eBook ou livro Digital em Portugal

Elmamado

I'm cool cuz I Fold
O eBook é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos electrónicos como um compudador, um pda ou até mesmo num telemóvel.
Actualmente o equipamento mais comercializado e o Kindle, da Amazon que é líder de mercado, mas nos últimos tempos vários fabricantes como a Sony, Samsung e Asus têm apresentado novas soluções.

Vantagens em relação a livro tradicional

Principal vantagem é a portabilidade. Como se encontra em formato digital é facilmente transmitido/adquirido pela internet.
Outra das vantagens é o preço, como o seu custo de produção e de transporte é inferior ao livro tradicional pode chegar as mãos do consumidor final com uma redução de cerca de 80% .

Direitos de Autor

Tal e qual como um livro tradicional o livro em formato digital também é protegido pelos direitos de autor, isto significa que não podem ser alterados, plagiados, distribuídos ou comercializados de nenhuma forma, sem a expressa autorização de seu autor.

Ebook em Portugal

Em Portugal pouco há a dizer sobre o livro digital, ela ainda continua fechado no armário.
Segundo uma notícia do CM, “as editoras portuguesas estão atentas mas sem acções de maior”.

Um dos grandes avanços nesta área foi a possibilidade de adquirir o Jornal Público, mediante a assinatura de um mês no valor de $13,99USD (com 14 dias para testar sem encargos), contudo exclui imagens, tabelas, suplementos especiais e a funcionalidade Text-to-Speech poderá não funcionar na perfeição.

Um outro grande passo foi a Editora Centro Atlântico entrar para kindle store, “Salomão – O Elefante Diplomata“ é o primeiro livro a estar disponível.


Alguns eBooks readers

Kindle - Análise/Review ao Amazon Kindle na Zwame

484229.gif


Ipad

490324.gif


Formatos

.lit, Microsoft Reader
.pdf, Acrobat Reader
.chm, Microsoft Compiled HTML Help
.opf, Open EBook Format
.exe, eBook auto-executável em Windows
.prc, Mobipocket Reader
.rb, RocketEditions
.kml, Hiebook
.pdb, iSilo
.DjVu
.vbo, Virtual Book
.mobi, Amazon Kindle
.txt
.rtf, Rich Text Format, originalmente criado no WordPad
.odt, OpenDocument Text
.doc



Sites de interesse para eReaders:
www.ebooks.com
Assinatura Jornal Público
Kindle Store
Review Kindle
 
Última edição pelo moderador:
Bom tópico, eu sou utilizador de eBook, tenho um Sony PRS600 e prefiro este método de leitura por três motivos: a portabilidade, ou seja, andar com vários livros sem ocupar espaço, o facto dos livros disponíveis serem claramente mais baratos e pela questão ambiental.

Tenho pena de ter dificuldade em encontrar livros em português.

Podes também acrescentar o jornal Record, está em fase de testes mas está disponível.
 
Última edição:
Digam-me pf:

1. e se se pretender assinalar (sublinhar ou realçar a outra cor) alguma passagem do texto, é possível?

2. e fazer-se uma anotação ao lado do texto?
 
Última edição:
Não gosto do kindle, acho o teclado desnecessário e ocupa espaço de ecrã... no caso do meu tenho teclado no ecrã o que é melhor. Não gosto do design do bicho também.
 
Alguém me sabe dizer um site onde posso fazer download de livros em português?
Estava a pensar comprar um ebook mas não sei se vale a pena porque até agora só vi ainda disponível download de livros em Inglês.
 
Alguém me sabe dizer um site onde posso fazer download de livros em português?
Estava a pensar comprar um ebook mas não sei se vale a pena porque até agora só vi ainda disponível download de livros em Inglês.

Pois, o que é pena, eu tenho que levar com livros em inglês, espanhol, italiano. Na ***** já anunciam um serviço desses em português e que vai contar com a maioria das editoras nacionais mas já oiço isto desde setembro do ano passado.
 
Espero que pelo menos em 2011 saiam mais livros em português, porque eu em inglês ainda consigo ler mas de certeza que algumas coisas não vou perceber =/
 
ainda existem muito poucos livros portugueses compatíveis com o ebook... temos que esperar, mas que o mercado está a trabalhar para isso está, só é preciso aquele primeiro empurrãozinho!

Ultimas noticias no Mundo Ebook:

  • Ebook grátis: Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões - Download aqui Pesquisar ai
  • O Último Papa de Luís Miguel Rocha na Kindle Store
  • Microsoft Courier, nova tablet para ler livros e multimédia - Video
  • Asus DR-900, um novo leitor e-ink - Video

Fonte
 
Última edição:
Back
Topo