa. Sinceramente para mim é demasiado pequeno para além que prefiro ter botões para mudar a página.

Para mim a escolha é simples:
Se a portabilidade for importante (andar no bolso do casaco ou assim) o de 6" é melhor. Caso possa ir na mochila ou algo do género, preferia o Paperwhite - que é o que tenho, embora um pouco mais caro.
Se o orçamento também for um factor é preferível comprar o de 6" que nenhum.

Conheço quem tenha o de 6" e prefiro o paperwhite.

Back