1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Eclipse, Netbeans, JBuilder? for java

Discussão em 'Programação' iniciada por The Dealer, 16 de Dezembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 2400)

1. The Dealer

The Dealer Power Member

Estou a programar um browser em Java, no Netbeans (apenas utilizo pois o meu professor assistente apenas me consegue tirar duvidas respeitantes a interface sobre este, e apesar de agora já não ser relevante, foi sendo feito nesse IDE (é melhor nem desenvolver essa parte))

Estou também a programar em Eclipse (para outra cadeira com o mesmo professor regente) um programa que usa (entre vários critérios), Os Knn vizinhos, que vão classificar os textos em vários niveis de dificuldade.

Ora portanto, tenho outro trabalho que consiste em adaptar esses 2 trabalhos um ao outro de forma a devolver ao utilizador resultados segundo o seu nivel de intectualidade.

Ora isto é tudo irrelevante. O que eu pergunto realmente é, que IDE utilizo eu? Eclipse? NetBeans? Jbuilder? (em relação a este ultimo tenho a ideia que é a mesma coisa que Eclipse, alem de que a ideia de ter de trabalhar em Windows não me agrada muito, mas se os factores forem decisivos a favor, que seja).

Já agora, se pudessem fundamentar as vossas opiniões agradecia :) Nos ultimos anos tenho usado vários IDE's, mas nunca cheguei a decidir-me nunca por um...

EDIT: Caso considerem Eclipse uma boa escolha, qual faço o download?
    http://www.eclipse.org/downloads/
    Estou a utilizar actualmente o Classic, mas também só utilizo actualmente para "contas", posso precisar de mais se optar por desenvolver também o browser lá.

2. Baderous

Baderous Banido

Numa situação em que estás a trabalhar com NetBeans e Eclipse, equacionar a utilização de mais um IDE (JBuilder) é má opção.

3. The Dealer

The Dealer Power Member

Mas eu não quero utilizar um terceiro. Eu quero usar só um.

4. Baderous

Baderous Banido

Sim mas consideraste o JBuilder como esse tal "um". E, na minha opinião, deves centrar a tua escolha nos 2 primeiros. ;)

5. The Dealer

The Dealer Power Member

Sim ok. Mas qual deles? E porquê? :)

6. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

O meu conselho seria experimentares vários, e depois escolheres aquele com que te sentes mais confortável, mas uma vez que já trabalhaste com vários, penso que deverás ser a pessoa mais indicada para fazer a escolha mais acertada.

Devo no entanto dizer que o JBuilder, na minha opinião, é relativamente básico, quando comparado com o Eclipse ou o NetBeans. Em relação a estes, o Eclipse tem a vantagem de ter bastantes plugins para quase tudo, desde sistemas de version control, a integração com frameworks para testes. Adicionalmente, tem também um vasto suporte para diferentes linguagens de programação, caso algum dia precises de fazer um projecto que não utilize a linguagem Java. O NetBeans, por outro lado, não tem tantos plugins, mas é desenvolvido pela Sun, e é um produto onde a Sun tem apostado bastante. Sou subscritor da newsletter do NetBeans e, em cada newsletter, existem sempre novidades interessantíssimas, como por exemplo, o suporte para tecnologias relativamente recentes, como por exemplo, o JavaFX, ou integração com o MySQL, semelhante ao que o Microsoft Visual Studio faz com o Microsoft SQL Server.

Tens também o IntelliJ IDEA, que é soberbo, mas pago. Em termos de features de produtividade, é talvez o melhor IDE para Java, e penso que é justo dizer-se que, neste aspecto, tem bastantes parecenças com o Visual Studio. Contudo, e tendo em conta o desenvolvimento que está a ser feito a nível do NetBeans, talvez não compense (a longo prazo) comprar a licença do IntelliJ IDEA.

Espero que ajude.

Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  7. ziza

ziza Power Member

Em termos de performance, o Eclipe á preferível ao NetBeans, sendo mais rápido que este ultimo.
    No entanto tenho uma disciplina que envolve programação ao nível de sockets, web servers, e essas coisas, e em para algumas funcionalidades é extremamente complicado configurar o Eclipse, optando eu por usar o Net Beans.

Se o teu projecto envolver interfaces e essas coisas, à que prefira o Eclipse pois o NetBeans tens bastantes restrições relactivamente ao codigo que podes ou não manipular.

Por fim, há que referir o IntelliJ IDEA, ja trabalhei com ele e tenho a dizer que foi o melhor IDE de java em que já trabalhei, muito bom mesmo, automatizando-te muitas questões basicas relacionadas com a linguagem, no entanto como referiram é pago, mas existe uma versão trial de x tempo.

8. SkylineGTR

SkylineGTR Power Member

São todos bons IDE's, a decisão tens de ser tu a tomar, pois vais ser tu a trabalhar com eles. Escolhe o que mais te agrada.

Pessoalmente, quando trabalhava com JAVA, preferia o Eclipse. Mas são escolhas pessoais.

9. ivoencarnacao

ivoencarnacao Power Member

Mas e porque não usar um simples editor de texto com syntax highlighting?

Precisas assim tanto de um IDE hardcore?
    Na minha opinião usar esses IDEs pesadões e cheios de features, só compensa se usares todas as vantagens deles.

Porque não um gEdit e um terminal aberto?

Fugindo ainda um bocadinho mais ao tópico... já agora, qual é o problema de programar Java em Windows? :D
    Notepad++, anyone?

10. souto

souto To fold or to FOLD?

Pessoalmente, uso NetBeans actualmente. Já o odiei e era um fã do Eclipse, mas ultimamente, tem ficado para trás.

Acho que o Netbeans é um IDE muito completo, com uma interface muito bem planeada e tem todas as ferramentas que um programador precisa para fazer bem o seu trabalho.

Experimenta, vais ver que não te arrependes.

11. ceptrus

ceptrus Power Member

Peguei à bastante pouco tempo em ambiente grafico e com o eclipse não achei grande piada, nao têm a parte do drag and drop estilo visual studio, tambem nao posso falar do netbeans que ainda nao conheco, mas segundo muito pessoal diz, é melhor para trabalhar em ambiente grafico

12. Thrasher

Thrasher Power Member

Desde que comecei a programar em JAVA, uso o Netbeans. Por enquanto acho um IDE bastante versátil e com uma usabilidade simples e necessária para trabalhar.

13. petersaints

petersaints Power Member

Usava Eclipse mas para trabalhar com interface gráfica comecei a usar NetBenas e as versões 6.x estão muito mais optimizadas que as anteriores tornando-se basicamente tão leve e rápido como o Eclipse!

14. Mavors

Mavors Power Member

Eu utilizo o RAD, mas tb tem a desvantagem de ser pago. Entre Eclipse e Netbeans prefiro o Eclipse, essencialmente por causa dos plugins.

Em relação a programares com o notepad++, depende até onde queres ir... Se quiseres fazer um HelloWorld e compilares com javac é na boa, agora se quiseres fazer uma aplicação mais complexa ou trabalhares com J2EE continuas a poder fazer os *.java em notepad++ mas demoras tipo 1000x mais tempo. E como o tempo é dinheiro estás a perder dinheiro a potes. :P

É como fazeres uma página simples em Notepad ou quereres fazer uma cena rápida e complexa no Dreamweaver. Em Notepad continuas a demorar muito mais tempo. Claro que te põe um pouco de "ruído" e é pesado, mas compensa-te brutalmente em termos de tempo de desenvolvimento.

Só uma cena como fazer Getters e Setters pode ser tão simples como um clique num botão no Eclipse como um pesadelo enorme se tiveres que fazer 100 numa classe à pata.

15. AwakE

AwakE Banido

Porque é muito pouco eficiente? Ser hardcore nem sempre é bom, especialmente quando estamos a falar de um contexto empresarial em que tempo é dinheiro.

16. cybersurfer

cybersurfer Power Member

Eu desde que programo em java já experimentei vários IDEs, comecei no kawa e no gel, depois netbeans, jIDEA, jbuilder, eclipse etc etc...
    agora tenho usado mais o eclipse devido as novas tecnologias que está a trazer (RCP, RAP etc), mas também gosto do jIDEA.
    mas realmente se tens que unir os 2 projectos num só mais vale a pena perderes 15mn a importar o projecto para um dos IDEs.
    Recomendo fazeres a troca para aquele onde usaste as ferramentas de modo gráfico, de experiência própria é difícil importar um projecto grafico que usou bibliotecas nativas de um IDE.

Partilhar esta Página