Avaria Ecrã de portátil está "morto"

MauCao

Power Member
Boas (ou nem por isso...)!

Então cá vai:

O portátil em questão é um Acer Aspire 5730ZG. Vinha de origem com o Windows 8 mas actualizei para o 10 quando a Microsoft fez aquela campanha de actualizações grátis.

Ontem trabalhou normalmente, desliguei sem problemas, mas hoje quando o liguei o ecrã estava completamente morto. Ele liga, oiço o ruído do disco e das ventoinhas, após ligar e desligar duas ou três vezes meti lá dentro o CD do Hiren's Boot e ouvi o leitor arrancar mas o ecrã não dá sinal de vida. Nem as letras brancas da BIOS antes de o Windows arrancar. Também o tenho ligado a um segundo monitor (via VGA) que também não dá nada. Aliás, a luz de estado desse monitor costuma passar para verde quando ligo o PC mas desta vez manteve-se em stand by.

Alguém me pode ajudar??

Obrigado
 
Update:

Andei a pesquisar um pouco e vi que por vezes ocorrem problemas de voltagem e a solução apresentada era desligar o carregador, remover a bateria e pressionar o botão de alimentação durante 1 ou 2 minutos. Depois ligar o carregador e iniciar sem a bateria. Não resultou.

Também reparei que embora a luz de estado do disco rígido acenda quando o ligo depois apaga-se. Não me lembro se já era assim ou não.

Desculpem o bump mas preciso mesmo de arranjar isto e por uma questão de salvaguarda de dados não queria ir á loja.

Obrigado
 
se a tela não dá nada, e o monitor externo também, então a gráfica foi-se, e já agora esse portátil já tem uns aninhos, pois nas especificações indica windows vista de origem, compraste isso usado , com windows 8 ???

salvaguarda dos dados só desmontando o disco e ligar o disco internamente num desktop ou arranjar uma caixa externa para ligar por usb a outro pc e fazer backup dos dados, nesse momento como está é impossível fazer seja o que for...
 
Tem uns anos, tem. Comprei-o novo através do programa e-escola. Entretanto já fiz licenciatura, mestrado, trabalhei e vou agora a caminho do doutoramento. Algures enterrado por aí deve estar um post que fiz quando o comprei. Tenho pensado em substituir por outro (até abri uma ou duas threads aqui no fórum) mas como chega perfeitamente para as minhas necessidades (web, word, PowerPoint e pouco mais) foi continuando. Agora parece ser terá de ser...

Provavelmente não vinha com Windows 8 mas acho que também não era o Vista, devia ser o 7. De qualquer forma esteve sempre com o Windows de origem até fazer o upgrade.

Isso da gráfica era o que eu temia
 
Isso da gráfica era o que eu temia. Só estranho não ter dado sinal, simplesmente morreu. Andei a pesquisar e vi pessoal queixar-se de isso ter sido provocado por um problema na BIOS, que supostamente se pode resolver assim: http://community.acer.com/t5/Legacy...5349-BIOS-recovery-rebuild-method/td-p/377621

A minha principal prioridade é a salvaguarda dos dados no disco. Se fizer isto não vou formatar o disco, pois não? Quer dizer, mexo só na BIOS e se não resultar sempre posso sacar o disco e ligar a outro PC?
 
Isso da gráfica era o que eu temia. Só estranho não ter dado sinal, simplesmente morreu. Andei a pesquisar e vi pessoal queixar-se de isso ter sido provocado por um problema na BIOS, que supostamente se pode resolver assim: http://community.acer.com/t5/Legacy...5349-BIOS-recovery-rebuild-method/td-p/377621

A minha principal prioridade é a salvaguarda dos dados no disco. Se fizer isto não vou formatar o disco, pois não? Quer dizer, mexo só na BIOS e se não resultar sempre posso sacar o disco e ligar a outro PC?

é natural que não dê sinal acontece de um momento para o outro, e com a idade do mesmo já não foi mau o que ele durou, neste momento tens de pensar em comprar outro esse já era...

tu deves ter comprado o dito na altura que saiu o windows 7 e o modelo em si era daqueles com upgrade do windows vista para o windows 7, quando essa solução da bios, esquece não é para este modelo, nem tens como sequer fazer nada, e mesmo que resolvesse num portátil com esta idade hoje é isto amanhã corres o risco de ser outra coisa, não há garantias, logo está na altura da reforma e partir para outra...

quanto ao disco é como te disse, é só remover o dito do portátil o que é bastante simples, é comprares uma caixa externa 2.5 e montas o disco na caixa, também é básico a montagem, depois é só ligares o disco a um pc e pronto tens acesso ao seu conteúdo e salvaguardas tudo o que for importante, e tratas de pois de passar para o pc novo... o disco não te preocupes não vai ser formatado nunca a não ser que faças para tal...

simplesmente esse já nem vale apena pensares nele já deu o que tinha a dar, precisas de apostar em algo novo e recente e que não te volte a dar problemas...

como removeres o disco o procedimento deve ser igual, é só remover a tampa e tens acesso ao disco que está preso por 4 parafusos e está feito:

depois compras uma caixa externa sata 2.5 https://comparador.zwame.pt/produto/1life-hdbasic-2-5-hdd-sata-black/ é só abrir a caixa montar a placa de circuito de controlador(ver instruções) e fechar e pronto está preparado para o ligares a outro pc e salvar o conteúdo...
 
Última edição:
Sim, vinha com o 7. Confirmei agora que tem la um autocolante hahaha.

Pois. Parece que esta na hora de lhe dar a reforma... E mesmo assim aguentou/se bem. Uns 10 ou 11 anos de uso intenso.

Obrigado pela ajuda. Vou tratar de salvar os dados e pelo menos o disco sempre pode ainda servir como disco externo.

RIP 2006(ou7) - 2017
 
Back
Topo