Ecrãs de focagem

Rui Marto

Power Member
Comprei umas lentes manuais, mas prefiro ter um bom ecrã de focagem, para focagem manual, do que um chip com confirmação de AF, que nem sei até que ponto é certeiro.

Alguém sabe onde encontrar o ecrã de focagem Canon EF-S para a 40D em Portugal? Na digiwowo está a 25€, mas com os portes já fica demasiado caro, por isso deve compensar mais comprar por cá.
 
Eh la... só 25 eipos? isso e super barato?
É split screen/prism? A mim parece o mais conveniente.
E o autofocus como se comportara com isso?

Ouvi dizer que os Katzeyes sao o melhor que se arranja, fazes um a medida com as funcionalidades (linhas, etc) que quiseres, são é caríssimos...
Parece que os haoda também são bem cotadas, tb carotes, se bem que menos. Mas, também tens menos escolha.
 
O Canon EF-S foi feito especificamente para a 40D, por isso não afecta o sistema AF. :) Não é split prism, acentua o desfoque com lentes rápidas (de 2.8 para baixo), fazendo com que notes muito mais facilmente se a foto está focada no ponto ou não.

Se quiser com linhas e isso, tenho o Canon EF-D, mas já não é próprio para focagem manual.
 
Descobri agora que a 40D consegue mostrar os pontos de focagem com qualquer ecrã, visto que estes são projectados num ecrã que está por cima do ecrã de focagem. :) O split prism começa a ser uma hipótese (se não trouxer outros inconvenientes).
 
Ok, procurei e não encontrei. Abri o topico quando já existia este, as minhas desculpas pelo erro tremendo que cometi. Não obstante este tópico não me adianta nada em relação á minha dúvida. Obrigado na mesma.
 
Bastava procurar por "ecrãs" e "focagem". Quanto à dúvida, parece-me parcialmente respondida, mas caso persista pode sempre ser recolocada aqui.

De qualquer forma, em relação à utilização do ecrã de focagem, nota-se alguma diferença, mas em contrapartida fica-se com o viewfinder um pouco mais escuro.
 
Pois mas eu procurei por "focusing"....mea culpa!

Obviamente que antes de postar procurei no google mas as opiniões apesar de numerosas são contraditórias, a minha dúvida é: apesar de ficar mais escuro (mesmo com objectivas f1.8 e abaixo?) o resultado final é que se consegue fotos focadas ou é trial and error como nos adaptadores com chip?
 
Com objectivas luminosas não fica tão escuro. Aliás, o limite dos ecrãs normais é 2.8, a partir daí não notas grande diferença na luminosidade. Neste notas sempre e bem.
Em relação a resultados finais, depende dos olhos de quem foca, como é óbvio. Pessoalmente consigo focar sem grandes dificuldades. Claro que um ecrã de split-prism é mais eficaz, mas como foi dito acima, provoca problemas nos sistemas da máquina.
 
Back
Topo