Edição de fotografia e mesas digitalizadoras

Boa tarde.

Eu trabalho sobretudo em edição de fotografia (photoshop - como hobbie, nada profissional) e alguma edição de imagens em movimento (premiere e after effects).

Acham que vale a pena uma mesa digitalizadora (por exemplo a bamboo one, já que é pequena e mais prática para andar acoplada ao portátil) ou que mais vale investir num bom rato?

A minha questão prende-se com fluidez dos movimentos na edição e na ergonomia, já que mesmo sendo um hobbie passo horas agarrada ao portátil.

No caso da mesa digitalizadora, faria sentido também para uso 'normal' do portátil, substituindo o trackpad?

Referi a bamboo one porque (além de ser mais pequena) é a mais barata e eu acabei de investir no portátil, pelo que tenho um orçamento (mais) limitado.

Desde já obrigada por todas as respostas.
 
Eu tenho uma Bamboo e tenho gostado bastante.

A ergonomia é excelente, visto que é como usar uma caneta. Também não cansa muito o braço, porque é pequena, logo não precisas mexer muito a mão. A fluidez dos movimentos também é muito melhor que com o rato, visto que não andas a arrastar um "bloco" pela mesa.

Em certas situações acho que o trackpad é mais prático (quando estás com o portátil ao colo, por exemplo), mas se estiveres num sítio onde possas usar a bamboo, eu prefiro.
Aliás, tenho a minha ligada ao desktop e já substituiu o rato. Vou comprar um rato novo, porque vendi o meu conjunto (teclado+rato), mas só por causa dos jogos...
 
Boas, eu tenho uma colega minha que usa uma mesa em vez de rato e ela diz que não quer outra coisa... mas também diz que demorou 1 ano para se habituar... Eu Gosto bastante de um rato preciso... para photoshop, premiere...25 euros e consegues um bastante bom... Não á nada pior que trabalhar com um rato que (é lento...lol). Se queres te aventurar com receio tentar comprar uma mesa de 50 euros mas em 2 mão... as tantas compras por 30 euros e se não gostares podes vender e não perdes muito dinheiro e pelo menos viste como era... Eu quero comprar um G9... Se é bom para jogos tambem será para trabalho...o problema é o preço...72euros(mais barato...lol)...
Espero ter ajudado...
 
mas também diz que demorou 1 ano para se habituar...
Isso também foi um bocado tempo a mais não?! lol O normal é ao fim de 6 meses já se dominar completamente a mesa. E só custa nas primeiras horas, depois é sempre a melhorar...

Eu quero comprar um G9... Se é bom para jogos tambem será para trabalho...
Não tem mesmo nada a ver. Um rato de jogos é bem diferente de um rato de trabalho.

Se é para trabalhar, os melhores ratos são os Revolution da Logitech. Estive hoje com o MX Revolution na mão e é espectacular. Também já tive um MX1000 que não é grande coisa para jogos, mas é outro excelente rato para trabalho.
Depois há as trackballs e as mesas, mas pessoalmente acho as mesas as melhores para o efeito.

Se é para jogar, os melhores são o Logitech G5, o Razer DeathAdder e o Microsoft Habu. O Intellimouse, que até é um rato relativamente fraco, também é muito bom para jogos. Depois há os outros Razers Coper, G9, etc. Mas um rato de jogo também depende muito do gosto pessoal.
 
Eu dou bastante uso à minha, contudo acho que tens de pensar bem se realmente precisas de uma mesa digitalizadora.
Primeiro, eu não acho que substitua o rato. Com alguém aqui disse e muito bem, é difícil, ou até mesmo impossível ter o mesmo grau de precisão com o rato e com uma caneta, além de que o rato tem a vantagem (que para algumas pessoas é irrelevante, mas a mim dá-me jeito) de poder ficar estático a marcar um sítio no ecrã.

Segundo, a mesa dá muito jeito para quem desenha. Eu não sei como é o trabalho que fazes com photoshop e restantes programas, mas se não usas muito ferramentas associadas a brushes, a caneta de pouco mais te servirá comparativamente a um rato.

Terceiro, quanto aos tamanhos das mesas, é um bocado uma questão de gosto pessoal, mas eu trabalho com uma Intuos 3 A4, e por vezes já acho pequena para desenhar algo que ocupe uma dimensão grande sem ter que fazer zoom à imagem, perdendo alguma fluidez de desenho. Mas acontece muito poucas vezes. Obviamente que quanto maior for a mesa, menos portátil se torna, embora, por exemplo, uma A4 anda bem com um computador portátil, sendo o único problema que surge é arranjar espaço para tudo em cafés com mesas pequenas (isto para quem gosta de ir trabalhar para cafés). Deves também considerar se isto é um investimento para te durar bastante tempo ou se é algo que pensas substituir daqui a não muito tempo. Digo isto porque eu comecei a trabalhar numa mesa da gama Intuos3, e pura e simplesmente não consigo trabalhar com uma bamboo, pois tem muito menos pontos de sensibilidade. Conheço muito gente que se dá bem com bamboos, mas quando uma pessoa se habitua a uma mesa duma gama superior torna-se muito complicado usa-las (digo isto porque podes ter a oportunidade de trabalhar com mesas de gama superior na escola / univ / emprego).

Por último, existe uma questão prática relacionada com a mão com que desenhas, e com a mão que usas o rato. Eu por exemplo, sou canhoto, logo naturalmente tenho a mesa à esquerda do ecrã, o teclado por baixo e o rato à direita, de maneira que consigo andar a trocar rapidamente entre o meio com que estou a trabalhar. Isto pode-se tornar mais incomodativo se usares o rato com a mesma mão com que desenhas, pois não só terás que largar um deles para usar o outro, como poderás ter que andar a afastar sucessivamente um do outro para teres apoio na superfície à tua frente dentro da área em que te dá mais jeito trabalhar (presumo que uma mesa / secretária / estirador). Para terminar, para quem usa muito os atalhos no teclado para trabalhar, o método ideal para trabalhar é uma mão a segurar a caneta e outra o teclado, combinação que não é muito amigável para canhotos, visto estar claramente optimizada para destros (mão esquerda no teclado e direita na caneta) mas é algo a que te habituas, embora num portátil possa ser mais chato.

Mas a minha opinião é claramente favorável às mesas digitalizadoras, se achas que realmente a vais usar, são uma maravilha, e depressa vais perceber que se torna uma coisa sem a qual já não consegues trabalhar!
 
Focaste alguns pontos muito importantes. :)

Eu dou bastante uso à minha, contudo acho que tens de pensar bem se realmente precisas de uma mesa digitalizadora.
Primeiro, eu não acho que substitua o rato. Com alguém aqui disse e muito bem, é difícil, ou até mesmo impossível ter o mesmo grau de precisão com o rato e com uma caneta, além de que o rato tem a vantagem (que para algumas pessoas é irrelevante, mas a mim dá-me jeito) de poder ficar estático a marcar um sítio no ecrã.
Há sempre coisas em que o rato vai ser mais preciso, especialmente se der para configurar uma tecla para "abrandar" o ponteiro. Mas neste momento até estou sem rato e não posso dizer que esteja a sentir "falta de". É que a maioria do que faço no PC, prefiro fazer com a mesa. O rato para mim acaba por ser só para as situações mais especificas, como jogos, ou para essas situações de precisão.
Isto porque acho a caneta mais "ergonómica" e natural de se usar que o rato.
(Aquela questão do ponteiro ficar estático, depende do modo em que se tem a mesa)

Segundo, a mesa dá muito jeito para quem desenha. Eu não sei como é o trabalho que fazes com photoshop e restantes programas, mas se não usas muito ferramentas associadas a brushes, a caneta de pouco mais te servirá comparativamente a um rato.
Verdade. Para mim a opção de usar a caneta para tudo prende-se com o conforto. Mas a nível de software de trabalho, a maioria das ferramentas é totalmente dependente de um controlo numérico, que torna totalmente irrelevante o usar rato, caneta ou trackball.

Terceiro, quanto aos tamanhos das mesas, é um bocado uma questão de gosto pessoal, mas eu trabalho com uma Intuos 3 A4, e por vezes já acho pequena para desenhar algo que ocupe uma dimensão grande sem ter que fazer zoom à imagem, perdendo alguma fluidez de desenho. Mas acontece muito poucas vezes. Obviamente que quanto maior for a mesa, menos portátil se torna, embora, por exemplo, uma A4 anda bem com um computador portátil, sendo o único problema que surge é arranjar espaço para tudo em cafés com mesas pequenas (isto para quem gosta de ir trabalhar para cafés). Deves também considerar se isto é um investimento para te durar bastante tempo ou se é algo que pensas substituir daqui a não muito tempo. Digo isto porque eu comecei a trabalhar numa mesa da gama Intuos3, e pura e simplesmente não consigo trabalhar com uma bamboo, pois tem muito menos pontos de sensibilidade. Conheço muito gente que se dá bem com bamboos, mas quando uma pessoa se habitua a uma mesa duma gama superior torna-se muito complicado usa-las (digo isto porque podes ter a oportunidade de trabalhar com mesas de gama superior na escola / univ / emprego).
Outra verdade. Já tive a oportunidade de trabalhar com uma Cintiq e não tem nada a ver... É outro mundo. E acredito que custe bastante fazer um downgrade (não trabalhei o suficiente para me acomodar à cintiq).
Por outro lado acho a Cintiq, ou mesmo uma mesa A4, desgastante para se usar como "apontador" principal. Obriga a mexer o braço todo, para coisas que com uma A6 ou um rato se fazem com um simples movimento do pulso.
Por isso também concordo que depende muito do gosto pessoal, mas também do tipo de trabalho que se faz com a mesa.
Eu por exemplo, uso muito brushes para masks e cenas do género, algum desenho (particularmente em 3D), logo não tenho o problema de ter que andar a fazer zoom para os pequenos detalhes. Mesmo assim, tanto a mesa como o teclado, têm teclas dedicadas para o zoom, por isso até o faço com relativa rapidez. E por exemplo, o programa que uso para modelação 3D tem entrada numérica para tudo, portanto posso falhar os pontos à vontade.

Por último, existe uma questão prática relacionada com a mão com que desenhas, e com a mão que usas o rato. Eu por exemplo, sou canhoto, logo naturalmente tenho a mesa à esquerda do ecrã, o teclado por baixo e o rato à direita, de maneira que consigo andar a trocar rapidamente entre o meio com que estou a trabalhar. Isto pode-se tornar mais incomodativo se usares o rato com a mesma mão com que desenhas, pois não só terás que largar um deles para usar o outro, como poderás ter que andar a afastar sucessivamente um do outro para teres apoio na superfície à tua frente dentro da área em que te dá mais jeito trabalhar (presumo que uma mesa / secretária / estirador). Para terminar, para quem usa muito os atalhos no teclado para trabalhar, o método ideal para trabalhar é uma mão a segurar a caneta e outra o teclado, combinação que não é muito amigável para canhotos, visto estar claramente optimizada para destros (mão esquerda no teclado e direita na caneta) mas é algo a que te habituas, embora num portátil possa ser mais chato.
Por acaso é uma questão interessante. É complicado organizar teclado, rato e mesa.
Eu optei por passar o rato para o lado esquerdo, visto que não me faz diferença a mão com que uso o rato. Mas depois tinha que trocar os botões e trocar o rato de lado para jogar... Acabei por ficar com a mesa ao meio, ou então o teclado e rato mais "à fente" e a mesa mais junto a mim (a ideia veio do site da Wacom e gostei).

É bom ouvir opiniões de pessoas com mesas e mais experiência. Para mim comprar a mesa foi difícil, pois foi um pouco às cegas (não encontrei ninguém com experiência com elas), mas felizmente adaptei-me bem e gostei. Mas também confesso, a primeira pergunta que fiz ao rapaz da Vobis foi "Se não me adaptar posso devolver?". Podes sempre fazer o mesmo.
 
Última edição:
Bom, desde já muito obrigada por todas as respostas! :wah:

Eu não tenho jeitinho nenhum para desenho/ilustração, pelo que a mesa seria principalmente para máscaras e algum airbrush no photoshop. Se por um lado acho que me vai dar um jeitão a delinear seja o que for, tenho receio de não me conseguir habituar plenamente e acabar por ficar ali sem uso.

Enfim, nada como experimentar. Se não me habituar tenho sempre uns dias para a devolver.

Muito obrigada a todos, foram uma ajuda enorme. :001:
 
Conheço alguns casos de pessoal que comprou uma so porque sim e depois passadas umas horas deixaram de usar. O que nãofalta aqui são casos desses.
A questao de habituação varia de pessoa para pessoa. Eu levei 5 minutos a mandar o rato para o lixo. Penso que a pre-disposição para usares uma influencia também o tempo de habituação. Depois fazes tudo muito mas rapido com a Pen e estou a falar em relação a trabalhas com as pastas do windows. A posição é absoluta, logo, onde tens a caneta na mesa, é onde o cursor está no monitor. Se levantares a caneta de um canto da mesa (canto do monitor) e a meteres logo directamente num outro canto da mesa o cursor aparece automaticamente no canto respectivo no ecra. Isto poupa-te imenso tempo. No entanto também podes escolher para usares a caneta como rato. A mesa tem botoes os quais podes configurar para seres combinaçoes de teclado, por exemplo CRTL+ALT+Z.
Para manter o cursor estavel basta levantar a caneta que o cursor fica parado.

O ideal é se poderes testar uma primeiro
 
O ideal é se poderes testar uma primeiro

Foi o que eu fiz. Comprei na Vobis, perguntei se caso não me habituasse podia devolver e eles disseram que sim. Felizmente gostei bastante e fiquei com ela.

Diga-se de passagem que além do trabalho, ainda se brinca muito com uma coisa destas. :lol:
Depois de comprar a minha, decidi oferecer uma Bamboo One a uma rapariga de 8 anos que adora desenhar. Agora passa horas a brincar com o ArtRage 2. Eu aproveitei e fui ao site buscar também o ArtRage para mim. :D
 
Última edição:
Sei que isto já é um desenterranço de alguns meses, mas queria aqui deixar a minha opinião.

Comprei uma Bamboo One há uns dias, e substitui o meu fiel companheiro na perfeição. Então com as novas funcionalidades dos vista comporta.se mesmo como o meu antigo pda. Melhor não há.

Então para a pós-produção é outro mundo. Fazendo uma analogia com o cortar de carne parece que passei de usar uma pedra romba para uma faca de Chef! :P Não podia estar mais satisfeito!
 
:D Mais um... lol

Tal como já tinha dito, dá realmente outro flow à coisa. Neste momento tenho o rato aqui ao lado, em sensibilidade ultra-baixa, só para aqueles movimentos mesmo muito minuciosos, em que normalmente tremo um pouco com a wacom.
 
A única coisa que não consigo fazer com a wacom é por exemplo por guides no photoshop, ao levantar a caneta mexo-as um pouco. Tirando isso... Mas também estou a habituar-me a meter as guides só como teclado, não tenho espaço para ter dois dispositivos como a caneta e o rato. Seja em espaço fisico seja em portas USB.
 
Pois... Eu portas tenho, mas espaço não. Neste momento estou com a Wacom em cima do mousepad. Estava a falar com o michael c e se calhar vou trocar o rato por uma trackball.
 
Ai está uma coisa que nunca experimentei, mas sempre achei que um bom rato seria melhor que uma coisa dessas... Se calhar tou enganado... Mas sem experimentar nem vale a pena gastar o dinheiro
 
Eu tenho um bom rato. Mas... Estás a ver o uso que dou ao rato não estás?! :rolleyes:

Já usei uma há muitos anos, não desgostei. Até achei bem preciso. Também é como foi com a Wacom. Compro e se não gostar posso devolver.

Agora não sei é qual. Estou a olhar para o TrackMan Cordless, mas não sei se opto por bola no indicador ou polegar. Nem vejo onde estão os botões do TrackMan Cordless Optical.
 
Não vejas só as da logitech... Acho que a microsoft também tem algumas. E dos periféricos deles não me posso queixar....
 
Desconhecia, vou ver. :)

Por acaso sempre curti muito os periféricos da Logitech, mas sempre ouvi falar muito bem dos MS. Se bem que o meu primeiro e único rato da MS pifou ao fim de 5 dias. lol Um MS Habu.
 
O meu tem 4 ou 5 anos e não tem um sinal de desgaste... Optical Basic de primeira geração... Já caiu, e até levou com uma estante de livros em cima, tá como no dia que o fui buscar! (Vá a wheel tá um pouco mais soft, mas ainda faz clicks! :D)
 
Back
Topo