1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Edição de jpegs

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Xtreme360, 22 de Janeiro de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 723)

1. Xtreme360

Xtreme360 Banido

Boas. Dá para fazer edição de jpegs, tipo quando a foto está muito escura numa zona clarear essa zona, sem perder qualidade? Ou só com raw é que se pode fazer isso sem perder qualidade? Quais as vantagens do raw em relação ao jpeg neste aspecto? É assim tão substancial a diferença ou há pessoal a editar jpegs que possa dizer alguma coisa?

2. speedofthesea

speedofthesea Power Member

em qualquer dos formatos , se for um ajuste mt profundo perdes qualidade,
    Mas o raw perde menos.
    Eu o ano passado fotografava em jpg e sentia alguma perda de qualidade de img dps da edição.

3. Xtreme360

Xtreme360 Banido

Maqs que tipo de edição? Dar mais luminosidade nas sombras e assim?

4. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Yap. Experimenta por exemplo tirar uma foto em jpeg que fique escura. Depois em lightroom ou em photoshop, tenta colocar mais luminosidade e contraste. Depois tenta o mesmo com um raw. Como é logico evita uma foto completamente preta.

5. cardosoaac

cardosoaac Power Member

No JPEG ou no GIF perdes sempre qualidade porque são formatos degenerativos ao contrário do que acontece com o BMP, o TIFF ou o RAW.
    Quanto ao tratamento de RAW´s nao tenho grande experiência mas penso que existe, sempre, vantagem em fotografar em RAW até porque depois podes converter para outro tipo e guardar o ficheiro nativo!
    E tiras muito mais partido da imagem editada a partir do TIFF que a partir do JPEG.

6. Xtreme360

Xtreme360 Banido

Bem parece que vou ter que trocar a minha velhota Sony H5, que por acaso gosto muito da qualidade das fotos dela e comprar uma máquina com raw. É que comecei recentemente a mexer com Photoshop CS4 e estou a gostar do potencial disto. Mas não quero que me estrague a qualidade das fotos. :( A ideia é melhorálas.

7. _Fakir_

_Fakir_ Power Member

È uma questao que tambem tenho as minhas duvidas para o que pretendo fazer, nao sei se valerá a pena usar o raw. Por estes dias vou instalar o photoshop, mas eu se editar imagens será apenas para aumentar a nitidez e alterar um pouco o brilho, contraste e a saturaçao.

Quando tiro fotos em raw e ponho a imagem a 100% noto um pouco de ruido a mais, è claro que depois existe a possibilidade de reduzir este contra. Mas se tiver 1500 fotos para editar/converter...

Penso que o ruido seja igual tanto a 4 como a 12mp, mas a 3,6 como tenho usado nao è tao visivel.

Há por aí no forum um tópico a falar sobre as vantagens do raw em relaçao ao jpeg.

8. Xtreme360

Xtreme360 Banido

Eu pretendo trabalhar um bocado com layers para criar ceus mais profundos e dar mais brilho nas zonas opouco iluminadas. É mais isso. Então isso só se vê a 100%? Tipo, a 50% ou até um pouco menos não se nota perda na qualidade de imagem em jpeg?

9. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Penso que a mais valia, seja lá o que se fizer em termos de edição, é trabalhar m outro formato que não o JPEG, ainda que seja um TIFF obtido a partir do RAW.

10. arkannis

arkannis Power Member

Isso do ruido no RAW é normal e é assim que deve ser. O RAW, como ja foi dito, sao dados nao processados pela maquina, ou seja, nao foi aplicada absolutamente nenhuma reduçao de ruido como acontece com o jpeg. Mesma coisa para a sharpness.
    É suposto esses parametros serem aplicados a vontade do fregues pelo conversor de RAW.

O RAW é bem melhor do que o jpeg se o objectivo é clarear/escurecer zonas. Se puxares um bocado por uma zona escura no jpeg vai invariavelmente perder qualidade, enquanto que no RAW tens uma margem (para aí 1 EV) em que consegues puxar ou escurecer sem perder qualidade praticamente nenhuma.

11. Warlord

Warlord [email protected] Member

-importas as 1500 fotos no lightroom
    -escolhes a reducao de ruido a aplicar na 1ª foto
    -seleccionas todas e fazes sync settings
    -seleccionas todas e fazes export

done :)

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O RAW é muito mais vantajoso que os JPEG e na minha opinião, para quem usa uma SLR, o JPEG deve ser usado apenas como formato de recurso (quando não se tem espaço para RAWs ou quando não há acesso a um PC para converter).

Partilhar esta Página