Desafio Edição da Semana #4

Toutatis

Portugal@Home Member
Incluo o ficheiro raw da maquina. Está no dropbox, se tiverem problemas a saca-lo avisem.



FICHEIRO RAW: http://dl.dropbox.com/u/849502/IMG_3792.CR2


As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma tentativa por utilizador, editada e submetida pelo próprio que pode ser alterada no decorrer do concurso (editar post)
2. O vencedor deverá lançar o novo desafio em 24horas após o conhecimentos dos resultados, caso não o faça essa tarefa fica a cargo do vencedor da Menção Honrosa
3. Devem colocar o(s) programa(s) usado(s) na edição assim como uma breve descrição das acções efectuadas


Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e os vencedores forem anunciados.

Para esclarecimento de dúvidas (durante as primeiras semanas) usem esta thread ou enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois dos vencedores serem declarados.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 23h59 de 09 de Junho de 2011. Os vencedores serão escolhidos de seguida.
* O vencedor deste desafio lança uma nova fotografia para edição e escolhe um vencedor e uma menção honrosa.
* A fotografia lançada - Deve conter o mínimo de edição possível, o ideal é tal e qual como veio da maquina, apenas com um resize para 1024 lado máximo.


Boa sorte a todos!
 
prt.jpg


Mexi só com o contraste e o brilho, no GIMP.

Espero que gostes, Cumps
 
14nebld.jpg


Programa Utilizado:
Adobe Photoshop CS5 + Plugin Topaz Adjust
O que fiz para ter este resultado:
Umas mascaras / alterei um pouco da perspectiva / niveis / tirar e por saturação algumas cores / meter amarelo e vermelho / crop / plugin do topaz adjust / mascara oval
 
Última edição:
MoDuediodasemana4.jpg


Corel Paint Shop Pro + umas imagens para padrões + paciência.

Só soube desta iniciativa hoje, gostei e agarrei-me ao PSP.
 
Relembro que a participação termina hoje às 23h59, lamento o prazo mais curto mas não vou ter acesso à net nos proximos dias.
 
BlaiNz - contraste em demasia fez perder a informaçao nos brancos e nos pretos. Mas o resultado final é interessante, parece uma foto antiga tirada em filme.

Ulpianos - o HDR neste caso ficou bem no céu, mas na restante foto torna o ambiente um pouco artificial. Penso que a foto acabou por perder com o filtor de nítidez, especialmente na água.

diogo21 - Uma intepretação diferente, mas penso que esse filtro resulta melhor em fotos com menos elementos.

dk.pt - o formato deixou de ser convencional para uma foto, parece ser indicado para um wallpaper em widescreen. Bom detalhe e a redução na saturação transmite um ambiente interessante.

Jo3 - Gostei da interpretação, no entanto as cores estão demasiado saturadas e teria outro efeito se a cor selectiva estivesse apenas nos barcos.

[makina] - o P&B resultou bem, mas o filtro para a vinhetagem esta muito opaco, acaba por dar um efeito muito artificial na zona na ponte à esquerda.

MoDu - Gostei da aplicação do filtro à direita, que esconde a parte desinteressante da foto. O resultado final faz lembrar os albuns de fotografias com a pelicula protectora em papel vegetal.

Warlord - bom detalhe, contraste, cores e o corte à direita foi o suficiente para tornar a grua imperceptível.



Escolho o trabalho do Warlord como vencedor, por ser o mais equilibrado e que vai mais ao encontro do que penso serem os objectivos do desafio.

A menção honrosa vai para o MoDu pela ideia de disfarçar a parte menos interessante da foto. A imagem final talvez resultasse melhor enquadrada com um fundo dum album.
 
Obrigado pela escolha T0utatis :)

E parabéns aos restantes participantes.

Achei que a foto original já era um excelente ponto de partida e por si só já tinha "bom aspecto", não gritando por um trabalho de PP muito elaborado (embora por vezes um PP mais elaborado dê um aspecto completamente diferente à foto e acabe por ser uma alternativa válida, como já foi mostrado no passado).

Fiz as afinações "normais" que costumo fazer em grande parte das minhas fotos, procurando acertar o enquadramento e aumentar um pouco a gama dinâmica.

Daqui pouco já coloco aqui o novo desafio :)
 
Parabéns a todos os participantes, mas em especial ao Warlord e ao MoDu. Justo venceder e menção honrosa.
Devo dizer que também gostei imenso da edição do dk.pt.

Concordo inteiramente com o Warlord. A foto original era complicada de editar porque na verdade quase não precisava de ser editada.
Nestes casos quanto menos se "mexer" melhor o resultado final.
TOutatis para a próxima pede a um vizinho para sacar a foto:P
No meu caso aproveiei o ficheiro raw para fazer um HDR. Mas a verdade é que foto em particular não tinha alcançe dinâmico suficiente e saiu mal.
Venha o próximo desafiio.
 
Obrigado pela menção honrosa, valeu!

Realmente, a foto estava ótima e tinha imenso detalhe e mais que suficiente para HDR. Fiz questão de fazer as afinações de imagem e questões de gama dinâmica, sobretudo o céu, para aproveitar ao máximo o HDR.
Só depois disso é que passei para a destruição, na resolução original, tadinho do meu core2duo :p

Warlord, parabéns!
 
Back
Topo