Eclipse RCP Plugins

IcePicK

Power Member
Boas,

Estou a desenvolver uma Aplicação RCP baseada em Eclipse e precisava de uma ajudinha, nem que seja uma ideia do que preciso de fazer ou qual a melhor abordagem.

A ideia era permitir à minha aplicação obter informação de várias fontes: páginas web, feed rss, ficheiro local, base de dados, etc; Para cada uma dessas fontes existiria um ou mais ContentProvider.

O core da aplicação está feito e com uma API bem definida e queria fazer com que cada plugin da minha aplicação fornecesse um ContentProvider, permitindo assim que outras pessoas desenvolvessem novos Providers.

A questão é que a aplicação não sabe a priori quais os Providers Disponives.

Será que a melhor maneira é com Wizards ou existe alguma outra abordagem?
 
Última edição:
Mas em que sítio vão estar os providers disponíveis? E o que têm os wizards a ver com isso?
Talvez seja explicares um bocado melhor a ideia ou o fluxograma da coisa k?
 
Mas em que sítio vão estar os providers disponíveis? E o que têm os wizards a ver com isso?
Talvez seja explicares um bocado melhor a ideia ou o fluxograma da coisa k?

Vou tentar com uma analogia:

Imaginem que a minha aplicação vai listar as estações de radio de vários países. Inicialmente só existe o core da aplicação sem saber de nada, apenas respeita uma API bem definida. Agora queremos listar as rádios de Portugal, então alguém cria um plugin que respeita essa mesma API e vai ler a lista de rádios a uma BD. Amanhã para listar as rádios espanholas criamos um outro plugin que vai buscar a informação a um ficheiro local ou a um sitio qualquer que nem existe hoje.

O problema é que ao criar a aplicação eu não sei quais os plugins que vão ser instalados na aplicação. Estes podem ser descarregados da Internet e instalados, tal como os plugins para o Eclipse IDE.

A ideia dos wizards era que cada plugin contribuía com um wizard para adicionar a sua informação.
 
Só para perceber melhor, o que queres fazer é algo parecido com o Pipes ?

Bem, eu não estou muito a par do conceito do Pipes, mas pelo que estive a ver não tem nada em comum.


Eu acho que vou seguir a abordagem dos Wizards e entretanto vou vendo se descubro uma maneira melhor. A ideia é que cada ContentProviderPlugin forneça um wizard para adicionar a sua informação à aplicação.

Já reparei que não há aqui muita gente expert nesta área, mas tenho outra questão:

Alguem conhece um tutorial onde se possa aprender a construir uma aplicação orientada a projectos? Por outras palavras, que tenha exemplos da utilização dos resources (org.eclipse.core.resources.* e org.eclipse.core.internal.resources.*)?
 
Back
Topo