1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Desafio Edição da Semana #8

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Ulpianus, 3 de Julho de 2011. (Respostas: 19; Visualizações: 3580)

1. Ulpianus

Ulpianus Power Member

No interior da Turquia fica situada a Capadócia. Esta região apresenta uma das mais deslumbrantes paisagens naturais deste nosso planeta. Bem no centro da Capadócia fica a majestosa fortaleza troglodita de Ushizar.

Aqui fica a foto para esta semana:

Original

As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma tentativa por utilizador, editada e submetida pelo próprio que pode ser alterada no decorrer do concurso (editar post)
    2. O vencedor deverá lançar o novo desafio em 24horas após o conhecimentos dos resultados, caso não o faça essa tarefa fica a cargo do vencedor da Menção Honrosa
    3. Devem colocar o(s) programa(s) usado(s) na edição assim como uma breve descrição das acções efectuadas

Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e os vencedores forem anunciados.

Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois dos vencedores serem declarados.
    * Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
    * Fim das participações - 22:00h, 9 de Julho de 2011. Os vencedores serão escolhidos de seguida.
    * O vencedor deste desafio lança uma nova fotografia para edição e escolhe um vencedor e uma menção honrosa.
    * A fotografia lançada - Deve conter o mínimo de edição possível, o ideal é tal e qual como veio da maquina, apenas com um resize para 1024 lado máximo.

Link para vencedores anteriores

Deêm azo à creatividade e divirtam-se, pois mais importante que vencer é participar.

Boa sorte a todos!

Última edição: 3 de Julho de 2011
  2. [makina]

[makina] Power Member

3. jonysequeira

jonysequeira Power Member

Para começar só um pequeno off-topic do sitio onde a tiraste já lá estive, isso foi em Capadócia não foi???

Agora a sério:
    Ligtroom

4. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

5. [​IMG]

Pseudo HDR + Lightroom

6. dragonball

dragonball Power Member

lightroom:

7. Dani_PT

Dani_PT Power Member

Batalha Medieval

[​IMG][​IMG]

Photoshop e muita dedicação (a possível :D)

CumpS

8. [​IMG]

Photoshop

Última edição: 7 de Julho de 2011
  9. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Uploaded with ImageShack.us
    Photoshop
    -Levels
    -Exposição
    -Contraste

Última edição: 9 de Julho de 2011
  10. masterboyz

masterboyz Power Member

Método: Aperture, Photomatix, Topaz Denoise, Topaz Detail

Última edição: 8 de Julho de 2011
  11. Ulpianus

Ulpianus Power Member

Desafio encerrado.

Já coloco os resultados. A decisão está muito complicada. Estou nisto há quase uma hora.
    Já esteve bem mais longe de ser decidido por moeda ao ar :D

12. Ulpianus

Ulpianus Power Member

[FONT=Verdana, sans-serif]Meus amigos, escolher assim é muito complicado. Muito complicado mesmo.[/FONT]
    [FONT=Verdana, sans-serif]A qualidade das participações está a subir. Cada vez é mais dificil escolher um vencedor. [/FONT]
    [FONT=Verdana, sans-serif]No meu caso, com uma gravante, pois, como alertei num dos desafios anteriores tenho o LCD do portátil avariado. Tenho assi, esse portátil está ligado a um monitor/caixote, literalmente do século passado, com uma imagem muito má. Por isso peço desculpa por alguma injustiça que possa cometer. [/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif][makina] –[/FONT][FONT=Verdana, sans-serif] Muito boa edição natural. Séria candidata a um prémio de edição natural[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]BlaiNz – [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]De todas as edições foi a que mais gostei em termos de tonalidade da fortaleza. Tenho uma foto tirada uma hora mais tarde e a tonalidade era quase essa. Pode ser do monitor, mas o povoamento ficou um pouco escuro[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]jonysequeira – [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]Muito boa edição. Não sei se é do meu monitor, mas parece-me que ficou um pouco amarelada[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]strobe – [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]Mais uma excelente edição natural.[/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]É sempre bom contraiar a idéias generalizada de que só com photoshop/lightroom que se fazem grandes ediç[/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]ões[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]Warlord – [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]Só tenho a dizer que a nitidez desta edição supera tudo que alguma vez imaginei ser possível extrair da foto colocada. O comum dos mortais clama por um tutorial[/FONT].

[FONT=Verdana, sans-serif]dragonball - [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]Muito boa edição. Mas tal como disse da edição do jonysequeira, não sei se é do meu monitor, mas parece-me que ficou amarelada[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]Dani_PT – [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]A[/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]o escolher a foto para edição, tive logo um feeling que iria aparecer um dragão. Sobre a edição em si apenas tenho a dizer que vi esta edição e apeteceu-me logo ir ver o Senhor dos Anéis. [/FONT]
    [FONT=Verdana, sans-serif]A trabalheira que deve ter dado, mas o resultado final ficou muito bom[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]djkr96 – [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]Por acaso além do dragão esperava que alguém fizesse um BW trocasse o céu. Quanto à tua edição só posso dizer que o resultado final ficou simplesmente fantástic[/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]o[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]speedofthesea - [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]Muito boa edição natural. IMHO faltou-lhe apenas um pouco de saturação para ser candidata[/FONT][FONT=Verdana, sans-serif].[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]masterboyz – [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]Mais uma grande edição natural. Bom crop e tonalidades excelentes [/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]Antes de anunciar os vencedores devo dizer que estive bastante indeciso entre várias edições.[/FONT]
    [FONT=Verdana, sans-serif]Estive ainda muito indeciso entre optar por escolher uma edição natural ou uma uma edição baseada na criatividade. Continuo a defender que o desafio deveria estar subdividido nessas duas categorias.
    Confesso que, em situações de dificil decisão costumo quase sempre optar pela criatividade. Alíás, acho muito feliz o facto de no Zwame a secção de fotografia estar integrada na secção de criatividade e desenvolvimento.
    Aqui chegado e para não protelar muito mais a decisão (sim, é isso mesmo que tenho estado a fazer), segui a velha máxima de que, quando a qualidade é tanta e os resultados são tão equiparados, a diferença terá de ser feita pelos detalhes.[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]Assim sendo, neste desafio atendendo ao “detalhe” da imagem penso que o Warlord se destacou. O detalhe da edição é tanto que me apetece, vender a recém adquirida Nikon D5100 e mandar arranjar a velhinha FUJI S5000 e tirar fotos de 400Kb.[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]Para Menção Honrosa, exactamente o mesmo o problema.[/FONT]
    [FONT=Verdana, sans-serif]Por um lado, [makina], strobe e masterboyz com excelentes edições naturais e por outro lado Dani_PT e djkr96 com abordagens super criativas[/FONT][FONT=Verdana, sans-serif].[/FONT]
    [FONT=Verdana, sans-serif]Tanbém neste caso optei pela criatividade, não obstante as edições naturais estarem excelentes.
    Se por um lado a edição do djkr96 apresnta um resultado final mais harmonioso, por outro lado a edição do Dani_PT parece-me bem mais complexa, apesar de o fogo expelido pelo dragão e o castelo, não me parecerem tão bem integrados como as bolas de fogo. Ainda assim opto pela criatividade apresentada pelo Dani_PT.[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]Vencedor – Warlord[/FONT]
    [FONT=Verdana, sans-serif]Menção Honrosa - Dani_PT[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]Desculpem lá o testamento, mas estão todos verdadeiramente de parabéns, pois 6 edições poderiam ter ganho o desafio / menção honrosa, com todos os restantes participantes a morder-lhes os calcanhares. Por isso não fiquem aborrecidos comigo. Como disse a(s) escolha era(m) muito complicada(s).[/FONT]

[FONT=Verdana, sans-serif]Venha o próximo desafio. Apenas faço votos para que tenha a qualidade deste - mas ainda [/FONT][FONT=Verdana, sans-serif]com[/FONT][FONT=Verdana, sans-serif] mais participações. [/FONT]

13. Obrigado pela escolha, e muitos parabens aos restantes participantes!

Eu sei que varias pessoas ja falaram em separar os dois tipos de edicoes, no entanto acho que ainda nao existem participacoes regulares e suficientes em ambas as categorias para termos 2 concursos semanais distintos (teria de ser assim, caso contrario qual dos dois vencedores escolheria a imagem e o vencedor?).

Em relação a minha foto, vou descrever o que me lembro que fiz:

No lightroom criei 4 exposições a partir da foto (-2, -1, 0, +1).
    Abri os ficheiros no Photomatix e criei o HDR com settings ao meu gosto.
    Como o HDR ficou com um ruido consideravel, passei-o pelo topaz denoise, personalizando os settings para retirar ruido do ceu sem perder o detalhe nas casas.
    De volta ao lightroom dei uma passagem pelo topaz adjust (para dar algum sharpening e contrate) e depois no lightroom ajustei um pouco os sliders principais (com especial atencao ao recovery, clarity, contrast), dei uns retoques de exposição nos cantos superiores que estavam a ficar com vigneting, dei um pequeno crop do lado esquerdo.
    Fiz resize e finalmente um unsharp mask (ainda tentei o topaz infocus mas criava demasiados artefactos).

14. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Antes de mais, parabéns ao vencedor.

De facto, a minha participação foi só uma provocação para que o pessoal com Lightroom e afins se esmerasse. Missão cumprida! :)

Na realidade, o que fiz nem considero que seja uma "edição". Limitei-me a executar o meu workflow mínimo. Por isso nem fiz crop.

15. jonysequeira

jonysequeira Power Member

parabéns ao vencedor e menção honrosa e tens razão não é do teu monitor a minha edição está amarelada xD

16. masterboyz

masterboyz Power Member

Parabéns ao vencedor. Foi também a foto que mais gostei. :)

17. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Acabei de tropeçar com esta versão do mesmo sítio (parece que esta é uma daqueles spots "para o postal"):

http://500px.com/photo/1798365?from=editors

Moral da história: a edição ajuda... mas não faz milagres :)

18. Ulpianus

Ulpianus Power Member

A Turquia é um paraíso não só para quem gosta de história, mas também para quem gosta de fotografia (e é um destino dos mais baratos).
    A capadócia é considerada por muitos uma das sete maravilhas naturais da terra. A fortaleza de Uçhisar Kalesi é um pouco como o Palácio da Pena, onde quer que se esteja basta olhar para cima para o ver.
    Mas tal como Sintra, a Turquia tem um grande problema quer para turistas, quer para quem faz fotografia - o clima. A minha experiência turca, e fui na primavera, diz-me que num dia estavam 22º e 3 dias estavam temperaturas negativas. O clima e as hordas de turistas são os dois maiores obstáculos a quem tira fotos de viagem. Se relativamente às pessoas ainda se pode tentar evitá-las indo mais cedo para os locais. Quanto ao clima, nada a fazer é uma questão de sorte.
    Depois é assim, mau clima => má luz => edição. E aí, tens toda a razão, mesmo com a melhor das edições - não há milagres.

A verdade é que não me lembro de ter visto uma grande foto, sem edição, deste local. E não foi por não procurar.