EDGeS@Home - Enabling Desktop Grids for E-Science

defer

Membro
Foi lançada a versão Beta do EDGeS@Home.

Antes de explicar exactamente o âmbito do projecto BOINC será melhor explicar o que é EDGeS.

Alguns de vocês já terão ouvido falar do EGEE, é uma GRID europeia criada no âmbito de um projecto com fundos do programa Framework Package da união europeia e pretende pôr recursos dedicados espalhados pela Europa à disposição dos cientistas. Isto não é uma desktop-grid como o BOINC, é dedicada e há garantias de serviço, o que não acontece nas Desktop Grids.

O EDGeS surgiu como uma ponte entre o mundo da computação dedicada (EGEE,Globus,Condor) e da computação voluntária (BOINC, XtremWeb, etc).
Literalmente o que o projecto faz é transportar trabalho de Desktop Grids para Service Grids e vice-versa.
As aplicações actualmente em teste incluem vários domínios científicos, que podem ser consultados no site do DGeS (http://www.edges-grid.eu).
Este projecto torna-se extremamente útil se pensarmos que os recursos dedicados são limitados e que as queues podem ficar extremamente grandes, se algum desse trabalho puder ser empurrado para o imenso poder de computação das Desktop Grids facilita imenso as coisas.

O EDGeS é também um projecto europeu, financiado pelo programa Framework Package no qual integram várias universidades e institutos europeus, incluindo a Universidade de Coimbra, onde desenvolvi trabalho para este projecto durante o último ano. Todo o projecto é obviamente sem fins lucrativos e pretende apenas equipar a comunidade científica com mais poder de computação.

Recentemente foi lançado o EDGeS@Home, um projecto BOINC onde podem correr trabalho que vem de máquinas de computação dedicada, ajudando algum cientista em busca de respostas.

Se tiverem algumas questões sobre o EDGeS ou sobre o projecto de BOINC a ele associado estejam à vontade, responderei no que conseguir.

Se quiserem ajudar,experimentar ou tiverem curiosidade o URL do EDGeS@Home é http://home.edges-grid.eu/home/
 
Back
Topo