Ecossistema Android - Next steps?

chrispy

Power Member
Uma das coisas cada vez mais discutidas é a questão dos ecossistemas / walled gardens que se criam por empresas como a Google, Apple ou Samsung. Enquanto na Apple há um controlo de cima a baixo de todos os aspetos, tanto de hardware como de software, no caso de Android o cenário é outro, devido aos vários fabricantes.

Temos visto também nos últimos anos algumas jogadas do Android/Google para se aproximar da usabilidade transversal que a Apple cria (por exemplo, atender um telefonema no Windows com o Your Phone), mas ainda estamos um bocado longe. O que gostariam de ver ser feito para tornar o Android mais robusto do ponto de vista de integração com os outros aspetos da nossa vida extra smartphone?

Do meu lado, gostaria de ver:

- Maior foco em tablets ao nível de software. O último I/O já mostrou que serão dados passos nesse sentido e ainda bem.
- Oferta da Google de um serviço tipo Apple One. Incluir numa subscrição Youtube Premium, Youtube Music, espaço extra na Drive, Play Pass.
- Integração muito mais capaz entre Windows e Android phones. O Your Phone é um bom teste, mas é possível ir muito mais longe.
- Criar app de mensagens nativa obrigatoriamente com RCS, independentemente do fabricante.
- Maior suporte para Wear OS (isto implica a Google deixar de ser esquizofrénica e mudar de estratégia a cada 10 minutos)

De notar que apenas estou a olhar para aquilo que a Google pode fazer, visto que se formos fabricante a fabricante, a história é outra claro. Mas isto são coisas que podem tornar a experiência android melhor, seja em que dispositivo for.
 
Eu por acaso tenho uma utilização no ecossistema google quase em pleno, faltando me apenas um Pixel.
Uso como computador pessoal um Chromebook que adoro, tenho 200GB de cloud por subscrição e concordo plenamente que falta um pacote tipo Apple One.
Mas a Google em relação ao Hardware eu começo a achar que andam aqui por desporto!!!!
Anunciar um tablet para 2023 com um aspecto de um tablet de 2017 só mesmo a google. Apresentam o no Pixel 6A e dizem que o Pixel 6 foi o mais bem sucedido, e ao mesmo tempo mostram imagens do Pixel 7!!!! Estas coisas deixam me de boca aberta.

Mas há realmente coisas que já funcionam muito bem na Google. Por exemplo o Google Drive funciona bem melhor e com um apesto bem mais apelativo e organizado que no da Apple. As funcionalidades do Drive são bem superiores ao iCloud. Aceder a tudo o que faço no Smartphone facilmente no Chromebook é muito bom. Tirar um screenshoot no tlm e ele estar logo disponível no chromebook como mostraram é excelente.
 
A Google a apresentar hardware e a desenvolver não faz grande sentido no design, não. O Pixel 6 foi uma ruptura com o passado nesse sentido e espero que sigam a linha. O 6A e o 6 são gamas diferentes com propósitos diferentes. O 7 está apresentado mas só chega lá para Outubro. Foi apresentado porque já havia leaks por todo o lado. Mas também não concordo com esta mania de apresentar coisas que vão chegar daqui a 6 meses!

O tablet está com óptimo aspecto para 2015. De qualquer maneira, suspeito que o lancem só para ver se pega: aquele design só condiz com o Pixel 4a/5/5a.
 
A Google a apresentar hardware e a desenvolver não faz grande sentido no design, não. O Pixel 6 foi uma ruptura com o passado nesse sentido e espero que sigam a linha. O 6A e o 6 são gamas diferentes com propósitos diferentes. O 7 está apresentado mas só chega lá para Outubro. Foi apresentado porque já havia leaks por todo o lado. Mas também não concordo com esta mania de apresentar coisas que vão chegar daqui a 6 meses!

O tablet está com óptimo aspecto para 2015. De qualquer maneira, suspeito que o lancem só para ver se pega: aquele design só condiz com o Pixel 4a/5/5a.
Tive um Tab 5 ou algo do gênero igual....por aí já se vê.
 
A google anda perdida no que diz respeito ao ecossistema.

Os constantes lançamentos de produtos e segmentos para pouco depois abandonar completamente é um desastre, mas pior é que parece que lá dentro ninguém percebe a desconfiança que gera nos clientes.

Uso muito serviço e até hardware da google há muitos anos e há de facto coisas fantásticas. Gmail, Google maps, android, chromecast (hoje menos relevante), Google drive são tudo coisas que funcionam estupendamente. O problema é que são todas datadas e quando chega ao momento de criar sinergias entre os vários produtos e hardware é um desastre.

Lido diáriamente com uma pessoa que usa tudo apple. Nada demais, iphone + macbook pro e ipad. É incrível a simplicidade com que tudo funciona de forma integrada e simples. Não é para mim, dado a escandalosa postura da apple em que eles sabem e o cliente amocha, mas que tudo é pensado de forma integrada, é. O preço também é muito caro, mas o hardware é por norma excelente e o suporte também.

Isto para dizer que não vejo grande estratégia na google nesse aspecto.
Faz sentido stadia ser lançado não estando disponível em TODOS os serviços da google?! Isto para passados 2 anos estar às portas da morte, isto com um estúdio criado e enterrado entretanto.
Faz sentido passarem meses e meses em que os pixel têm problemas gritantes de estabilidade em serviços básicos?


Enfim, faz falta alguém que ponha juízo naquela malta.
 
A google anda perdida no que diz respeito ao ecossistema.

Os constantes lançamentos de produtos e segmentos para pouco depois abandonar completamente é um desastre, mas pior é que parece que lá dentro ninguém percebe a desconfiança que gera nos clientes.

Uso muito serviço e até hardware da google há muitos anos e há de facto coisas fantásticas. Gmail, Google maps, android, chromecast (hoje menos relevante), Google drive são tudo coisas que funcionam estupendamente. O problema é que são todas datadas e quando chega ao momento de criar sinergias entre os vários produtos e hardware é um desastre.

Lido diáriamente com uma pessoa que usa tudo apple. Nada demais, iphone + macbook pro e ipad. É incrível a simplicidade com que tudo funciona de forma integrada e simples. Não é para mim, dado a escandalosa postura da apple em que eles sabem e o cliente amocha, mas que tudo é pensado de forma integrada, é. O preço também é muito caro, mas o hardware é por norma excelente e o suporte também.

Isto para dizer que não vejo grande estratégia na google nesse aspecto.
Faz sentido stadia ser lançado não estando disponível em TODOS os serviços da google?! Isto para passados 2 anos estar às portas da morte, isto com um estúdio criado e enterrado entretanto.
Faz sentido passarem meses e meses em que os pixel têm problemas gritantes de estabilidade em serviços básicos?


Enfim, faz falta alguém que ponha juízo naquela malta.
Sim, é muito isso.
Sou um grande utilizador do Stadia, e auqilo funciona maravilhosamente bem, falta é mais títulos.

Em relação ao Hardware, continuo a achar que andam nisto por desporto. As receitas bilionárias da Google advém de outras fontes...acho que entram nisto para não ficarem a ver a Apple divertida sozinha. [emoji23]
 
Recomendo ouvirem este podcast sobre a visão da Google para o futuro.

https://pca.st/episode/2edcbb58-6f1a-450e-a839-e33010dfc7a0

Mas a verdade é que a Google tem sido uma empresa com pouco foco naquilo que faz, tanto em software (lançou e matou 18 apps de mensagens, chegou a ter 2 produtos de música concorrentes com o YouTube music e o Play Music) como hardware (aposta muito limitada em termos de ecossistema, falta de produtos como smartwatch, tablet, etc).

Apesar de tudo, a Google tem um potencial extraordinário para melhorar a experiência de utilização do universo Google. Já têm muitas das coisas criadas, do lado do software com YouTube premium, music, drive, docs, play pass etc e do lado de hardware com Chromebooks, os smartwatch és, tablets, etc.

Falta é foco, missão clara. Mas os ingredientes estão lá
 
Afinal nos EUA sempre existe o que falamos uns post atrás.
Screenshot-2022-05-14-23-30-07.png
 
Back
Topo