Desafio Edição da semana #189

TheMadyor

Power Member
Foto da Schiessentumpel, tirada na região de Mullerthal (Luxemburgo) a 07/05/2016.​

IMG_4670_zpsacnxm1cy.jpg


RAW

As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma tentativa por utilizador, editada e submetida pelo próprio que pode ser alterada no decorrer do concurso (editar post);
2. O vencedor deverá lançar o concurso em 24 horas após o conhecimentos dos resultados, caso não o faça essa tarefa fica a cargo do vencedor da Menção Honrosa;
3. Devem colocar o(s) programa(s) usado(s) na edição assim como uma breve descrição das ações efetuadas (temos esquecido este ponto!);
4. O vencedor é escolhido pelo OP ("responsável pelo desafio corrente).

Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e os vencedores forem anunciados.

Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois dos vencedores serem declarados.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00 - 23 de Outubro 2016

Boas edições!
 
ZFMOcKv.jpg


No geral gostei do resultado que obtive, excepto na zona de árvores superior esquerda, que não ficou nada bem.
Mas não consegui resolver aquilo com os conhecimentos que tenho e apenas no lightroom :P
Com layers no photoshot deveria dar.

Remover o fantasma só com LR também não foi o ideal.
 
20160507_IMG_4670.jpg


Lighroom:
Crop para 16:9 porque gosto de um formato mais wide para paisagens, aproveitando para retirar um pouco da parte superior da foto que está sobre-exposta.
Meti um filtro em cima para tornar mais difusos os contornos e tentar disfarçar um pouco o excesso de branco que torna os limites das árvores pouco felizes nessa região.
Puxei os verdes, carreguei na temperatura da foto, reduzi os brancos, meti vibrance e mais uns toques no parâmetros habituais.
Rodei a foto ligeiramente para direita, mas não fiz qualquer correção de perspectiva.
 
07052016_IMG_4670_Editar.jpg


LR: Ajustes normais, filtro graduado em cima para atenuar o céu estourado, algumas máscaras, correcção de perspectiva e necessário crop mantendo o aspect racio. PS para tirar o fantasma.
 
concurso%20semana.JPG


balanço de brancos, curva de contraste, mudança nas cores, crop, perspetiva e apagar o fantasma

Estive na dúvida de optar por cores mais quentes e outonais ou por algo mais verdejante e primavril, optei pela segunda como se vê :)
 
Última edição:
Em geral gostei de todas as edições e vejo com bons olhos o número de participações a aumentar.
Podemos comparar as edições uns com os outros e aprender sempre algo. Peço desculpa a quem fizer um comentário menos bom mas espero que encarem como uma crítica positiva.

Toutatis - Edição muito natural, gostei do resultado.
lostname - Edição a dar um ar retro, gostei dos tons escolhidos. Transformaste a primavera em outono.
Meje - Edição muito natural também, se calhar tinha-a escurecido um poquinho.
MylleZ - Tive de ver se tinhas sido mesmo tu a editar. Está castanha demais e muito escura.
Lyp - A edição que ficou mais parecido à realidade, muito bem conseguida. Bom detalhe o de retirar o fantasma.
babiesonfire - Gostei da creatividade usada no filtro, acaba por assentar bem na foto quadrada. Bom trabalho a remover as pessoas. Ficou um postal.
Nuno0000 - A remoção do fantasma deixou marcas e penso que o crop não resulta.
matavelhos - Acho que carregaste demais aos verdes. Bem tirado o fantasma.

Vencedor: lostname
Menção honrosa: Lyp

Minha edição (feita antes do desafio):
IMG_4670_zpscwtjscwr.jpg
 
Tenho aproveitado estes desafios para experimentar coisas novas.
Concordo com a escolha do vencedor.
Eu até tive para não participar, porque sabia que não ia conseguir bater a edição do lostname.
Fazer algo semelhante a ele já não iria ter interesse, por isso decidi ir por outro caminho :)

Gostei bastante do mood, por isso deixo os meus parabéns ao vencedor! :D

Toca a lançar desafio novo agora.

Cumps
 
Eu acho que tenho um problema... Opto sempre por cores mais vivas/berrantes, fugindo, provavelmente à realidade, mas eu olho e é o que me satisfaz mais.

Vou tentar corrigir isso. Ou manter como se fosse o meu estilo artístico hahahaha
 
Aqui estamos a fazer um "concurso de opinião". Poucos de nós são sequer semi-profissionais e cá pelo meio existem também os que são ou já foram profissionais mesmo.
Ninguém definiu objectivos das edições (realista, artístico, transformação do cenário em algo diferente, etc, etc...), por isso o que vale é o critério de quem ganhou o anterior.

Antes de participar, também por falta de tempo, vinha ver as edições de toda a gente, tentar aprender um pouco e fazer a minha própria análise comparativamente com as do "júri" do concurso. Foi daí que fui assimilando a importância de um alinhamento de horizonte, retirada de fantasmas, o disfarce de regiões queimadas, etc... Ainda não aprendi a remover fantasmas, mas qualquer dia dedico-me um pouco no google e youtube e aprendo.

Eu no inicio, quando comecei a editar, fazia tudo meio surrealista e muito puxado, agora já dei por mim a fazer edições com as cores muito pouco saturadas e que me agradaram também. Como tudo na vida, interessa praticar, praticar, praticar e não deixar de fazer por se ter medo de errar.
 
Última edição:
Ai semi profissionais... Eu comprei a primeira camara ha dois anos. Ha um ano atras ainda disparava em jpeg...
Tenho aprendido tudo por mim, desde tecnicas a material, truques e dicas, edicao, etc. Nunca fiz nenhum curso e pouco pessoal tenho 'a minha volta com os mesmos interesses. Google e youtube sao bons professores, tentativa e erro tambem. Posso participar pouco neste forum mas leio muito que ha aqui gente que sabe muito mais que eu. E ainda mais sendo de borla :)

Quando se comeca a editar tem-se uma certa tendencia a exagerar (eu acho que ainda tenho uma perna neste passo) mas com o tempo vai-se la. E' preciso e' muitas horas para se ir ganhando experiencia.

Tambem ja participei com verdadeiras cagadas mas o objectivo e' ir tendo criticas, perceber o que se fez mal e ir melhorando. E tambem comparar com os outros que sao melhores que nos para aprender algo.
 
Ai semi profissionais... Eu comprei a primeira camara ha dois anos. Ha um ano atras ainda disparava em jpeg...
Tenho aprendido tudo por mim, desde tecnicas a material, truques e dicas, edicao, etc. Nunca fiz nenhum curso e pouco pessoal tenho 'a minha volta com os mesmos interesses. Google e youtube sao bons professores, tentativa e erro tambem. Posso participar pouco neste forum mas leio muito que ha aqui gente que sabe muito mais que eu. E ainda mais sendo de borla :)

Quando se comeca a editar tem-se uma certa tendencia a exagerar (eu acho que ainda tenho uma perna neste passo) mas com o tempo vai-se la. E' preciso e' muitas horas para se ir ganhando experiencia.

Tambem ja participei com verdadeiras cagadas mas o objectivo e' ir tendo criticas, perceber o que se fez mal e ir melhorando. E tambem comparar com os outros que sao melhores que nos para aprender algo.


Pufff menino, tenho a minha primeira DSLR comprada em 2ª mão no máximo há 1 mês :)

Uso este "concurso" para aprender com quem sabe mais do que eu, e gosto que o povo diga o que está mal e o que mudavam, só assim é que dá para evoluir.

Isso é uma fase que faz parte.
Houve uma altura em que eu editava sempre assim, e adorava :P

857847_538856419469446_79753050_o.jpg

Isso tá efetivamente um bocado... azul haha

Eu percebo que as cores berrantes e o alto contraste atraia mais as pessoas, é só uma questão de tentar equilibrar isso com a realidade. No próximo tento isso.
 
Back
Topo